Relação entre turismo e hospitalidade na composição da rede de avaliações da experiência turística
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30152 |
Resumo: | A presente tese objetiva analisar a configuração da percepção da hospitalidade na experiência turística. Os estudos e publicações científicas que tentam consolidar as bases da relação hospitalidade e turismo não encontram ponto pacífico. A hospitalidade, como variável de constante medição teórica e empírica, contrasta com a não consolidação de uma dimensão isolada. Aparece como transversal entre fatores específicos (como “qualidade da experiência”, “atrativo turístico” e “ambiente”), dimensões (como “afetiva”, “cognitiva” e “conativa”), tipos de variáveis (como “acolhimento”, “receptividade”, “residentes amigáveis” e “atendimento local”) e até por natureza do objeto de estudo (como mensurável ou abstrato). Frente aos embates teóricos e uso empírico da relação hospitalidade/turismo, pode-se considerar esse como um axioma da turismologia por desvendar. Trafega-se por ícones teóricos do turismo (Fuster, Jafari, Hall, Bispo e Beni, entre outros), da hospitalidade (Selwyn, Lashley, Camargo, Castelli e Almeida, entre outros) e da teoria do intercambio social (Simmel, Mauss, Weber, Homans e Blau, entre outros), base psicossociologica predominante que sustenta os estudos da percepção da experiência de turistas e residentes. O caminho investigativo proposto segue a análise dos bancos de dados das pesquisas de demanda turística provenientes das instituições oficiais de turismo, aqui utilizado a pesquisa de demanda turística do Instituto de Pesquisa do Comerciário da Federação do Comércio, com 1937 questionários aplicado no Rio Grande do Norte nos períodos de alta estação nos anos de 2018 e 2019. O método de análise foi o Correlation Network Analysis (CNA), técnica que permite identificar a composição em rede de um conjunto de variáveis independente das lacunas no banco de dados, comum nas avaliações da experiência turísticas em um destino. Na combinação dos softwares UCINET e SPSS, buscou-se as formas, centralidade e correlações significativas das variáveis de hospitalidade na composição da rede de avaliação da experiência turística. Como resultado, observou-se que a rede de avaliações turísticas apresentou alta densidade, principalmente nos aspectos da avaliação do destino. As variáveis centrais do estudo Hospitalidade Comercial e Social mostraram-se interrelacionadas, sendo que a hospitalidade comercial se configurou na centralidade da rede e a hospitalidade social na periferia da rede, indicativo que a hospitalidade comercial apresenta significativo maior grau de influência na rede se comparada a hospitalidade social. O método se mostrou como válido, novos estudos na temática para continua medição e entendimento da configuração da percepção do destino são importantes, principalmente no adensamento da composição frente novos contextos e dinâmicas turísticas. |
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Milito, Marcelo ChiarelliChagas, Márcio Marreiro dasMendes Filho, Luiz Augusto MachadoAlexandre, Mauro Lemuel de OliveiraAlmeida, Juliana Vieira deTacconi, Marli de Fátima Ferraz da SilvaMarques Júnior, Sérgio2020-09-21T23:28:31Z2020-09-21T23:28:31Z2020-05-29MILITO, Marcelo Chiarelli. Relação entre turismo e hospitalidade na composição da rede de avaliações da experiência turística. 2020. 169f. Tese (Doutorado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30152A presente tese objetiva analisar a configuração da percepção da hospitalidade na experiência turística. Os estudos e publicações científicas que tentam consolidar as bases da relação hospitalidade e turismo não encontram ponto pacífico. A hospitalidade, como variável de constante medição teórica e empírica, contrasta com a não consolidação de uma dimensão isolada. Aparece como transversal entre fatores específicos (como “qualidade da experiência”, “atrativo turístico” e “ambiente”), dimensões (como “afetiva”, “cognitiva” e “conativa”), tipos de variáveis (como “acolhimento”, “receptividade”, “residentes amigáveis” e “atendimento local”) e até por natureza do objeto de estudo (como mensurável ou abstrato). Frente aos embates teóricos e uso empírico da relação hospitalidade/turismo, pode-se considerar esse como um axioma da turismologia por desvendar. Trafega-se por ícones teóricos do turismo (Fuster, Jafari, Hall, Bispo e Beni, entre outros), da hospitalidade (Selwyn, Lashley, Camargo, Castelli e Almeida, entre outros) e da teoria do intercambio social (Simmel, Mauss, Weber, Homans e Blau, entre outros), base psicossociologica predominante que sustenta os estudos da percepção da experiência de turistas e residentes. O caminho investigativo proposto segue a análise dos bancos de dados das pesquisas de demanda turística provenientes das instituições oficiais de turismo, aqui utilizado a pesquisa de demanda turística do Instituto de Pesquisa do Comerciário da Federação do Comércio, com 1937 questionários aplicado no Rio Grande do Norte nos períodos de alta estação nos anos de 2018 e 2019. O método de análise foi o Correlation Network Analysis (CNA), técnica que permite identificar a composição em rede de um conjunto de variáveis independente das lacunas no banco de dados, comum nas avaliações da experiência turísticas em um destino. Na combinação dos softwares UCINET e SPSS, buscou-se as formas, centralidade e correlações significativas das variáveis de hospitalidade na composição da rede de avaliação da experiência turística. Como resultado, observou-se que a rede de avaliações turísticas apresentou alta densidade, principalmente nos aspectos da avaliação do destino. As variáveis centrais do estudo Hospitalidade Comercial e Social mostraram-se interrelacionadas, sendo que a hospitalidade comercial se configurou na centralidade da rede e a hospitalidade social na periferia da rede, indicativo que a hospitalidade comercial apresenta significativo maior grau de influência na rede se comparada a hospitalidade social. O método se mostrou como válido, novos estudos na temática para continua medição e entendimento da configuração da percepção do destino são importantes, principalmente no adensamento da composição frente novos contextos e dinâmicas turísticas.The present thesis aims to analyze the relation of the hospitality perceived on the composition of the evaluation tourist experience. Studies and scientific publications that try to consolidate the bases of the influence of the hospitality in the evaluation of the tourist do not come to agreement. Hospitality as a perennial variable and with constant theoretical and empirical measurement contrasts with the non-consolidation of an isolated dimension. It appears as a transversal between specific factors (such as "experience quality", "tourist attraction" and "environment"), grouping factors (such as "affective", "cognitive" and "conative"), type of variable (such as "Receptivity", "friendly residents" and "local service") and by nature of the object of study (as measurable or abstract). Faced with the theoretical clashes and empirical use of the hospitality / tourism relationship, it is possible consider this as an axiom to be unveiled. It deals with theoretical tourism icons (Fuster, Jafari, Hall, Bishop, Beni and others), hospitality (Selwyn, Lashley, Camargo, Castelli, Almeida and others) and social exchange theory (Simmel, Mauss, Weber, Homans, Blau and others), base prevalent psychosociology that supports the perception studies of tourists and residents. The proposed research route follows in the mining of the databases of tourist demand surveys, coming from official tourist institutions, here used the tourist demand survey of the Commerce Research Institute of the Federation of Commerce, with 1937 questionnaires applied in Rio Grande do Norte during the high season in the years 2018 and 2019. The method of analysis is Correlation Network Analysis, technique that allows to identify the network composition of a set of variables independent of the gaps in the database, common in the evaluations of the tourist experience in a destination. A combination of the software UCINET and SPSS, sought as variable forms, centrality and variable correlations of hospitality in the composition of the evaluation network of the tourist experience. As a result, a network of tourist statistics shows high density, mainly in aspects of evaluating the quality of destination tourist resources, commercial and social hospitality are interrelated, commercial hospitality is at the center of the network, social hospitality is at the periphery of the network and commercial hospitality have a greater degree of influence on the network compared to social hospitality. The method proved to be valid, new studies on the topic for continuous measurement and understanding of the configuration of the perception of the destination are important, especially in the composition face of new contexts and tourist dynamics.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMOUFRNBrasilTurismoHospitalidadeExperiênciaRedesRelação entre turismo e hospitalidade na composição da rede de avaliações da experiência turísticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTRelacaoentreturismo_Milito_2020.pdf.txtRelacaoentreturismo_Milito_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain215787https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30152/2/Relacaoentreturismo_Milito_2020.pdf.txt7ae81c22d0306305b661893a5b8f903bMD52THUMBNAILRelacaoentreturismo_Milito_2020.pdf.jpgRelacaoentreturismo_Milito_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1240https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30152/3/Relacaoentreturismo_Milito_2020.pdf.jpgb7787bed14baddaba16dd34717d50298MD53ORIGINALRelacaoentreturismo_Milito_2020.pdfapplication/pdf15981037https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30152/1/Relacaoentreturismo_Milito_2020.pdf00f9d2a81f2c70101831f9488c106ed9MD51123456789/301522020-09-27 04:56:08.645oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30152Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-09-27T07:56:08Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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