A prefiguração do Absurdo nos escritos de juventude de Albert Camus
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58039 |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo refletir acerca do Absurdo, conceito central do ensaio filosófico O Mito de Sísifo: Ensaio sobre o Absurdo (1942), em diálogo com os escritos de juventude, O Avesso e o Direito (1937) e Bodas em Tipasa (1939), obras do filósofo franco-argelino Albert Camus (1913-1960). A filosofia camusiana é marcada pela limitação da razão em apreender a realidade, restringindo-se a descrever aparências, mudanças e movimentos do Devir. A imagem é designada para a representação do entrave racional, funcionando como recurso argumentativo a fim de construir o conceito filosófico, por meio de sucessivas imagens que ilustram a transitoriedade do real. Dessa forma, o conceito de Absurdo é formado a partir das representações imagéticas que ilustram a condição negativa da existência humana. As imagens se referem as formas que o Absurdo afeta o ser humano. Primeiramente, na forma sensível chamada “sentimento de Absurdo”, em seguida na forma intelectiva, nomeada “noção de Absurdo”, expressão camusiana que denota o conceito de Absurdo. Por fim, o trabalho se encaminha à análise dos escritos de juventude à luz do Absurdo, a fim de desvelar a presença do conceito desde os primeiros escritos de Albert Camus. |
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Pinto, Ulysses Araújohttp://lattes.cnpq.br/7561516953541279http://lattes.cnpq.br/1213107957524166Oliveira, Joaquim Adelino Dantas deSouza Júnior, Juscelino Neco deUchôa, Mateus Vinícius BarrosBulhões, Fernanda Machado de2024-04-06T00:28:31Z2024-04-06T00:28:31Z2023-12-20PINTO, Ulysses Araújo. A prefiguração do Absurdo nos escritos de juventude de Albert Camus. Orientadora: Dra. Fernanda Machado de Bulhões. 2023. 84f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58039A presente pesquisa tem por objetivo refletir acerca do Absurdo, conceito central do ensaio filosófico O Mito de Sísifo: Ensaio sobre o Absurdo (1942), em diálogo com os escritos de juventude, O Avesso e o Direito (1937) e Bodas em Tipasa (1939), obras do filósofo franco-argelino Albert Camus (1913-1960). A filosofia camusiana é marcada pela limitação da razão em apreender a realidade, restringindo-se a descrever aparências, mudanças e movimentos do Devir. A imagem é designada para a representação do entrave racional, funcionando como recurso argumentativo a fim de construir o conceito filosófico, por meio de sucessivas imagens que ilustram a transitoriedade do real. Dessa forma, o conceito de Absurdo é formado a partir das representações imagéticas que ilustram a condição negativa da existência humana. As imagens se referem as formas que o Absurdo afeta o ser humano. Primeiramente, na forma sensível chamada “sentimento de Absurdo”, em seguida na forma intelectiva, nomeada “noção de Absurdo”, expressão camusiana que denota o conceito de Absurdo. Por fim, o trabalho se encaminha à análise dos escritos de juventude à luz do Absurdo, a fim de desvelar a presença do conceito desde os primeiros escritos de Albert Camus.The present research aims to reflect about the Absurdity, central concept of the philosophical essay The Myth of Sisyphus: Essay on the Absurd (1942), in dialogue with the youthful writings, The Other Side and the Right (1937) and Marriage in Tipasa (1939), works by the French-Algerian philosopher Albert Camus (1913-1960). Camus’ philosophy is marked by the limitation of reason in apprehending reality, restricting itself to describing appearances, changes, and movements of the Becoming. The image is designated for the representation of the rational obstacle, functioning as an argumentative resource in order to build the philosophical concept, through successive images that illustrate the transitoriness of reality. In this way, the concept of the Absurd is formed from the imagetic representations that illustrate the negative condition of human existence. The images refer to the ways that the Absurd affects the human being. First, in the sensible form called "feeling of Absurdity", then in the intellectual form, named "notion of Absurdity", a Camus’ expression that denotes the concept of Absurdity. Finally, the paper moves towards the analysis of the youthful writings in the light of the Absurd, in order to unveil the presence of the concept since the first writings of Albert Camus, indicating the conceptual link between the works analyzed.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIAAbsurdoImagemHomemEnsaioA prefiguração do Absurdo nos escritos de juventude de Albert Camusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPrefiguracaoAbsurdoescritos_Pinto_2023.pdfapplication/pdf640464https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58039/1/PrefiguracaoAbsurdoescritos_Pinto_2023.pdf8629eecbbc5d939a0b9ddda621b2492aMD51123456789/580392024-04-05 21:29:07.895oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58039Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-04-06T00:29:07Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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