A mercantilização da educação superior motivada pela dicotomia neodesenvolvimentista e neoliberal: o caso brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cambra, Amanda Siciliano
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/19736
Resumo: Este trabalho teve por objetivo associar a discussão da mercantilização da educação superior no Brasil aos seus regimes econômicos de governo adotados desde o ano de 1995 - neoliberal e novo-desenvolvimentista. A escolha por esse tema se faz importante por conta da escassez de estudos sobre o mesmo, atrelado a uma visão mais histórica e característica, fundamental para seu maior entendimento e rompimentos de padrões nos pensamentos sociais como um todo. Assim, buscou-se primeiramente estudar as particularidades que englobam os dois regimes econômicos, neoliberal e novo-desenvolvimentista, para depois conectá-las a cada momento dos governos brasileiros. Por último, é feito um estudo histórico das políticas de mercantilização da educação superior durante os mesmos governos brasileiros, concluindo que a inserção da educação superior na lógica de mercado nos governos de regime neoliberal (FHC e Temer) permanece nos governos ditos novo-desenvolvimentistas (Lula e Dilma), porém esses últimos se dedicam de forma significativa também às políticas sociais que envolvem o ensino superior e à educação superior pública.
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