Complexidade ambiental: efeitos na aprendizagem e agressividade do Peixe-donzela (Stegastes fuscus)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Thalles da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27441
Resumo: O peixe donzela (Stegastes fuscus) é um peixe recifal endêmico do Brasil que ocorre desde a costa do RN até SC. Essa espécie apresenta forte comportamento agonístico ao defender seu território contra animais intra e interespecíficos que transitem ou que compitam por seus recursos, sendo considerada uma “espécie-chave” nos recifes em que ocorre. S. fuscus exerce forte papel na regulação das relações agonísticas entre as diversas espécies que compõem a comunidade recifal. Devido ao alto impacto antropogênico os ambientes recifais tem sido modificados em termos de temperatura, pH, oxigênio e complexidade estrutural. Pesquisas que relacionem mudanças na temperatura e estrutura do habitat dos animais, com alterações comportamentais e de aprendizagem podem auxiliar na compreensão das consequências ecológicas desses impactos e sugerir alternativas mais eficazes de conservação. Este estudo pretendeu compreender melhor como as mudanças climáticas globais podem influenciar mudanças na agressividade, territorialidade e aprendizagem de S. fuscus. O objetivo do trabalho foi testar se a complexidade ambiental e a temperatura da água influenciam na aprendizagem e agressividade de S. fuscus. Todos os animais foram coletados na praia de Pirambúzios, transferidos para o laboratório e colocados em aquários estoque. Para o experimento 1, os animais foram divididos em: Grupo “EE” (n=11) habitat constituído por um aquário com fundo e paredes cobertas com adesivo de substrato de cascalho, abrigo e planta artificial e grupo “BE” (n=09) habitat constituído por um aquário sem itens adicionais. Após 34 dias nessas condições, foram quantificados: tempo de permanência e latência para atingir área alvo. Para o experimento 2, além dos níveis de complexidade, houve também um regime de temperatura, da seguinte forma: Grupo “28B” (n=09) habitat nãoenriquecido a 28ºC, grupo “28C” (n=12), habitat enriquecido a 28ºC, grupo “34B” (n=09) habitat não-enriquecido a 34ºC e grupo “34C” (n=06) habitat enriquecido a 34ºC. Após um período de 30 dias sob essas condições, os animais foram submetidos ao teste do espelho, sendo filmados antes (5min) e após (5min) de exposição ao espelho e sendo verificadas a velocidade de locomoção, tempo em freezing, tempo de permanência nos quadrantes e frequência de ocorrência de displays agonísticos nos dois momentos. Nossos resultados sugerem que, em um cenário futuro, S. fuscus terão maiores custos energéticos ocasionados não só pelo aumento da temperatura, mas também por mudanças fisiológicas e em seu padrão comportamental.
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Devido ao alto impacto antropogênico os ambientes recifais tem sido modificados em termos de temperatura, pH, oxigênio e complexidade estrutural. Pesquisas que relacionem mudanças na temperatura e estrutura do habitat dos animais, com alterações comportamentais e de aprendizagem podem auxiliar na compreensão das consequências ecológicas desses impactos e sugerir alternativas mais eficazes de conservação. Este estudo pretendeu compreender melhor como as mudanças climáticas globais podem influenciar mudanças na agressividade, territorialidade e aprendizagem de S. fuscus. O objetivo do trabalho foi testar se a complexidade ambiental e a temperatura da água influenciam na aprendizagem e agressividade de S. fuscus. Todos os animais foram coletados na praia de Pirambúzios, transferidos para o laboratório e colocados em aquários estoque. Para o experimento 1, os animais foram divididos em: Grupo “EE” (n=11) habitat constituído por um aquário com fundo e paredes cobertas com adesivo de substrato de cascalho, abrigo e planta artificial e grupo “BE” (n=09) habitat constituído por um aquário sem itens adicionais. Após 34 dias nessas condições, foram quantificados: tempo de permanência e latência para atingir área alvo. Para o experimento 2, além dos níveis de complexidade, houve também um regime de temperatura, da seguinte forma: Grupo “28B” (n=09) habitat nãoenriquecido a 28ºC, grupo “28C” (n=12), habitat enriquecido a 28ºC, grupo “34B” (n=09) habitat não-enriquecido a 34ºC e grupo “34C” (n=06) habitat enriquecido a 34ºC. Após um período de 30 dias sob essas condições, os animais foram submetidos ao teste do espelho, sendo filmados antes (5min) e após (5min) de exposição ao espelho e sendo verificadas a velocidade de locomoção, tempo em freezing, tempo de permanência nos quadrantes e frequência de ocorrência de displays agonísticos nos dois momentos. Nossos resultados sugerem que, em um cenário futuro, S. fuscus terão maiores custos energéticos ocasionados não só pelo aumento da temperatura, mas também por mudanças fisiológicas e em seu padrão comportamental.Dusky damselfish (Stegastes fuscus) is a endemic reef fish from Brazil that occurs at coast of the RN until SC. This species presents a agonistic behavior in defending your territory against intra and interspecific animals that transit or compete for resources, being considered a "key-specie" in the reefs in which occurs. S. fuscus plays a important role in regulating the agonistic relationships among the various species that make up reef community. Due to the high anthropogenic impact the reef environments have been modified in terms of temperature, pH, oxygen and structural complexity. Research that relates changes in temperature and habitat structure of animals with behavioral and learning alterations can help to understanding ecological consequences of these impacts and suggest more effective conservation alternatives. This study aimed to better understanding how global climate change can influence changes in the agressiveness, territoriality and learning of S. fuscus. The objective of this work was to test if the environmental complexity and water temperature influence the learning and aggressiveness of S. fuscus. All animals were collected on Pirambúzios Beach, transferred to the laboratory and placed in stock tanks. For experiment 1, animals were divided into: EE group (n=11) habitat consisting of an tank with bottom and walls covered with gravel substrate adhesive, shelter and artificial plant and group "BE" (n=09) habitat consisting of an tank without additional items. After 34 days under these conditions, time spent in each area and latency to reach the target area were quantified. For experiment 2, beyond to the complexity levels, there was also a temperature regime, as follows: Group "28B" (n=09) barren habitat at 28ºC, "28C" group (n=12), complex habitat at 28°C, group "34B" (n=09) barren habitat at 34°C and group "34C" (n=06) complex habitat at 34°C. After 30 days under these conditions, animals were submitted to mirror test, being filmed before (5min) and after (5min) exposure to the mirror, being verified swimming velocity, immobility time, time spent in each quadrants and frequency of agonistic displays in the two moments. Our results suggest that, in a future scenario, S. fuscus will have higher energetic costs caused not only by increase of temperature but also by physiological changes and its behavioral pattern.CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASAprendizagem espaço-temporalAquecimento globalEnriquecimento ambientalPeixe-donzelaAgressividadeComplexidade ambiental: efeitos na aprendizagem e agressividade do Peixe-donzela (Stegastes fuscus)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTCompComplexidadeambientalefeitos_Pinto_2019.pdf.txtCompComplexidadeambientalefeitos_Pinto_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain162586https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27441/2/CompComplexidadeambientalefeitos_Pinto_2019.pdf.txta9b4b3655731fea23b486399507c6f29MD52THUMBNAILCompComplexidadeambientalefeitos_Pinto_2019.pdf.jpgCompComplexidadeambientalefeitos_Pinto_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1228https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27441/3/CompComplexidadeambientalefeitos_Pinto_2019.pdf.jpg9a918d4a820e3ea5f2cfc93714857b10MD53ORIGINALCompComplexidadeambientalefeitos_Pinto_2019.pdfapplication/pdf2336345https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27441/1/CompComplexidadeambientalefeitos_Pinto_2019.pdf66359b1474df0cdc263ac0475f5fae3cMD51123456789/274412019-08-11 02:22:07.111oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27441Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-08-11T05:22:07Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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