Abu ja'far muhammad ibn musa al-khwarizmi: contribuições da álgebra para o ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Marlene Gorete de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27790
Resumo: Reconhecendo que a matemática islâmica medieval produziu diversos nomes de estudiosos de primeira grandeza, a presente pesquisa tem como foco de estudo a obra intitulada Al-Kitāb al-mukhtaṣar fī ḥisāb al-jabr wal-muqābala (Livro de Restauração e Balanceamento), mais conhecida como a Álgebra de al-Khwarizmi, escrita pelo eminente sábio islâmico medieval, Abu Ja'far Muhammad ibn Musa alKhwarizmi. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa foi conhecer as potencialidades histórico-pedagógicas do o Tratado de algébrico de al-Khwarizmi (Álgebra de alKhwarizmi) tendo como suporte teórico-metodológico a Teoria da Objetivação. Essa é uma pesquisa histórica bibliográfica e documental, de natureza qualitativa, com algumas pinceladas da pesquisa-ação. No decorrer da pesquisa foi elaborado um material instrucional sob a forma de e-book que foi pensado para satisfazer a exigência de produto educacional no curso de Mestrado Profissional. Na presente pesquisa, o e-book desempenha o papel de material didático de auxílio aos professores de matemática que queiram se familiarizar com a obra Álgebra de alKhwarizmi. Na apresentação da Álgebra de al-Khwarizmi aos professores, optamos por privilegiar os aspectos formais, externos e físicos da obra, por pensar que a familiaridade com tais aspectos da obra citada, pode potencializar, por parte dos professores, futuramente, uma imersão mais profunda no conteúdo históricomatemático da obra. Desse modo, concluímos que a Álgebra de al-Khwarizmi é um tratado consideravelmente importante para o desenvolvimento da álgebra. Além disso, esse tratado apresenta um grande potencial para a formação docente, não somente quanto aos aspectos matemáticos, mas também quanto aos aspectos históricos, sociais e políticos.
id UFRN_1f12ac478ae21e99e37f1e9717a72f32
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27790
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Araújo, Marlene Gorete dePereira, Ana Carolina CostaBalvin, Fabian Arley PosadaSousa, Giselle Costa deMorey, Bernadete Barbosa2019-10-04T22:54:46Z2019-10-04T22:54:46Z2019-07-31ARAÚJO, Marlene Gorete de. Abu ja'far muhammad ibn musa al-khwarizmi: contribuições da álgebra para o ensino. 2019. 142f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27790Reconhecendo que a matemática islâmica medieval produziu diversos nomes de estudiosos de primeira grandeza, a presente pesquisa tem como foco de estudo a obra intitulada Al-Kitāb al-mukhtaṣar fī ḥisāb al-jabr wal-muqābala (Livro de Restauração e Balanceamento), mais conhecida como a Álgebra de al-Khwarizmi, escrita pelo eminente sábio islâmico medieval, Abu Ja'far Muhammad ibn Musa alKhwarizmi. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa foi conhecer as potencialidades histórico-pedagógicas do o Tratado de algébrico de al-Khwarizmi (Álgebra de alKhwarizmi) tendo como suporte teórico-metodológico a Teoria da Objetivação. Essa é uma pesquisa histórica bibliográfica e documental, de natureza qualitativa, com algumas pinceladas da pesquisa-ação. No decorrer da pesquisa foi elaborado um material instrucional sob a forma de e-book que foi pensado para satisfazer a exigência de produto educacional no curso de Mestrado Profissional. Na presente pesquisa, o e-book desempenha o papel de material didático de auxílio aos professores de matemática que queiram se familiarizar com a obra Álgebra de alKhwarizmi. Na apresentação da Álgebra de al-Khwarizmi aos professores, optamos por privilegiar os aspectos formais, externos e físicos da obra, por pensar que a familiaridade com tais aspectos da obra citada, pode potencializar, por parte dos professores, futuramente, uma imersão mais profunda no conteúdo históricomatemático da obra. Desse modo, concluímos que a Álgebra de al-Khwarizmi é um tratado consideravelmente importante para o desenvolvimento da álgebra. Além disso, esse tratado apresenta um grande potencial para a formação docente, não somente quanto aos aspectos matemáticos, mas também quanto aos aspectos históricos, sociais e políticos.Recognizing that medieval Islamic mathematics has produced several names of firstrate scholars, this research focuses on the well-known work entitled Al-Kitāb almukhtaṣar fī ḥisāb al-jabr wal-muqābala (Book of Restoration and Balancing) like alKhwarizmi Algebra, written by the eminent medieval Islamic sage, Abu Ja'far Muhammad ibn Musa al-Khwarizmi. Thus, the objective of this research was to know the historical-pedagogical potentialities of al-Khwarizmi's Algebraic Treaty (Algebra de al-Khwarizmi) having as theoretical and methodological support the Objection Theory. This is a qualitative bibliographical and documentary historical research, with some brushstrokes of action research. In the course of the research an instructional material was prepared in the form of e-book that was designed to satisfy the educational product requirement in the Professional Master course. In this research, the ebook plays the role of teaching aids to mathematics teachers who want to become familiar with alKhwarizmi's Algebra. In the presentation of al-Khwarizmi's Algebra to the teachers, we chose to privilege the formal, external and physical aspects of the work, thinking that the familiarity with such aspects of the mentioned work may, in the future, enhance the teachers' deeper immersion. in the historical-mathematical content of the work. Thus we conclude that al-Khwarizmi Algebra is a considerably important treatise for the development of algebra. Moreover, this treatise has great potential for teacher education, not only in mathematical aspects, but also in historical, social and political aspects.E se o berço da Álgebra fosse islâmico, ela seria terrorista?CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEnsino de álgebraMatemática islâmica medievalHistória e Ensino de MatemáticaAbu ja'far muhammad ibn musa al-khwarizmi: contribuições da álgebra para o ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAbuja'farmuhammad_Araújo_2019.pdf.txtAbuja'farmuhammad_Araújo_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain249854https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27790/2/Abuja%27farmuhammad_Ara%c3%bajo_2019.pdf.txt30e7b6b3b7b9886280a1928c98b76c0fMD52ProdutoEducacional_Araujo_2019.pdf.txtProdutoEducacional_Araujo_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain35519https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27790/6/ProdutoEducacional_Araujo_2019.pdf.txt8c649e7416379a9cbc752aa2528f00a5MD56THUMBNAILAbuja'farmuhammad_Araújo_2019.pdf.jpgAbuja'farmuhammad_Araújo_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1218https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27790/3/Abuja%27farmuhammad_Ara%c3%bajo_2019.pdf.jpg4374c35c2ec44c15f0cc730b018f3900MD53ProdutoEducacional_Araujo_2019.pdf.jpgProdutoEducacional_Araujo_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1816https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27790/7/ProdutoEducacional_Araujo_2019.pdf.jpg8a6bf78503700ac39023eb6393f406d6MD57ORIGINALAbuja'farmuhammad_Araújo_2019.pdfapplication/pdf4608392https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27790/1/Abuja%27farmuhammad_Ara%c3%bajo_2019.pdf61a2af4eb39abbdfee9de1c37dd38aaaMD51ProdutoEducacional_Araujo_2019.pdfProdutoEducacional_Araujo_2019.pdfRecurso didáticoapplication/pdf1678081https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27790/5/ProdutoEducacional_Araujo_2019.pdf24b389c416032c0b4f4fff3c520c83feMD55123456789/277902019-11-24 02:15:21.492oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27790Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-11-24T05:15:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Abu ja'far muhammad ibn musa al-khwarizmi: contribuições da álgebra para o ensino
title Abu ja'far muhammad ibn musa al-khwarizmi: contribuições da álgebra para o ensino
spellingShingle Abu ja'far muhammad ibn musa al-khwarizmi: contribuições da álgebra para o ensino
Araújo, Marlene Gorete de
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Ensino de álgebra
Matemática islâmica medieval
História e Ensino de Matemática
title_short Abu ja'far muhammad ibn musa al-khwarizmi: contribuições da álgebra para o ensino
title_full Abu ja'far muhammad ibn musa al-khwarizmi: contribuições da álgebra para o ensino
title_fullStr Abu ja'far muhammad ibn musa al-khwarizmi: contribuições da álgebra para o ensino
title_full_unstemmed Abu ja'far muhammad ibn musa al-khwarizmi: contribuições da álgebra para o ensino
title_sort Abu ja'far muhammad ibn musa al-khwarizmi: contribuições da álgebra para o ensino
author Araújo, Marlene Gorete de
author_facet Araújo, Marlene Gorete de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Pereira, Ana Carolina Costa
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Balvin, Fabian Arley Posada
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Sousa, Giselle Costa de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Marlene Gorete de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Morey, Bernadete Barbosa
contributor_str_mv Morey, Bernadete Barbosa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Ensino de álgebra
Matemática islâmica medieval
História e Ensino de Matemática
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de álgebra
Matemática islâmica medieval
História e Ensino de Matemática
description Reconhecendo que a matemática islâmica medieval produziu diversos nomes de estudiosos de primeira grandeza, a presente pesquisa tem como foco de estudo a obra intitulada Al-Kitāb al-mukhtaṣar fī ḥisāb al-jabr wal-muqābala (Livro de Restauração e Balanceamento), mais conhecida como a Álgebra de al-Khwarizmi, escrita pelo eminente sábio islâmico medieval, Abu Ja'far Muhammad ibn Musa alKhwarizmi. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa foi conhecer as potencialidades histórico-pedagógicas do o Tratado de algébrico de al-Khwarizmi (Álgebra de alKhwarizmi) tendo como suporte teórico-metodológico a Teoria da Objetivação. Essa é uma pesquisa histórica bibliográfica e documental, de natureza qualitativa, com algumas pinceladas da pesquisa-ação. No decorrer da pesquisa foi elaborado um material instrucional sob a forma de e-book que foi pensado para satisfazer a exigência de produto educacional no curso de Mestrado Profissional. Na presente pesquisa, o e-book desempenha o papel de material didático de auxílio aos professores de matemática que queiram se familiarizar com a obra Álgebra de alKhwarizmi. Na apresentação da Álgebra de al-Khwarizmi aos professores, optamos por privilegiar os aspectos formais, externos e físicos da obra, por pensar que a familiaridade com tais aspectos da obra citada, pode potencializar, por parte dos professores, futuramente, uma imersão mais profunda no conteúdo históricomatemático da obra. Desse modo, concluímos que a Álgebra de al-Khwarizmi é um tratado consideravelmente importante para o desenvolvimento da álgebra. Além disso, esse tratado apresenta um grande potencial para a formação docente, não somente quanto aos aspectos matemáticos, mas também quanto aos aspectos históricos, sociais e políticos.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-04T22:54:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-04T22:54:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, Marlene Gorete de. Abu ja'far muhammad ibn musa al-khwarizmi: contribuições da álgebra para o ensino. 2019. 142f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27790
identifier_str_mv ARAÚJO, Marlene Gorete de. Abu ja'far muhammad ibn musa al-khwarizmi: contribuições da álgebra para o ensino. 2019. 142f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv E se o berço da Álgebra fosse islâmico, ela seria terrorista?
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27790/2/Abuja%27farmuhammad_Ara%c3%bajo_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27790/6/ProdutoEducacional_Araujo_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27790/3/Abuja%27farmuhammad_Ara%c3%bajo_2019.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27790/7/ProdutoEducacional_Araujo_2019.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27790/1/Abuja%27farmuhammad_Ara%c3%bajo_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27790/5/ProdutoEducacional_Araujo_2019.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 30e7b6b3b7b9886280a1928c98b76c0f
8c649e7416379a9cbc752aa2528f00a5
4374c35c2ec44c15f0cc730b018f3900
8a6bf78503700ac39023eb6393f406d6
61a2af4eb39abbdfee9de1c37dd38aaa
24b389c416032c0b4f4fff3c520c83fe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117547173085184