Revirando o baú na sala de aula: a tenacidade do cotidiano na obra de Cidinha da Silva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Marcela Grazielly
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23488
Resumo: A Literatura afro-brasileira vem conquistando cada vez mais espaço no ambiente acadêmico, mas muito pouco chega aos educandos do ensino fundamental. A partir da Lei 10639/03, que inclui a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e africana, a escola precisa oferecer aos estudantes a sua reflexão como constituinte e formadora da sociedade brasileira, valorizando o papel do negro como sujeito formador da história do nosso país, pois o que se tem ensinado nas escolas quanto a história da África se limita à história da escravidão e do povo escravizado. A Literatura Negra trabalhada em sala de aula ainda não rompeu os padrões estéticos clássicos ou da tradição brasileira. Apresento então uma proposta de trabalho com uma autora afrodescendente: Cidinha da Silva, escritora mineira, que aparece dentro do panorama literário atual, trabalhando com a Literatura Negra, uma literatura marginal ao cânone, que trata de temas relacionados ao conceito de Negritude, o preconceito racial, a cultura afro brasileira, religião de matriz africana, comportamento, música, de forma natural, leve e que atinge o público infanto-juvenil, com suas histórias, contos, crônicas em que podemos nos reconhecer dentro do enredo, nos personagens e até mesmo nas ações do dia a dia. Este trabalho propõe uma sequência didática voltada para a leitura e escrita do gênero textual crônica, mais especificamente da obra Baú de miudezas, sol e chuva (2014), que tem como objetivo interferir no processo ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental II da rede pública de educação a partir da valorização cultural e conscientização de sua identidade e seu papel no mundo. A pesquisa apresenta um enfoque didático-pedagógico, fundamentada nos PCN’s, na Lei 10.639/03, em Candido (2010, 1998, 1995), Cosson (2009), Freire (1987) e Munanga (2009, 2000).
id UFRN_5a4c15fdb5dd9b39343f4ccce3e1d75e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23488
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Rocha, Marcela Graziellyhttp://lattes.cnpq.br/9071225566677867http://lattes.cnpq.br/9467435917159475Santos, Derivaldo doshttp://lattes.cnpq.br/8615666365895204Rodrigues, Manoel Freirehttp://lattes.cnpq.br/9924056309219258Dias, Valdenides Cabral de Araújo2017-06-12T23:12:13Z2017-06-12T23:12:13Z2016-11-18ROCHA, Marcela Grazielly. Revirando o baú na sala de aula: a tenacidade do cotidiano na obra de Cidinha da Silva. 2016. 113f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23488A Literatura afro-brasileira vem conquistando cada vez mais espaço no ambiente acadêmico, mas muito pouco chega aos educandos do ensino fundamental. A partir da Lei 10639/03, que inclui a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e africana, a escola precisa oferecer aos estudantes a sua reflexão como constituinte e formadora da sociedade brasileira, valorizando o papel do negro como sujeito formador da história do nosso país, pois o que se tem ensinado nas escolas quanto a história da África se limita à história da escravidão e do povo escravizado. A Literatura Negra trabalhada em sala de aula ainda não rompeu os padrões estéticos clássicos ou da tradição brasileira. Apresento então uma proposta de trabalho com uma autora afrodescendente: Cidinha da Silva, escritora mineira, que aparece dentro do panorama literário atual, trabalhando com a Literatura Negra, uma literatura marginal ao cânone, que trata de temas relacionados ao conceito de Negritude, o preconceito racial, a cultura afro brasileira, religião de matriz africana, comportamento, música, de forma natural, leve e que atinge o público infanto-juvenil, com suas histórias, contos, crônicas em que podemos nos reconhecer dentro do enredo, nos personagens e até mesmo nas ações do dia a dia. Este trabalho propõe uma sequência didática voltada para a leitura e escrita do gênero textual crônica, mais especificamente da obra Baú de miudezas, sol e chuva (2014), que tem como objetivo interferir no processo ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental II da rede pública de educação a partir da valorização cultural e conscientização de sua identidade e seu papel no mundo. A pesquisa apresenta um enfoque didático-pedagógico, fundamentada nos PCN’s, na Lei 10.639/03, em Candido (2010, 1998, 1995), Cosson (2009), Freire (1987) e Munanga (2009, 2000).The Afro-Brazilian literature is gaining more space in academic setting, but very little reaches the students of elementary school. Based on the Law 10639/03, which includes the obligation of study of Afro-Brazilian and African history and culture, the school needs to offer students its reflexions as component and creator of Brazilian society, appreciating the role of the Afro-Brazilian folk as a creator individual of the history of our nation, because what has been taught in schools is that the history of Africa is limited to the history of slavery and enslaved people. The Afro-Brazilian literature worked on the classroom did not break up with the classic esthetics patterns and neither with the Brazilian tradition yet. Thus, I present a proposal to work with an African descendant authoress: Cidinha da Silva, a writer from Minas Gerais, who appears inside the current literary scene, working with the Afro-Brazilian Literature, a marginal literature to the canon, which deals with themes related to the Negritude concept, racial prejudice, African Brazilian culture, religion of African origin, behavior and music in a natural and flowing way, and that reaches the juvenile public with their stories, tales, chronicles where we can recognize ourselves within the plot, in characters and even in the actions of the daily life. This paper proposes a focused instructional sequence for reading and writing of the genre of chronicle, more specifically the composition Baú de miudezas, sol e chuva (2014) which has as an objective to approach the teaching and learning process of students from elementary school of public education as from a cultural appreciation and awareness of their identity and role in the world. This research presents a didactic and pedagogical focus, based on PCN’s, on the Law 10.639/03, on Candido (2010, 1998, 1995), Cosson (2009), Freire (1987) and Munanga (2009, 2000).porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESLiteratura afrobrasileiraIdentidadeCulturaLetramentoRevirando o baú na sala de aula: a tenacidade do cotidiano na obra de Cidinha da Silvainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMarcelaGraziellyRocha_DISSERT.pdfapplication/pdf3868269https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23488/1/MarcelaGraziellyRocha_DISSERT.pdfd944f6d5cf11341d72d6c4d5c9541153MD51TEXTMarcelaGraziellyRocha_DISSERT.pdf.txtMarcelaGraziellyRocha_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain191556https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23488/4/MarcelaGraziellyRocha_DISSERT.pdf.txtee218c63225df2d8156660dd440ba273MD54THUMBNAILMarcelaGraziellyRocha_DISSERT.pdf.jpgMarcelaGraziellyRocha_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3068https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23488/5/MarcelaGraziellyRocha_DISSERT.pdf.jpgca4b90f929c7239615822567597f96c8MD55123456789/234882017-11-02 18:16:31.488oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23488Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T21:16:31Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Revirando o baú na sala de aula: a tenacidade do cotidiano na obra de Cidinha da Silva
title Revirando o baú na sala de aula: a tenacidade do cotidiano na obra de Cidinha da Silva
spellingShingle Revirando o baú na sala de aula: a tenacidade do cotidiano na obra de Cidinha da Silva
Rocha, Marcela Grazielly
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Literatura afrobrasileira
Identidade
Cultura
Letramento
title_short Revirando o baú na sala de aula: a tenacidade do cotidiano na obra de Cidinha da Silva
title_full Revirando o baú na sala de aula: a tenacidade do cotidiano na obra de Cidinha da Silva
title_fullStr Revirando o baú na sala de aula: a tenacidade do cotidiano na obra de Cidinha da Silva
title_full_unstemmed Revirando o baú na sala de aula: a tenacidade do cotidiano na obra de Cidinha da Silva
title_sort Revirando o baú na sala de aula: a tenacidade do cotidiano na obra de Cidinha da Silva
author Rocha, Marcela Grazielly
author_facet Rocha, Marcela Grazielly
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9071225566677867
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9467435917159475
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Santos, Derivaldo dos
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8615666365895204
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Rodrigues, Manoel Freire
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9924056309219258
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Marcela Grazielly
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias, Valdenides Cabral de Araújo
contributor_str_mv Dias, Valdenides Cabral de Araújo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Literatura afrobrasileira
Identidade
Cultura
Letramento
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura afrobrasileira
Identidade
Cultura
Letramento
description A Literatura afro-brasileira vem conquistando cada vez mais espaço no ambiente acadêmico, mas muito pouco chega aos educandos do ensino fundamental. A partir da Lei 10639/03, que inclui a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e africana, a escola precisa oferecer aos estudantes a sua reflexão como constituinte e formadora da sociedade brasileira, valorizando o papel do negro como sujeito formador da história do nosso país, pois o que se tem ensinado nas escolas quanto a história da África se limita à história da escravidão e do povo escravizado. A Literatura Negra trabalhada em sala de aula ainda não rompeu os padrões estéticos clássicos ou da tradição brasileira. Apresento então uma proposta de trabalho com uma autora afrodescendente: Cidinha da Silva, escritora mineira, que aparece dentro do panorama literário atual, trabalhando com a Literatura Negra, uma literatura marginal ao cânone, que trata de temas relacionados ao conceito de Negritude, o preconceito racial, a cultura afro brasileira, religião de matriz africana, comportamento, música, de forma natural, leve e que atinge o público infanto-juvenil, com suas histórias, contos, crônicas em que podemos nos reconhecer dentro do enredo, nos personagens e até mesmo nas ações do dia a dia. Este trabalho propõe uma sequência didática voltada para a leitura e escrita do gênero textual crônica, mais especificamente da obra Baú de miudezas, sol e chuva (2014), que tem como objetivo interferir no processo ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental II da rede pública de educação a partir da valorização cultural e conscientização de sua identidade e seu papel no mundo. A pesquisa apresenta um enfoque didático-pedagógico, fundamentada nos PCN’s, na Lei 10.639/03, em Candido (2010, 1998, 1995), Cosson (2009), Freire (1987) e Munanga (2009, 2000).
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-11-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-12T23:12:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-06-12T23:12:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROCHA, Marcela Grazielly. Revirando o baú na sala de aula: a tenacidade do cotidiano na obra de Cidinha da Silva. 2016. 113f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23488
identifier_str_mv ROCHA, Marcela Grazielly. Revirando o baú na sala de aula: a tenacidade do cotidiano na obra de Cidinha da Silva. 2016. 113f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23488/1/MarcelaGraziellyRocha_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23488/4/MarcelaGraziellyRocha_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23488/5/MarcelaGraziellyRocha_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d944f6d5cf11341d72d6c4d5c9541153
ee218c63225df2d8156660dd440ba273
ca4b90f929c7239615822567597f96c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117766475415552