Análise do processo logístico através das ferramentas da qualidade: um estudo de caso na DDEX- direct to door express.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Natália Veloso Caldas de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31926
Resumo: Sabendo que o nível de serviço e o preço dos produtos/serviços não são mais diferenciais, são pré-requisitos, o presente artigo objetiva mostrar como a implantação de ferramentas da qualidade pode ajudar a identificar irregularidades potenciais no processo logístico, especificamente na distribuição de jornais, na cidade do Natal. A metodologia utilizada foi uma pesquisa do tipo quantitativa, de caráter exploratório e baseado em estudo de caso. O objetivo da pesquisa foi entender como tornar o processo de entrega um diferencial competitivo para a empresa prestadora de serviço. Visando este objetivo, inicialmente foi feito uma revisão bibliográfica, visando conhecer os principais conceitos da qualidade, qualidade em serviços e ferramentas da qualidade. O processo para a coleta de dados e informações foi durante o período de estagio acadêmico na empresa. As ferramentas aplicadas foram gráficas de Pareto, diagrama de Ishikawa e controle estatístico de processo. Após a aplicação de ferramentas, foram propostas sugestões a empresa visando minimizar a variabilidade do processo em questão. Os resultados obtidos foram o diagnóstico sobre qual reclamação era mais relevante do ponto de vista dos clientes, quais possíveis fatores contribuem para o alto índice de reclamações, e como essas reclamações se comportam
id UFRN_364782f957d0b7b309d241fe5358eb65
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31926
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Vasconcelos, Natália Veloso Caldas deQueiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira2021-03-17T20:29:49Z2021-03-17T20:29:49Z2011-02VASCONCELOS, N. V. C. ; QUEIROZ, F. C. B. P. . Análise do processo logístico através das ferramentas da qualidade: um estudo de caso na DDEX- direct to door express. Revista Ingepro : Inovação, Gestão e Produção, v. 03, p. 59-71, 2011. Disponível em: http://www.ingepro.com.br/Publ_2011/Fev/06%20Artigo%20368%20pg%2059-71.pdf. Acesso em: 02 fev. 2021.1984-6193https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31926Sabendo que o nível de serviço e o preço dos produtos/serviços não são mais diferenciais, são pré-requisitos, o presente artigo objetiva mostrar como a implantação de ferramentas da qualidade pode ajudar a identificar irregularidades potenciais no processo logístico, especificamente na distribuição de jornais, na cidade do Natal. A metodologia utilizada foi uma pesquisa do tipo quantitativa, de caráter exploratório e baseado em estudo de caso. O objetivo da pesquisa foi entender como tornar o processo de entrega um diferencial competitivo para a empresa prestadora de serviço. Visando este objetivo, inicialmente foi feito uma revisão bibliográfica, visando conhecer os principais conceitos da qualidade, qualidade em serviços e ferramentas da qualidade. O processo para a coleta de dados e informações foi durante o período de estagio acadêmico na empresa. As ferramentas aplicadas foram gráficas de Pareto, diagrama de Ishikawa e controle estatístico de processo. Após a aplicação de ferramentas, foram propostas sugestões a empresa visando minimizar a variabilidade do processo em questão. Os resultados obtidos foram o diagnóstico sobre qual reclamação era mais relevante do ponto de vista dos clientes, quais possíveis fatores contribuem para o alto índice de reclamações, e como essas reclamações se comportamKnowing that the service level and price of products / services are no longer distinct, are prerequisites, this article seeks to show how the deployment of quality tools can help identify potential irregularities in the logistics process, specifically in the distribution of newspapers, in Natal. The methodology used was a type of quantitative research, exploratory and based on case study. The purpose of this research was to understand how to make the process of delivering a competitive advantage to the company providing the service. Aiming at this goal, was initially performed a literature review, to determine the key concepts of quality, service quality and quality tools. The process for collecting data and information was during the academic stage in the company. The tools were Pareto, Ishikawa diagram and statistical process control. After application of tools, suggestions were proposed to the company seeking to minimize the variability of the process in question. The results were a diagnosis about which complaint was more relevant in terms of clients, which possible factors contributing to the high rate of complaints and how those complaints behaveRevista INGEPROFerramentasQualidadeProcessoAnálise do processo logístico através das ferramentas da qualidade: um estudo de caso na DDEX- direct to door express.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALAnáliseDoProcessoLogístico_QUEIROZ_2011.pdfAnáliseDoProcessoLogístico_QUEIROZ_2011.pdfArtigoapplication/pdf1801181https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31926/1/An%c3%a1liseDoProcessoLog%c3%adstico_QUEIROZ_2011.pdf4f86fc63c7dad9148057b4176df107c0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31926/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52TEXTAnáliseDoProcessoLogístico_QUEIROZ_2011.pdf.txtAnáliseDoProcessoLogístico_QUEIROZ_2011.pdf.txtExtracted texttext/plain37843https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31926/3/An%c3%a1liseDoProcessoLog%c3%adstico_QUEIROZ_2011.pdf.txt5d25e8dbf35162ef36b116a9415cfaf3MD53THUMBNAILAnáliseDoProcessoLogístico_QUEIROZ_2011.pdf.jpgAnáliseDoProcessoLogístico_QUEIROZ_2011.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1784https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31926/4/An%c3%a1liseDoProcessoLog%c3%adstico_QUEIROZ_2011.pdf.jpg2f4810b6cb168d0d36bf5563a5e0aa85MD54123456789/319262021-03-21 05:47:15.311oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-03-21T08:47:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do processo logístico através das ferramentas da qualidade: um estudo de caso na DDEX- direct to door express.
title Análise do processo logístico através das ferramentas da qualidade: um estudo de caso na DDEX- direct to door express.
spellingShingle Análise do processo logístico através das ferramentas da qualidade: um estudo de caso na DDEX- direct to door express.
Vasconcelos, Natália Veloso Caldas de
Ferramentas
Qualidade
Processo
title_short Análise do processo logístico através das ferramentas da qualidade: um estudo de caso na DDEX- direct to door express.
title_full Análise do processo logístico através das ferramentas da qualidade: um estudo de caso na DDEX- direct to door express.
title_fullStr Análise do processo logístico através das ferramentas da qualidade: um estudo de caso na DDEX- direct to door express.
title_full_unstemmed Análise do processo logístico através das ferramentas da qualidade: um estudo de caso na DDEX- direct to door express.
title_sort Análise do processo logístico através das ferramentas da qualidade: um estudo de caso na DDEX- direct to door express.
author Vasconcelos, Natália Veloso Caldas de
author_facet Vasconcelos, Natália Veloso Caldas de
Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
author_role author
author2 Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Natália Veloso Caldas de
Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Ferramentas
Qualidade
Processo
topic Ferramentas
Qualidade
Processo
description Sabendo que o nível de serviço e o preço dos produtos/serviços não são mais diferenciais, são pré-requisitos, o presente artigo objetiva mostrar como a implantação de ferramentas da qualidade pode ajudar a identificar irregularidades potenciais no processo logístico, especificamente na distribuição de jornais, na cidade do Natal. A metodologia utilizada foi uma pesquisa do tipo quantitativa, de caráter exploratório e baseado em estudo de caso. O objetivo da pesquisa foi entender como tornar o processo de entrega um diferencial competitivo para a empresa prestadora de serviço. Visando este objetivo, inicialmente foi feito uma revisão bibliográfica, visando conhecer os principais conceitos da qualidade, qualidade em serviços e ferramentas da qualidade. O processo para a coleta de dados e informações foi durante o período de estagio acadêmico na empresa. As ferramentas aplicadas foram gráficas de Pareto, diagrama de Ishikawa e controle estatístico de processo. Após a aplicação de ferramentas, foram propostas sugestões a empresa visando minimizar a variabilidade do processo em questão. Os resultados obtidos foram o diagnóstico sobre qual reclamação era mais relevante do ponto de vista dos clientes, quais possíveis fatores contribuem para o alto índice de reclamações, e como essas reclamações se comportam
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-17T20:29:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-17T20:29:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VASCONCELOS, N. V. C. ; QUEIROZ, F. C. B. P. . Análise do processo logístico através das ferramentas da qualidade: um estudo de caso na DDEX- direct to door express. Revista Ingepro : Inovação, Gestão e Produção, v. 03, p. 59-71, 2011. Disponível em: http://www.ingepro.com.br/Publ_2011/Fev/06%20Artigo%20368%20pg%2059-71.pdf. Acesso em: 02 fev. 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31926
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1984-6193
identifier_str_mv VASCONCELOS, N. V. C. ; QUEIROZ, F. C. B. P. . Análise do processo logístico através das ferramentas da qualidade: um estudo de caso na DDEX- direct to door express. Revista Ingepro : Inovação, Gestão e Produção, v. 03, p. 59-71, 2011. Disponível em: http://www.ingepro.com.br/Publ_2011/Fev/06%20Artigo%20368%20pg%2059-71.pdf. Acesso em: 02 fev. 2021.
1984-6193
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista INGEPRO
publisher.none.fl_str_mv Revista INGEPRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31926/1/An%c3%a1liseDoProcessoLog%c3%adstico_QUEIROZ_2011.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31926/2/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31926/3/An%c3%a1liseDoProcessoLog%c3%adstico_QUEIROZ_2011.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31926/4/An%c3%a1liseDoProcessoLog%c3%adstico_QUEIROZ_2011.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4f86fc63c7dad9148057b4176df107c0
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
5d25e8dbf35162ef36b116a9415cfaf3
2f4810b6cb168d0d36bf5563a5e0aa85
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117765382799360