Perfil da qualidade docente e desempenho discente na educação básica brasileira
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24294 |
Resumo: | Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), de 1992 a 2009, a taxa de escolarização de jovens de 15 a 17 anos elevou-se de 59,7% para 85,2%. Ou seja, o período de crescimento populacional brasileiro, juntamente com seu desenvolvimento social, acarretou no crescimento da população escolar. Estes valores crescentes só identificam a necessidade e a importância de um olhar mais acentuado para os professores. Com a crescente demanda por ensino básico, o papel dos professores passa a se tornar cada vez mais complexos, com mais cabeças para gerir e repassar seus ensinamentos. Tornou-se necessário a ampliação do quadro docente para ser possível o atendimento a toda a população escolar. Ainda mais importante que a ampliação do quadro docente, sua capacitação e qualificação também devem ser ampliadas, visto que, em um futuro não tão distante, a queda nas taxas de natalidade diminuirá a população de jovens em idade escolar no Brasil. Assim, a alta quantidade de professores não será mais relevante, e sim as suas qualidades e habilidades profissionais. Dito isto, o presente trabalho está voltado especificamente para os professores atuantes na rede básica de ensino no Brasil e suas características pessoais, profissionais e acadêmicas, e como essas características afetam o desempenho de seus alunos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é determinar o perfil de qualidade dos professores do 3º ano do ensino médio, que lecionam na rede pública estadual do Brasil, e qual a relação destes perfis com o desempenho escolar dos alunos. Os dados utilizados provem dos microdados da Prova Brasil 2013 (SAEB), realizada pelo INEP, que consiste de um questionário individual, que engloba informações pessoais e acadêmicas, aplicado a cada docente e aluno entrevistado. O método Grade of Membership (GoM) foi utilizado para a construção dos perfis de pertinência dos professores segundo suas características. De posse desses perfis verificou-se quais características docentes resultam de forma efetiva em bom desempenho de seus alunos no componente curricular avaliado. Os resultados indicam três grupos de professores com características distintas: um grupo considerado de maior qualidade, outro grupo considerado de qualidade intermediária, e o terceiro grupo classificado como de qualidade deficitária ou baixa qualidade. Para cada grupo delineado, o desempenho de seus alunos foi distinto, apresentando maior desempenho aqueles alunos associados a professores de alta qualidade, e menor desempenho os alunos com professores de baixa qualidade. |
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Estes valores crescentes só identificam a necessidade e a importância de um olhar mais acentuado para os professores. Com a crescente demanda por ensino básico, o papel dos professores passa a se tornar cada vez mais complexos, com mais cabeças para gerir e repassar seus ensinamentos. Tornou-se necessário a ampliação do quadro docente para ser possível o atendimento a toda a população escolar. Ainda mais importante que a ampliação do quadro docente, sua capacitação e qualificação também devem ser ampliadas, visto que, em um futuro não tão distante, a queda nas taxas de natalidade diminuirá a população de jovens em idade escolar no Brasil. Assim, a alta quantidade de professores não será mais relevante, e sim as suas qualidades e habilidades profissionais. Dito isto, o presente trabalho está voltado especificamente para os professores atuantes na rede básica de ensino no Brasil e suas características pessoais, profissionais e acadêmicas, e como essas características afetam o desempenho de seus alunos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é determinar o perfil de qualidade dos professores do 3º ano do ensino médio, que lecionam na rede pública estadual do Brasil, e qual a relação destes perfis com o desempenho escolar dos alunos. Os dados utilizados provem dos microdados da Prova Brasil 2013 (SAEB), realizada pelo INEP, que consiste de um questionário individual, que engloba informações pessoais e acadêmicas, aplicado a cada docente e aluno entrevistado. O método Grade of Membership (GoM) foi utilizado para a construção dos perfis de pertinência dos professores segundo suas características. De posse desses perfis verificou-se quais características docentes resultam de forma efetiva em bom desempenho de seus alunos no componente curricular avaliado. Os resultados indicam três grupos de professores com características distintas: um grupo considerado de maior qualidade, outro grupo considerado de qualidade intermediária, e o terceiro grupo classificado como de qualidade deficitária ou baixa qualidade. Para cada grupo delineado, o desempenho de seus alunos foi distinto, apresentando maior desempenho aqueles alunos associados a professores de alta qualidade, e menor desempenho os alunos com professores de baixa qualidade.According to the Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD), from 1992 to 2009, the enrollment rate of young people aged 15 to 17 rose from 59.7% to 85.2%. That is, the period of Brazilian population growth, together with its social development, has led to the growth of the school population. These increasing values only identify the need and importance of a more pronounced look at teachers. With the increasing attendance of students in schools, the role of teachers becomes increasingly complex, with more heads to manage and pass on their teachings. It has become necessary to expand the teaching staff to be able to serve the entire school population. Even more important than the expansion of the teaching staff, their qualification and qualification should also be expanded, since in the not so distant future, the fall in birth rates will decrease the population of school-age youth in Brazil. Thus, the high number of teachers will not be more relevant, but their qualities and professional skills. By saying that, this work is aimed specifically at teachers working in the basic education in Brazil and their personal, professional and academic characteristics, and how these characteristics affect the performance of their students. Thus, the main objective of this work is to determine the quality profile of 3rd year public high school teachers, and what is the relation of these profiles and their student’s academic performances. The data used were made available through the microdata of Prova Brasil 2013 (SAEB), carried out by INEP. The Grade of Membership (GoM) method was used to construct the pertinence profiles of teachers according to their characteristics. In the possession of these profiles, it was verified which teacher’s characteristics resulted in an effective way in good performances of their students in the evaluated curricular component. The results indicate three groups of teachers with different characteristics: a group considered the to be the one with higher quality, another one classified as medium quality, and the last one classified as poor quality profile. For each group outlined, the performance of their students was distinct, presenting higher performance those students associated with high quality teachers, and lower performance students with poor quality teachers.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DEMOGRAFIAEducaçãoQualidade do professorGrade of MembershipPerfil da qualidade docente e desempenho discente na educação básica brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPerfilQualidadeDocente_NunesJunior_2017.pdfPerfilQualidadeDocente_NunesJunior_2017.pdfapplication/pdf1737498https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24294/1/PerfilQualidadeDocente_NunesJunior_2017.pdf6f06496bee41060cc1b5414cccf7b88aMD51TEXTJoseEdsonFerreiraNunesJunior_DISSERT.pdf.txtJoseEdsonFerreiraNunesJunior_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain171498https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24294/2/JoseEdsonFerreiraNunesJunior_DISSERT.pdf.txt82fd928913479bed6773b828ff39af9aMD52PerfilQualidadeDocente_NunesJunior_2017.pdf.txtPerfilQualidadeDocente_NunesJunior_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain170925https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24294/4/PerfilQualidadeDocente_NunesJunior_2017.pdf.txt07b02c7c3ceebab22a2e09f37d7e9eedMD54THUMBNAILJoseEdsonFerreiraNunesJunior_DISSERT.pdf.jpgJoseEdsonFerreiraNunesJunior_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1673https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24294/3/JoseEdsonFerreiraNunesJunior_DISSERT.pdf.jpgd2cd22da1c313431402ae5a7024888bbMD53PerfilQualidadeDocente_NunesJunior_2017.pdf.jpgPerfilQualidadeDocente_NunesJunior_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1158https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24294/5/PerfilQualidadeDocente_NunesJunior_2017.pdf.jpg8b5eaece3fc5abd9a3f5cd4cfa96e40dMD55123456789/242942022-05-03 19:17:24.373oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24294Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-03T22:17:24Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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