Nos passos da dança: uma experiência pedagógica com dança no ensino médio em uma escola militar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Eugênia Maria Gregório
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30053
Resumo: Esta pesquisa é o resultado de uma experiência pedagógica com o conteúdo Dança em uma escola militar com turmas do ensino médio da educação básica do estado do Ceará, localizada no município de Fortaleza; com o objetivo de descrever essa experiência pedagógica com a dança, construída coletivamente com os discentes, e identificar as potencialidades e fragilidades da dança como conteúdo da educação física escolar, bem como observar o interesse e participação dos discentes nas diversas atividades realizadas. A pesquisa foi realizada durante as aulas de Educação Física com quatro turmas do 2º Ano do Ensino Médio, totalizando 114 alunos, cujas aulas aconteciam à tarde, no turno o qual os alunos estavam matriculados e tinham duração de 45 minutos. Os resultados foram descritos e analisados como um estudo de caso, a partir da observação da professora-pesquisadora e acrescido dos relatos dos diários de campo dos discentes. A intervenção atingiu seu objetivo de construir coletivamente com os discentes uma proposta de desenvolvimento do conteúdo dança, com aulas teórico-práticas, com a participação efetiva dos discentes e com a culminância em um dia de apresentações coletivas onde todas as turmas da mesma série puderam interagir. Além de identificar as potencialidades e fragilidades da dança como conteúdo da educação física escolar, alcançando a construção de conhecimento, o empoderamento, a utilização dos espaços e a experimentação da liberdade do movimento corporal – espontâneo e coletivamente individual. Com o universo de possibilidades para o desenvolvimento do conteúdo dança, esta pesquisa serve principalmente para compreensão da necessidade, potencialidade e riqueza desse conteúdo para integrar as diversas manifestações da cultura corporal presentes nas aulas de Educação Física Escolar e assim, incentivar os primeiros passos de muitos outros docentes no ritmo da dança.
id UFRN_62c586b3fba4087332bebd95aa332d7d
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30053
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Pereira, Eugênia Maria GregórioSurdi, Aguinaldo CésarMelo, José Pereira deCosta, Mackson Luiz Fernandes daSilva, Maria Eleni Henrique daSantos, Antonio de Pádua dos2020-09-14T18:32:14Z2020-09-14T18:32:14Z2020-06-03PEREIRA, Eugênia Maria Gregório. Nos passos da dança: uma experiência pedagógica com dança no ensino médio em uma escola militar. 2020. 91f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30053Esta pesquisa é o resultado de uma experiência pedagógica com o conteúdo Dança em uma escola militar com turmas do ensino médio da educação básica do estado do Ceará, localizada no município de Fortaleza; com o objetivo de descrever essa experiência pedagógica com a dança, construída coletivamente com os discentes, e identificar as potencialidades e fragilidades da dança como conteúdo da educação física escolar, bem como observar o interesse e participação dos discentes nas diversas atividades realizadas. A pesquisa foi realizada durante as aulas de Educação Física com quatro turmas do 2º Ano do Ensino Médio, totalizando 114 alunos, cujas aulas aconteciam à tarde, no turno o qual os alunos estavam matriculados e tinham duração de 45 minutos. Os resultados foram descritos e analisados como um estudo de caso, a partir da observação da professora-pesquisadora e acrescido dos relatos dos diários de campo dos discentes. A intervenção atingiu seu objetivo de construir coletivamente com os discentes uma proposta de desenvolvimento do conteúdo dança, com aulas teórico-práticas, com a participação efetiva dos discentes e com a culminância em um dia de apresentações coletivas onde todas as turmas da mesma série puderam interagir. Além de identificar as potencialidades e fragilidades da dança como conteúdo da educação física escolar, alcançando a construção de conhecimento, o empoderamento, a utilização dos espaços e a experimentação da liberdade do movimento corporal – espontâneo e coletivamente individual. Com o universo de possibilidades para o desenvolvimento do conteúdo dança, esta pesquisa serve principalmente para compreensão da necessidade, potencialidade e riqueza desse conteúdo para integrar as diversas manifestações da cultura corporal presentes nas aulas de Educação Física Escolar e assim, incentivar os primeiros passos de muitos outros docentes no ritmo da dança.This paper is the result of a pedagogical experience with Dance content in a military school with high school classes of basic education in the state of Ceará, located in the city of Fortaleza; in order to describe this pedagogical experience with dance, built collectively with the students, and to identify the strengths and weaknesses of dance as physical education content in schools, as well as observe the interest and participation of students in the several activities carried out. The research was carried out during Physical Education classes with four classes from the 2nd Year of High School, totaling 114 students, whose classes took place in the afternoon, on the shift in which the students were enrolled and lasted 45 minutes. The results were described and analyzed as a case study, based on the observation of the teacher-researcher and added to the reports of the students' field diaries. The intervention reached its goal of collectively building with the students a proposal for the development of dance content, with theoretical-practical classes, with the effective participation of students and culminating in a day of collective presentations where all classes in the same series could interact . In addition to identifying the potentialities and weaknesses of dance as a content of school physical education, reaching the construction of knowledge, empowerment, the use of spaces and the experience of freedom of body movement - spontaneously and collectively individual. In the universe of possibilities for the development of dance content, this paper serves mainly to understand the need, potential and richness of this content to integrate the various manifestations of body culture present in School Physical Education classes and thus encourage the first steps to many other teachers in the dance rhythm.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONALUFRNBrasilEnsinoDançaEducação FísicaNos passos da dança: uma experiência pedagógica com dança no ensino médio em uma escola militarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTNospassosdanca_Pereira_2020.pdf.txtNospassosdanca_Pereira_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain154560https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30053/2/Nospassosdanca_Pereira_2020.pdf.txta4d40272502d7b22e4715115c4bb1294MD52THUMBNAILNospassosdanca_Pereira_2020.pdf.jpgNospassosdanca_Pereira_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1273https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30053/3/Nospassosdanca_Pereira_2020.pdf.jpgb02aff5d50e805cb7ac54b54d01dd82cMD53ORIGINALNospassosdanca_Pereira_2020.pdfapplication/pdf3928239https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30053/1/Nospassosdanca_Pereira_2020.pdf68402f17eba5198e6ec7b1fcc133fa15MD51123456789/300532020-09-20 04:50:05.684oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30053Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-09-20T07:50:05Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Nos passos da dança: uma experiência pedagógica com dança no ensino médio em uma escola militar
title Nos passos da dança: uma experiência pedagógica com dança no ensino médio em uma escola militar
spellingShingle Nos passos da dança: uma experiência pedagógica com dança no ensino médio em uma escola militar
Pereira, Eugênia Maria Gregório
Ensino
Dança
Educação Física
title_short Nos passos da dança: uma experiência pedagógica com dança no ensino médio em uma escola militar
title_full Nos passos da dança: uma experiência pedagógica com dança no ensino médio em uma escola militar
title_fullStr Nos passos da dança: uma experiência pedagógica com dança no ensino médio em uma escola militar
title_full_unstemmed Nos passos da dança: uma experiência pedagógica com dança no ensino médio em uma escola militar
title_sort Nos passos da dança: uma experiência pedagógica com dança no ensino médio em uma escola militar
author Pereira, Eugênia Maria Gregório
author_facet Pereira, Eugênia Maria Gregório
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Surdi, Aguinaldo César
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Melo, José Pereira de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Costa, Mackson Luiz Fernandes da
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Silva, Maria Eleni Henrique da
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Eugênia Maria Gregório
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Antonio de Pádua dos
contributor_str_mv Santos, Antonio de Pádua dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Dança
Educação Física
topic Ensino
Dança
Educação Física
description Esta pesquisa é o resultado de uma experiência pedagógica com o conteúdo Dança em uma escola militar com turmas do ensino médio da educação básica do estado do Ceará, localizada no município de Fortaleza; com o objetivo de descrever essa experiência pedagógica com a dança, construída coletivamente com os discentes, e identificar as potencialidades e fragilidades da dança como conteúdo da educação física escolar, bem como observar o interesse e participação dos discentes nas diversas atividades realizadas. A pesquisa foi realizada durante as aulas de Educação Física com quatro turmas do 2º Ano do Ensino Médio, totalizando 114 alunos, cujas aulas aconteciam à tarde, no turno o qual os alunos estavam matriculados e tinham duração de 45 minutos. Os resultados foram descritos e analisados como um estudo de caso, a partir da observação da professora-pesquisadora e acrescido dos relatos dos diários de campo dos discentes. A intervenção atingiu seu objetivo de construir coletivamente com os discentes uma proposta de desenvolvimento do conteúdo dança, com aulas teórico-práticas, com a participação efetiva dos discentes e com a culminância em um dia de apresentações coletivas onde todas as turmas da mesma série puderam interagir. Além de identificar as potencialidades e fragilidades da dança como conteúdo da educação física escolar, alcançando a construção de conhecimento, o empoderamento, a utilização dos espaços e a experimentação da liberdade do movimento corporal – espontâneo e coletivamente individual. Com o universo de possibilidades para o desenvolvimento do conteúdo dança, esta pesquisa serve principalmente para compreensão da necessidade, potencialidade e riqueza desse conteúdo para integrar as diversas manifestações da cultura corporal presentes nas aulas de Educação Física Escolar e assim, incentivar os primeiros passos de muitos outros docentes no ritmo da dança.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-14T18:32:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-14T18:32:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-06-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Eugênia Maria Gregório. Nos passos da dança: uma experiência pedagógica com dança no ensino médio em uma escola militar. 2020. 91f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30053
identifier_str_mv PEREIRA, Eugênia Maria Gregório. Nos passos da dança: uma experiência pedagógica com dança no ensino médio em uma escola militar. 2020. 91f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30053/2/Nospassosdanca_Pereira_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30053/3/Nospassosdanca_Pereira_2020.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30053/1/Nospassosdanca_Pereira_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a4d40272502d7b22e4715115c4bb1294
b02aff5d50e805cb7ac54b54d01dd82c
68402f17eba5198e6ec7b1fcc133fa15
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117841299701760