Aprendizagem significativa a partir da teoria de David Ausubel: uma revisão integrativa da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/21127 |
Resumo: | O presente trabalho fundamenta-se sobre a perspectiva teórica da Aprendizagem Significativa a partir do cognitivismo (AUSUBEL, NOVAK, HANESIAN, 1980) com uma associação a proposta de Educação libertadora (FREIRE, 2019). O objetivo deste é aprofundar os estudos sobre a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel com foco nos processos de desenvolvimento dos alunos, buscando na literatura, com artigos já publicados, o que vêm sendo desenvolvido desde 2010. Este, busca responder a seguinte pergunta: "Quais os conhecimentos, evidências e lacunas em torno da aprendizagem significativa na prática educativa, a partir da literatura revisada?”. O método utilizado para a busca foi a Revisão Integrativa da Literatura (Botelho, Cunha & Macedo, 2011), tendo como base a plataforma de periódicos da Capes. Foram apurados 21 textos a partir dos seguintes filtros: periódicos revisados por pares; acesso aberto; artigos; education & educational research; education; educação; students; aprendizagem significativa; meaningful learning; inglês; português. Como auxílio ao estudo dos textos coletados foi utilizada a técnica do Mapa conceitual (Joseph Novak, 2010), como contribuição da teoria da Aprendizagem Significativa. Os resultados apontaram para o fato de haver poucas pesquisas dessa teoria e o que se encontra apresenta muitas lacunas e pouco aprofundamento bibliográfico a partir de Ausubel. |
id |
UFRJ_f1247e5182a5ff41e95bfc0a44ad40e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/21127 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem significativa a partir da teoria de David Ausubel: uma revisão integrativa da literaturaEducação e aprendizagemAusubel, David Paul, 1918-Mapas conceituaisCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente trabalho fundamenta-se sobre a perspectiva teórica da Aprendizagem Significativa a partir do cognitivismo (AUSUBEL, NOVAK, HANESIAN, 1980) com uma associação a proposta de Educação libertadora (FREIRE, 2019). O objetivo deste é aprofundar os estudos sobre a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel com foco nos processos de desenvolvimento dos alunos, buscando na literatura, com artigos já publicados, o que vêm sendo desenvolvido desde 2010. Este, busca responder a seguinte pergunta: "Quais os conhecimentos, evidências e lacunas em torno da aprendizagem significativa na prática educativa, a partir da literatura revisada?”. O método utilizado para a busca foi a Revisão Integrativa da Literatura (Botelho, Cunha & Macedo, 2011), tendo como base a plataforma de periódicos da Capes. Foram apurados 21 textos a partir dos seguintes filtros: periódicos revisados por pares; acesso aberto; artigos; education & educational research; education; educação; students; aprendizagem significativa; meaningful learning; inglês; português. Como auxílio ao estudo dos textos coletados foi utilizada a técnica do Mapa conceitual (Joseph Novak, 2010), como contribuição da teoria da Aprendizagem Significativa. Os resultados apontaram para o fato de haver poucas pesquisas dessa teoria e o que se encontra apresenta muitas lacunas e pouco aprofundamento bibliográfico a partir de Ausubel.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJMelo, Sandra Cordeiro deChaves, Jacqueline CavalcantiXavier, Giseli Pereli de MouraLacerda, Vívian Machado Almeida de2023-07-13T19:54:58Z2023-12-21T03:04:40Z2023-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLACERDA, Vívian Machado Almeida de. Aprendizagem significativa a partir da teoria de David Ausubel: uma revisão integrativa da literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.http://hdl.handle.net/11422/21127porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:40Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/21127Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:40Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem significativa a partir da teoria de David Ausubel: uma revisão integrativa da literatura |
title |
Aprendizagem significativa a partir da teoria de David Ausubel: uma revisão integrativa da literatura |
spellingShingle |
Aprendizagem significativa a partir da teoria de David Ausubel: uma revisão integrativa da literatura Lacerda, Vívian Machado Almeida de Educação e aprendizagem Ausubel, David Paul, 1918- Mapas conceituais CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Aprendizagem significativa a partir da teoria de David Ausubel: uma revisão integrativa da literatura |
title_full |
Aprendizagem significativa a partir da teoria de David Ausubel: uma revisão integrativa da literatura |
title_fullStr |
Aprendizagem significativa a partir da teoria de David Ausubel: uma revisão integrativa da literatura |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem significativa a partir da teoria de David Ausubel: uma revisão integrativa da literatura |
title_sort |
Aprendizagem significativa a partir da teoria de David Ausubel: uma revisão integrativa da literatura |
author |
Lacerda, Vívian Machado Almeida de |
author_facet |
Lacerda, Vívian Machado Almeida de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Melo, Sandra Cordeiro de Chaves, Jacqueline Cavalcanti Xavier, Giseli Pereli de Moura |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lacerda, Vívian Machado Almeida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação e aprendizagem Ausubel, David Paul, 1918- Mapas conceituais CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação e aprendizagem Ausubel, David Paul, 1918- Mapas conceituais CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente trabalho fundamenta-se sobre a perspectiva teórica da Aprendizagem Significativa a partir do cognitivismo (AUSUBEL, NOVAK, HANESIAN, 1980) com uma associação a proposta de Educação libertadora (FREIRE, 2019). O objetivo deste é aprofundar os estudos sobre a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel com foco nos processos de desenvolvimento dos alunos, buscando na literatura, com artigos já publicados, o que vêm sendo desenvolvido desde 2010. Este, busca responder a seguinte pergunta: "Quais os conhecimentos, evidências e lacunas em torno da aprendizagem significativa na prática educativa, a partir da literatura revisada?”. O método utilizado para a busca foi a Revisão Integrativa da Literatura (Botelho, Cunha & Macedo, 2011), tendo como base a plataforma de periódicos da Capes. Foram apurados 21 textos a partir dos seguintes filtros: periódicos revisados por pares; acesso aberto; artigos; education & educational research; education; educação; students; aprendizagem significativa; meaningful learning; inglês; português. Como auxílio ao estudo dos textos coletados foi utilizada a técnica do Mapa conceitual (Joseph Novak, 2010), como contribuição da teoria da Aprendizagem Significativa. Os resultados apontaram para o fato de haver poucas pesquisas dessa teoria e o que se encontra apresenta muitas lacunas e pouco aprofundamento bibliográfico a partir de Ausubel. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-13T19:54:58Z 2023-12-21T03:04:40Z 2023-07-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LACERDA, Vívian Machado Almeida de. Aprendizagem significativa a partir da teoria de David Ausubel: uma revisão integrativa da literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. http://hdl.handle.net/11422/21127 |
identifier_str_mv |
LACERDA, Vívian Machado Almeida de. Aprendizagem significativa a partir da teoria de David Ausubel: uma revisão integrativa da literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/21127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456049411391488 |