O papel dos laboratórios de pesquisa e prática de ensino em ciências sociais: o desafio na formação de professores no cariri paraibano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-legere |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4175 |
Resumo: | O presente trabalho visa discutir o processo de formação de professores de sociologia para o ensino médio, através das experiências metodológicas dos Laboratórios de Pesquisa e Prática de Ensino em Ciências Sociais – LAPPCS, espaços de análise crítico-reflexivo das escolas de Ensino Médio, predominantemente, em suas dimensões organizacional, pedagógica e cultural. Neles reflete-se o trabalho docente com os diferentes sujeitos da aprendizagem: crianças, adolescentes, jovens e adultos do campo e da cidade. A prática de pesquisa é a ferramenta fundamental que possibilitará ao futuro educador diagnosticar situações relacionadas com o sujeito da aprendizagem, de elaborar ações planejadas, executá-las e avaliá-las, contribuindo para que o fenômeno educativo aconteça de forma satisfatória, contextualizada e intercultural. |
id |
UFRN-9_535c1e7792c2ca22f25cfafb24b58b33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/4175 |
network_acronym_str |
UFRN-9 |
network_name_str |
Inter-legere |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel dos laboratórios de pesquisa e prática de ensino em ciências sociais: o desafio na formação de professores no cariri paraibanoO presente trabalho visa discutir o processo de formação de professores de sociologia para o ensino médio, através das experiências metodológicas dos Laboratórios de Pesquisa e Prática de Ensino em Ciências Sociais – LAPPCS, espaços de análise crítico-reflexivo das escolas de Ensino Médio, predominantemente, em suas dimensões organizacional, pedagógica e cultural. Neles reflete-se o trabalho docente com os diferentes sujeitos da aprendizagem: crianças, adolescentes, jovens e adultos do campo e da cidade. A prática de pesquisa é a ferramenta fundamental que possibilitará ao futuro educador diagnosticar situações relacionadas com o sujeito da aprendizagem, de elaborar ações planejadas, executá-las e avaliá-las, contribuindo para que o fenômeno educativo aconteça de forma satisfatória, contextualizada e intercultural.UFRN2013-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4175Revista Inter-Legere; n. 13 (2013): POLÍTICAS PÚBLICAS, TEORIAS E EXPERIÊNCIAS; 250-2671982-1662reponame:Inter-legereinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4175/3409Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legereinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, José MarcianoDiniz, Paulo Cesar OliveiraSantos, Valdonilson Barbosa dos2014-05-06T13:48:45Zoai:periodicos.ufrn.br:article/4175Revistahttps://periodicos.ufrn.br/interlegerePUBhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/oai||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br1982-16621982-1662opendoar:2014-05-06T13:48:45Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel dos laboratórios de pesquisa e prática de ensino em ciências sociais: o desafio na formação de professores no cariri paraibano |
title |
O papel dos laboratórios de pesquisa e prática de ensino em ciências sociais: o desafio na formação de professores no cariri paraibano |
spellingShingle |
O papel dos laboratórios de pesquisa e prática de ensino em ciências sociais: o desafio na formação de professores no cariri paraibano Monteiro, José Marciano |
title_short |
O papel dos laboratórios de pesquisa e prática de ensino em ciências sociais: o desafio na formação de professores no cariri paraibano |
title_full |
O papel dos laboratórios de pesquisa e prática de ensino em ciências sociais: o desafio na formação de professores no cariri paraibano |
title_fullStr |
O papel dos laboratórios de pesquisa e prática de ensino em ciências sociais: o desafio na formação de professores no cariri paraibano |
title_full_unstemmed |
O papel dos laboratórios de pesquisa e prática de ensino em ciências sociais: o desafio na formação de professores no cariri paraibano |
title_sort |
O papel dos laboratórios de pesquisa e prática de ensino em ciências sociais: o desafio na formação de professores no cariri paraibano |
author |
Monteiro, José Marciano |
author_facet |
Monteiro, José Marciano Diniz, Paulo Cesar Oliveira Santos, Valdonilson Barbosa dos |
author_role |
author |
author2 |
Diniz, Paulo Cesar Oliveira Santos, Valdonilson Barbosa dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, José Marciano Diniz, Paulo Cesar Oliveira Santos, Valdonilson Barbosa dos |
description |
O presente trabalho visa discutir o processo de formação de professores de sociologia para o ensino médio, através das experiências metodológicas dos Laboratórios de Pesquisa e Prática de Ensino em Ciências Sociais – LAPPCS, espaços de análise crítico-reflexivo das escolas de Ensino Médio, predominantemente, em suas dimensões organizacional, pedagógica e cultural. Neles reflete-se o trabalho docente com os diferentes sujeitos da aprendizagem: crianças, adolescentes, jovens e adultos do campo e da cidade. A prática de pesquisa é a ferramenta fundamental que possibilitará ao futuro educador diagnosticar situações relacionadas com o sujeito da aprendizagem, de elaborar ações planejadas, executá-las e avaliá-las, contribuindo para que o fenômeno educativo aconteça de forma satisfatória, contextualizada e intercultural. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4175 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4175/3409 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Inter-Legere; n. 13 (2013): POLÍTICAS PÚBLICAS, TEORIAS E EXPERIÊNCIAS; 250-267 1982-1662 reponame:Inter-legere instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Inter-legere |
collection |
Inter-legere |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br |
_version_ |
1798043138044985344 |