Validação de modelo de negócios: estratégias aplicadas a uma startup em tração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Washington Mattheus Gomes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50603
Resumo: O modelo de negócios é como um negócio, seja tradicional ou disruptivo, consegue criar, capturar e entregar valor para os seus clientes, resolvendo uma demanda real do mercado no qual está inserido. No ambiente dás startups, a validação desse modelo se mostra ainda mais necessária, visto que essas empresas estão inseridas em condições de extrema incerteza. Esse desafio não é tão simples, e por muitas vezes é executado sem uma metodologia teórica aplicada nesse processo, portanto, fundamentar esse processo por meio de metodologias, métodos e práticas já validadas pela academia e mercado se tornam essenciais para a obtenção dos melhores resultados dentro desse contexto, uma vez que uma das principais causas das startups não sobreviverem ao chamado “vale da morte” está relacionada com a dificuldade do mercado absorver a proposta de valor da empresa que é entregue através do seu produto ou serviço, entendido também, como o Product-Market Fit (PMF) da startup no seu mercado. Caso o seu PMF não se prove eficiente no princípio ou perca força no decorrer do desenvolvimento do negócio, poderá ser necessária a realização de uma “pivotagem”, movimento entendido como a startup “girar” em outra direção, testando novas hipóteses, mas buscando manter a sua base já conquistada no mercado. Dessa forma, o presente trabalho apresenta a jornada de validação do modelo de negócio executada em uma startup já existente no mercado utilizando metodologias que fundamentam a validação de um modelo de negócios, como o Business Model Canvas (BMC), Lean Startup (LS), Lean Product Process (LPP), Ciclo de Feedback, dentre outros, visando a obtenção do PMF da Startup e que sirvam como guia para a “pivotagem” do modelo atual da startup para um novo modelo de negócio que seja inovador e condizente com as dores e necessidades reais dos seus clientes e mercado.
id UFRN_11d8c457d2e27d7c0f85b4a81316dff9
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50603
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Barreto, Washington Mattheus Gomeshttp://lattes.cnpq.br/5336356193599447Brandão, Gláucio Bezerrahttp://lattes.cnpq.br/0050402182466103Zumba, Felipe Macedohttp://lattes.cnpq.br/7244397559211041Matamoros, Efrain Pantaleón2022-12-23T17:41:55Z2022-12-23T17:41:55Z2022-12-16BARRETO, Washington Mattheus Gomes. Validação de modelo de negócios: estratégias aplicadas a uma startup em tração. Orientador: Efrain Pantaleón Matamoros. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências e Tecnologia - Negócios Tecnológicos) - Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50603O modelo de negócios é como um negócio, seja tradicional ou disruptivo, consegue criar, capturar e entregar valor para os seus clientes, resolvendo uma demanda real do mercado no qual está inserido. No ambiente dás startups, a validação desse modelo se mostra ainda mais necessária, visto que essas empresas estão inseridas em condições de extrema incerteza. Esse desafio não é tão simples, e por muitas vezes é executado sem uma metodologia teórica aplicada nesse processo, portanto, fundamentar esse processo por meio de metodologias, métodos e práticas já validadas pela academia e mercado se tornam essenciais para a obtenção dos melhores resultados dentro desse contexto, uma vez que uma das principais causas das startups não sobreviverem ao chamado “vale da morte” está relacionada com a dificuldade do mercado absorver a proposta de valor da empresa que é entregue através do seu produto ou serviço, entendido também, como o Product-Market Fit (PMF) da startup no seu mercado. Caso o seu PMF não se prove eficiente no princípio ou perca força no decorrer do desenvolvimento do negócio, poderá ser necessária a realização de uma “pivotagem”, movimento entendido como a startup “girar” em outra direção, testando novas hipóteses, mas buscando manter a sua base já conquistada no mercado. Dessa forma, o presente trabalho apresenta a jornada de validação do modelo de negócio executada em uma startup já existente no mercado utilizando metodologias que fundamentam a validação de um modelo de negócios, como o Business Model Canvas (BMC), Lean Startup (LS), Lean Product Process (LPP), Ciclo de Feedback, dentre outros, visando a obtenção do PMF da Startup e que sirvam como guia para a “pivotagem” do modelo atual da startup para um novo modelo de negócio que seja inovador e condizente com as dores e necessidades reais dos seus clientes e mercado.The business model is how a business, whether traditional or disruptive, manages to create, capture and deliver value to its customers, solving a real demand in the market in which it operates. In the environment of startups, the validation of this model is even more necessary, since these companies are inserted in conditions of extreme uncertainty. This challenge is not so simple, and many times it is executed without a theoretical methodology applied in this process, therefore, substantiating this process through methodologies, methods and practices already validated by the academy and the market become essential to obtain the best results within this context, since one of the main causes of startups not surviving the so-called "valley of death" is related to the difficulty of the market to absorb the company's value proposition that is delivered through its product or service, also understood as the Product-Market Fit (PMF) of the startup in its market. If your PMF does not prove to be efficient in the beginning or loses strength during the development of the business, it may be necessary to carry out a "pivot", a movement understood as the startup "turning" in another direction, testing new hypotheses, but seeking to maintain its base already conquered in the market. Thus, the present work presents the business model validation journey performed in a startup that already exists in the market using methodologies that support the validation of a business model, such as the Business Model Canvas (BMC), Lean Startup (LS), Lean Product Process (LPP), Feedback Cycle, among others, aiming to obtain the Startup's PMF and that serve as a guide for the "pivot" of the current startup model to a new business model that is innovative and consistent with the pains and real needs of its customers and market.Universidade Federal do Rio Grande do NorteCiências e Tecnologia - Negócios TecnológicosUFRNBrasilEscola de Ciências e TecnologiaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessModelo de NegóciosStartupLean StartupProduct-Market FitPivotarBusiness ModelStartupLean StartupProduct-Market FitPivotValidação de modelo de negócios: estratégias aplicadas a uma startup em traçãoBusiness model validation: strategies applied to a startup in tractioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50603/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50603/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALValidaçãoModeloNegócios_Barreto_2022.pdfValidaçãoModeloNegócios_Barreto_2022.pdfapplication/pdf3064294https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50603/1/Valida%c3%a7%c3%a3oModeloNeg%c3%b3cios_Barreto_2022.pdf557b1d6e3090c38fce4f929b80371380MD51123456789/506032022-12-27 12:39:22.383oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-12-27T15:39:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Validação de modelo de negócios: estratégias aplicadas a uma startup em tração
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Business model validation: strategies applied to a startup in traction
title Validação de modelo de negócios: estratégias aplicadas a uma startup em tração
spellingShingle Validação de modelo de negócios: estratégias aplicadas a uma startup em tração
Barreto, Washington Mattheus Gomes
Modelo de Negócios
Startup
Lean Startup
Product-Market Fit
Pivotar
Business Model
Startup
Lean Startup
Product-Market Fit
Pivot
title_short Validação de modelo de negócios: estratégias aplicadas a uma startup em tração
title_full Validação de modelo de negócios: estratégias aplicadas a uma startup em tração
title_fullStr Validação de modelo de negócios: estratégias aplicadas a uma startup em tração
title_full_unstemmed Validação de modelo de negócios: estratégias aplicadas a uma startup em tração
title_sort Validação de modelo de negócios: estratégias aplicadas a uma startup em tração
author Barreto, Washington Mattheus Gomes
author_facet Barreto, Washington Mattheus Gomes
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5336356193599447
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Brandão, Gláucio Bezerra
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0050402182466103
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Zumba, Felipe Macedo
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7244397559211041
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Washington Mattheus Gomes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Matamoros, Efrain Pantaleón
contributor_str_mv Matamoros, Efrain Pantaleón
dc.subject.por.fl_str_mv Modelo de Negócios
Startup
Lean Startup
Product-Market Fit
Pivotar
Business Model
Startup
Lean Startup
Product-Market Fit
Pivot
topic Modelo de Negócios
Startup
Lean Startup
Product-Market Fit
Pivotar
Business Model
Startup
Lean Startup
Product-Market Fit
Pivot
description O modelo de negócios é como um negócio, seja tradicional ou disruptivo, consegue criar, capturar e entregar valor para os seus clientes, resolvendo uma demanda real do mercado no qual está inserido. No ambiente dás startups, a validação desse modelo se mostra ainda mais necessária, visto que essas empresas estão inseridas em condições de extrema incerteza. Esse desafio não é tão simples, e por muitas vezes é executado sem uma metodologia teórica aplicada nesse processo, portanto, fundamentar esse processo por meio de metodologias, métodos e práticas já validadas pela academia e mercado se tornam essenciais para a obtenção dos melhores resultados dentro desse contexto, uma vez que uma das principais causas das startups não sobreviverem ao chamado “vale da morte” está relacionada com a dificuldade do mercado absorver a proposta de valor da empresa que é entregue através do seu produto ou serviço, entendido também, como o Product-Market Fit (PMF) da startup no seu mercado. Caso o seu PMF não se prove eficiente no princípio ou perca força no decorrer do desenvolvimento do negócio, poderá ser necessária a realização de uma “pivotagem”, movimento entendido como a startup “girar” em outra direção, testando novas hipóteses, mas buscando manter a sua base já conquistada no mercado. Dessa forma, o presente trabalho apresenta a jornada de validação do modelo de negócio executada em uma startup já existente no mercado utilizando metodologias que fundamentam a validação de um modelo de negócios, como o Business Model Canvas (BMC), Lean Startup (LS), Lean Product Process (LPP), Ciclo de Feedback, dentre outros, visando a obtenção do PMF da Startup e que sirvam como guia para a “pivotagem” do modelo atual da startup para um novo modelo de negócio que seja inovador e condizente com as dores e necessidades reais dos seus clientes e mercado.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-23T17:41:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-23T17:41:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARRETO, Washington Mattheus Gomes. Validação de modelo de negócios: estratégias aplicadas a uma startup em tração. Orientador: Efrain Pantaleón Matamoros. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências e Tecnologia - Negócios Tecnológicos) - Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50603
identifier_str_mv BARRETO, Washington Mattheus Gomes. Validação de modelo de negócios: estratégias aplicadas a uma startup em tração. Orientador: Efrain Pantaleón Matamoros. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências e Tecnologia - Negócios Tecnológicos) - Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Ciências e Tecnologia - Negócios Tecnológicos
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Ciências e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50603/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50603/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50603/1/Valida%c3%a7%c3%a3oModeloNeg%c3%b3cios_Barreto_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
557b1d6e3090c38fce4f929b80371380
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117831288946688