Aprendizagem significativa a partir da teoria de David Ausubel: uma revisão integrativa da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda, Vívian Machado Almeida de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/21127
Resumo: O presente trabalho fundamenta-se sobre a perspectiva teórica da Aprendizagem Significativa a partir do cognitivismo (AUSUBEL, NOVAK, HANESIAN, 1980) com uma associação a proposta de Educação libertadora (FREIRE, 2019). O objetivo deste é aprofundar os estudos sobre a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel com foco nos processos de desenvolvimento dos alunos, buscando na literatura, com artigos já publicados, o que vêm sendo desenvolvido desde 2010. Este, busca responder a seguinte pergunta: "Quais os conhecimentos, evidências e lacunas em torno da aprendizagem significativa na prática educativa, a partir da literatura revisada?”. O método utilizado para a busca foi a Revisão Integrativa da Literatura (Botelho, Cunha & Macedo, 2011), tendo como base a plataforma de periódicos da Capes. Foram apurados 21 textos a partir dos seguintes filtros: periódicos revisados por pares; acesso aberto; artigos; education & educational research; education; educação; students; aprendizagem significativa; meaningful learning; inglês; português. Como auxílio ao estudo dos textos coletados foi utilizada a técnica do Mapa conceitual (Joseph Novak, 2010), como contribuição da teoria da Aprendizagem Significativa. Os resultados apontaram para o fato de haver poucas pesquisas dessa teoria e o que se encontra apresenta muitas lacunas e pouco aprofundamento bibliográfico a partir de Ausubel.
id UFRJ_f1247e5182a5ff41e95bfc0a44ad40e0
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/21127
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Aprendizagem significativa a partir da teoria de David Ausubel: uma revisão integrativa da literaturaEducação e aprendizagemAusubel, David Paul, 1918-Mapas conceituaisCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente trabalho fundamenta-se sobre a perspectiva teórica da Aprendizagem Significativa a partir do cognitivismo (AUSUBEL, NOVAK, HANESIAN, 1980) com uma associação a proposta de Educação libertadora (FREIRE, 2019). O objetivo deste é aprofundar os estudos sobre a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel com foco nos processos de desenvolvimento dos alunos, buscando na literatura, com artigos já publicados, o que vêm sendo desenvolvido desde 2010. Este, busca responder a seguinte pergunta: "Quais os conhecimentos, evidências e lacunas em torno da aprendizagem significativa na prática educativa, a partir da literatura revisada?”. O método utilizado para a busca foi a Revisão Integrativa da Literatura (Botelho, Cunha & Macedo, 2011), tendo como base a plataforma de periódicos da Capes. Foram apurados 21 textos a partir dos seguintes filtros: periódicos revisados por pares; acesso aberto; artigos; education & educational research; education; educação; students; aprendizagem significativa; meaningful learning; inglês; português. Como auxílio ao estudo dos textos coletados foi utilizada a técnica do Mapa conceitual (Joseph Novak, 2010), como contribuição da teoria da Aprendizagem Significativa. Os resultados apontaram para o fato de haver poucas pesquisas dessa teoria e o que se encontra apresenta muitas lacunas e pouco aprofundamento bibliográfico a partir de Ausubel.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJMelo, Sandra Cordeiro deChaves, Jacqueline CavalcantiXavier, Giseli Pereli de MouraLacerda, Vívian Machado Almeida de2023-07-13T19:54:58Z2023-12-21T03:04:40Z2023-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLACERDA, Vívian Machado Almeida de. Aprendizagem significativa a partir da teoria de David Ausubel: uma revisão integrativa da literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.http://hdl.handle.net/11422/21127porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:40Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/21127Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:40Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem significativa a partir da teoria de David Ausubel: uma revisão integrativa da literatura
title Aprendizagem significativa a partir da teoria de David Ausubel: uma revisão integrativa da literatura
spellingShingle Aprendizagem significativa a partir da teoria de David Ausubel: uma revisão integrativa da literatura
Lacerda, Vívian Machado Almeida de
Educação e aprendizagem
Ausubel, David Paul, 1918-
Mapas conceituais
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Aprendizagem significativa a partir da teoria de David Ausubel: uma revisão integrativa da literatura
title_full Aprendizagem significativa a partir da teoria de David Ausubel: uma revisão integrativa da literatura
title_fullStr Aprendizagem significativa a partir da teoria de David Ausubel: uma revisão integrativa da literatura
title_full_unstemmed Aprendizagem significativa a partir da teoria de David Ausubel: uma revisão integrativa da literatura
title_sort Aprendizagem significativa a partir da teoria de David Ausubel: uma revisão integrativa da literatura
author Lacerda, Vívian Machado Almeida de
author_facet Lacerda, Vívian Machado Almeida de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Sandra Cordeiro de
Chaves, Jacqueline Cavalcanti
Xavier, Giseli Pereli de Moura
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacerda, Vívian Machado Almeida de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e aprendizagem
Ausubel, David Paul, 1918-
Mapas conceituais
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação e aprendizagem
Ausubel, David Paul, 1918-
Mapas conceituais
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho fundamenta-se sobre a perspectiva teórica da Aprendizagem Significativa a partir do cognitivismo (AUSUBEL, NOVAK, HANESIAN, 1980) com uma associação a proposta de Educação libertadora (FREIRE, 2019). O objetivo deste é aprofundar os estudos sobre a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel com foco nos processos de desenvolvimento dos alunos, buscando na literatura, com artigos já publicados, o que vêm sendo desenvolvido desde 2010. Este, busca responder a seguinte pergunta: "Quais os conhecimentos, evidências e lacunas em torno da aprendizagem significativa na prática educativa, a partir da literatura revisada?”. O método utilizado para a busca foi a Revisão Integrativa da Literatura (Botelho, Cunha & Macedo, 2011), tendo como base a plataforma de periódicos da Capes. Foram apurados 21 textos a partir dos seguintes filtros: periódicos revisados por pares; acesso aberto; artigos; education & educational research; education; educação; students; aprendizagem significativa; meaningful learning; inglês; português. Como auxílio ao estudo dos textos coletados foi utilizada a técnica do Mapa conceitual (Joseph Novak, 2010), como contribuição da teoria da Aprendizagem Significativa. Os resultados apontaram para o fato de haver poucas pesquisas dessa teoria e o que se encontra apresenta muitas lacunas e pouco aprofundamento bibliográfico a partir de Ausubel.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-13T19:54:58Z
2023-12-21T03:04:40Z
2023-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LACERDA, Vívian Machado Almeida de. Aprendizagem significativa a partir da teoria de David Ausubel: uma revisão integrativa da literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
http://hdl.handle.net/11422/21127
identifier_str_mv LACERDA, Vívian Machado Almeida de. Aprendizagem significativa a partir da teoria de David Ausubel: uma revisão integrativa da literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
url http://hdl.handle.net/11422/21127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456049411391488