A mercantilização da educação superior motivada pela dicotomia neodesenvolvimentista e neoliberal: o caso brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/19736 |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo associar a discussão da mercantilização da educação superior no Brasil aos seus regimes econômicos de governo adotados desde o ano de 1995 - neoliberal e novo-desenvolvimentista. A escolha por esse tema se faz importante por conta da escassez de estudos sobre o mesmo, atrelado a uma visão mais histórica e característica, fundamental para seu maior entendimento e rompimentos de padrões nos pensamentos sociais como um todo. Assim, buscou-se primeiramente estudar as particularidades que englobam os dois regimes econômicos, neoliberal e novo-desenvolvimentista, para depois conectá-las a cada momento dos governos brasileiros. Por último, é feito um estudo histórico das políticas de mercantilização da educação superior durante os mesmos governos brasileiros, concluindo que a inserção da educação superior na lógica de mercado nos governos de regime neoliberal (FHC e Temer) permanece nos governos ditos novo-desenvolvimentistas (Lula e Dilma), porém esses últimos se dedicam de forma significativa também às políticas sociais que envolvem o ensino superior e à educação superior pública. |
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A mercantilização da educação superior motivada pela dicotomia neodesenvolvimentista e neoliberal: o caso brasileiroMercantilizaçãoNeoliberalismoEnsino superiorBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIAEste trabalho teve por objetivo associar a discussão da mercantilização da educação superior no Brasil aos seus regimes econômicos de governo adotados desde o ano de 1995 - neoliberal e novo-desenvolvimentista. A escolha por esse tema se faz importante por conta da escassez de estudos sobre o mesmo, atrelado a uma visão mais histórica e característica, fundamental para seu maior entendimento e rompimentos de padrões nos pensamentos sociais como um todo. Assim, buscou-se primeiramente estudar as particularidades que englobam os dois regimes econômicos, neoliberal e novo-desenvolvimentista, para depois conectá-las a cada momento dos governos brasileiros. Por último, é feito um estudo histórico das políticas de mercantilização da educação superior durante os mesmos governos brasileiros, concluindo que a inserção da educação superior na lógica de mercado nos governos de regime neoliberal (FHC e Temer) permanece nos governos ditos novo-desenvolvimentistas (Lula e Dilma), porém esses últimos se dedicam de forma significativa também às políticas sociais que envolvem o ensino superior e à educação superior pública.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de EconomiaUFRJVieira, Wilsonhttp://lattes.cnpq.br/8556699624197113Gentil, Denise Lobatohttp://lattes.cnpq.br/0387123116623256Mathias, João Felippe Cury Marinhohttp://lattes.cnpq.br/5695324429380473Cambra, Amanda Siciliano2023-02-16T12:16:14Z2023-12-21T03:09:50Z2021-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCAMBRA, Amanda Siciliano. A mercantilização da educação superior motivada pela dicotomia neodesenvolvimentista e neoliberal: o caso brasileiro. 2021. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/19736porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:50Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/19736Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:50Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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