Análise expandida da atuação dos burocratas de nível de rua no contexto de implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil na Universidade Federal do Cariri
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54759 |
Resumo: | Esta dissertação partiu de um estudo de caso, com ênfase na Burocracia de Nível de Rua (BNR), que teve como objetivo analisar a atuação dos (as) Burocratas de Nível de Rua da Universidade Federal do Cariri (UFCA) lotados na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) no contexto local de implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) a partir do modelo de análise expandida da atuação dos burocratas implementadores proposto por Bonelli et al. (2019). Diante da escassez de estudos sobre a implementação de políticas públicas na área educacional e principalmente no PNAES, a pesquisa visou contribuir com o aprimoramento dessa política, a partir da atuação desses implementadores, além de fomentar novos estudos sobre o tema. O modelo analítico citado busca categorizar a atuação desses burocratas implementadores a partir de três dimensões: Estrutural, Individual e Relacional. A coleta de dados foi realizada por meio de análise documental e realização de grupo focal com implementadores do PNAES da UFCA e a análise de dados ocorreu a partir da Análise de Conteúdo. Como resultados, identificou-se que a atuação desses BNRs com participação direta nas decisões alocativas/normativas do Programa, a partir do alinhamento aos interesses organizacionais desses profissionais, fogem à regra da literatura e influenciam na implementação do Programa. A Dimensão Estrutural detectou o reconhecimento contextual orçamentário e das demandas das ações e serviços do Programa pelos agentes implementadores do PNAES na UFCA. A Dimensão da Ação individual foi caracterizada pela influência de valores pessoais, compromisso individual com sensação de recompensa particular ao atuar no Programa e pela ausência de normativos relacionada a regulamentações profissionais, recompensas e punições para os servidores que atuam na política. A Dimensão Relacional constatou a predominância de interações cooperativas desses implementadores com os estudantes, entre si e com demais burocratas da universidade na execução do PNAES. |
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Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54759Esta dissertação partiu de um estudo de caso, com ênfase na Burocracia de Nível de Rua (BNR), que teve como objetivo analisar a atuação dos (as) Burocratas de Nível de Rua da Universidade Federal do Cariri (UFCA) lotados na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) no contexto local de implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) a partir do modelo de análise expandida da atuação dos burocratas implementadores proposto por Bonelli et al. (2019). Diante da escassez de estudos sobre a implementação de políticas públicas na área educacional e principalmente no PNAES, a pesquisa visou contribuir com o aprimoramento dessa política, a partir da atuação desses implementadores, além de fomentar novos estudos sobre o tema. O modelo analítico citado busca categorizar a atuação desses burocratas implementadores a partir de três dimensões: Estrutural, Individual e Relacional. A coleta de dados foi realizada por meio de análise documental e realização de grupo focal com implementadores do PNAES da UFCA e a análise de dados ocorreu a partir da Análise de Conteúdo. Como resultados, identificou-se que a atuação desses BNRs com participação direta nas decisões alocativas/normativas do Programa, a partir do alinhamento aos interesses organizacionais desses profissionais, fogem à regra da literatura e influenciam na implementação do Programa. A Dimensão Estrutural detectou o reconhecimento contextual orçamentário e das demandas das ações e serviços do Programa pelos agentes implementadores do PNAES na UFCA. A Dimensão da Ação individual foi caracterizada pela influência de valores pessoais, compromisso individual com sensação de recompensa particular ao atuar no Programa e pela ausência de normativos relacionada a regulamentações profissionais, recompensas e punições para os servidores que atuam na política. A Dimensão Relacional constatou a predominância de interações cooperativas desses implementadores com os estudantes, entre si e com demais burocratas da universidade na execução do PNAES.This dissertation started from a case study, with emphasis on the Street Level Bureaucracy (BNR), which aimed to analyze the performance of the Street Level Bureaucrats of the Federal University of Cariri (UFCA) assigned to the Pro-Rectory of Student Affairs (PRAE) in the local context of implementation of the National Student Assistance Program (PNAES) based on the model of expanded analysis of the performance of implementing bureaucrats proposed by Bonelli et al (2019). Faced with the scarcity of studies on the implementation of public policies in the educational area and mainly in the PNAES, the research aimed to contribute to the improvement of this policy, based on the actions of these implementers, in addition to promoting new studies on the subject. The cited analytical model seeks to categorize the performance of these implementing bureaucrats from three dimensions: Structural, Individual and Relational. Data collection was carried out through document analysis and focus group with PNAES implementers of UFCA and data analysis was carried out through Content Analysis. As a result, it was identified that the performance of these BNRs with direct participation in the allocative/normative decisions of the Program, from the alignment with the organizational interests of these professionals, escape the rule of the literature and influence the implementation of the Program. The Structural Dimension detected the contextual recognition of the budget and the demands of the Program's actions and services by the implementing agents of the PNAES in the UFCA. The Individual Action Dimension was characterized by the influence of personal values, individual commitment with a particular feeling of reward when working in the Program and the absence of regulations related to professional regulations, rewards and punishments for public servants who work in the policy. The Relational Dimension verified the predominance of cooperative interactions of these implementers with students, among themselves and with other university bureaucrats in the execution of the PNAES.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASGestão públicaImplementação de políticas públicasPrograma Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)Burocrata - políticosAnálise expandida da atuação dos burocratas de nível de rua no contexto de implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil na Universidade Federal do Caririinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAnaliseexpandidaatuacao_Peixoto_2023.pdfapplication/pdf1792828https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54759/1/Analiseexpandidaatuacao_Peixoto_2023.pdf22b29d1a346db28358c2226a3b8b356aMD51123456789/547592023-09-08 20:49:00.049oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54759Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-09-08T23:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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