Intervenção na consciência fonológica e vocabulário expressivo em crianças de baixa renda em fase de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Flávia Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33125
Resumo: A proficiência de leitura dos estudantes brasileiros é considerada insuficiente e crianças de níveis socioeconômicos mais baixos são mais propensas a apresentarem dificuldades na aprendizagem da leitura. Programas de intervenção na escola tem trazido resultados benéficos para o sucesso na leitura. Objetivo: Verificar a efetividade da intervenção em consciência fonológica e vocabulário expressivo em crianças com baixa renda no início da alfabetização. Método: estudo intervencional, longitudinal, retrospectivo e documental, realizado por meio da coleta de um banco de dados de avaliações de crianças do 1° ano do Ensino Fundamental I de três Escolas Municipais da Cidade de Natal/RN. Participaram 127 crianças com idades entre 6 e 7 anos, de ambos os sexos, distribuídos em dois grupos: grupo intervenção (GI): 40 escolares submetidos a um programa de intervenção em consciência fonológica e vocabulário expressivo e, grupo controle (GC): 87 por crianças não expostas ao programa, mas que foram expostas ao processo de alfabetização no contexto escolar no mesmo período. Para as avaliações comparativas de pré e pós intervenção foram analisadas as habilidades de consciência fonológica, nomeação automática rápida, memória operacional fonológica, identificação de letras e vocabulário expressivo. As intervenções ocorreram durante 15 encontros, aplicadas pelo pesquisador juntamente com o professor em sala de aula, 3 vezes por semana durante 5 semanas, com duração de 60 minutos, no horário da aula. As atividades eram lúdicas e multissensoriais, seguiam sequência hierárquica das habilidades silábicas e fonêmicas, bem como vocábulos seguidos por livros infantis selecionados pela equipe de pesquisadores e escola. Os dados foram analisados por estatística descritiva e inferencial, testes não paramétricos: teste Mann-Whitney, para comparação intergrupos, e Wilcoxon, para comparação intragrupo, com valor significativo de p<0,05 e intervalos com 95% de confiança estatística. Resultados: No GI houve melhora de desempenho estatisticamente significante após a intervenção em consciência fonológica (silábica, fonêmica e total), RAN de dígitos e letras, memória operacional fonológica em dígitos de ordem direta e inversa e identificação de letras. No GC, houve melhora em todas as habilidades do processamento fonológico e de vocabulário expressivo nas categorias semânticas vestuário, alimentos, animais, transportes, locais e brinquedos. Tanto na comparação intra-grupos quanto na comparação entre os mesmos, foi possível observar a eficácia do programa de intervenção focado nessas habilidades, no qual proporcionou ganhos tanto para as habilidades estimuladas como para as demais do processamento fonológico (como RAN, memória operacional fonológica) e identificação de letras que não foram trabalhadas no processo interventivo. Conclusão: O estudo demonstrou a eficácia de um programa de intervenção em consciência fonológica e vocabulário expressivo desenvolvido no ambiente escolar e como esse estimulo pode impactar positivamente a aprendizagem de escolares, principalmente de níveis socioeconômicos mais baixos, nas práticas acadêmicas dos professores. Assim, possibilita o planejamento e formulação de políticas públicas que possam contribuir com o processo de aprendizagem, além da importância da inserção do fonoaudiólogo no ambiente escolar.
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Objetivo: Verificar a efetividade da intervenção em consciência fonológica e vocabulário expressivo em crianças com baixa renda no início da alfabetização. Método: estudo intervencional, longitudinal, retrospectivo e documental, realizado por meio da coleta de um banco de dados de avaliações de crianças do 1° ano do Ensino Fundamental I de três Escolas Municipais da Cidade de Natal/RN. Participaram 127 crianças com idades entre 6 e 7 anos, de ambos os sexos, distribuídos em dois grupos: grupo intervenção (GI): 40 escolares submetidos a um programa de intervenção em consciência fonológica e vocabulário expressivo e, grupo controle (GC): 87 por crianças não expostas ao programa, mas que foram expostas ao processo de alfabetização no contexto escolar no mesmo período. 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Resultados: No GI houve melhora de desempenho estatisticamente significante após a intervenção em consciência fonológica (silábica, fonêmica e total), RAN de dígitos e letras, memória operacional fonológica em dígitos de ordem direta e inversa e identificação de letras. No GC, houve melhora em todas as habilidades do processamento fonológico e de vocabulário expressivo nas categorias semânticas vestuário, alimentos, animais, transportes, locais e brinquedos. Tanto na comparação intra-grupos quanto na comparação entre os mesmos, foi possível observar a eficácia do programa de intervenção focado nessas habilidades, no qual proporcionou ganhos tanto para as habilidades estimuladas como para as demais do processamento fonológico (como RAN, memória operacional fonológica) e identificação de letras que não foram trabalhadas no processo interventivo. Conclusão: O estudo demonstrou a eficácia de um programa de intervenção em consciência fonológica e vocabulário expressivo desenvolvido no ambiente escolar e como esse estimulo pode impactar positivamente a aprendizagem de escolares, principalmente de níveis socioeconômicos mais baixos, nas práticas acadêmicas dos professores. Assim, possibilita o planejamento e formulação de políticas públicas que possam contribuir com o processo de aprendizagem, além da importância da inserção do fonoaudiólogo no ambiente escolar.The reading proficiency of Brazilian students is considered insufficient and children from lower socioeconomic levels are more likely to present difficulties in the reading learning process. School-based intervention programs have brought beneficial results for reading success. Objective: To verify the effectiveness of intervention in phonological awareness and expressive vocabulary in low-income children at the beginning of literacy. Method: an interventional, longitudinal, retrospective, and documental study, carried out by collecting a database of assessments of children in the 1st year of Elementary School I in three Municipal Schools in the city of Natal/RN. The participants were 127 children of both sexes, aged between 6 and 7 years old, distributed into two groups: the intervention group (IG): 40 children who underwent an intervention program in phonological awareness and expressive vocabulary; and the control group (CG): 87 children not exposed to the program, but who were exposed to the literacy process in the school context during the same period. For the pre- and post-intervention comparative evaluations the phonological awareness, rapid automatic naming, phonological operational memory, letter identification and expressive vocabulary skills were analyzed. The interventions occurred during 15 sessions, applied by the researcher together with the classroom teacher, 3 times a week for 5 weeks, lasting 60 minutes during class time. The activities were playful and multisensorial, following a hierarchical sequence of syllabic and phonemic skills, as well as vocabulary followed by children's books selected by the research team and the school. Data were analyzed by descriptive and inferential statistics, non-parametric tests: Mann-Whitney test, for intergroup comparison, and Wilcoxon test, for intragroup comparison, with significant value of p<0.05 and intervals with 95% statistical confidence. Results: In GI there was statistically significant performance improvement after the intervention in phonological awareness (syllabic, phonemic and total), digit and letter RAN, phonological operational memory in direct and reverse order digits and letter identification. In the CG, there was improvement in all phonological processing skills and expressive vocabulary in the semantic categories clothing, food, animals, transportation, places, and toys. In the intra-group comparison and in the comparison between groups, it was possible to observe the effectiveness of the intervention program focused on these skills, in which it provided gains both for the stimulated skills and for the others of phonological processing (such as RAN, phonological working memory) and identification of letters that were not worked on in the intervention process. Conclusion: The study brings relevant data about the efficacy of an intervention program in phonological awareness and expressive vocabulary developed in a school environment and how this stimulus may positively impact the learning process of students, especially those from lower socioeconomic levels, in the teachers' academic practices, in planning and formulating public policies that may contribute to the learning process, in addition to the importance of the phonoaudiologist's insertion in the school environment.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIAUFRNBrasilLinguagem infantilLeituraAprendizagemVocabulárioIntervenção educacional precoceClasse socialIntervenção na consciência fonológica e vocabulário expressivo em crianças de baixa renda em fase de alfabetizaçãoIntervention in phonological awareness and expressive vocabulary in low-income children in literacy phaseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALIntervencaoconscienciafonologica_Lemos_2021.pdfapplication/pdf1486898https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33125/1/Intervencaoconscienciafonologica_Lemos_2021.pdf00ad4c91952928573beeea67501a8fc9MD51123456789/331252021-08-13 12:57:06.869oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/33125Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-08-13T15:57:06Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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