Representações sociais de psicólogo: imagens em movimento na formação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóbrega, Danielle Oliveira da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24368
Resumo: Objetiva-se analisar as representações sociais sobre o psicólogo para os estudantes de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas/Unidade Educacional de Palmeira dos Índios. Tem como cenário o atual contexto de expansão da Psicologia no que tange à diversificação de práticas e de públicos e a expansão das universidades públicas federais, o que ampliou notadamente a inserção de estudantes de diferentes regiões nessas instituições. Com fundamento teórico-metodológico na Teoria das Representações Sociais, trata-se de um estudo que analisa as representações sociais em um contexto de formação profissional, o que implica enfocar os movimentos representacionais, as relações dialógicas e tensionamentos entre os saberes, além de sua sócio gênese (MARKOVÁ, 2006; MOSCOVICI, 2005; WAGNER, 2000). Assim, parte-se de uma epistemologia dialógica de representações sociais, que são compreendidas como um conhecimento social formado a partir da dialogicidade, da dinâmica e da historicidade (MARKOVÁ, 2006). Diante disso, o estudo está ancorado nas diretrizes da pesquisa qualitativa e contou com a reunião de três procedimentos metodológicos: a análise documental, a Técnica de Associação Livre de Palavras e o grupo focal. O primeiro dedicou-se à análise do Projeto Pedagógico do referido curso através da estratégia descrita em Seixas et al. (2013). Já o segundo, foi realizado com 169 estudantes distribuídos pelos cinco anos de Psicologia, o que corresponde às cinco turmas devido ao ingresso no curso ser anual. Os participantes evocaram palavras a partir da audição do termo “psicólogo”, sendo tais evocações analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo do tipo temática (BARDIN, 2004). O grupo focal, por seu turno, teve a participação de doze discentes de todas as turmas do curso ao longo de cinco encontros. Tais momentos foram videogravados e as conversações transcritas e analisadas através da técnica de análise de conteúdo, com foco na unidade de registro do tipo referente (BARDIN, 2004). Os resultados foram analisados de modo complementar e integrado e sinalizaram uma representação social sobre o psicólogo centrada no desenho clínico tradicional, porém, o processo formativo em que estão imersos os estudantes, com tensionamentos de saberes e com o contexto de formação em Psicologia no interior vem propiciando abertura à presença de outros traços a esse desenho, provocando movimentações nas representações em tela. Desse modo, conclui-se com o destaque à necessária compreensão de que o processo formativo tem um caráter polifásico, no sentido das relações entre saberes distintos, o que deve ser observado e colocado em diálogo ao longo da formação.
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Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24368Objetiva-se analisar as representações sociais sobre o psicólogo para os estudantes de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas/Unidade Educacional de Palmeira dos Índios. Tem como cenário o atual contexto de expansão da Psicologia no que tange à diversificação de práticas e de públicos e a expansão das universidades públicas federais, o que ampliou notadamente a inserção de estudantes de diferentes regiões nessas instituições. Com fundamento teórico-metodológico na Teoria das Representações Sociais, trata-se de um estudo que analisa as representações sociais em um contexto de formação profissional, o que implica enfocar os movimentos representacionais, as relações dialógicas e tensionamentos entre os saberes, além de sua sócio gênese (MARKOVÁ, 2006; MOSCOVICI, 2005; WAGNER, 2000). Assim, parte-se de uma epistemologia dialógica de representações sociais, que são compreendidas como um conhecimento social formado a partir da dialogicidade, da dinâmica e da historicidade (MARKOVÁ, 2006). Diante disso, o estudo está ancorado nas diretrizes da pesquisa qualitativa e contou com a reunião de três procedimentos metodológicos: a análise documental, a Técnica de Associação Livre de Palavras e o grupo focal. O primeiro dedicou-se à análise do Projeto Pedagógico do referido curso através da estratégia descrita em Seixas et al. (2013). Já o segundo, foi realizado com 169 estudantes distribuídos pelos cinco anos de Psicologia, o que corresponde às cinco turmas devido ao ingresso no curso ser anual. Os participantes evocaram palavras a partir da audição do termo “psicólogo”, sendo tais evocações analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo do tipo temática (BARDIN, 2004). 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Desse modo, conclui-se com o destaque à necessária compreensão de que o processo formativo tem um caráter polifásico, no sentido das relações entre saberes distintos, o que deve ser observado e colocado em diálogo ao longo da formação.The objective of this study is to analyze the social representations of the psychologist for the Psychology students of the Federal University of Alagoas / Educational Unit of Palmeira dos Índios. It has as a scenario the current context of expansion of Psychology regarding the diversification of practice, public and the expansion of federal public universities, which significantly increased the insertion of students from different regions in these institutions. With a theoretical-methodological foundation in the Theory of Social Representations, it is a study that analyzes the social representations in a context of professional formation, which implies to focus on the representational movements, the dialogical relations and tensions between the knowledge, besides it’s sociogenesis (Markova, 2006; Moscovic, 2005; Wagner, 2000). Thus, it starts from a dialogical epistemology of social representations, which are understood as a social knowledge formed from dialogicity, dynamics and historicity (MARKOVÁ, 2006). Therefore, the study is anchored in the guidelines of the qualitative research and counted with the union of three methodological procedures: the documentary analysis, the Free Word Association Technique and the focus group. The first one was dedicated to the analysis of the Pedagogical Project of the course mentioned through the strategy described in Seixas et al. (2013). The second one was carried out with 169 students distributed over the five years of Psychology, which corresponds to the five classes due to the enrollment in the course to be annual. The participants evoked words from the hearing of the term "psychologist", and such evocations were analyzed through the content analysis technique of the thematic type (BARDIN, 2004). The focus group, in turn, had the participation of twelve students from all classes of the course over five meetings. These moments were videotaped and the conversations transcribed and analyzed through the technique of content analysis, focusing on the unit of record of the referent type (BARDIN, 2004). The results were analyzed in a complementary and integrated way and signaled a social representation about the psychologist focused on the traditional clinical design, however the formative process in which the students are immersed, with tensions of knowledge and with the context of formation in Psychology in the interior has been propitiating opening to the presence of other traces to this drawing, provoking movements in the screen representations. In this way, it concluded with the emphasis on the necessary understanding that the formative process has a polyphasic character, in the sense of the relations between distinct knowledges, which must be observed and placed in dialogue throughout the formation.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAORepresentações sociaisAtuação do psicólogoFormação do psicólogoInteriorização universitáriaUniversidade públicaRepresentações sociais de psicólogo: imagens em movimento na formação profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRepresentaçõesSociaisPsicólogo_Nobrega_2017.pdfRepresentaçõesSociaisPsicólogo_Nobrega_2017.pdfapplication/pdf4056325https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24368/1/Representa%c3%a7%c3%b5esSociaisPsic%c3%b3logo_Nobrega_2017.pdf94cb6495868341db1e9f9f4cdb09ff20MD51TEXTDanielleOliveiraDaNobrega_TESE.pdf.txtDanielleOliveiraDaNobrega_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain1158284https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24368/2/DanielleOliveiraDaNobrega_TESE.pdf.txte5f38d418983f0996006e7d2f0e2c66fMD52RepresentaçõesSociaisPsicólogo_Nobrega_2017.pdf.txtRepresentaçõesSociaisPsicólogo_Nobrega_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain1158266https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24368/4/Representa%c3%a7%c3%b5esSociaisPsic%c3%b3logo_Nobrega_2017.pdf.txt47fb2d404c3adf6afea8281a9ab78592MD54THUMBNAILDanielleOliveiraDaNobrega_TESE.pdf.jpgDanielleOliveiraDaNobrega_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2652https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24368/3/DanielleOliveiraDaNobrega_TESE.pdf.jpg1b1d94a14f6bf28bcf53e5f41a7f33b3MD53RepresentaçõesSociaisPsicólogo_Nobrega_2017.pdf.jpgRepresentaçõesSociaisPsicólogo_Nobrega_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1319https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24368/5/Representa%c3%a7%c3%b5esSociaisPsic%c3%b3logo_Nobrega_2017.pdf.jpg52acea737179d932ac5e018e3e062125MD55123456789/243682022-04-25 19:23:35.721oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24368Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-04-25T22:23:35Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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