TRANSDISCIPLINARIDADE E A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-legere |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/8976 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é relatar duas experiências didáticas relacionando Transdisciplinaridade (TransD) e princípios da Física Moderna e Contemporânea. Na Física Moderna, o foco foi o Princípio da Dualidade da Luz e, na Física Contemporânea, a Teoria dos Sistemas Complexos, também conhecida como Teoria do Caos. Na primeira experiência didática (oficina), foi promovida uma discussão, com estudantes de graduação em Física, sobre as propriedades ondulatórias e corpusculares da luz e sua relação com a TransD. Essa oficina constituiu-se de três experimentos físicos (a cuba de onda, a dupla fenda de Young e o radiômetro de Crookes) e de uma discussão sobre a TransD, focando, principalmente, na lógica do terceiro incluído. Na segunda oficina, foi proposta uma prática pedagógica para ensinar a Teoria dos Sistemas Complexos (Caos) para estudantes de graduação. Nessa oficina, foi produzido e discutido um curto documentário acerca do Caos no senso comum. Em seguida, rotinas computacionais foram desenvolvidas e utilizadas para discutir as concepções científicas sobre o Caos. Para testar a eficácia das oficinas, aplicou-se um instrumento de avaliação antes e depois da atividade. Na primeira oficina, foi possível observar, nas falas dos estudantes acerca do Princípio da Dualidade da Luz, que inicialmente estas eram desprovidas de uma lógica que respaldasse tal Princípio, emergindo após a oficina algumas relações coerentes entre o Princípio da Dualidade e a TransD. Na segunda oficina, as respostas prévias dos estudantes mostraram uma diversidade de concepções resultantes do senso comum da palavra Caos. Após a realização da oficina, alguns estudantes conseguiram estabelecer diferenças entre o Caos no senso comum e o conceito científico de Caos. Esperamos que os relatos das experiências didáticas relacionando a transdisciplinaridade e a Física Moderna e Contemporânea sejam inspiradores para novas experiências didáticas com a TransD. |
id |
UFRN-9_4e8ea628581950169a4a9cd82122fcef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/8976 |
network_acronym_str |
UFRN-9 |
network_name_str |
Inter-legere |
repository_id_str |
|
spelling |
TRANSDISCIPLINARIDADE E A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DIDÁTICASTransdisciplinaridade. Princípio da Dualidade da Luz. Teoria do Caos. Sistemas Complexos. Experimentos Didáticos.O objetivo deste trabalho é relatar duas experiências didáticas relacionando Transdisciplinaridade (TransD) e princípios da Física Moderna e Contemporânea. Na Física Moderna, o foco foi o Princípio da Dualidade da Luz e, na Física Contemporânea, a Teoria dos Sistemas Complexos, também conhecida como Teoria do Caos. Na primeira experiência didática (oficina), foi promovida uma discussão, com estudantes de graduação em Física, sobre as propriedades ondulatórias e corpusculares da luz e sua relação com a TransD. Essa oficina constituiu-se de três experimentos físicos (a cuba de onda, a dupla fenda de Young e o radiômetro de Crookes) e de uma discussão sobre a TransD, focando, principalmente, na lógica do terceiro incluído. Na segunda oficina, foi proposta uma prática pedagógica para ensinar a Teoria dos Sistemas Complexos (Caos) para estudantes de graduação. Nessa oficina, foi produzido e discutido um curto documentário acerca do Caos no senso comum. Em seguida, rotinas computacionais foram desenvolvidas e utilizadas para discutir as concepções científicas sobre o Caos. Para testar a eficácia das oficinas, aplicou-se um instrumento de avaliação antes e depois da atividade. Na primeira oficina, foi possível observar, nas falas dos estudantes acerca do Princípio da Dualidade da Luz, que inicialmente estas eram desprovidas de uma lógica que respaldasse tal Princípio, emergindo após a oficina algumas relações coerentes entre o Princípio da Dualidade e a TransD. Na segunda oficina, as respostas prévias dos estudantes mostraram uma diversidade de concepções resultantes do senso comum da palavra Caos. Após a realização da oficina, alguns estudantes conseguiram estabelecer diferenças entre o Caos no senso comum e o conceito científico de Caos. Esperamos que os relatos das experiências didáticas relacionando a transdisciplinaridade e a Física Moderna e Contemporânea sejam inspiradores para novas experiências didáticas com a TransD.UFRN2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigo de convidadoapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/8976Revista Inter-Legere; n. 16 (2015): DOSSIÊ TRANSDISCIPLINARIDADE; 214-2421982-1662reponame:Inter-legereinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/8976/6362Copyright (c) 2016 Romildo de Albuquerque Nogueira, Paulo Fernando Lima Souza, Rubens Filipe de Arruda Amorim Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Romildo de AlbuquerqueLima de Souza, Paulo FernandoArruda Amorim Oliveira, Rubens Filipe de2016-04-12T16:58:13Zoai:periodicos.ufrn.br:article/8976Revistahttps://periodicos.ufrn.br/interlegerePUBhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/oai||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br1982-16621982-1662opendoar:2016-04-12T16:58:13Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRANSDISCIPLINARIDADE E A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS |
title |
TRANSDISCIPLINARIDADE E A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS |
spellingShingle |
TRANSDISCIPLINARIDADE E A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS Nogueira, Romildo de Albuquerque Transdisciplinaridade. Princípio da Dualidade da Luz. Teoria do Caos. Sistemas Complexos. Experimentos Didáticos. |
title_short |
TRANSDISCIPLINARIDADE E A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS |
title_full |
TRANSDISCIPLINARIDADE E A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS |
title_fullStr |
TRANSDISCIPLINARIDADE E A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS |
title_full_unstemmed |
TRANSDISCIPLINARIDADE E A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS |
title_sort |
TRANSDISCIPLINARIDADE E A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS |
author |
Nogueira, Romildo de Albuquerque |
author_facet |
Nogueira, Romildo de Albuquerque Lima de Souza, Paulo Fernando Arruda Amorim Oliveira, Rubens Filipe de |
author_role |
author |
author2 |
Lima de Souza, Paulo Fernando Arruda Amorim Oliveira, Rubens Filipe de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Romildo de Albuquerque Lima de Souza, Paulo Fernando Arruda Amorim Oliveira, Rubens Filipe de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transdisciplinaridade. Princípio da Dualidade da Luz. Teoria do Caos. Sistemas Complexos. Experimentos Didáticos. |
topic |
Transdisciplinaridade. Princípio da Dualidade da Luz. Teoria do Caos. Sistemas Complexos. Experimentos Didáticos. |
description |
O objetivo deste trabalho é relatar duas experiências didáticas relacionando Transdisciplinaridade (TransD) e princípios da Física Moderna e Contemporânea. Na Física Moderna, o foco foi o Princípio da Dualidade da Luz e, na Física Contemporânea, a Teoria dos Sistemas Complexos, também conhecida como Teoria do Caos. Na primeira experiência didática (oficina), foi promovida uma discussão, com estudantes de graduação em Física, sobre as propriedades ondulatórias e corpusculares da luz e sua relação com a TransD. Essa oficina constituiu-se de três experimentos físicos (a cuba de onda, a dupla fenda de Young e o radiômetro de Crookes) e de uma discussão sobre a TransD, focando, principalmente, na lógica do terceiro incluído. Na segunda oficina, foi proposta uma prática pedagógica para ensinar a Teoria dos Sistemas Complexos (Caos) para estudantes de graduação. Nessa oficina, foi produzido e discutido um curto documentário acerca do Caos no senso comum. Em seguida, rotinas computacionais foram desenvolvidas e utilizadas para discutir as concepções científicas sobre o Caos. Para testar a eficácia das oficinas, aplicou-se um instrumento de avaliação antes e depois da atividade. Na primeira oficina, foi possível observar, nas falas dos estudantes acerca do Princípio da Dualidade da Luz, que inicialmente estas eram desprovidas de uma lógica que respaldasse tal Princípio, emergindo após a oficina algumas relações coerentes entre o Princípio da Dualidade e a TransD. Na segunda oficina, as respostas prévias dos estudantes mostraram uma diversidade de concepções resultantes do senso comum da palavra Caos. Após a realização da oficina, alguns estudantes conseguiram estabelecer diferenças entre o Caos no senso comum e o conceito científico de Caos. Esperamos que os relatos das experiências didáticas relacionando a transdisciplinaridade e a Física Moderna e Contemporânea sejam inspiradores para novas experiências didáticas com a TransD. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion artigo de convidado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/8976 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/8976 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/8976/6362 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Inter-Legere; n. 16 (2015): DOSSIÊ TRANSDISCIPLINARIDADE; 214-242 1982-1662 reponame:Inter-legere instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Inter-legere |
collection |
Inter-legere |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br |
_version_ |
1798043139243507712 |