Imagens de si: a (in)finitude do corpo nos autorretratos fotográficos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/16520 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como propósito relacionar a prática do autorretrato fotográfico à noção do corpo finito suscetível às mudanças do tempo. Procura-se apresentar de que forma a fotografia se molda para que esse corpo se expresse como memória duradoura. A partir do levantamento bibliográfico acerca da análise do corpo, da imagem e da memória, foi essencial a investigação do uso do registro fotográfico como um mecanismo para lidar com a condição mortal do sujeito. Além disso, coube demonstrar também a necessidade da concepção de retratos de si e os desdobramentos que esse aspecto acarreta nas reflexões sobre corpo e identidade. Para tal, foi fundamental o reconhecimento da produção fotográfica de duas artistas, Jo Spence e Florence Chevallier, que usufruíram do autorretrato para uma série de questionamentos no que concerne às suas respectivas experiências pessoais relativas ao entendimento do corpo e sua finitude referente à ideia da morte. |
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Gandra, Thayná Freitas CabralReinaldim, Ivair Junior2022-03-22T14:14:01Z2023-11-30T03:01:23Z2022GANDRA, Thayná Freitas Cabral. Imagens de si: a (in)finitude do corpo nos autorretratos fotográficos. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/16520Submitted by André Araújo (leoaraujo@eba.ufrj.br) on 2022-03-22T14:14:01Z No. of bitstreams: 1 TFCGandra.pdf: 581236 bytes, checksum: ef4a31b1aba79d24e376f2956cfd2ca2 (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-22T14:14:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TFCGandra.pdf: 581236 bytes, checksum: ef4a31b1aba79d24e376f2956cfd2ca2 (MD5) Previous issue date: 2022A presente pesquisa tem como propósito relacionar a prática do autorretrato fotográfico à noção do corpo finito suscetível às mudanças do tempo. Procura-se apresentar de que forma a fotografia se molda para que esse corpo se expresse como memória duradoura. A partir do levantamento bibliográfico acerca da análise do corpo, da imagem e da memória, foi essencial a investigação do uso do registro fotográfico como um mecanismo para lidar com a condição mortal do sujeito. Além disso, coube demonstrar também a necessidade da concepção de retratos de si e os desdobramentos que esse aspecto acarreta nas reflexões sobre corpo e identidade. Para tal, foi fundamental o reconhecimento da produção fotográfica de duas artistas, Jo Spence e Florence Chevallier, que usufruíram do autorretrato para uma série de questionamentos no que concerne às suas respectivas experiências pessoais relativas ao entendimento do corpo e sua finitude referente à ideia da morte.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de Belas ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEAutorretratoCorpoMemóriaPassadoMorteImagens de si: a (in)finitude do corpo nos autorretratos fotográficosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/16520/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALTFCGandra.pdfTFCGandra.pdfapplication/pdf581236http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/16520/1/TFCGandra.pdfef4a31b1aba79d24e376f2956cfd2ca2MD5111422/165202023-11-30 00:01:23.441oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:23Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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A presente pesquisa tem como propósito relacionar a prática do autorretrato fotográfico à noção do corpo finito suscetível às mudanças do tempo. Procura-se apresentar de que forma a fotografia se molda para que esse corpo se expresse como memória duradoura. A partir do levantamento bibliográfico acerca da análise do corpo, da imagem e da memória, foi essencial a investigação do uso do registro fotográfico como um mecanismo para lidar com a condição mortal do sujeito. Além disso, coube demonstrar também a necessidade da concepção de retratos de si e os desdobramentos que esse aspecto acarreta nas reflexões sobre corpo e identidade. Para tal, foi fundamental o reconhecimento da produção fotográfica de duas artistas, Jo Spence e Florence Chevallier, que usufruíram do autorretrato para uma série de questionamentos no que concerne às suas respectivas experiências pessoais relativas ao entendimento do corpo e sua finitude referente à ideia da morte. |
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