Formulação e avaliação do desempenho de ésteres destilados do biodiesel de óleo de fritura como aditivo ao diesel em um motor de combustão interna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Leonara Luizza da Costa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50569
Resumo: Com o aumento da demanda de combustíveis fósseis e os impactos ocasionados ao meio ambiente, surge a necessidade da busca por energias renováveis. Uma alternativa economicamente e ambientalmente viável é a utilização do óleo de fritura residual de cozinha (WCO) como matéria-prima para a produção do biodiesel. Esse trabalho tem como objetivo o estudo da aditivação ao diesel comercial de formulações de biocombustíveis sintetizados a partir do óleo residual de fritura, bem como a fração leve e pesada do biodiesel produzido. Foram realizados testes de caracterização e consumo. O diesel comercial (DC) foi utilizado como combustível base, com adição de 10% (v/v) dos destilados leves (10%FL), pesados (10%FP), e também do biodiesel (10%BIO). Os testes de caracterização (densidade, corrosividade e poder calorífico) foram realizados de acordo com os métodos ASTM correspondentes, e os resultados das formulações mostraram que todas elas se enquadraram dentro dos padrões estabelecidos para comercialização de acordo com a resolução Nº 50 da ANP. O desempenho do motor foi avaliado através dos testes de consumo horário e específico, que foram realizados em motor a diesel da marca Branco (BD 7.0), variando-se a potência de 0 kW a 1,2 kW enquanto a rotação se mantém constante a 3600 rpm, a fim de se obter as curvas de consumo. Os resultados mostraram que houve uma melhora na eficiência do motor das formulações aditivadas em relação ao diesel comercial, sendo o melhor cenário uma redução de 20,11% na condição de carga 0,3 kW e 14,21% na condição de carga de 0,9 kW (10%BIO comparado ao DC). Validando que o uso de aditivos foram eficazes em promover uma melhor eficiência do motor.
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Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50569Com o aumento da demanda de combustíveis fósseis e os impactos ocasionados ao meio ambiente, surge a necessidade da busca por energias renováveis. Uma alternativa economicamente e ambientalmente viável é a utilização do óleo de fritura residual de cozinha (WCO) como matéria-prima para a produção do biodiesel. Esse trabalho tem como objetivo o estudo da aditivação ao diesel comercial de formulações de biocombustíveis sintetizados a partir do óleo residual de fritura, bem como a fração leve e pesada do biodiesel produzido. Foram realizados testes de caracterização e consumo. O diesel comercial (DC) foi utilizado como combustível base, com adição de 10% (v/v) dos destilados leves (10%FL), pesados (10%FP), e também do biodiesel (10%BIO). Os testes de caracterização (densidade, corrosividade e poder calorífico) foram realizados de acordo com os métodos ASTM correspondentes, e os resultados das formulações mostraram que todas elas se enquadraram dentro dos padrões estabelecidos para comercialização de acordo com a resolução Nº 50 da ANP. O desempenho do motor foi avaliado através dos testes de consumo horário e específico, que foram realizados em motor a diesel da marca Branco (BD 7.0), variando-se a potência de 0 kW a 1,2 kW enquanto a rotação se mantém constante a 3600 rpm, a fim de se obter as curvas de consumo. Os resultados mostraram que houve uma melhora na eficiência do motor das formulações aditivadas em relação ao diesel comercial, sendo o melhor cenário uma redução de 20,11% na condição de carga 0,3 kW e 14,21% na condição de carga de 0,9 kW (10%BIO comparado ao DC). Validando que o uso de aditivos foram eficazes em promover uma melhor eficiência do motor.With the increased demand for fossil fuels and the impacts caused to the environment, the need for the search for renewable energies arises. An economical and environmentally viable alternative is the use of residual cooking oil (WCO) as a raw material for the production of biodiesel. The objective of this work is to study the additives to commercial diesel of biofuel formulations synthesized from residual frying oil, as well as the light and heavy recipe of the biodiesel produced. Characterization and consumption tests were carried out. Commercial diesel (DC) was used as base fuel, with the addition of 10% (v/v) of distillate (10%FL), heavy (10%FP), and also biodiesel (10%BIO) levels. The characterization tests (density, corrosivity and calorific value) were carried out according to the corresponding ASTM methods, and the results of the attractive formulations that all of them fit within the standards defined for receipt in accordance with ANP Resolution No. 50. The engine performance was evaluated through hourly and specific consumption tests, which were carried out in a Branco diesel engine (BD 7.0), varying the power from 0 kW to 1.2 kW while the rotation remained constant at 3600 rpm, in order to obtain the consumption curves. The results showed that there was an improvement in the engine efficiency of the additive formulations in relation to the commercial diesel, with the best scenario being a reduction of 20.11% in the 0.3 kW load condition and 14.21% in the 0 load condition. .9 kW (10%BIO compared to DC). Validating that the use of additives was effective in promoting better engine efficiency.Universidade Federal do Rio Grande do NorteEngenharia QuímicaUFRNBrasilEngenharia QuímicaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessBiocombustívelDieselBiodieselConsumoEficiênciaBiofuelConsumptionEfficiencyFormulação e avaliação do desempenho de ésteres destilados do biodiesel de óleo de fritura como aditivo ao diesel em um motor de combustão internaFormulation and performance evaluation of distillate esters of frying oil biodiesel as a diesel additive in an internal combustion engineinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTCC Leonara Luizza - Versão Final.pdfTCC Leonara Luizza - Versão Final.pdfapplication/pdf1289867https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50569/1/TCC%20Leonara%20Luizza%20-%20Vers%c3%a3o%20Final.pdff878e192cc792ddd8c805b9745b4ebddMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50569/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50569/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52123456789/505692022-12-23 11:33:03.029oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-12-23T14:33:03Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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