TRANSDISCIPLINARIDADE E A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Romildo de Albuquerque
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lima de Souza, Paulo Fernando, Arruda Amorim Oliveira, Rubens Filipe de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-legere
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/8976
Resumo: O objetivo deste trabalho é relatar duas experiências didáticas relacionando Transdisciplinaridade (TransD) e princípios da Física Moderna e Contemporânea. Na Física Moderna, o foco foi o Princípio da Dualidade da Luz e, na Física Contemporânea, a Teoria dos Sistemas Complexos, também conhecida como Teoria do Caos. Na primeira experiência didática (oficina), foi promovida uma discussão, com estudantes de graduação em Física, sobre as propriedades ondulatórias e corpusculares da luz e sua relação com a TransD. Essa oficina constituiu-se de três experimentos físicos (a cuba de onda, a dupla fenda de Young e o radiômetro de Crookes) e de uma discussão sobre a TransD, focando, principalmente, na lógica do terceiro incluído. Na segunda oficina, foi proposta uma prática pedagógica para ensinar a Teoria dos Sistemas Complexos (Caos) para estudantes de graduação. Nessa oficina, foi produzido e discutido um curto documentário acerca do Caos no senso comum. Em seguida, rotinas computacionais foram desenvolvidas e utilizadas para discutir as concepções científicas sobre o Caos. Para testar a eficácia das oficinas, aplicou-se um instrumento de avaliação antes e depois da atividade. Na primeira oficina, foi possível observar, nas falas dos estudantes acerca do Princípio da Dualidade da Luz, que inicialmente estas eram desprovidas de uma lógica que respaldasse tal Princípio, emergindo após a oficina algumas relações coerentes entre o Princípio da Dualidade e a TransD. Na segunda oficina, as respostas prévias dos estudantes mostraram uma diversidade de concepções resultantes do senso comum da palavra Caos. Após a realização da oficina, alguns estudantes conseguiram estabelecer diferenças entre o Caos no senso comum e o conceito científico de Caos. Esperamos que os relatos das experiências didáticas relacionando a transdisciplinaridade e a Física Moderna e Contemporânea sejam inspiradores para novas experiências didáticas com a TransD.
id UFRN-9_4e8ea628581950169a4a9cd82122fcef
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/8976
network_acronym_str UFRN-9
network_name_str Inter-legere
repository_id_str
spelling TRANSDISCIPLINARIDADE E A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DIDÁTICASTransdisciplinaridade. Princípio da Dualidade da Luz. Teoria do Caos. Sistemas Complexos. Experimentos Didáticos.O objetivo deste trabalho é relatar duas experiências didáticas relacionando Transdisciplinaridade (TransD) e princípios da Física Moderna e Contemporânea. Na Física Moderna, o foco foi o Princípio da Dualidade da Luz e, na Física Contemporânea, a Teoria dos Sistemas Complexos, também conhecida como Teoria do Caos. Na primeira experiência didática (oficina), foi promovida uma discussão, com estudantes de graduação em Física, sobre as propriedades ondulatórias e corpusculares da luz e sua relação com a TransD. Essa oficina constituiu-se de três experimentos físicos (a cuba de onda, a dupla fenda de Young e o radiômetro de Crookes) e de uma discussão sobre a TransD, focando, principalmente, na lógica do terceiro incluído. Na segunda oficina, foi proposta uma prática pedagógica para ensinar a Teoria dos Sistemas Complexos (Caos) para estudantes de graduação. Nessa oficina, foi produzido e discutido um curto documentário acerca do Caos no senso comum. Em seguida, rotinas computacionais foram desenvolvidas e utilizadas para discutir as concepções científicas sobre o Caos. Para testar a eficácia das oficinas, aplicou-se um instrumento de avaliação antes e depois da atividade. Na primeira oficina, foi possível observar, nas falas dos estudantes acerca do Princípio da Dualidade da Luz, que inicialmente estas eram desprovidas de uma lógica que respaldasse tal Princípio, emergindo após a oficina algumas relações coerentes entre o Princípio da Dualidade e a TransD. Na segunda oficina, as respostas prévias dos estudantes mostraram uma diversidade de concepções resultantes do senso comum da palavra Caos. Após a realização da oficina, alguns estudantes conseguiram estabelecer diferenças entre o Caos no senso comum e o conceito científico de Caos. Esperamos que os relatos das experiências didáticas relacionando a transdisciplinaridade e a Física Moderna e Contemporânea sejam inspiradores para novas experiências didáticas com a TransD.UFRN2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigo de convidadoapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/8976Revista Inter-Legere; n. 16 (2015): DOSSIÊ TRANSDISCIPLINARIDADE; 214-2421982-1662reponame:Inter-legereinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/8976/6362Copyright (c) 2016 Romildo de Albuquerque Nogueira, Paulo Fernando Lima Souza, Rubens Filipe de Arruda Amorim Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Romildo de AlbuquerqueLima de Souza, Paulo FernandoArruda Amorim Oliveira, Rubens Filipe de2016-04-12T16:58:13Zoai:periodicos.ufrn.br:article/8976Revistahttps://periodicos.ufrn.br/interlegerePUBhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/oai||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br1982-16621982-1662opendoar:2016-04-12T16:58:13Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv TRANSDISCIPLINARIDADE E A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS
title TRANSDISCIPLINARIDADE E A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS
spellingShingle TRANSDISCIPLINARIDADE E A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS
Nogueira, Romildo de Albuquerque
Transdisciplinaridade. Princípio da Dualidade da Luz. Teoria do Caos. Sistemas Complexos. Experimentos Didáticos.
title_short TRANSDISCIPLINARIDADE E A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS
title_full TRANSDISCIPLINARIDADE E A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS
title_fullStr TRANSDISCIPLINARIDADE E A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS
title_full_unstemmed TRANSDISCIPLINARIDADE E A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS
title_sort TRANSDISCIPLINARIDADE E A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS
author Nogueira, Romildo de Albuquerque
author_facet Nogueira, Romildo de Albuquerque
Lima de Souza, Paulo Fernando
Arruda Amorim Oliveira, Rubens Filipe de
author_role author
author2 Lima de Souza, Paulo Fernando
Arruda Amorim Oliveira, Rubens Filipe de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Romildo de Albuquerque
Lima de Souza, Paulo Fernando
Arruda Amorim Oliveira, Rubens Filipe de
dc.subject.por.fl_str_mv Transdisciplinaridade. Princípio da Dualidade da Luz. Teoria do Caos. Sistemas Complexos. Experimentos Didáticos.
topic Transdisciplinaridade. Princípio da Dualidade da Luz. Teoria do Caos. Sistemas Complexos. Experimentos Didáticos.
description O objetivo deste trabalho é relatar duas experiências didáticas relacionando Transdisciplinaridade (TransD) e princípios da Física Moderna e Contemporânea. Na Física Moderna, o foco foi o Princípio da Dualidade da Luz e, na Física Contemporânea, a Teoria dos Sistemas Complexos, também conhecida como Teoria do Caos. Na primeira experiência didática (oficina), foi promovida uma discussão, com estudantes de graduação em Física, sobre as propriedades ondulatórias e corpusculares da luz e sua relação com a TransD. Essa oficina constituiu-se de três experimentos físicos (a cuba de onda, a dupla fenda de Young e o radiômetro de Crookes) e de uma discussão sobre a TransD, focando, principalmente, na lógica do terceiro incluído. Na segunda oficina, foi proposta uma prática pedagógica para ensinar a Teoria dos Sistemas Complexos (Caos) para estudantes de graduação. Nessa oficina, foi produzido e discutido um curto documentário acerca do Caos no senso comum. Em seguida, rotinas computacionais foram desenvolvidas e utilizadas para discutir as concepções científicas sobre o Caos. Para testar a eficácia das oficinas, aplicou-se um instrumento de avaliação antes e depois da atividade. Na primeira oficina, foi possível observar, nas falas dos estudantes acerca do Princípio da Dualidade da Luz, que inicialmente estas eram desprovidas de uma lógica que respaldasse tal Princípio, emergindo após a oficina algumas relações coerentes entre o Princípio da Dualidade e a TransD. Na segunda oficina, as respostas prévias dos estudantes mostraram uma diversidade de concepções resultantes do senso comum da palavra Caos. Após a realização da oficina, alguns estudantes conseguiram estabelecer diferenças entre o Caos no senso comum e o conceito científico de Caos. Esperamos que os relatos das experiências didáticas relacionando a transdisciplinaridade e a Física Moderna e Contemporânea sejam inspiradores para novas experiências didáticas com a TransD.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/8976
url https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/8976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/8976/6362
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRN
publisher.none.fl_str_mv UFRN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Inter-Legere; n. 16 (2015): DOSSIÊ TRANSDISCIPLINARIDADE; 214-242
1982-1662
reponame:Inter-legere
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Inter-legere
collection Inter-legere
repository.name.fl_str_mv Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br
_version_ 1798043139243507712