Revirando o baú na sala de aula: a tenacidade do cotidiano na obra de Cidinha da Silva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23488 |
Resumo: | A Literatura afro-brasileira vem conquistando cada vez mais espaço no ambiente acadêmico, mas muito pouco chega aos educandos do ensino fundamental. A partir da Lei 10639/03, que inclui a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e africana, a escola precisa oferecer aos estudantes a sua reflexão como constituinte e formadora da sociedade brasileira, valorizando o papel do negro como sujeito formador da história do nosso país, pois o que se tem ensinado nas escolas quanto a história da África se limita à história da escravidão e do povo escravizado. A Literatura Negra trabalhada em sala de aula ainda não rompeu os padrões estéticos clássicos ou da tradição brasileira. Apresento então uma proposta de trabalho com uma autora afrodescendente: Cidinha da Silva, escritora mineira, que aparece dentro do panorama literário atual, trabalhando com a Literatura Negra, uma literatura marginal ao cânone, que trata de temas relacionados ao conceito de Negritude, o preconceito racial, a cultura afro brasileira, religião de matriz africana, comportamento, música, de forma natural, leve e que atinge o público infanto-juvenil, com suas histórias, contos, crônicas em que podemos nos reconhecer dentro do enredo, nos personagens e até mesmo nas ações do dia a dia. Este trabalho propõe uma sequência didática voltada para a leitura e escrita do gênero textual crônica, mais especificamente da obra Baú de miudezas, sol e chuva (2014), que tem como objetivo interferir no processo ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental II da rede pública de educação a partir da valorização cultural e conscientização de sua identidade e seu papel no mundo. A pesquisa apresenta um enfoque didático-pedagógico, fundamentada nos PCN’s, na Lei 10.639/03, em Candido (2010, 1998, 1995), Cosson (2009), Freire (1987) e Munanga (2009, 2000). |
id |
UFRN_5a4c15fdb5dd9b39343f4ccce3e1d75e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23488 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Rocha, Marcela Graziellyhttp://lattes.cnpq.br/9071225566677867http://lattes.cnpq.br/9467435917159475Santos, Derivaldo doshttp://lattes.cnpq.br/8615666365895204Rodrigues, Manoel Freirehttp://lattes.cnpq.br/9924056309219258Dias, Valdenides Cabral de Araújo2017-06-12T23:12:13Z2017-06-12T23:12:13Z2016-11-18ROCHA, Marcela Grazielly. Revirando o baú na sala de aula: a tenacidade do cotidiano na obra de Cidinha da Silva. 2016. 113f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23488A Literatura afro-brasileira vem conquistando cada vez mais espaço no ambiente acadêmico, mas muito pouco chega aos educandos do ensino fundamental. A partir da Lei 10639/03, que inclui a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e africana, a escola precisa oferecer aos estudantes a sua reflexão como constituinte e formadora da sociedade brasileira, valorizando o papel do negro como sujeito formador da história do nosso país, pois o que se tem ensinado nas escolas quanto a história da África se limita à história da escravidão e do povo escravizado. A Literatura Negra trabalhada em sala de aula ainda não rompeu os padrões estéticos clássicos ou da tradição brasileira. Apresento então uma proposta de trabalho com uma autora afrodescendente: Cidinha da Silva, escritora mineira, que aparece dentro do panorama literário atual, trabalhando com a Literatura Negra, uma literatura marginal ao cânone, que trata de temas relacionados ao conceito de Negritude, o preconceito racial, a cultura afro brasileira, religião de matriz africana, comportamento, música, de forma natural, leve e que atinge o público infanto-juvenil, com suas histórias, contos, crônicas em que podemos nos reconhecer dentro do enredo, nos personagens e até mesmo nas ações do dia a dia. Este trabalho propõe uma sequência didática voltada para a leitura e escrita do gênero textual crônica, mais especificamente da obra Baú de miudezas, sol e chuva (2014), que tem como objetivo interferir no processo ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental II da rede pública de educação a partir da valorização cultural e conscientização de sua identidade e seu papel no mundo. A pesquisa apresenta um enfoque didático-pedagógico, fundamentada nos PCN’s, na Lei 10.639/03, em Candido (2010, 1998, 1995), Cosson (2009), Freire (1987) e Munanga (2009, 2000).The Afro-Brazilian literature is gaining more space in academic setting, but very little reaches the students of elementary school. Based on the Law 10639/03, which includes the obligation of study of Afro-Brazilian and African history and culture, the school needs to offer students its reflexions as component and creator of Brazilian society, appreciating the role of the Afro-Brazilian folk as a creator individual of the history of our nation, because what has been taught in schools is that the history of Africa is limited to the history of slavery and enslaved people. The Afro-Brazilian literature worked on the classroom did not break up with the classic esthetics patterns and neither with the Brazilian tradition yet. Thus, I present a proposal to work with an African descendant authoress: Cidinha da Silva, a writer from Minas Gerais, who appears inside the current literary scene, working with the Afro-Brazilian Literature, a marginal literature to the canon, which deals with themes related to the Negritude concept, racial prejudice, African Brazilian culture, religion of African origin, behavior and music in a natural and flowing way, and that reaches the juvenile public with their stories, tales, chronicles where we can recognize ourselves within the plot, in characters and even in the actions of the daily life. This paper proposes a focused instructional sequence for reading and writing of the genre of chronicle, more specifically the composition Baú de miudezas, sol e chuva (2014) which has as an objective to approach the teaching and learning process of students from elementary school of public education as from a cultural appreciation and awareness of their identity and role in the world. This research presents a didactic and pedagogical focus, based on PCN’s, on the Law 10.639/03, on Candido (2010, 1998, 1995), Cosson (2009), Freire (1987) and Munanga (2009, 2000).porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESLiteratura afrobrasileiraIdentidadeCulturaLetramentoRevirando o baú na sala de aula: a tenacidade do cotidiano na obra de Cidinha da Silvainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMarcelaGraziellyRocha_DISSERT.pdfapplication/pdf3868269https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23488/1/MarcelaGraziellyRocha_DISSERT.pdfd944f6d5cf11341d72d6c4d5c9541153MD51TEXTMarcelaGraziellyRocha_DISSERT.pdf.txtMarcelaGraziellyRocha_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain191556https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23488/4/MarcelaGraziellyRocha_DISSERT.pdf.txtee218c63225df2d8156660dd440ba273MD54THUMBNAILMarcelaGraziellyRocha_DISSERT.pdf.jpgMarcelaGraziellyRocha_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3068https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23488/5/MarcelaGraziellyRocha_DISSERT.pdf.jpgca4b90f929c7239615822567597f96c8MD55123456789/234882017-11-02 18:16:31.488oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23488Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T21:16:31Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Revirando o baú na sala de aula: a tenacidade do cotidiano na obra de Cidinha da Silva |
title |
Revirando o baú na sala de aula: a tenacidade do cotidiano na obra de Cidinha da Silva |
spellingShingle |
Revirando o baú na sala de aula: a tenacidade do cotidiano na obra de Cidinha da Silva Rocha, Marcela Grazielly CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Literatura afrobrasileira Identidade Cultura Letramento |
title_short |
Revirando o baú na sala de aula: a tenacidade do cotidiano na obra de Cidinha da Silva |
title_full |
Revirando o baú na sala de aula: a tenacidade do cotidiano na obra de Cidinha da Silva |
title_fullStr |
Revirando o baú na sala de aula: a tenacidade do cotidiano na obra de Cidinha da Silva |
title_full_unstemmed |
Revirando o baú na sala de aula: a tenacidade do cotidiano na obra de Cidinha da Silva |
title_sort |
Revirando o baú na sala de aula: a tenacidade do cotidiano na obra de Cidinha da Silva |
author |
Rocha, Marcela Grazielly |
author_facet |
Rocha, Marcela Grazielly |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9071225566677867 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9467435917159475 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Santos, Derivaldo dos |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8615666365895204 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Manoel Freire |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9924056309219258 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Marcela Grazielly |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dias, Valdenides Cabral de Araújo |
contributor_str_mv |
Dias, Valdenides Cabral de Araújo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Literatura afrobrasileira Identidade Cultura Letramento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura afrobrasileira Identidade Cultura Letramento |
description |
A Literatura afro-brasileira vem conquistando cada vez mais espaço no ambiente acadêmico, mas muito pouco chega aos educandos do ensino fundamental. A partir da Lei 10639/03, que inclui a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e africana, a escola precisa oferecer aos estudantes a sua reflexão como constituinte e formadora da sociedade brasileira, valorizando o papel do negro como sujeito formador da história do nosso país, pois o que se tem ensinado nas escolas quanto a história da África se limita à história da escravidão e do povo escravizado. A Literatura Negra trabalhada em sala de aula ainda não rompeu os padrões estéticos clássicos ou da tradição brasileira. Apresento então uma proposta de trabalho com uma autora afrodescendente: Cidinha da Silva, escritora mineira, que aparece dentro do panorama literário atual, trabalhando com a Literatura Negra, uma literatura marginal ao cânone, que trata de temas relacionados ao conceito de Negritude, o preconceito racial, a cultura afro brasileira, religião de matriz africana, comportamento, música, de forma natural, leve e que atinge o público infanto-juvenil, com suas histórias, contos, crônicas em que podemos nos reconhecer dentro do enredo, nos personagens e até mesmo nas ações do dia a dia. Este trabalho propõe uma sequência didática voltada para a leitura e escrita do gênero textual crônica, mais especificamente da obra Baú de miudezas, sol e chuva (2014), que tem como objetivo interferir no processo ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental II da rede pública de educação a partir da valorização cultural e conscientização de sua identidade e seu papel no mundo. A pesquisa apresenta um enfoque didático-pedagógico, fundamentada nos PCN’s, na Lei 10.639/03, em Candido (2010, 1998, 1995), Cosson (2009), Freire (1987) e Munanga (2009, 2000). |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-11-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-06-12T23:12:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-06-12T23:12:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ROCHA, Marcela Grazielly. Revirando o baú na sala de aula: a tenacidade do cotidiano na obra de Cidinha da Silva. 2016. 113f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23488 |
identifier_str_mv |
ROCHA, Marcela Grazielly. Revirando o baú na sala de aula: a tenacidade do cotidiano na obra de Cidinha da Silva. 2016. 113f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23488 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23488/1/MarcelaGraziellyRocha_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23488/4/MarcelaGraziellyRocha_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23488/5/MarcelaGraziellyRocha_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d944f6d5cf11341d72d6c4d5c9541153 ee218c63225df2d8156660dd440ba273 ca4b90f929c7239615822567597f96c8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117766475415552 |