Co-criação com lead users: estudo de casos no segmento de tecnologia da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Vanessa Stephanie de Azevedo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25968
Resumo: A integração dos consumidores no processo de desenvolvimento de produtos é uma das práticas que as empresas têm buscado com o intuito de atingir a inovação com maior grau de eficácia. Contudo, os trabalhos nesta vertente demonstram que é necessário encontrar o usuário adequado, tornando assim essa identificação uma das etapas mais delicadas da parceria empresa/cliente. A escolha incorreta pode ocasionar no insucesso do projeto co-criativo. Por isso, a Teoria do usuário líder - a qual embasa este trabalho - aponta este usuário em específico como o ideal para a co-criação. A eles, atrelam-se duas principais características: enfrentam novas necessidades de mercado, à frente de seu tempo, as quais se tornarão tendências para clientes comuns num futuro próximo; eles se beneficiam fortemente com as inovações as quais fornecem soluções, tornandose uma motivação para atuarem no desenvolvimento de produtos das empresas. O objetivo desta pesquisa é propor um procedimento para a identificação dos usuários líderes. Para isso, foram utilizados na pesquisa teórica uma revisão bibliográfica sistemática sobre co-criação com usuários e na pesquisa de campo, o método empregado foi o de estudo de casos, com empresas no segmento da Tecnologia da informação, tendo como procedimento a realização de entrevistas semi-estruturadas com os diretores, agentes comerciais e seus respectivos usuários líderes. Os resultados apontam que as empresas utilizam alguns critérios próprios para selecionar usuários; Estes critérios, após analisados junto ao modelo conceitual, serviram de base para a proposta. O procedimento contempla três etapas, compostas pela introdução ao termo usuário líder e a indicação pela equipe de vendas de usuários com esse perfil, aplicação do procedimento (fluxograma e entrevista) e análise, para constatar se o lead user está apto para finalidade designada pela empresa.
id UFRN_20cfc997f150dc68e0d69b08b42c1013
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25968
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Arruda, Vanessa Stephanie de AzevedoIdrogo, Aurélia Altemira AcunaHekis, Helio RobertoSanta Rosa, José Guilherme da SilvaGonzalez, Mário Orestes Aguirre2018-10-05T21:56:19Z2018-10-05T21:56:19Z2016-08-26ARRUDA, Vanessa Stephanie de Azevedo. Co-criação com lead users: estudo de casos no segmento de tecnologia da informação. 2016. 104f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25968A integração dos consumidores no processo de desenvolvimento de produtos é uma das práticas que as empresas têm buscado com o intuito de atingir a inovação com maior grau de eficácia. Contudo, os trabalhos nesta vertente demonstram que é necessário encontrar o usuário adequado, tornando assim essa identificação uma das etapas mais delicadas da parceria empresa/cliente. A escolha incorreta pode ocasionar no insucesso do projeto co-criativo. Por isso, a Teoria do usuário líder - a qual embasa este trabalho - aponta este usuário em específico como o ideal para a co-criação. A eles, atrelam-se duas principais características: enfrentam novas necessidades de mercado, à frente de seu tempo, as quais se tornarão tendências para clientes comuns num futuro próximo; eles se beneficiam fortemente com as inovações as quais fornecem soluções, tornandose uma motivação para atuarem no desenvolvimento de produtos das empresas. O objetivo desta pesquisa é propor um procedimento para a identificação dos usuários líderes. Para isso, foram utilizados na pesquisa teórica uma revisão bibliográfica sistemática sobre co-criação com usuários e na pesquisa de campo, o método empregado foi o de estudo de casos, com empresas no segmento da Tecnologia da informação, tendo como procedimento a realização de entrevistas semi-estruturadas com os diretores, agentes comerciais e seus respectivos usuários líderes. Os resultados apontam que as empresas utilizam alguns critérios próprios para selecionar usuários; Estes critérios, após analisados junto ao modelo conceitual, serviram de base para a proposta. O procedimento contempla três etapas, compostas pela introdução ao termo usuário líder e a indicação pela equipe de vendas de usuários com esse perfil, aplicação do procedimento (fluxograma e entrevista) e análise, para constatar se o lead user está apto para finalidade designada pela empresa.The integration of consumers in the product development process is one of the practices that companies have sought in order to achieve innovation with a higher degree of efficiency. However, work on this aspect show that it is necessary to find the appropriate user, thus making this identification of the most delicate stages of the partnership company / client. The wrong choice can result in failure of the co-creative project. Therefore, the Theory Lead User - which underlies this work - points this user in particular as ideal for co-creation. To them, two main features are closely linked-: face new market needs, ahead of his time, which will become common trends for customers in the near future; they strongly benefit from the innovations which provide solutions, making it a motivation to work in product development companies. The objective of this research is to propose a procedure for the identification of the leading users. For this, we used the theoretical research a systematic literature review on cocreation with users and field research, the method used was the case study, with companies in the sector of Information Technology, with the procedure conducting interviews semi-structured interviews with the directors, sales agents and their lead users. The results indicate that some companies use their own criteria to select users; These criteria, after analyzed by the conceptual model, the basis for the proposal. The procedure involves three steps, made by introducing the term lead user and the indication by the sales team of users with this profile, procedure of application (flow chart and interviews) and analysis, to see if the lead user is fit for purpose designated by the company.porCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOCo-criaçãoInovação abertaProcesso de desenvolvimento de produtosUsuário líderCo-criação com lead users: estudo de casos no segmento de tecnologia da informaçãoCo-creation with lead users: case study in information technology segmentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCo-criaçãoleadusers_Arruda_2016.pdfapplication/pdf2282046https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25968/1/Co-cria%c3%a7%c3%a3oleadusers_Arruda_2016.pdfb9a25e5ffe1316e3c36d37a9b529f4edMD51TEXTCo-criaçãoleadusers_Arruda_2016.pdf.txtCo-criaçãoleadusers_Arruda_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain183643https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25968/2/Co-cria%c3%a7%c3%a3oleadusers_Arruda_2016.pdf.txtb8b5bd148ae881a8e01eae5d24763d37MD52THUMBNAILCo-criaçãoleadusers_Arruda_2016.pdf.jpgCo-criaçãoleadusers_Arruda_2016.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2044https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25968/3/Co-cria%c3%a7%c3%a3oleadusers_Arruda_2016.pdf.jpg73c7f867938da2baa67f953b282ff989MD53TEXTCo-criaçãoleadusers_Arruda_2016.pdf.txtCo-criaçãoleadusers_Arruda_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain183643https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25968/2/Co-cria%c3%a7%c3%a3oleadusers_Arruda_2016.pdf.txtb8b5bd148ae881a8e01eae5d24763d37MD52THUMBNAILCo-criaçãoleadusers_Arruda_2016.pdf.jpgCo-criaçãoleadusers_Arruda_2016.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2044https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25968/3/Co-cria%c3%a7%c3%a3oleadusers_Arruda_2016.pdf.jpg73c7f867938da2baa67f953b282ff989MD53123456789/259682019-01-30 05:55:50.175oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25968Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T08:55:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Co-criação com lead users: estudo de casos no segmento de tecnologia da informação
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Co-creation with lead users: case study in information technology segment
title Co-criação com lead users: estudo de casos no segmento de tecnologia da informação
spellingShingle Co-criação com lead users: estudo de casos no segmento de tecnologia da informação
Arruda, Vanessa Stephanie de Azevedo
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Co-criação
Inovação aberta
Processo de desenvolvimento de produtos
Usuário líder
title_short Co-criação com lead users: estudo de casos no segmento de tecnologia da informação
title_full Co-criação com lead users: estudo de casos no segmento de tecnologia da informação
title_fullStr Co-criação com lead users: estudo de casos no segmento de tecnologia da informação
title_full_unstemmed Co-criação com lead users: estudo de casos no segmento de tecnologia da informação
title_sort Co-criação com lead users: estudo de casos no segmento de tecnologia da informação
author Arruda, Vanessa Stephanie de Azevedo
author_facet Arruda, Vanessa Stephanie de Azevedo
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Idrogo, Aurélia Altemira Acuna
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Hekis, Helio Roberto
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Santa Rosa, José Guilherme da Silva
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Vanessa Stephanie de Azevedo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonzalez, Mário Orestes Aguirre
contributor_str_mv Gonzalez, Mário Orestes Aguirre
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Co-criação
Inovação aberta
Processo de desenvolvimento de produtos
Usuário líder
dc.subject.por.fl_str_mv Co-criação
Inovação aberta
Processo de desenvolvimento de produtos
Usuário líder
description A integração dos consumidores no processo de desenvolvimento de produtos é uma das práticas que as empresas têm buscado com o intuito de atingir a inovação com maior grau de eficácia. Contudo, os trabalhos nesta vertente demonstram que é necessário encontrar o usuário adequado, tornando assim essa identificação uma das etapas mais delicadas da parceria empresa/cliente. A escolha incorreta pode ocasionar no insucesso do projeto co-criativo. Por isso, a Teoria do usuário líder - a qual embasa este trabalho - aponta este usuário em específico como o ideal para a co-criação. A eles, atrelam-se duas principais características: enfrentam novas necessidades de mercado, à frente de seu tempo, as quais se tornarão tendências para clientes comuns num futuro próximo; eles se beneficiam fortemente com as inovações as quais fornecem soluções, tornandose uma motivação para atuarem no desenvolvimento de produtos das empresas. O objetivo desta pesquisa é propor um procedimento para a identificação dos usuários líderes. Para isso, foram utilizados na pesquisa teórica uma revisão bibliográfica sistemática sobre co-criação com usuários e na pesquisa de campo, o método empregado foi o de estudo de casos, com empresas no segmento da Tecnologia da informação, tendo como procedimento a realização de entrevistas semi-estruturadas com os diretores, agentes comerciais e seus respectivos usuários líderes. Os resultados apontam que as empresas utilizam alguns critérios próprios para selecionar usuários; Estes critérios, após analisados junto ao modelo conceitual, serviram de base para a proposta. O procedimento contempla três etapas, compostas pela introdução ao termo usuário líder e a indicação pela equipe de vendas de usuários com esse perfil, aplicação do procedimento (fluxograma e entrevista) e análise, para constatar se o lead user está apto para finalidade designada pela empresa.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-08-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-05T21:56:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-10-05T21:56:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARRUDA, Vanessa Stephanie de Azevedo. Co-criação com lead users: estudo de casos no segmento de tecnologia da informação. 2016. 104f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25968
identifier_str_mv ARRUDA, Vanessa Stephanie de Azevedo. Co-criação com lead users: estudo de casos no segmento de tecnologia da informação. 2016. 104f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25968/1/Co-cria%c3%a7%c3%a3oleadusers_Arruda_2016.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25968/2/Co-cria%c3%a7%c3%a3oleadusers_Arruda_2016.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25968/3/Co-cria%c3%a7%c3%a3oleadusers_Arruda_2016.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25968/2/Co-cria%c3%a7%c3%a3oleadusers_Arruda_2016.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25968/3/Co-cria%c3%a7%c3%a3oleadusers_Arruda_2016.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b9a25e5ffe1316e3c36d37a9b529f4ed
b8b5bd148ae881a8e01eae5d24763d37
73c7f867938da2baa67f953b282ff989
b8b5bd148ae881a8e01eae5d24763d37
73c7f867938da2baa67f953b282ff989
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117684406517760