Impacto da duplicação da BR-101/RN (trecho Natal - Arês) sobre a acidentalidade rodoviária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Daniel Arnaldo de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40467
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre o tramo da rodovia BR-101, entre Natal e Arês, no Rio Grande do Norte, analisando os impactos da duplicação da rodovia no número, tipo, gravidade, localização urbano/rural e na sazonalidade dos acidentes. Serviram de base empírica para a pesquisa o Relatório Final do Projeto Executivo para adequação de capacidade e restauração da BR-101/RN, do Km 96,4 ao Km 142,6, que forneceu os dados de acidentes previamente à duplicação (de 1998 a 2001), e os registros de acidentes posteriores à conclusão da obra (período de 2013 a 2017), fornecidos pela Polícia Rodoviária Federal. Dado que não estão disponíveis dados significativos para a volumetria de tráfego no trecho, o estudo centrou-se a análise nos números absolutos de acidentes. Como resultados relevantes, o estudo conclui que, após a duplicação das faixas de tráfego, a quantidade total de acidentes aumentou, alterando-se a severidade das ocorrências e a frequência relativa dos tipos de acidentes. Tais resultados indicam a necessidade de que projetos de duplicação rodoviária, normalmente tidos como positivos no concernente à acidentalidade, sejam mais rigorosamente estudados visando à melhoria efetiva da segurança de tráfego.
id UFRN_306ab147e431d6d0ef330105cef77f00
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/40467
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Medeiros, Daniel Arnaldo deAmorim, Isabel Cristina de Oliveira MagalhãesCosta, Sarah AraújoSantos, Enilson Medeiros dos2019-07-01T12:30:02Z2021-09-29T14:26:46Z2019-07-01T12:30:02Z2021-09-29T14:26:46Z20192014097935MEDEIROS, Daniel Arnaldo de. Impacto da duplicação da BR-101/RN (trecho Natal - Arês) sobre a acidentalidade rodoviária. 2019. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40467Este trabalho apresenta um estudo sobre o tramo da rodovia BR-101, entre Natal e Arês, no Rio Grande do Norte, analisando os impactos da duplicação da rodovia no número, tipo, gravidade, localização urbano/rural e na sazonalidade dos acidentes. Serviram de base empírica para a pesquisa o Relatório Final do Projeto Executivo para adequação de capacidade e restauração da BR-101/RN, do Km 96,4 ao Km 142,6, que forneceu os dados de acidentes previamente à duplicação (de 1998 a 2001), e os registros de acidentes posteriores à conclusão da obra (período de 2013 a 2017), fornecidos pela Polícia Rodoviária Federal. Dado que não estão disponíveis dados significativos para a volumetria de tráfego no trecho, o estudo centrou-se a análise nos números absolutos de acidentes. Como resultados relevantes, o estudo conclui que, após a duplicação das faixas de tráfego, a quantidade total de acidentes aumentou, alterando-se a severidade das ocorrências e a frequência relativa dos tipos de acidentes. Tais resultados indicam a necessidade de que projetos de duplicação rodoviária, normalmente tidos como positivos no concernente à acidentalidade, sejam mais rigorosamente estudados visando à melhoria efetiva da segurança de tráfego.This work presents a study on the BR-101 highway section, between Natal and Arês, in Rio Grande do Norte, analyzing the impacts of highway duplication on number, type, severity, urban / rural location and seasonality of accidents. The Final Report of the Executive Project for capacity adaptation and restoration of the BR-101 / RN, from Km 96.4 to Km 142.6, provided the accident data prior to duplication (from 1998 to 2001), and the Federal Highway Police supplied records of accidents after completion of the work (period from 2013 to 2017). Given that significant data are not available for the volume of traffic in the stretch, the study focused on the absolute numbers of accidents. As relevant results, the study concludes that, after doubling traffic lanes, the total number of accidents increased, changing the severity of occurrences and the relative frequency of types of accidents. These results indicate the need for road duplication projects, usually regarded as positive in relation to accidents, to be more rigorously studied in order to effectively improve traffic safety.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilEngenharia CivilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessacidentes de tráfegoTraffic accidentsBR-101/RNBR-101 / RNduplicação de rodoviasduplication of highwayssegurança viáriaroad safetyImpacto da duplicação da BR-101/RN (trecho Natal - Arês) sobre a acidentalidade rodoviáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALImpactoDaDuplicação_Medeiros_2019.pdfArtigo Científicoapplication/pdf1345937https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40467/1/ImpactoDaDuplica%c3%a7%c3%a3o_Medeiros_2019.pdf26e2e6141a71ed5f38a3a28b39f4a941MD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40467/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40467/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53TEXTImpactoDaDuplicação_Medeiros_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain48070https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40467/4/ImpactoDaDuplica%c3%a7%c3%a3o_Medeiros_2019.pdf.txte5e06d305ad171c28f80e3b9530774acMD54123456789/404672021-09-29 11:26:46.241oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-29T14:26:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Impacto da duplicação da BR-101/RN (trecho Natal - Arês) sobre a acidentalidade rodoviária
title Impacto da duplicação da BR-101/RN (trecho Natal - Arês) sobre a acidentalidade rodoviária
spellingShingle Impacto da duplicação da BR-101/RN (trecho Natal - Arês) sobre a acidentalidade rodoviária
Medeiros, Daniel Arnaldo de
acidentes de tráfego
Traffic accidents
BR-101/RN
BR-101 / RN
duplicação de rodovias
duplication of highways
segurança viária
road safety
title_short Impacto da duplicação da BR-101/RN (trecho Natal - Arês) sobre a acidentalidade rodoviária
title_full Impacto da duplicação da BR-101/RN (trecho Natal - Arês) sobre a acidentalidade rodoviária
title_fullStr Impacto da duplicação da BR-101/RN (trecho Natal - Arês) sobre a acidentalidade rodoviária
title_full_unstemmed Impacto da duplicação da BR-101/RN (trecho Natal - Arês) sobre a acidentalidade rodoviária
title_sort Impacto da duplicação da BR-101/RN (trecho Natal - Arês) sobre a acidentalidade rodoviária
author Medeiros, Daniel Arnaldo de
author_facet Medeiros, Daniel Arnaldo de
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Amorim, Isabel Cristina de Oliveira Magalhães
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Costa, Sarah Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Daniel Arnaldo de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Enilson Medeiros dos
contributor_str_mv Santos, Enilson Medeiros dos
dc.subject.por.fl_str_mv acidentes de tráfego
Traffic accidents
BR-101/RN
BR-101 / RN
duplicação de rodovias
duplication of highways
segurança viária
road safety
topic acidentes de tráfego
Traffic accidents
BR-101/RN
BR-101 / RN
duplicação de rodovias
duplication of highways
segurança viária
road safety
description Este trabalho apresenta um estudo sobre o tramo da rodovia BR-101, entre Natal e Arês, no Rio Grande do Norte, analisando os impactos da duplicação da rodovia no número, tipo, gravidade, localização urbano/rural e na sazonalidade dos acidentes. Serviram de base empírica para a pesquisa o Relatório Final do Projeto Executivo para adequação de capacidade e restauração da BR-101/RN, do Km 96,4 ao Km 142,6, que forneceu os dados de acidentes previamente à duplicação (de 1998 a 2001), e os registros de acidentes posteriores à conclusão da obra (período de 2013 a 2017), fornecidos pela Polícia Rodoviária Federal. Dado que não estão disponíveis dados significativos para a volumetria de tráfego no trecho, o estudo centrou-se a análise nos números absolutos de acidentes. Como resultados relevantes, o estudo conclui que, após a duplicação das faixas de tráfego, a quantidade total de acidentes aumentou, alterando-se a severidade das ocorrências e a frequência relativa dos tipos de acidentes. Tais resultados indicam a necessidade de que projetos de duplicação rodoviária, normalmente tidos como positivos no concernente à acidentalidade, sejam mais rigorosamente estudados visando à melhoria efetiva da segurança de tráfego.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-01T12:30:02Z
2021-09-29T14:26:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-01T12:30:02Z
2021-09-29T14:26:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2014097935
dc.identifier.citation.fl_str_mv MEDEIROS, Daniel Arnaldo de. Impacto da duplicação da BR-101/RN (trecho Natal - Arês) sobre a acidentalidade rodoviária. 2019. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40467
identifier_str_mv 2014097935
MEDEIROS, Daniel Arnaldo de. Impacto da duplicação da BR-101/RN (trecho Natal - Arês) sobre a acidentalidade rodoviária. 2019. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Engenharia Civil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40467/1/ImpactoDaDuplica%c3%a7%c3%a3o_Medeiros_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40467/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40467/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40467/4/ImpactoDaDuplica%c3%a7%c3%a3o_Medeiros_2019.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 26e2e6141a71ed5f38a3a28b39f4a941
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
e5e06d305ad171c28f80e3b9530774ac
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117834328768512