O Farol do Mucuripe iluminando o ensino de História no caminho para a prática da cidadania em Fortaleza: projeto de Educação Patrimonial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benevides, Fernando Vasconcelos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26021
Resumo: Esta dissertação trata-se do embasamento teórico-metodológico da cartilha, anexa a este trabalho, intitulada A recuperação do Farol do Mucuripe na visão de alunos do oitavo ano - projeto de intervenção em Educação Patrimonial. Ela é um produto pedagógico exigido pelo Mestrado Profissional em Ensino de História como trabalho final de conclusão do curso. O formato de cartilha foi escolhido por ser mais acessível e ter linguagem de fácil compreensão. O trabalho foi desenvolvido dentro da linha de pesquisa Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória e tem o objetivo de contribuir com o Ensino de História tendo como referência o conceito de consciência histórica, do historiador alemão Jörn Rüsen (2007). De acordo com ele, a finalidade do Ensino de História é formar indivíduos conscientes que são sujeitos históricos, ou seja, que possuem papel social. A teoria corrobora com os documentos que legislam a educação básica no Brasil, a qual a História está inserida enquanto disciplina escolar, que apontam a formação do cidadão como objetivo da mesma. Seguindo esses preceitos, a cartilha constitui um projeto possível de ser aplicado em turmas de oitavo ano do Ensino Fundamental de escolas de Fortaleza, podendo ser desenvolvido pelo professor de História com o apoio da instituição de ensino em que leciona. A proposta, experienciada em uma escola particular da capital cearense, tem como objeto de reflexão o antigo Farol do Mucuripe, que foi empregado como recurso didático para a aprendizagem da História e o exercício da cidadania. O projeto estimula a problematização, por parte dos alunos, do atual estado de abandono e deterioração do prédio localizado na comunidade Serviluz, bairro Cais do Porto, levando-os a analisarem a importância histórica do Farol e a proporem soluções para a situação da edificação. Ao longo da execução, os estudantes respondem a perguntas como: Por que o prédio deve ser preservado? Que utilização deve ser dada a ele? A aplicação do projeto se dá utilizando os preceitos da Educação Patrimonial enquanto metodologia didática, ou seja, identificação, registro e valorização do patrimônio histórico.
id UFRN_1dd52c3db428590a41c5b657bfb6051a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26021
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Benevides, Fernando VasconcelosCoelho, Maria da Conceição GuilhermeSilva, Roberto AironSantos, Cícero Joaquim dosFagundes, José Evangelista2018-10-10T22:19:20Z2018-10-10T22:19:20Z2018-09-01BENEVIDES, Fernando Vasconcelos. O Farol do Mucuripe iluminando o ensino de História no caminho para a prática da cidadania em Fortaleza: projeto de Educação Patrimonial. 2018. 170f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26021Esta dissertação trata-se do embasamento teórico-metodológico da cartilha, anexa a este trabalho, intitulada A recuperação do Farol do Mucuripe na visão de alunos do oitavo ano - projeto de intervenção em Educação Patrimonial. Ela é um produto pedagógico exigido pelo Mestrado Profissional em Ensino de História como trabalho final de conclusão do curso. O formato de cartilha foi escolhido por ser mais acessível e ter linguagem de fácil compreensão. O trabalho foi desenvolvido dentro da linha de pesquisa Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória e tem o objetivo de contribuir com o Ensino de História tendo como referência o conceito de consciência histórica, do historiador alemão Jörn Rüsen (2007). De acordo com ele, a finalidade do Ensino de História é formar indivíduos conscientes que são sujeitos históricos, ou seja, que possuem papel social. A teoria corrobora com os documentos que legislam a educação básica no Brasil, a qual a História está inserida enquanto disciplina escolar, que apontam a formação do cidadão como objetivo da mesma. Seguindo esses preceitos, a cartilha constitui um projeto possível de ser aplicado em turmas de oitavo ano do Ensino Fundamental de escolas de Fortaleza, podendo ser desenvolvido pelo professor de História com o apoio da instituição de ensino em que leciona. A proposta, experienciada em uma escola particular da capital cearense, tem como objeto de reflexão o antigo Farol do Mucuripe, que foi empregado como recurso didático para a aprendizagem da História e o exercício da cidadania. O projeto estimula a problematização, por parte dos alunos, do atual estado de abandono e deterioração do prédio localizado na comunidade Serviluz, bairro Cais do Porto, levando-os a analisarem a importância histórica do Farol e a proporem soluções para a situação da edificação. Ao longo da execução, os estudantes respondem a perguntas como: Por que o prédio deve ser preservado? Que utilização deve ser dada a ele? A aplicação do projeto se dá utilizando os preceitos da Educação Patrimonial enquanto metodologia didática, ou seja, identificação, registro e valorização do patrimônio histórico.This dissertation comes from the theoretical-methodological basis of the booklet entitled A recuperação do Farol do Mucuripe na visão de alunos do oitavo ano - projeto de intervenção em Educação Patrimonial, which is attached to this work. This is a pedagogical work required by the Professional Master Program in Teaching of History as the final project for completing the degree requirements. The booklet format was chosen because it is more accessible, besides having an easy-to-understand language. The work was developed within the line of research called Historical Knowledge in Different Spaces of Memory, and aims to contribute to the Teaching of History based on the concept of historical consciousness by the German historian Jörn Rüsen (2007). According to Rüsen, the purpose of the Teaching of History is to form conscious individuals who are historical subjects, that is, they have a social role. The theory corroborates with documents that legislate Brazil’s basic education system, in which History is inserted as a school discipline, which states that the formation of the citizen as its main objective of History Teaching. Following these precepts, this booklet is an applicable project for eighth grade classes in Fortaleza’s Middle Schools, and can be developed by history professors with the support of the teaching institutions in which they work for. The proposed project, which was applied in a private school in Fortaleza, has the old Mucuripe Lighthouse (Farol do Mucuripe) as its central didactic resource for the learning of History and the exercise of citizenship. It encourages the students to question the current state of abandonment and deterioration of this historical building located in the Serviluz community, at the Cais do Porto neighborhood, leading them to analyze the historical importance of the Mucuripe Lighthouse and to propose solutions to the building’s current situation. Throughout the execution of the project, students answer questions such as: “why should the building be preserved?”, and “what use should be given to it?”. The application of this project is done using the principles of Heritage Education as a didactic methodology, meaning, identification, registration and valuation of historical heritage.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAEnsino de HistóriaConsciência históricaEducação patrimonialCidadaniaO Farol do Mucuripe iluminando o ensino de História no caminho para a prática da cidadania em Fortaleza: projeto de Educação Patrimonialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTFarolMucuripeiluminando_Benevides_2018.pdf.txtFarolMucuripeiluminando_Benevides_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain297215https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26021/2/FarolMucuripeiluminando_Benevides_2018.pdf.txte4dae38d5540d51f94a2e63181b6588eMD52THUMBNAILFarolMucuripeiluminando_Benevides_2018.pdf.jpgFarolMucuripeiluminando_Benevides_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2591https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26021/3/FarolMucuripeiluminando_Benevides_2018.pdf.jpgfb5c1697ea5c4255f039ea9e1aa63c3eMD53TEXTFarolMucuripeiluminando_Benevides_2018.pdf.txtFarolMucuripeiluminando_Benevides_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain297215https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26021/2/FarolMucuripeiluminando_Benevides_2018.pdf.txte4dae38d5540d51f94a2e63181b6588eMD52THUMBNAILFarolMucuripeiluminando_Benevides_2018.pdf.jpgFarolMucuripeiluminando_Benevides_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2591https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26021/3/FarolMucuripeiluminando_Benevides_2018.pdf.jpgfb5c1697ea5c4255f039ea9e1aa63c3eMD53ORIGINALFarolMucuripeiluminando_Benevides_2018.pdfapplication/pdf13473931https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26021/1/FarolMucuripeiluminando_Benevides_2018.pdfbf687034ecfe31497d487a5c2a6df108MD51123456789/260212019-01-30 08:50:51.866oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26021Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T11:50:51Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Farol do Mucuripe iluminando o ensino de História no caminho para a prática da cidadania em Fortaleza: projeto de Educação Patrimonial
title O Farol do Mucuripe iluminando o ensino de História no caminho para a prática da cidadania em Fortaleza: projeto de Educação Patrimonial
spellingShingle O Farol do Mucuripe iluminando o ensino de História no caminho para a prática da cidadania em Fortaleza: projeto de Educação Patrimonial
Benevides, Fernando Vasconcelos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Ensino de História
Consciência histórica
Educação patrimonial
Cidadania
title_short O Farol do Mucuripe iluminando o ensino de História no caminho para a prática da cidadania em Fortaleza: projeto de Educação Patrimonial
title_full O Farol do Mucuripe iluminando o ensino de História no caminho para a prática da cidadania em Fortaleza: projeto de Educação Patrimonial
title_fullStr O Farol do Mucuripe iluminando o ensino de História no caminho para a prática da cidadania em Fortaleza: projeto de Educação Patrimonial
title_full_unstemmed O Farol do Mucuripe iluminando o ensino de História no caminho para a prática da cidadania em Fortaleza: projeto de Educação Patrimonial
title_sort O Farol do Mucuripe iluminando o ensino de História no caminho para a prática da cidadania em Fortaleza: projeto de Educação Patrimonial
author Benevides, Fernando Vasconcelos
author_facet Benevides, Fernando Vasconcelos
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Coelho, Maria da Conceição Guilherme
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva, Roberto Airon
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Santos, Cícero Joaquim dos
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Benevides, Fernando Vasconcelos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fagundes, José Evangelista
contributor_str_mv Fagundes, José Evangelista
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Ensino de História
Consciência histórica
Educação patrimonial
Cidadania
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Consciência histórica
Educação patrimonial
Cidadania
description Esta dissertação trata-se do embasamento teórico-metodológico da cartilha, anexa a este trabalho, intitulada A recuperação do Farol do Mucuripe na visão de alunos do oitavo ano - projeto de intervenção em Educação Patrimonial. Ela é um produto pedagógico exigido pelo Mestrado Profissional em Ensino de História como trabalho final de conclusão do curso. O formato de cartilha foi escolhido por ser mais acessível e ter linguagem de fácil compreensão. O trabalho foi desenvolvido dentro da linha de pesquisa Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória e tem o objetivo de contribuir com o Ensino de História tendo como referência o conceito de consciência histórica, do historiador alemão Jörn Rüsen (2007). De acordo com ele, a finalidade do Ensino de História é formar indivíduos conscientes que são sujeitos históricos, ou seja, que possuem papel social. A teoria corrobora com os documentos que legislam a educação básica no Brasil, a qual a História está inserida enquanto disciplina escolar, que apontam a formação do cidadão como objetivo da mesma. Seguindo esses preceitos, a cartilha constitui um projeto possível de ser aplicado em turmas de oitavo ano do Ensino Fundamental de escolas de Fortaleza, podendo ser desenvolvido pelo professor de História com o apoio da instituição de ensino em que leciona. A proposta, experienciada em uma escola particular da capital cearense, tem como objeto de reflexão o antigo Farol do Mucuripe, que foi empregado como recurso didático para a aprendizagem da História e o exercício da cidadania. O projeto estimula a problematização, por parte dos alunos, do atual estado de abandono e deterioração do prédio localizado na comunidade Serviluz, bairro Cais do Porto, levando-os a analisarem a importância histórica do Farol e a proporem soluções para a situação da edificação. Ao longo da execução, os estudantes respondem a perguntas como: Por que o prédio deve ser preservado? Que utilização deve ser dada a ele? A aplicação do projeto se dá utilizando os preceitos da Educação Patrimonial enquanto metodologia didática, ou seja, identificação, registro e valorização do patrimônio histórico.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-10T22:19:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-10-10T22:19:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BENEVIDES, Fernando Vasconcelos. O Farol do Mucuripe iluminando o ensino de História no caminho para a prática da cidadania em Fortaleza: projeto de Educação Patrimonial. 2018. 170f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26021
identifier_str_mv BENEVIDES, Fernando Vasconcelos. O Farol do Mucuripe iluminando o ensino de História no caminho para a prática da cidadania em Fortaleza: projeto de Educação Patrimonial. 2018. 170f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26021/2/FarolMucuripeiluminando_Benevides_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26021/3/FarolMucuripeiluminando_Benevides_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26021/2/FarolMucuripeiluminando_Benevides_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26021/3/FarolMucuripeiluminando_Benevides_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26021/1/FarolMucuripeiluminando_Benevides_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e4dae38d5540d51f94a2e63181b6588e
fb5c1697ea5c4255f039ea9e1aa63c3e
e4dae38d5540d51f94a2e63181b6588e
fb5c1697ea5c4255f039ea9e1aa63c3e
bf687034ecfe31497d487a5c2a6df108
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117912988745728