QFD na tradução dos requisitos dos clientes em qualidade dos serviços nos postos de combustível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Jamerson Viegas
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Mello, Luciana Torres Correia de, Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira, Furukava, Marciano, Queiroz, Agnaldo Francisco da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31874
Resumo: O consumidor está se tornando cada vez mais exigente em vários aspectos, principalmente no quesito qualidade no atendimento, nos produtos e nos serviços. E essa percepção age em todos os locais frequentados, inclusive em postos de combustíveis. É diante desse cenário que o trabalho em questão tem o objetivo de aplicar o método do desdobramento da função qualidade (QFD) gerando um modelo de melhoramento dos serviços em um posto de combustível. A metodologia utilizada foi o estudo de caso em um posto de combustível da cidade de Natal/RN, por meio de abordagens qualitativa e quantitativa, estudando os principais requisitos desse empreendimento, sob o ponto de vista do cliente. A pesquisa aponta que fatores como o preço do combustível, o pagamento com cartão de crédito e o bom atendimento são requisitos fundamentais para a fidelização do cliente
id UFRN_5f5fcb1877a889f97188864fcf22294d
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31874
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Queiroz, Jamerson ViegasMello, Luciana Torres Correia deQueiroz, Fernanda Cristina Barbosa PereiraFurukava, MarcianoQueiroz, Agnaldo Francisco da Silva2021-03-15T13:52:19Z2021-03-15T13:52:19Z2011MELLO, L. T. C. ; QUEIROZ, J. V. ; QUEIROZ, F. C. B. P. ; FURUKAVA, M. ; QUEIROZ, A. P. . QFD na tradução dos requisitos dos clientes em qualidade dos serviços nos postos de combustível. Ciências Sociais em Perspectiva (Impresso), v. 10, p. 35-54, 2012. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/6024. Acesso em: 27 jan. 2021. https://doi.org/10.5935/rcsp.v10i19.60241981-4747https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/3187410.5935/rcsp.v10i19.6024O consumidor está se tornando cada vez mais exigente em vários aspectos, principalmente no quesito qualidade no atendimento, nos produtos e nos serviços. E essa percepção age em todos os locais frequentados, inclusive em postos de combustíveis. É diante desse cenário que o trabalho em questão tem o objetivo de aplicar o método do desdobramento da função qualidade (QFD) gerando um modelo de melhoramento dos serviços em um posto de combustível. A metodologia utilizada foi o estudo de caso em um posto de combustível da cidade de Natal/RN, por meio de abordagens qualitativa e quantitativa, estudando os principais requisitos desse empreendimento, sob o ponto de vista do cliente. A pesquisa aponta que fatores como o preço do combustível, o pagamento com cartão de crédito e o bom atendimento são requisitos fundamentais para a fidelização do clienteThe consumer is increasingly demanding in several respects specially by regarding quality in attendance, products and services. This perception acts in all places including gas station. In this scenario, this article purpose to apply the Quality Function Deployment method (QFD) generating a gas station services improvements models. The methodology was the case study in a gas station of Natal/RN city, through qualitative and quantitative approaches, studying the main requirements of the enterprise, from the customer point of view. The survey points out that the factors such as fuel price, payment by credit card and good service are the key requirements for customer loyaltyUNIOESTEAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessQFDServiçoPosto de CombustívelQFD na tradução dos requisitos dos clientes em qualidade dos serviços nos postos de combustívelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALQFDNaTraduçãoRequisitos_QUEIROZ_2011.pdfQFDNaTraduçãoRequisitos_QUEIROZ_2011.pdfArtigoapplication/pdf451913https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31874/1/QFDNaTradu%c3%a7%c3%a3oRequisitos_QUEIROZ_2011.pdf7a956aee65af22780226637c6ef1934aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81037https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31874/2/license_rdf996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5eMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31874/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53TEXTQFDNaTraduçãoRequisitos_QUEIROZ_2011.pdf.txtQFDNaTraduçãoRequisitos_QUEIROZ_2011.pdf.txtExtracted texttext/plain45553https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31874/4/QFDNaTradu%c3%a7%c3%a3oRequisitos_QUEIROZ_2011.pdf.txt3672ef9c6b54d345ecb67cda12ae0448MD54THUMBNAILQFDNaTraduçãoRequisitos_QUEIROZ_2011.pdf.jpgQFDNaTraduçãoRequisitos_QUEIROZ_2011.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1426https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31874/5/QFDNaTradu%c3%a7%c3%a3oRequisitos_QUEIROZ_2011.pdf.jpg75a53b87abb7bcdc9763e19782f7e83fMD55123456789/318742021-03-21 05:47:13.73oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31874Tk9OLUVYQ0xVU0lWRSBESVNUUklCVVRJT04gTElDRU5TRQoKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIGRlbGl2ZXJpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBNci4gKGF1dGhvciBvciBjb3B5cmlnaHQgaG9sZGVyKToKCgphKSBHcmFudHMgdGhlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIFJpbyBHcmFuZGUgZG8gTm9ydGUgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgb2YKcmVwcm9kdWNlLCBjb252ZXJ0IChhcyBkZWZpbmVkIGJlbG93KSwgY29tbXVuaWNhdGUgYW5kIC8gb3IKZGlzdHJpYnV0ZSB0aGUgZGVsaXZlcmVkIGRvY3VtZW50IChpbmNsdWRpbmcgYWJzdHJhY3QgLyBhYnN0cmFjdCkgaW4KZGlnaXRhbCBvciBwcmludGVkIGZvcm1hdCBhbmQgaW4gYW55IG1lZGl1bS4KCmIpIERlY2xhcmVzIHRoYXQgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBpdHMgb3JpZ2luYWwgd29yaywgYW5kIHRoYXQKeW91IGhhdmUgdGhlIHJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSByaWdodHMgY29udGFpbmVkIGluIHRoaXMgbGljZW5zZS4gRGVjbGFyZXMKdGhhdCB0aGUgZGVsaXZlcnkgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50IGRvZXMgbm90IGluZnJpbmdlLCBhcyBmYXIgYXMgaXQgaXMKdGhlIHJpZ2h0cyBvZiBhbnkgb3RoZXIgcGVyc29uIG9yIGVudGl0eS4KCmMpIElmIHRoZSBkb2N1bWVudCBkZWxpdmVyZWQgY29udGFpbnMgbWF0ZXJpYWwgd2hpY2ggZG9lcyBub3QKcmlnaHRzLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBvYnRhaW5lZCBhdXRob3JpemF0aW9uIGZyb20gdGhlIGhvbGRlciBvZiB0aGUKY29weXJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdCB0aGlzIG1hdGVyaWFsIHdob3NlIHJpZ2h0cyBhcmUgb2YKdGhpcmQgcGFydGllcyBpcyBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZpZWQgYW5kIHJlY29nbml6ZWQgaW4gdGhlIHRleHQgb3IKY29udGVudCBvZiB0aGUgZG9jdW1lbnQgZGVsaXZlcmVkLgoKSWYgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBiYXNlZCBvbiBmdW5kZWQgb3Igc3VwcG9ydGVkIHdvcmsKYnkgYW5vdGhlciBpbnN0aXR1dGlvbiBvdGhlciB0aGFuIHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBmdWxmaWxsZWQgYW55IG9ibGlnYXRpb25zIHJlcXVpcmVkIGJ5IHRoZSByZXNwZWN0aXZlIGFncmVlbWVudCBvciBhZ3JlZW1lbnQuCgpUaGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZG8gUmlvIEdyYW5kZSBkbyBOb3J0ZSB3aWxsIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZnkgaXRzIG5hbWUgKHMpIGFzIHRoZSBhdXRob3IgKHMpIG9yIGhvbGRlciAocykgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50J3MgcmlnaHRzCmRlbGl2ZXJlZCwgYW5kIHdpbGwgbm90IG1ha2UgYW55IGNoYW5nZXMsIG90aGVyIHRoYW4gdGhvc2UgcGVybWl0dGVkIGJ5CnRoaXMgbGljZW5zZQo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-03-21T08:47:13Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv QFD na tradução dos requisitos dos clientes em qualidade dos serviços nos postos de combustível
title QFD na tradução dos requisitos dos clientes em qualidade dos serviços nos postos de combustível
spellingShingle QFD na tradução dos requisitos dos clientes em qualidade dos serviços nos postos de combustível
Queiroz, Jamerson Viegas
QFD
Serviço
Posto de Combustível
title_short QFD na tradução dos requisitos dos clientes em qualidade dos serviços nos postos de combustível
title_full QFD na tradução dos requisitos dos clientes em qualidade dos serviços nos postos de combustível
title_fullStr QFD na tradução dos requisitos dos clientes em qualidade dos serviços nos postos de combustível
title_full_unstemmed QFD na tradução dos requisitos dos clientes em qualidade dos serviços nos postos de combustível
title_sort QFD na tradução dos requisitos dos clientes em qualidade dos serviços nos postos de combustível
author Queiroz, Jamerson Viegas
author_facet Queiroz, Jamerson Viegas
Mello, Luciana Torres Correia de
Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
Furukava, Marciano
Queiroz, Agnaldo Francisco da Silva
author_role author
author2 Mello, Luciana Torres Correia de
Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
Furukava, Marciano
Queiroz, Agnaldo Francisco da Silva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Jamerson Viegas
Mello, Luciana Torres Correia de
Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
Furukava, Marciano
Queiroz, Agnaldo Francisco da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv QFD
Serviço
Posto de Combustível
topic QFD
Serviço
Posto de Combustível
description O consumidor está se tornando cada vez mais exigente em vários aspectos, principalmente no quesito qualidade no atendimento, nos produtos e nos serviços. E essa percepção age em todos os locais frequentados, inclusive em postos de combustíveis. É diante desse cenário que o trabalho em questão tem o objetivo de aplicar o método do desdobramento da função qualidade (QFD) gerando um modelo de melhoramento dos serviços em um posto de combustível. A metodologia utilizada foi o estudo de caso em um posto de combustível da cidade de Natal/RN, por meio de abordagens qualitativa e quantitativa, estudando os principais requisitos desse empreendimento, sob o ponto de vista do cliente. A pesquisa aponta que fatores como o preço do combustível, o pagamento com cartão de crédito e o bom atendimento são requisitos fundamentais para a fidelização do cliente
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-15T13:52:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-15T13:52:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MELLO, L. T. C. ; QUEIROZ, J. V. ; QUEIROZ, F. C. B. P. ; FURUKAVA, M. ; QUEIROZ, A. P. . QFD na tradução dos requisitos dos clientes em qualidade dos serviços nos postos de combustível. Ciências Sociais em Perspectiva (Impresso), v. 10, p. 35-54, 2012. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/6024. Acesso em: 27 jan. 2021. https://doi.org/10.5935/rcsp.v10i19.6024
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31874
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1981-4747
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5935/rcsp.v10i19.6024
identifier_str_mv MELLO, L. T. C. ; QUEIROZ, J. V. ; QUEIROZ, F. C. B. P. ; FURUKAVA, M. ; QUEIROZ, A. P. . QFD na tradução dos requisitos dos clientes em qualidade dos serviços nos postos de combustível. Ciências Sociais em Perspectiva (Impresso), v. 10, p. 35-54, 2012. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/6024. Acesso em: 27 jan. 2021. https://doi.org/10.5935/rcsp.v10i19.6024
1981-4747
10.5935/rcsp.v10i19.6024
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIOESTE
publisher.none.fl_str_mv UNIOESTE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31874/1/QFDNaTradu%c3%a7%c3%a3oRequisitos_QUEIROZ_2011.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31874/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31874/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31874/4/QFDNaTradu%c3%a7%c3%a3oRequisitos_QUEIROZ_2011.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31874/5/QFDNaTradu%c3%a7%c3%a3oRequisitos_QUEIROZ_2011.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7a956aee65af22780226637c6ef1934a
996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
3672ef9c6b54d345ecb67cda12ae0448
75a53b87abb7bcdc9763e19782f7e83f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833034573119488