Competitividade do mercado de água mineral no Estado do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Theodor Santos de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/6020
Resumo: O Estado do Rio de Janeiro, mesmo sendo capaz de suprir sua demanda com a produção atual de água mineral, importa dos outros estados da região sudeste aproximadamente 40% da água mineral consumida. Seguindo a tendência do mercado nacional, as empresas que compõem o setor no Estado do Rio de Janeiro ou são de grande porte ou são de pequeno porte, o que se reflete nos investimentos em publicidade e tipos de embalagens. Há predominância de embalagens retornáveis de 20 litros no mercado fluminense, pois são as que necessariamente precisam de menores investimentos. Isto explica a preferência desse tipo de embalagem pelas empresas de pequeno porte. Além de todos os entraves burocráticos de quatorze órgãos reguladores como o Departamento Nacional de Produção Mineral, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Departamento de Recursos Minerais, Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Saúde, esta commodity também rivaliza com a água purificada e adicionada de sais e com refrigerantes levemente gaseificados e de baixa caloria. Com os resultados obtidos através da análise dos dados disponíveis referentes aos mercados de água mineral nas esferas mundial, nacional e dos estados da região sudeste, que são os que competem com o Estado do Rio de Janeiro, o trabalho sugere alternativas que possam alavancar o setor de água mineral no Estado do Rio de Janeiro.
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Seguindo a tendência do mercado nacional, as empresas que compõem o setor no Estado do Rio de Janeiro ou são de grande porte ou são de pequeno porte, o que se reflete nos investimentos em publicidade e tipos de embalagens. Há predominância de embalagens retornáveis de 20 litros no mercado fluminense, pois são as que necessariamente precisam de menores investimentos. Isto explica a preferência desse tipo de embalagem pelas empresas de pequeno porte. Além de todos os entraves burocráticos de quatorze órgãos reguladores como o Departamento Nacional de Produção Mineral, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Departamento de Recursos Minerais, Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Saúde, esta commodity também rivaliza com a água purificada e adicionada de sais e com refrigerantes levemente gaseificados e de baixa caloria. Com os resultados obtidos através da análise dos dados disponíveis referentes aos mercados de água mineral nas esferas mundial, nacional e dos estados da região sudeste, que são os que competem com o Estado do Rio de Janeiro, o trabalho sugere alternativas que possam alavancar o setor de água mineral no Estado do Rio de Janeiro.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilInstituto de GeociênciasCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIAÁgua mineralMercado do sudesteCompetitividade Rio de JaneiroCompetitividade do mercado de água mineral no Estado do Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALFARIA, T. S..pdfFARIA, T. 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