Diferenças interculturais entre o consumidor brasileiro e japonês online: engajamento em sites de recomendações de celulares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Larissa de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12652
Resumo: A internet trouxe consigo a possibilidade de uma conexão mais íntima entre consumidor e marca. No entanto, com a grande troca de informações entre usuários, o nível de exigência dos consumidores tem sido cada vez maior. Somado a isso, tem-se o fato de que muitas empresas hoje em dia têm presença global, mas a comunicação com culturas variadas ainda é um grande desafio. Este trabalho visa investigar as principais diferenças culturais entre brasileiros e japoneses, cujas relações culturais e comerciais são mais estreitas do que parecem. O foco torna-se entender as particularidades das duas nações na etapa consideração de compra e busca de produtos online, de maneira a lançar luz sobre o comportamento destes consumidores culturalmente distintos.
id UFRJ_f8e1c98f93c5ad92083d8c552884c417
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/12652
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Moura, Larissa deRibeiro, Tadeu CarvãoCardoso, Monica MachadoAlmeida, Alda Rosana Duarte de2020-07-03T18:36:55Z2023-11-30T03:00:33Z2019-07-04MOURA, Larissa de. Diferenças interculturais entre o consumidor brasileiro e japonês online: engajamento em sites de recomendações de celulares. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/12652Submitted by Biblioteca do CFCH CFCH (tccpantheonbibliotecacfch@gmail.com) on 2020-04-22T17:11:28Z No. of bitstreams: 1 LMoura.pdf: 685740 bytes, checksum: b21132f267ba2028f72ef41eb9327885 (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-03T18:36:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LMoura.pdf: 685740 bytes, checksum: b21132f267ba2028f72ef41eb9327885 (MD5) Previous issue date: 2019-07-04A internet trouxe consigo a possibilidade de uma conexão mais íntima entre consumidor e marca. No entanto, com a grande troca de informações entre usuários, o nível de exigência dos consumidores tem sido cada vez maior. Somado a isso, tem-se o fato de que muitas empresas hoje em dia têm presença global, mas a comunicação com culturas variadas ainda é um grande desafio. Este trabalho visa investigar as principais diferenças culturais entre brasileiros e japoneses, cujas relações culturais e comerciais são mais estreitas do que parecem. O foco torna-se entender as particularidades das duas nações na etapa consideração de compra e busca de produtos online, de maneira a lançar luz sobre o comportamento destes consumidores culturalmente distintos.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAComportamento do consumidorTelefone celularEngajamento onlineBrasileirosJaponesesConsumer behaviorDiferenças interculturais entre o consumidor brasileiro e japonês online: engajamento em sites de recomendações de celularesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALLMoura.pdfLMoura.pdfapplication/pdf685740http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12652/1/LMoura.pdfb21132f267ba2028f72ef41eb9327885MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12652/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/126522023-11-30 00:00:33.164oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:00:33Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diferenças interculturais entre o consumidor brasileiro e japonês online: engajamento em sites de recomendações de celulares
title Diferenças interculturais entre o consumidor brasileiro e japonês online: engajamento em sites de recomendações de celulares
spellingShingle Diferenças interculturais entre o consumidor brasileiro e japonês online: engajamento em sites de recomendações de celulares
Moura, Larissa de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Comportamento do consumidor
Telefone celular
Engajamento online
Brasileiros
Japoneses
Consumer behavior
title_short Diferenças interculturais entre o consumidor brasileiro e japonês online: engajamento em sites de recomendações de celulares
title_full Diferenças interculturais entre o consumidor brasileiro e japonês online: engajamento em sites de recomendações de celulares
title_fullStr Diferenças interculturais entre o consumidor brasileiro e japonês online: engajamento em sites de recomendações de celulares
title_full_unstemmed Diferenças interculturais entre o consumidor brasileiro e japonês online: engajamento em sites de recomendações de celulares
title_sort Diferenças interculturais entre o consumidor brasileiro e japonês online: engajamento em sites de recomendações de celulares
author Moura, Larissa de
author_facet Moura, Larissa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Larissa de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ribeiro, Tadeu Carvão
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Cardoso, Monica Machado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Alda Rosana Duarte de
contributor_str_mv Ribeiro, Tadeu Carvão
Cardoso, Monica Machado
Almeida, Alda Rosana Duarte de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Comportamento do consumidor
Telefone celular
Engajamento online
Brasileiros
Japoneses
Consumer behavior
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Telefone celular
Engajamento online
Brasileiros
Japoneses
Consumer behavior
description A internet trouxe consigo a possibilidade de uma conexão mais íntima entre consumidor e marca. No entanto, com a grande troca de informações entre usuários, o nível de exigência dos consumidores tem sido cada vez maior. Somado a isso, tem-se o fato de que muitas empresas hoje em dia têm presença global, mas a comunicação com culturas variadas ainda é um grande desafio. Este trabalho visa investigar as principais diferenças culturais entre brasileiros e japoneses, cujas relações culturais e comerciais são mais estreitas do que parecem. O foco torna-se entender as particularidades das duas nações na etapa consideração de compra e busca de produtos online, de maneira a lançar luz sobre o comportamento destes consumidores culturalmente distintos.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-03T18:36:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:00:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MOURA, Larissa de. Diferenças interculturais entre o consumidor brasileiro e japonês online: engajamento em sites de recomendações de celulares. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/12652
identifier_str_mv MOURA, Larissa de. Diferenças interculturais entre o consumidor brasileiro e japonês online: engajamento em sites de recomendações de celulares. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
url http://hdl.handle.net/11422/12652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12652/1/LMoura.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12652/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b21132f267ba2028f72ef41eb9327885
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097180340977664