O uso das TICs nas aulas de música: um estudo de caso com turmas do 9° ano da E. E. Dr. Manoel Dantas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tinôco, Barbara Grace
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54788
Resumo: Esta pesquisa refere-se a uma experiência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas aulas de música das turmas do 9° ano da Escola Estadual Dr. Manoel Dantas situada na cidade de Santo Antônio do Salto da Onça no ano de 2022. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o espaço e relevância do uso das TICs nas aulas de música da escola básica. Além de evidenciar o uso das TICs e discutir seu espaço no planejamento e condução das aulas de música da instituição escolar citada acima, especificamente nas turmas do 9° ano, e, com isso, apresentar possibilidades de inserção das TICs no processo de ensino e aprendizagem de música nos anos finais do Ensino Fundamental para a comunidade docente. A pesquisa foi realizada entre 2021 e 2022 e traz consigo uma revisão de literatura sobre o tema das TDICs na educação musical e alguns conceitos importantes para a execução das aulas utilizando tecnologias, além de trazer análise dos planos de aula utilizados e entrevistas com os alunos participantes. Foram utilizadas tecnologias para composição/performance, audição/apreciação, e contextualização/reflexão, levando em conta fatores sociais da própria escola, dos alunos, dos recursos etc. A metodologia da pesquisa é de abordagem predominantemente qualitativa, do tipo estudo de caso, em que são combinadas diversas fontes de construção de dados, como questionários e entrevistas. O resultado da análise dos dados, ao final do trabalho, reforça que o uso dessas tecnologias em sala de aula teve um impacto positivo no ensino e aprendizagem dos alunos das turmas participantes, o uso dessas tecnologias despertou mais interesse dos alunos e revela também que mesmo após as aulas os alunos deram continuidade ao fazer musical utilizando essas tecnologias.
id UFRN_1769c29d97df0ca83c3b3b6188362549
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54788
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Tinôco, Barbara Gracehttp://lattes.cnpq.br/0969108947236040http://lattes.cnpq.br/1716956463155805Beltrame, Juciane AraldiThomé, Renata Viana de Barroshttp://lattes.cnpq.br/1230598383268415Gomes, Carolina Chaves2023-09-12T20:39:13Z2023-09-12T20:39:13Z2023-06-02TINÔCO, Barbara Grace. O uso das TICs nas aulas de música: um estudo de caso com turmas do 9° ano da E. E. Dr. Manoel Dantas. Orientador: Carolina Chaves Gomes. 2023. 73f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54788Esta pesquisa refere-se a uma experiência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas aulas de música das turmas do 9° ano da Escola Estadual Dr. Manoel Dantas situada na cidade de Santo Antônio do Salto da Onça no ano de 2022. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o espaço e relevância do uso das TICs nas aulas de música da escola básica. Além de evidenciar o uso das TICs e discutir seu espaço no planejamento e condução das aulas de música da instituição escolar citada acima, especificamente nas turmas do 9° ano, e, com isso, apresentar possibilidades de inserção das TICs no processo de ensino e aprendizagem de música nos anos finais do Ensino Fundamental para a comunidade docente. A pesquisa foi realizada entre 2021 e 2022 e traz consigo uma revisão de literatura sobre o tema das TDICs na educação musical e alguns conceitos importantes para a execução das aulas utilizando tecnologias, além de trazer análise dos planos de aula utilizados e entrevistas com os alunos participantes. Foram utilizadas tecnologias para composição/performance, audição/apreciação, e contextualização/reflexão, levando em conta fatores sociais da própria escola, dos alunos, dos recursos etc. A metodologia da pesquisa é de abordagem predominantemente qualitativa, do tipo estudo de caso, em que são combinadas diversas fontes de construção de dados, como questionários e entrevistas. O resultado da análise dos dados, ao final do trabalho, reforça que o uso dessas tecnologias em sala de aula teve um impacto positivo no ensino e aprendizagem dos alunos das turmas participantes, o uso dessas tecnologias despertou mais interesse dos alunos e revela também que mesmo após as aulas os alunos deram continuidade ao fazer musical utilizando essas tecnologias.This research refers to an experience of use of Information and Communication technologies on 9th grade music lessons of the Escola Estadual Dr. Manoel Dantas located at the Santo Antônio do Salto da Onça city in the year of 2022. The main goal of this research is to analyze the space and relevance of the use of ICTs in music classes in elementary schools, in addition to highlighting the use of ICTs and discussing its space in the planning and conducting of music classes at the school institution mentioned above, specifically in the 9th grade classes, and with that to present possibilities of insertion of ICTs in the process of teaching and learning of music in the final years of Elementary School for the teaching community. The research was carried out between 2021 and 2022, it brings with it a literature review on the subject of ICTs in music education and some important concepts for the execution of classes using technologies, in addition to bringing analysis of the lesson plans used and interviews with the participating students. Technologies were used to composition/performance, hearing/appreciation, and contextualization/reflection, considering the social facts from the school itself, from the students, from the resources, etc. The research methodology is research with a predominantly qualitative approach of the case study type, in which several sources of data construction are combined, such as questionnaires and interviews. The result of the data analysis, at the end of the work, reinforces that the use of these technologies in the classroom had a positive impact on the teaching and learning of the students in the participating classes, the use of these technologies aroused more interest from the students and also reveals that even after the classes, the students continued to make music using these technologies.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES - REDE NACIONALUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESMúsica - aulas de música - uso de tecnologiasEducação musical - estudo e ensino - ensino fundamentalEducação musical - TICs - ensino e aprendizagemO uso das TICs nas aulas de música: um estudo de caso com turmas do 9° ano da E. E. Dr. Manoel Dantasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALUsoTICsaulas_Tinoco_2023.pdfapplication/pdf2799522https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54788/1/UsoTICsaulas_Tinoco_2023.pdf16daea3d0ecd80e91bda50f585fae2cfMD51123456789/547882023-09-12 17:39:57.992oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54788Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-09-12T20:39:57Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso das TICs nas aulas de música: um estudo de caso com turmas do 9° ano da E. E. Dr. Manoel Dantas
title O uso das TICs nas aulas de música: um estudo de caso com turmas do 9° ano da E. E. Dr. Manoel Dantas
spellingShingle O uso das TICs nas aulas de música: um estudo de caso com turmas do 9° ano da E. E. Dr. Manoel Dantas
Tinôco, Barbara Grace
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Música - aulas de música - uso de tecnologias
Educação musical - estudo e ensino - ensino fundamental
Educação musical - TICs - ensino e aprendizagem
title_short O uso das TICs nas aulas de música: um estudo de caso com turmas do 9° ano da E. E. Dr. Manoel Dantas
title_full O uso das TICs nas aulas de música: um estudo de caso com turmas do 9° ano da E. E. Dr. Manoel Dantas
title_fullStr O uso das TICs nas aulas de música: um estudo de caso com turmas do 9° ano da E. E. Dr. Manoel Dantas
title_full_unstemmed O uso das TICs nas aulas de música: um estudo de caso com turmas do 9° ano da E. E. Dr. Manoel Dantas
title_sort O uso das TICs nas aulas de música: um estudo de caso com turmas do 9° ano da E. E. Dr. Manoel Dantas
author Tinôco, Barbara Grace
author_facet Tinôco, Barbara Grace
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0969108947236040
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1716956463155805
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Beltrame, Juciane Araldi
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Thomé, Renata Viana de Barros
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1230598383268415
dc.contributor.author.fl_str_mv Tinôco, Barbara Grace
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes, Carolina Chaves
contributor_str_mv Gomes, Carolina Chaves
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Música - aulas de música - uso de tecnologias
Educação musical - estudo e ensino - ensino fundamental
Educação musical - TICs - ensino e aprendizagem
dc.subject.por.fl_str_mv Música - aulas de música - uso de tecnologias
Educação musical - estudo e ensino - ensino fundamental
Educação musical - TICs - ensino e aprendizagem
description Esta pesquisa refere-se a uma experiência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas aulas de música das turmas do 9° ano da Escola Estadual Dr. Manoel Dantas situada na cidade de Santo Antônio do Salto da Onça no ano de 2022. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o espaço e relevância do uso das TICs nas aulas de música da escola básica. Além de evidenciar o uso das TICs e discutir seu espaço no planejamento e condução das aulas de música da instituição escolar citada acima, especificamente nas turmas do 9° ano, e, com isso, apresentar possibilidades de inserção das TICs no processo de ensino e aprendizagem de música nos anos finais do Ensino Fundamental para a comunidade docente. A pesquisa foi realizada entre 2021 e 2022 e traz consigo uma revisão de literatura sobre o tema das TDICs na educação musical e alguns conceitos importantes para a execução das aulas utilizando tecnologias, além de trazer análise dos planos de aula utilizados e entrevistas com os alunos participantes. Foram utilizadas tecnologias para composição/performance, audição/apreciação, e contextualização/reflexão, levando em conta fatores sociais da própria escola, dos alunos, dos recursos etc. A metodologia da pesquisa é de abordagem predominantemente qualitativa, do tipo estudo de caso, em que são combinadas diversas fontes de construção de dados, como questionários e entrevistas. O resultado da análise dos dados, ao final do trabalho, reforça que o uso dessas tecnologias em sala de aula teve um impacto positivo no ensino e aprendizagem dos alunos das turmas participantes, o uso dessas tecnologias despertou mais interesse dos alunos e revela também que mesmo após as aulas os alunos deram continuidade ao fazer musical utilizando essas tecnologias.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-12T20:39:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-12T20:39:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-06-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TINÔCO, Barbara Grace. O uso das TICs nas aulas de música: um estudo de caso com turmas do 9° ano da E. E. Dr. Manoel Dantas. Orientador: Carolina Chaves Gomes. 2023. 73f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54788
identifier_str_mv TINÔCO, Barbara Grace. O uso das TICs nas aulas de música: um estudo de caso com turmas do 9° ano da E. E. Dr. Manoel Dantas. Orientador: Carolina Chaves Gomes. 2023. 73f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54788/1/UsoTICsaulas_Tinoco_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 16daea3d0ecd80e91bda50f585fae2cf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117656477696000