Florestan Fernandes e o Ensino de Sociologia na Escola Média Brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Diogo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-legere
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4404
Resumo: Por ocasião do I Congresso Brasileiro de Sociologia, em 1954, Florestan Fernandes escreve um texto intitulado “O ensino de sociologia na escola secundária brasileira”. No contexto histórico do debate político sobre o desenvolvimento nacional da década de 1950, Fernandes aludia à importância do ensino da sociologia na escola secundária brasileira como um dos meios de formação do indivíduo cidadão, capaz de compreender e atuar criticamente diante dos dilemas da moderna sociedade urbano-industrial. Essa visão se coadunava com sua concepção de uma reflexão sociológica atrelada à construção de canais democráticos de participação nos rumos do desenvolvimento social. A proposta deste artigo será recuperar as contribuições de Florestan Fernandes ao debate atual sobre o ensino da sociologia na Escola Média brasileira, enfatizando suas idéias sobre o exercício da reflexão crítica pelo homem comum.
id UFRN-9_c28ff883a53b12e6d47fcf6a0589ae2e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/4404
network_acronym_str UFRN-9
network_name_str Inter-legere
repository_id_str
spelling Florestan Fernandes e o Ensino de Sociologia na Escola Média BrasileiraPor ocasião do I Congresso Brasileiro de Sociologia, em 1954, Florestan Fernandes escreve um texto intitulado “O ensino de sociologia na escola secundária brasileira”. No contexto histórico do debate político sobre o desenvolvimento nacional da década de 1950, Fernandes aludia à importância do ensino da sociologia na escola secundária brasileira como um dos meios de formação do indivíduo cidadão, capaz de compreender e atuar criticamente diante dos dilemas da moderna sociedade urbano-industrial. Essa visão se coadunava com sua concepção de uma reflexão sociológica atrelada à construção de canais democráticos de participação nos rumos do desenvolvimento social. A proposta deste artigo será recuperar as contribuições de Florestan Fernandes ao debate atual sobre o ensino da sociologia na Escola Média brasileira, enfatizando suas idéias sobre o exercício da reflexão crítica pelo homem comum.UFRN2013-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4404Revista Inter-Legere; n. 9 (2011): EDUCAÇÃO E SOCIEDADE1982-1662reponame:Inter-legereinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4404/3592Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legereinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Diogo2013-10-24T00:06:15Zoai:periodicos.ufrn.br:article/4404Revistahttps://periodicos.ufrn.br/interlegerePUBhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/oai||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br1982-16621982-1662opendoar:2013-10-24T00:06:15Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv Florestan Fernandes e o Ensino de Sociologia na Escola Média Brasileira
title Florestan Fernandes e o Ensino de Sociologia na Escola Média Brasileira
spellingShingle Florestan Fernandes e o Ensino de Sociologia na Escola Média Brasileira
Costa, Diogo
title_short Florestan Fernandes e o Ensino de Sociologia na Escola Média Brasileira
title_full Florestan Fernandes e o Ensino de Sociologia na Escola Média Brasileira
title_fullStr Florestan Fernandes e o Ensino de Sociologia na Escola Média Brasileira
title_full_unstemmed Florestan Fernandes e o Ensino de Sociologia na Escola Média Brasileira
title_sort Florestan Fernandes e o Ensino de Sociologia na Escola Média Brasileira
author Costa, Diogo
author_facet Costa, Diogo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Diogo
description Por ocasião do I Congresso Brasileiro de Sociologia, em 1954, Florestan Fernandes escreve um texto intitulado “O ensino de sociologia na escola secundária brasileira”. No contexto histórico do debate político sobre o desenvolvimento nacional da década de 1950, Fernandes aludia à importância do ensino da sociologia na escola secundária brasileira como um dos meios de formação do indivíduo cidadão, capaz de compreender e atuar criticamente diante dos dilemas da moderna sociedade urbano-industrial. Essa visão se coadunava com sua concepção de uma reflexão sociológica atrelada à construção de canais democráticos de participação nos rumos do desenvolvimento social. A proposta deste artigo será recuperar as contribuições de Florestan Fernandes ao debate atual sobre o ensino da sociologia na Escola Média brasileira, enfatizando suas idéias sobre o exercício da reflexão crítica pelo homem comum.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4404
url https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4404/3592
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRN
publisher.none.fl_str_mv UFRN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Inter-Legere; n. 9 (2011): EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
1982-1662
reponame:Inter-legere
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Inter-legere
collection Inter-legere
repository.name.fl_str_mv Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br
_version_ 1798043138118385664