De Bacharel a Professor: o ser docente no ensino universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Anne Cristine da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28248
Resumo: A transformação que vem ocorrendo na contemporaneidade vem mudando o cenário das instituições de ensino superior e seus agentes. As políticas assertivas de expansão e democratização vão configurando um novo perfil de alunos e por consequência dos profissionais que são formados nessas instituições. Diante dessas mudanças, a formação dos docentes universitários passa a ser objeto de estudo, visto que, a esses são confiados à formação desses profissionais. O presente estudo se insere na linha de pesquisa Educação, Currículo e Práticas Pedagógicas, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem o objetivo de analisar como foi constituído o ser docente dos professores bacharéis do ensino superior. Foi produzido a partir de um grupo de investigação formado por docentes bacharéis do quadro efetivo da UFRN, com jornadas de trabalho de 20h semanais e que exercem sua profissão de formação, concomitantemente, fora da universidade. Enquadra-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, com aplicação de ferramentas para a coleta e análise de dados, apresentada de forma descritiva, utilizando questionários com perguntas abertas e fechadas, além de entrevista semiestruturada, sendo necessário chegar a descrições detalhadas, fazendo uso de gravador para isso e utilizando como instrumento para analise de dados a Analise de Conteúdos de Bardin (2011). Foi tido como resultado o encontro de três categorias que envolve o ser docente: formador de futuras gerações; ensinar; doação e ainda acreditam que sua experiência profissional é fator significativo para serem docentes. A concepção do ser docente para esse professor bacharel é que mesmo com a falta de cursar disciplinas de cunho didático-pedagógico em sua formação inicial, constroem seu ser docente através de outras competências e habilidades construídas ao longo de sua pratica, mas vêem a necessidade de um aprofundamento na formação pedagógica.
id UFRN_57c1813b6e5c8709ec999acbd6cc6840
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28248
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Dantas, Anne Cristine da SilvaLira, André Augusto DinizMelo, Elda Silva do NascimentoMachado, Laêda BezerraSilva, Rosalia de Fátima eAndrade, Erika dos Reis Gusmão2020-01-15T21:12:19Z2020-01-15T21:12:19Z2019-08-28DANTAS, Anne Cristine da Silva. De Bacharel a Professor: o ser docente no ensino universitário. 2019. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28248A transformação que vem ocorrendo na contemporaneidade vem mudando o cenário das instituições de ensino superior e seus agentes. As políticas assertivas de expansão e democratização vão configurando um novo perfil de alunos e por consequência dos profissionais que são formados nessas instituições. Diante dessas mudanças, a formação dos docentes universitários passa a ser objeto de estudo, visto que, a esses são confiados à formação desses profissionais. O presente estudo se insere na linha de pesquisa Educação, Currículo e Práticas Pedagógicas, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem o objetivo de analisar como foi constituído o ser docente dos professores bacharéis do ensino superior. Foi produzido a partir de um grupo de investigação formado por docentes bacharéis do quadro efetivo da UFRN, com jornadas de trabalho de 20h semanais e que exercem sua profissão de formação, concomitantemente, fora da universidade. Enquadra-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, com aplicação de ferramentas para a coleta e análise de dados, apresentada de forma descritiva, utilizando questionários com perguntas abertas e fechadas, além de entrevista semiestruturada, sendo necessário chegar a descrições detalhadas, fazendo uso de gravador para isso e utilizando como instrumento para analise de dados a Analise de Conteúdos de Bardin (2011). Foi tido como resultado o encontro de três categorias que envolve o ser docente: formador de futuras gerações; ensinar; doação e ainda acreditam que sua experiência profissional é fator significativo para serem docentes. A concepção do ser docente para esse professor bacharel é que mesmo com a falta de cursar disciplinas de cunho didático-pedagógico em sua formação inicial, constroem seu ser docente através de outras competências e habilidades construídas ao longo de sua pratica, mas vêem a necessidade de um aprofundamento na formação pedagógica.The transformation that has been taking place in contemporary times has been changing the scenario of higher education institutions and their agents. The assertive policies of expansion and democratization are shaping a new profile of students and consequently of the professionals who are trained in these institutions. Faced with these changes, the training of university professors becomes the object of study, since they are entrusted with the training of these professionals. This study is part of the research line Education, Curriculum and Pedagogical Practices, linked to the Graduate Program in Education of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). It aims to analyze how was constituted the teaching of the bachelor teachers of higher education. It was produced from a research group formed by bachelor teachers of the UFRN staff, working 20 hours a week and exercising their training profession, outside the university. It is framed as a qualitative research, with application of tools for data collection and analysis, presented descriptively, using questionnaires with open and closed questions, as well as semi-structured interviews, being necessary to reach detailed descriptions, using recorder for this and using as an instrument for data analysis Bardin's Content Analysis (2011). The result was the meeting of three categories involving the teaching being: trainer of future generations; teach; donation and still believe that their professional experience is a significant factor to be teachers. The conception of being a teacher for this bachelor teacher is that even with the lack of courses of didactic-pedagogical nature in their initial formation, they build their teaching being through other competences and skills built along their practice, but they see the need to a deepening in the pedagogical formation.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormação do docente bacharelDocência universitáriaEnsino superiorDe Bacharel a Professor: o ser docente no ensino universitárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTBacharelprofessorser_Dantas_2019.pdf.txtBacharelprofessorser_Dantas_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain283473https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28248/2/Bacharelprofessorser_Dantas_2019.pdf.txt6519719a7f73db31fe784d1dcb8d7615MD52THUMBNAILBacharelprofessorser_Dantas_2019.pdf.jpgBacharelprofessorser_Dantas_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1212https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28248/3/Bacharelprofessorser_Dantas_2019.pdf.jpga8e3ac19332069dd4a2d7e695c76e599MD53ORIGINALBacharelprofessorser_Dantas_2019.pdfapplication/pdf1099076https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28248/1/Bacharelprofessorser_Dantas_2019.pdfe64d6a44b5dba94b7a975ac650abbc8dMD51123456789/282482020-01-19 04:50:10.765oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28248Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-01-19T07:50:10Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv De Bacharel a Professor: o ser docente no ensino universitário
title De Bacharel a Professor: o ser docente no ensino universitário
spellingShingle De Bacharel a Professor: o ser docente no ensino universitário
Dantas, Anne Cristine da Silva
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Formação do docente bacharel
Docência universitária
Ensino superior
title_short De Bacharel a Professor: o ser docente no ensino universitário
title_full De Bacharel a Professor: o ser docente no ensino universitário
title_fullStr De Bacharel a Professor: o ser docente no ensino universitário
title_full_unstemmed De Bacharel a Professor: o ser docente no ensino universitário
title_sort De Bacharel a Professor: o ser docente no ensino universitário
author Dantas, Anne Cristine da Silva
author_facet Dantas, Anne Cristine da Silva
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Lira, André Augusto Diniz
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Melo, Elda Silva do Nascimento
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Machado, Laêda Bezerra
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Silva, Rosalia de Fátima e
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Anne Cristine da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrade, Erika dos Reis Gusmão
contributor_str_mv Andrade, Erika dos Reis Gusmão
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Formação do docente bacharel
Docência universitária
Ensino superior
dc.subject.por.fl_str_mv Formação do docente bacharel
Docência universitária
Ensino superior
description A transformação que vem ocorrendo na contemporaneidade vem mudando o cenário das instituições de ensino superior e seus agentes. As políticas assertivas de expansão e democratização vão configurando um novo perfil de alunos e por consequência dos profissionais que são formados nessas instituições. Diante dessas mudanças, a formação dos docentes universitários passa a ser objeto de estudo, visto que, a esses são confiados à formação desses profissionais. O presente estudo se insere na linha de pesquisa Educação, Currículo e Práticas Pedagógicas, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem o objetivo de analisar como foi constituído o ser docente dos professores bacharéis do ensino superior. Foi produzido a partir de um grupo de investigação formado por docentes bacharéis do quadro efetivo da UFRN, com jornadas de trabalho de 20h semanais e que exercem sua profissão de formação, concomitantemente, fora da universidade. Enquadra-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, com aplicação de ferramentas para a coleta e análise de dados, apresentada de forma descritiva, utilizando questionários com perguntas abertas e fechadas, além de entrevista semiestruturada, sendo necessário chegar a descrições detalhadas, fazendo uso de gravador para isso e utilizando como instrumento para analise de dados a Analise de Conteúdos de Bardin (2011). Foi tido como resultado o encontro de três categorias que envolve o ser docente: formador de futuras gerações; ensinar; doação e ainda acreditam que sua experiência profissional é fator significativo para serem docentes. A concepção do ser docente para esse professor bacharel é que mesmo com a falta de cursar disciplinas de cunho didático-pedagógico em sua formação inicial, constroem seu ser docente através de outras competências e habilidades construídas ao longo de sua pratica, mas vêem a necessidade de um aprofundamento na formação pedagógica.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-15T21:12:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-15T21:12:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DANTAS, Anne Cristine da Silva. De Bacharel a Professor: o ser docente no ensino universitário. 2019. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28248
identifier_str_mv DANTAS, Anne Cristine da Silva. De Bacharel a Professor: o ser docente no ensino universitário. 2019. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28248/2/Bacharelprofessorser_Dantas_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28248/3/Bacharelprofessorser_Dantas_2019.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28248/1/Bacharelprofessorser_Dantas_2019.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6519719a7f73db31fe784d1dcb8d7615
a8e3ac19332069dd4a2d7e695c76e599
e64d6a44b5dba94b7a975ac650abbc8d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117902000717824