Preparação vocal no teatro musical brasileiro: estratégias de construção da sonoridade para a cena cantada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46566 |
Resumo: | Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa que teve como principal objetivo identificar, analisar e aplicar estratégias de preparação vocal a fim de contribuir na construção da sonoridade do personagem para a cena cantada no Teatro Musical brasileiro. Trata-se de um estudo sobre técnica vocal e as práticas interpretativas do ator durante a canção. O trabalho é direcionado a atores, cantores, preparadores vocais, professores de canto e pesquisadores da área. Após uma reflexão introdutória, é apresentado o resultado de uma pesquisa bibliográfica baseada sobretudo em autores como Miller (1986), (1994), (2011), Costa e Silva (1998), Fuks (1999), Behlau (2001), Fernandes (2009), Gil e Herbst (2016), Silva e Herr (2016) sobre a técnica vocal e a pedagogia do canto, Cardoso (2016); (2017), Esteves (2014) a respeito da sonoridade e práticas interpretativas no Teatro Musical brasileiro, entre outros autores. Na sequência, é apresentado o desenvolvimento da pesquisa em um grupo de extensão de Teatro Musical da Escola de Música da UFRN com atores amadores sendo apontadas, inicialmente, as características e necessidades vocais dos alunos. Ao mesmo tempo, é apresentada uma investigação e discussão sobre as estratégias de preparação vocal para o Teatro Musical usadas por profissionais reconhecidos na área e atuantes no mercado brasileiro. Tais estratégias dão base para a elaboração de uma proposta experimental de preparação vocal para Teatro Musical a qual é adaptada e aplicada no grupo estudado, sendo tal processo relatado no capítulo seguinte. Por fim, são apresentadas as avaliações feitas durante e ao final do processo, apontando os resultados identificados. A pesquisa conclui que ao preparar vocalmente o ator iniciante para espetáculos de Teatro Musical é importante que se ensine as técnicas básicas do canto, aplicando o nível de fala na voz cantada e desenvolvendo recursos vocais para que se possa expressar diferentes personalidades e emoções por meio de um processo de estudo cênico e de sua própria interpretação. Durante a prática da canção é necessário também que seja feito um estudo do texto e da música, investigando o seu estilo e os elementos que a compõem, propondo uma sonoridade vocal que melhor comunique as características identificadas. |
id |
UFRN_1d1afc0a64ea6f853c43d24439482e2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46566 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Morais, Danilo Nogueira dehttp://lattes.cnpq.br/9196853814788942http://lattes.cnpq.br/9224599605968743Bádue, Alexandre de OliveiraOliveira, Mário André Wanderleyhttp://lattes.cnpq.br/3051960153236945Mendes, Jean Joubert Freitas2022-03-14T23:12:46Z2022-03-14T23:12:46Z2021-11-30MORAIS, Danilo Nogueira de. Preparação vocal no teatro musical brasileiro: estratégias de construção da sonoridade para a cena cantada. 2021. 185f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46566Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa que teve como principal objetivo identificar, analisar e aplicar estratégias de preparação vocal a fim de contribuir na construção da sonoridade do personagem para a cena cantada no Teatro Musical brasileiro. Trata-se de um estudo sobre técnica vocal e as práticas interpretativas do ator durante a canção. O trabalho é direcionado a atores, cantores, preparadores vocais, professores de canto e pesquisadores da área. Após uma reflexão introdutória, é apresentado o resultado de uma pesquisa bibliográfica baseada sobretudo em autores como Miller (1986), (1994), (2011), Costa e Silva (1998), Fuks (1999), Behlau (2001), Fernandes (2009), Gil e Herbst (2016), Silva e Herr (2016) sobre a técnica vocal e a pedagogia do canto, Cardoso (2016); (2017), Esteves (2014) a respeito da sonoridade e práticas interpretativas no Teatro Musical brasileiro, entre outros autores. Na sequência, é apresentado o desenvolvimento da pesquisa em um grupo de extensão de Teatro Musical da Escola de Música da UFRN com atores amadores sendo apontadas, inicialmente, as características e necessidades vocais dos alunos. Ao mesmo tempo, é apresentada uma investigação e discussão sobre as estratégias de preparação vocal para o Teatro Musical usadas por profissionais reconhecidos na área e atuantes no mercado brasileiro. Tais estratégias dão base para a elaboração de uma proposta experimental de preparação vocal para Teatro Musical a qual é adaptada e aplicada no grupo estudado, sendo tal processo relatado no capítulo seguinte. Por fim, são apresentadas as avaliações feitas durante e ao final do processo, apontando os resultados identificados. A pesquisa conclui que ao preparar vocalmente o ator iniciante para espetáculos de Teatro Musical é importante que se ensine as técnicas básicas do canto, aplicando o nível de fala na voz cantada e desenvolvendo recursos vocais para que se possa expressar diferentes personalidades e emoções por meio de um processo de estudo cênico e de sua própria interpretação. Durante a prática da canção é necessário também que seja feito um estudo do texto e da música, investigando o seu estilo e os elementos que a compõem, propondo uma sonoridade vocal que melhor comunique as características identificadas.This work is the result of a research whose main objective was to identify, analyze and apply vocal pedagogical strategies that contribute to the construction of the character's vocal sound in Musical Theater. This is a study on vocal technique and the actor's interpretative practices during the song. The work is aimed at actors, singing teachers, vocal coaches and researchers in the field. After an introductory reflection, it is presented the result of an extensive bibliographical research based on authors such as Miller (1986), (1994), (2011), Costa e Silva (1998), Fuks (1999), Behlau (2001), Fernandes (2009), Gil e Herbst (2016), Silva e Herr (2016) on vocal technique and singing pedagogy, Cardoso (2016); (2017), Esteves (2014) about the sound and interpretive practices in brazilian Musical Theater, among other authors. Next, the development of the research in an extension group of Musical Theater at the UFRN School of Music is presented, where initially the vocal characteristics and needs of students are recognized, and later this work proposes an investigation and discussion on musical theater vocal pedagogical strategies used by renowned professionals in the field and active in the national market. Such strategies provide the basis for the elaboration and application of an experimental proposal to teach singing in the selected musical theater group, which is reported afterwards. Finally, the evaluations made during and at the end of the process are presented, pointing out the identified results. The research concludes that when teachers prepare the musical theater actor vocally, it is important that they teach basic singing techniques, applying speech (or spoken)-level singing and developing vocal resources so that the actor can express different personalities and emotions through a process of dramatic study and the actor's own interpretation. During the practice of the song, both text and music would be studied, investigating its style and the elements that compose it, proposing a vocal sound that better communicates the identified characteristics.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilPreparação vocalTeatro musicalSonoridade vocalCena cantadaPreparação vocal no teatro musical brasileiro: estratégias de construção da sonoridade para a cena cantadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPreparacaovocalteatro_Morais_2021.pdfapplication/pdf11863837https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46566/1/Preparacaovocalteatro_Morais_2021.pdf81ae663c01a93fab61d7af698ddeed12MD51123456789/465662022-05-02 12:50:35.116oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46566Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:50:35Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Preparação vocal no teatro musical brasileiro: estratégias de construção da sonoridade para a cena cantada |
title |
Preparação vocal no teatro musical brasileiro: estratégias de construção da sonoridade para a cena cantada |
spellingShingle |
Preparação vocal no teatro musical brasileiro: estratégias de construção da sonoridade para a cena cantada Morais, Danilo Nogueira de Preparação vocal Teatro musical Sonoridade vocal Cena cantada |
title_short |
Preparação vocal no teatro musical brasileiro: estratégias de construção da sonoridade para a cena cantada |
title_full |
Preparação vocal no teatro musical brasileiro: estratégias de construção da sonoridade para a cena cantada |
title_fullStr |
Preparação vocal no teatro musical brasileiro: estratégias de construção da sonoridade para a cena cantada |
title_full_unstemmed |
Preparação vocal no teatro musical brasileiro: estratégias de construção da sonoridade para a cena cantada |
title_sort |
Preparação vocal no teatro musical brasileiro: estratégias de construção da sonoridade para a cena cantada |
author |
Morais, Danilo Nogueira de |
author_facet |
Morais, Danilo Nogueira de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9196853814788942 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9224599605968743 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Bádue, Alexandre de Oliveira |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Oliveira, Mário André Wanderley |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3051960153236945 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Danilo Nogueira de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mendes, Jean Joubert Freitas |
contributor_str_mv |
Mendes, Jean Joubert Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Preparação vocal Teatro musical Sonoridade vocal Cena cantada |
topic |
Preparação vocal Teatro musical Sonoridade vocal Cena cantada |
description |
Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa que teve como principal objetivo identificar, analisar e aplicar estratégias de preparação vocal a fim de contribuir na construção da sonoridade do personagem para a cena cantada no Teatro Musical brasileiro. Trata-se de um estudo sobre técnica vocal e as práticas interpretativas do ator durante a canção. O trabalho é direcionado a atores, cantores, preparadores vocais, professores de canto e pesquisadores da área. Após uma reflexão introdutória, é apresentado o resultado de uma pesquisa bibliográfica baseada sobretudo em autores como Miller (1986), (1994), (2011), Costa e Silva (1998), Fuks (1999), Behlau (2001), Fernandes (2009), Gil e Herbst (2016), Silva e Herr (2016) sobre a técnica vocal e a pedagogia do canto, Cardoso (2016); (2017), Esteves (2014) a respeito da sonoridade e práticas interpretativas no Teatro Musical brasileiro, entre outros autores. Na sequência, é apresentado o desenvolvimento da pesquisa em um grupo de extensão de Teatro Musical da Escola de Música da UFRN com atores amadores sendo apontadas, inicialmente, as características e necessidades vocais dos alunos. Ao mesmo tempo, é apresentada uma investigação e discussão sobre as estratégias de preparação vocal para o Teatro Musical usadas por profissionais reconhecidos na área e atuantes no mercado brasileiro. Tais estratégias dão base para a elaboração de uma proposta experimental de preparação vocal para Teatro Musical a qual é adaptada e aplicada no grupo estudado, sendo tal processo relatado no capítulo seguinte. Por fim, são apresentadas as avaliações feitas durante e ao final do processo, apontando os resultados identificados. A pesquisa conclui que ao preparar vocalmente o ator iniciante para espetáculos de Teatro Musical é importante que se ensine as técnicas básicas do canto, aplicando o nível de fala na voz cantada e desenvolvendo recursos vocais para que se possa expressar diferentes personalidades e emoções por meio de um processo de estudo cênico e de sua própria interpretação. Durante a prática da canção é necessário também que seja feito um estudo do texto e da música, investigando o seu estilo e os elementos que a compõem, propondo uma sonoridade vocal que melhor comunique as características identificadas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-11-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-14T23:12:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-03-14T23:12:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MORAIS, Danilo Nogueira de. Preparação vocal no teatro musical brasileiro: estratégias de construção da sonoridade para a cena cantada. 2021. 185f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46566 |
identifier_str_mv |
MORAIS, Danilo Nogueira de. Preparação vocal no teatro musical brasileiro: estratégias de construção da sonoridade para a cena cantada. 2021. 185f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46566/1/Preparacaovocalteatro_Morais_2021.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
81ae663c01a93fab61d7af698ddeed12 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117591108419584 |