Análise do processo logístico através das ferramentas da qualidade: um estudo de caso na DDEX- direct to door express.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31926 |
Resumo: | Sabendo que o nível de serviço e o preço dos produtos/serviços não são mais diferenciais, são pré-requisitos, o presente artigo objetiva mostrar como a implantação de ferramentas da qualidade pode ajudar a identificar irregularidades potenciais no processo logístico, especificamente na distribuição de jornais, na cidade do Natal. A metodologia utilizada foi uma pesquisa do tipo quantitativa, de caráter exploratório e baseado em estudo de caso. O objetivo da pesquisa foi entender como tornar o processo de entrega um diferencial competitivo para a empresa prestadora de serviço. Visando este objetivo, inicialmente foi feito uma revisão bibliográfica, visando conhecer os principais conceitos da qualidade, qualidade em serviços e ferramentas da qualidade. O processo para a coleta de dados e informações foi durante o período de estagio acadêmico na empresa. As ferramentas aplicadas foram gráficas de Pareto, diagrama de Ishikawa e controle estatístico de processo. Após a aplicação de ferramentas, foram propostas sugestões a empresa visando minimizar a variabilidade do processo em questão. Os resultados obtidos foram o diagnóstico sobre qual reclamação era mais relevante do ponto de vista dos clientes, quais possíveis fatores contribuem para o alto índice de reclamações, e como essas reclamações se comportam |
id |
UFRN_364782f957d0b7b309d241fe5358eb65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31926 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Vasconcelos, Natália Veloso Caldas deQueiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira2021-03-17T20:29:49Z2021-03-17T20:29:49Z2011-02VASCONCELOS, N. V. C. ; QUEIROZ, F. C. B. P. . Análise do processo logístico através das ferramentas da qualidade: um estudo de caso na DDEX- direct to door express. Revista Ingepro : Inovação, Gestão e Produção, v. 03, p. 59-71, 2011. Disponível em: http://www.ingepro.com.br/Publ_2011/Fev/06%20Artigo%20368%20pg%2059-71.pdf. Acesso em: 02 fev. 2021.1984-6193https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31926Sabendo que o nível de serviço e o preço dos produtos/serviços não são mais diferenciais, são pré-requisitos, o presente artigo objetiva mostrar como a implantação de ferramentas da qualidade pode ajudar a identificar irregularidades potenciais no processo logístico, especificamente na distribuição de jornais, na cidade do Natal. A metodologia utilizada foi uma pesquisa do tipo quantitativa, de caráter exploratório e baseado em estudo de caso. O objetivo da pesquisa foi entender como tornar o processo de entrega um diferencial competitivo para a empresa prestadora de serviço. Visando este objetivo, inicialmente foi feito uma revisão bibliográfica, visando conhecer os principais conceitos da qualidade, qualidade em serviços e ferramentas da qualidade. O processo para a coleta de dados e informações foi durante o período de estagio acadêmico na empresa. As ferramentas aplicadas foram gráficas de Pareto, diagrama de Ishikawa e controle estatístico de processo. Após a aplicação de ferramentas, foram propostas sugestões a empresa visando minimizar a variabilidade do processo em questão. Os resultados obtidos foram o diagnóstico sobre qual reclamação era mais relevante do ponto de vista dos clientes, quais possíveis fatores contribuem para o alto índice de reclamações, e como essas reclamações se comportamKnowing that the service level and price of products / services are no longer distinct, are prerequisites, this article seeks to show how the deployment of quality tools can help identify potential irregularities in the logistics process, specifically in the distribution of newspapers, in Natal. The methodology used was a type of quantitative research, exploratory and based on case study. The purpose of this research was to understand how to make the process of delivering a competitive advantage to the company providing the service. Aiming at this goal, was initially performed a literature review, to determine the key concepts of quality, service quality and quality tools. The process for collecting data and information was during the academic stage in the company. The tools were Pareto, Ishikawa diagram and statistical process control. After application of tools, suggestions were proposed to the company seeking to minimize the variability of the process in question. The results were a diagnosis about which complaint was more relevant in terms of clients, which possible factors contributing to the high rate of complaints and how those complaints behaveRevista INGEPROFerramentasQualidadeProcessoAnálise do processo logístico através das ferramentas da qualidade: um estudo de caso na DDEX- direct to door express.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALAnáliseDoProcessoLogístico_QUEIROZ_2011.pdfAnáliseDoProcessoLogístico_QUEIROZ_2011.pdfArtigoapplication/pdf1801181https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31926/1/An%c3%a1liseDoProcessoLog%c3%adstico_QUEIROZ_2011.pdf4f86fc63c7dad9148057b4176df107c0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31926/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52TEXTAnáliseDoProcessoLogístico_QUEIROZ_2011.pdf.txtAnáliseDoProcessoLogístico_QUEIROZ_2011.pdf.txtExtracted texttext/plain37843https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31926/3/An%c3%a1liseDoProcessoLog%c3%adstico_QUEIROZ_2011.pdf.txt5d25e8dbf35162ef36b116a9415cfaf3MD53THUMBNAILAnáliseDoProcessoLogístico_QUEIROZ_2011.pdf.jpgAnáliseDoProcessoLogístico_QUEIROZ_2011.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1784https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31926/4/An%c3%a1liseDoProcessoLog%c3%adstico_QUEIROZ_2011.pdf.jpg2f4810b6cb168d0d36bf5563a5e0aa85MD54123456789/319262021-03-21 05:47:15.311oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-03-21T08:47:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise do processo logístico através das ferramentas da qualidade: um estudo de caso na DDEX- direct to door express. |
title |
Análise do processo logístico através das ferramentas da qualidade: um estudo de caso na DDEX- direct to door express. |
spellingShingle |
Análise do processo logístico através das ferramentas da qualidade: um estudo de caso na DDEX- direct to door express. Vasconcelos, Natália Veloso Caldas de Ferramentas Qualidade Processo |
title_short |
Análise do processo logístico através das ferramentas da qualidade: um estudo de caso na DDEX- direct to door express. |
title_full |
Análise do processo logístico através das ferramentas da qualidade: um estudo de caso na DDEX- direct to door express. |
title_fullStr |
Análise do processo logístico através das ferramentas da qualidade: um estudo de caso na DDEX- direct to door express. |
title_full_unstemmed |
Análise do processo logístico através das ferramentas da qualidade: um estudo de caso na DDEX- direct to door express. |
title_sort |
Análise do processo logístico através das ferramentas da qualidade: um estudo de caso na DDEX- direct to door express. |
author |
Vasconcelos, Natália Veloso Caldas de |
author_facet |
Vasconcelos, Natália Veloso Caldas de Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Natália Veloso Caldas de Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ferramentas Qualidade Processo |
topic |
Ferramentas Qualidade Processo |
description |
Sabendo que o nível de serviço e o preço dos produtos/serviços não são mais diferenciais, são pré-requisitos, o presente artigo objetiva mostrar como a implantação de ferramentas da qualidade pode ajudar a identificar irregularidades potenciais no processo logístico, especificamente na distribuição de jornais, na cidade do Natal. A metodologia utilizada foi uma pesquisa do tipo quantitativa, de caráter exploratório e baseado em estudo de caso. O objetivo da pesquisa foi entender como tornar o processo de entrega um diferencial competitivo para a empresa prestadora de serviço. Visando este objetivo, inicialmente foi feito uma revisão bibliográfica, visando conhecer os principais conceitos da qualidade, qualidade em serviços e ferramentas da qualidade. O processo para a coleta de dados e informações foi durante o período de estagio acadêmico na empresa. As ferramentas aplicadas foram gráficas de Pareto, diagrama de Ishikawa e controle estatístico de processo. Após a aplicação de ferramentas, foram propostas sugestões a empresa visando minimizar a variabilidade do processo em questão. Os resultados obtidos foram o diagnóstico sobre qual reclamação era mais relevante do ponto de vista dos clientes, quais possíveis fatores contribuem para o alto índice de reclamações, e como essas reclamações se comportam |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-17T20:29:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-03-17T20:29:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VASCONCELOS, N. V. C. ; QUEIROZ, F. C. B. P. . Análise do processo logístico através das ferramentas da qualidade: um estudo de caso na DDEX- direct to door express. Revista Ingepro : Inovação, Gestão e Produção, v. 03, p. 59-71, 2011. Disponível em: http://www.ingepro.com.br/Publ_2011/Fev/06%20Artigo%20368%20pg%2059-71.pdf. Acesso em: 02 fev. 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31926 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1984-6193 |
identifier_str_mv |
VASCONCELOS, N. V. C. ; QUEIROZ, F. C. B. P. . Análise do processo logístico através das ferramentas da qualidade: um estudo de caso na DDEX- direct to door express. Revista Ingepro : Inovação, Gestão e Produção, v. 03, p. 59-71, 2011. Disponível em: http://www.ingepro.com.br/Publ_2011/Fev/06%20Artigo%20368%20pg%2059-71.pdf. Acesso em: 02 fev. 2021. 1984-6193 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31926 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista INGEPRO |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista INGEPRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31926/1/An%c3%a1liseDoProcessoLog%c3%adstico_QUEIROZ_2011.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31926/2/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31926/3/An%c3%a1liseDoProcessoLog%c3%adstico_QUEIROZ_2011.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31926/4/An%c3%a1liseDoProcessoLog%c3%adstico_QUEIROZ_2011.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4f86fc63c7dad9148057b4176df107c0 e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 5d25e8dbf35162ef36b116a9415cfaf3 2f4810b6cb168d0d36bf5563a5e0aa85 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117765382799360 |