Prevalência de perda auditiva e fatores associados em escolares da rede pública municipal de Natal/RN
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26006 |
Resumo: | Introdução: A audição é fundamental para o desenvolvimento da linguagem e aprendizagem, interação social, aquisição de conhecimentos e torna possível ao indivíduo transmitir pensamento e sentimentos. A prevenção, identificação e intervenção precoces das alterações auditivas são essenciais, por sua relevância para os aspectos de linguagem e aprendizagem e por reduzir os custos com as consequências da perda auditiva. Objetivo: Analisar a prevalência de perda auditiva em escolares do município de Natal/RN e seus fatores associados. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal que analisou 238 crianças e adolescentes do ensino fundamental I e II, dos sexos feminino e masculino, matriculados em escolas públicas do município de Natal-RN, avaliados pela meatoscopia, triagem audiométrica com Audiômetro Telessaúde e avaliação autorreferida de dificuldade auditiva e dor de ouvido. Para identificação dos fatores associados à perda auditiva foi utilizada a análise bivariada através dos testes do Qui-quadrado, Exato de Fisher e Razão de Prevalência, considerando a significância de 5%. A Regressão de Poisson utilizando o teste de Wald com estimação robusta foi realizada para fatores avaliados na análise multivariada. Foi realizada análise de concordância, Kappa (IC95%) entre o resultado da avaliação, perda auditiva referida pelos pais, pelos escolares e resultado da meatoscopia. Os dados foram analisados no SPSS 23. Resultados: A prevalência de perda auditiva entre os escolares de 6 a 17 anos (10,76 ± 2,81) foi de 16% (11,7%-21,4%); 16% referiram não ouvir bem, 18,9% sentiam dor de ouvido e 26,1% apresentaram meatoscopia alterada. 71,26% dos participantes pertenciam às classes econômicas A-B-C. A prevalência de perda auditiva foi maior entre os escolares que referiram dificuldade auditiva e dor de ouvido, entre crianças de 6 a 12 anos e por tipo de infecções de vias aéreas (p<0,05). A Infecção de vias aéreas (RP=3,37 IC95% 1,48-7,68) foi encontrada como fator de risco associado à perda auditiva, permanecendo significativa no modelo multivariado (RP=6,79 IC95% 1,98-23,26 pvalor=0,002). O índice Kappa indicou concordância consistente nas situações avaliadas. Conclusões: A prevalência de perda auditiva em escolares no município de Natal está acima da referida em outros estudos realizados no Brasil para esta faixa etária, o que mostra a necessidade da atenção fonoaudiológica vinculada ao Programa Saúde na Escola, a fim de que sejam sistematizadas ações de promoção da saúde auditiva para esta população no município de NatalRN. |
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Nunes, Aryelly Dayane da SilvaBalen, Sheila AndreoliOliveira, Ângelo Giuseppe Roncalli da CostaLacerda, Adriana Bender Moreira deMirabal, Isabelle Ribeiro Barbosa2018-10-09T22:48:19Z2018-10-09T22:48:19Z2018-07-04NUNES, Aryelly Dayane da Silva. Prevalência de perda auditiva e fatores associados em escolares da rede pública municipal de Natal/RN. 2018. 119f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26006Introdução: A audição é fundamental para o desenvolvimento da linguagem e aprendizagem, interação social, aquisição de conhecimentos e torna possível ao indivíduo transmitir pensamento e sentimentos. A prevenção, identificação e intervenção precoces das alterações auditivas são essenciais, por sua relevância para os aspectos de linguagem e aprendizagem e por reduzir os custos com as consequências da perda auditiva. Objetivo: Analisar a prevalência de perda auditiva em escolares do município de Natal/RN e seus fatores associados. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal que analisou 238 crianças e adolescentes do ensino fundamental I e II, dos sexos feminino e masculino, matriculados em escolas públicas do município de Natal-RN, avaliados pela meatoscopia, triagem audiométrica com Audiômetro Telessaúde e avaliação autorreferida de dificuldade auditiva e dor de ouvido. Para identificação dos fatores associados à perda auditiva foi utilizada a análise bivariada através dos testes do Qui-quadrado, Exato de Fisher e Razão de Prevalência, considerando a significância de 5%. A Regressão de Poisson utilizando o teste de Wald com estimação robusta foi realizada para fatores avaliados na análise multivariada. Foi realizada análise de concordância, Kappa (IC95%) entre o resultado da avaliação, perda auditiva referida pelos pais, pelos escolares e resultado da meatoscopia. Os dados foram analisados no SPSS 23. Resultados: A prevalência de perda auditiva entre os escolares de 6 a 17 anos (10,76 ± 2,81) foi de 16% (11,7%-21,4%); 16% referiram não ouvir bem, 18,9% sentiam dor de ouvido e 26,1% apresentaram meatoscopia alterada. 71,26% dos participantes pertenciam às classes econômicas A-B-C. A prevalência de perda auditiva foi maior entre os escolares que referiram dificuldade auditiva e dor de ouvido, entre crianças de 6 a 12 anos e por tipo de infecções de vias aéreas (p<0,05). A Infecção de vias aéreas (RP=3,37 IC95% 1,48-7,68) foi encontrada como fator de risco associado à perda auditiva, permanecendo significativa no modelo multivariado (RP=6,79 IC95% 1,98-23,26 pvalor=0,002). O índice Kappa indicou concordância consistente nas situações avaliadas. Conclusões: A prevalência de perda auditiva em escolares no município de Natal está acima da referida em outros estudos realizados no Brasil para esta faixa etária, o que mostra a necessidade da atenção fonoaudiológica vinculada ao Programa Saúde na Escola, a fim de que sejam sistematizadas ações de promoção da saúde auditiva para esta população no município de NatalRN.Introduction: Hearing is fundamental for the development of language and learning, social interaction, acquisition of knowledge and makes it possible for the individual to transmit thoughts and feelings. Early prevention, identification and intervention of auditory changes are essential because of their relevance to language and learning aspects and to reduce costs with the consequences of hearing impairment. Objective: To analyze the prevalence of hearing impairment in schoolchildren in the city of Natal / RN and its associated factors. Methods: This is a cross-sectional study of the analysis of children and adolescents of primary and secondary education, male and female, enrolled in public schools in the city of Natal-RN, with evaluation by meatoscopy, audiometric screening with audiometry difficulty ear and earache. The comparative analysis of the data was performed using Chi-square, Fisher's Exact and Prevalence Ratio tests, considering a significance of 5%. The results were exactly the same in the bivariate analysis, more of a multivariate analysis by Poisson regression using the Wald test with the same robust one. A concordance analysis, Kappa (95% CI) was performed between the results of the evaluation, the auditory audit of the parents, the students and the meatoscopy result. Results: The prevalence of hearing loss among students aged 6 to 17 years (10.76 ± 2.81) was 16% (11.7% -21.4%); 16% reported not hearing well, 18.9% felt pain and 26.1% had altered carnoscopy. 71.26% of the participants belonged to economic classes A-B-C. The prevalence of hearing impairment is higher among schoolchildren who refer to audiometry and auditory sclerosis, among children aged 6 to 12 years and of airway type (p <0.05). Airway infection (RP = 3.37 CI 95% 1.48-7.68) was recognized as a risk factor associated with hearing loss, remaining significant in the multivariate model (PR = 6.79 95% CI 1.98-23 26 p-value = 0.002). The Kappa index indicates agreement in some situations evaluated. Conclusions: The prevalence of hearing loss in schoolchildren in the city of Natal is higher than that reported in other studies conducted in Brazil for this age group, which shows the need for phonoaudiological attention linked to the School Health Program, in order to systematize actions of hearing health promotion for this population in the city of Natal-RN.porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVAPolítica de saúdePerda auditivaAudiçãoServiços de saúde escolarPrevalênciaProgramas nacionais de saúdePrevalência de perda auditiva e fatores associados em escolares da rede pública municipal de Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPrevalênciaperdaauditiva_Nunes_2018.pdfapplication/pdf2323406https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26006/1/Preval%c3%aanciaperdaauditiva_Nunes_2018.pdf90f28c3661746322dfa2d7b03132c37dMD51TEXTPrevalênciaperdaauditiva_Nunes_2018.pdf.txtPrevalênciaperdaauditiva_Nunes_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain235283https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26006/2/Preval%c3%aanciaperdaauditiva_Nunes_2018.pdf.txt4555230b0154d16dc52676b08962e9edMD52THUMBNAILPrevalênciaperdaauditiva_Nunes_2018.pdf.jpgPrevalênciaperdaauditiva_Nunes_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3902https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26006/3/Preval%c3%aanciaperdaauditiva_Nunes_2018.pdf.jpg380892927446f1fb3157d0a828b66781MD53TEXTPrevalênciaperdaauditiva_Nunes_2018.pdf.txtPrevalênciaperdaauditiva_Nunes_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain235283https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26006/2/Preval%c3%aanciaperdaauditiva_Nunes_2018.pdf.txt4555230b0154d16dc52676b08962e9edMD52THUMBNAILPrevalênciaperdaauditiva_Nunes_2018.pdf.jpgPrevalênciaperdaauditiva_Nunes_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3902https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26006/3/Preval%c3%aanciaperdaauditiva_Nunes_2018.pdf.jpg380892927446f1fb3157d0a828b66781MD53123456789/260062019-01-30 07:16:48.469oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26006Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T10:16:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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