A contrarreforma do ensino médio no Rio Grande do Norte e as implicações para o ensino de história (2017-2021)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Débora Quézia Brito da Cunha
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48536
Resumo: As discussões presentes neste trabalho evidenciam que o Ensino Médio sempre foi uma questão polêmica para a educação brasileira, marcado pela descontinuidade das políticas curriculares norteadas por questões sociais, políticas e econômicas. Considerando esse cenário, a partir de 2016, observamos as propostas de modificação desse segmento de ensino através da Lei n°13.415/2017 do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essas mudanças afetam diretamente os componentes curriculares entre os quais evidenciamos, o ensino de História, revelando, entre outros fatores, um contexto de desvalorização profissional e fragmentação do ensino público brasileiro. Com base nesses processos, e inscrito no âmbito dos estudos sócio históricos e filosóficos, este trabalho de pesquisa ganha corpo, tendo como objetivo geral: compreender a contrarreforma do Ensino Médio no Rio Grande do Norte e as implicações para o ensino de História e, como objetivos específicos: compreender o período de reformas do Ensino Médio no Brasil e no Rio Grande do Norte; analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tendo em vista o contexto de sua produção, a sua concepção curricular e as mudanças para o ensino de História no Ensino Médio; analisar a Lei nº 13.415/2017 (Lei do Novo Ensino Médio), como se deu sua implantação no Rio Grande do Norte, analisar o Documento Curricular do estado do Rio Grande do Norte para o Ensino Médio (2018) e o Referencial Curricular para o Ensino Médio Potiguar (2021) tendo em vista as mudanças propostas para Ensino Médio e para o ensino de História. Para desencadear o processo investigativo, assumimos os princípios metodológicos da pesquisa qualitativa, com ênfase na pesquisa bibliográfica, na análise documental e na entrevista semiestruturada, à luz de Triviños (1987). Para pensarmos as mudanças curriculares propostas para o Ensino Médio tanto pela BNCC (2018) como pela Lei do Novo Ensino Médio (2017), apoiamo-nos nos pressupostos da teoria crítica do currículo de Apple (1982), na ideia de Educação Integral de Cavaliere (2010) e na concepção de ensino de História de Bittencourt (2009). As análises empreendidas demonstram que as propostas presentes na BNCC (2018) e na Lei do Novo Ensino Médio foram impostas a educação do país gerando um retrocesso as políticas dos anos de 1990, a uma concepção tradicional de ensino e a fragmentação do ensino público brasileiro ao propor uma formação pautada em um conjunto detalhado de competências e habilidades, desqualificando a formação geral do sujeito. A versão final da BNCC reflete os interesses dos empresários da educação para o Ensino Médio, por isso, a Base, a Reforma do Ensino Médio e as alterações na legislação educacional estão interligadas entre si e diretamente vinculados às políticas neoliberais que apresentam uma visão de um ensino de História conteudista, eurocêntrica, positivista, linear e diluída na área das Ciências Humanas e Sociais se afastando, por exemplo, de discussões sobre diversidade. No Rio Grande do Norte observamos a publicação de forma aligeirado do Referencial Curricular para o Ensino Médio Potiguar em 2021, que amparado na BNCC refletem e repetem as discussões presentes na Base proporcionando poucas alterações ao documento.
id UFRN_62ed67ae3181133889a07be01ba575fd
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48536
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Castro, Débora Quézia Brito da Cunhahttp://lattes.cnpq.br/0447711506848306https://orcid.org/0000-0003-3456-0025http://lattes.cnpq.br/6943286950201331Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiroshttps://orcid.org/0000-0001-8998-2343http://lattes.cnpq.br/2481333551162411Torres, Cícero Magerbio GomesMoura, Dante HenriqueSilva, MarcosCavalcante, Maria da PazMedeiros Neta, Olivia Morais dehttp://lattes.cnpq.br/7542482401254815https://orcid.org/0000-0002-4217-2914Azevedo, Crislane Barbosa de2022-07-16T00:02:30Z2022-07-16T00:02:30Z2022-02-21CASTRO, Débora Quézia Brito da Cunha. A contrarreforma do ensino médio no Rio Grande do Norte e as implicações para o ensino de história (2017-2021). 2022. 263f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48536As discussões presentes neste trabalho evidenciam que o Ensino Médio sempre foi uma questão polêmica para a educação brasileira, marcado pela descontinuidade das políticas curriculares norteadas por questões sociais, políticas e econômicas. Considerando esse cenário, a partir de 2016, observamos as propostas de modificação desse segmento de ensino através da Lei n°13.415/2017 do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essas mudanças afetam diretamente os componentes curriculares entre os quais evidenciamos, o ensino de História, revelando, entre outros fatores, um contexto de desvalorização profissional e fragmentação do ensino público brasileiro. Com base nesses processos, e inscrito no âmbito dos estudos sócio históricos e filosóficos, este trabalho de pesquisa ganha corpo, tendo como objetivo geral: compreender a contrarreforma do Ensino Médio no Rio Grande do Norte e as implicações para o ensino de História e, como objetivos específicos: compreender o período de reformas do Ensino Médio no Brasil e no Rio Grande do Norte; analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tendo em vista o contexto de sua produção, a sua concepção curricular e as mudanças para o ensino de História no Ensino Médio; analisar a Lei nº 13.415/2017 (Lei do Novo Ensino Médio), como se deu sua implantação no Rio Grande do Norte, analisar o Documento Curricular do estado do Rio Grande do Norte para o Ensino Médio (2018) e o Referencial Curricular para o Ensino Médio Potiguar (2021) tendo em vista as mudanças propostas para Ensino Médio e para o ensino de História. Para desencadear o processo investigativo, assumimos os princípios metodológicos da pesquisa qualitativa, com ênfase na pesquisa bibliográfica, na análise documental e na entrevista semiestruturada, à luz de Triviños (1987). Para pensarmos as mudanças curriculares propostas para o Ensino Médio tanto pela BNCC (2018) como pela Lei do Novo Ensino Médio (2017), apoiamo-nos nos pressupostos da teoria crítica do currículo de Apple (1982), na ideia de Educação Integral de Cavaliere (2010) e na concepção de ensino de História de Bittencourt (2009). As análises empreendidas demonstram que as propostas presentes na BNCC (2018) e na Lei do Novo Ensino Médio foram impostas a educação do país gerando um retrocesso as políticas dos anos de 1990, a uma concepção tradicional de ensino e a fragmentação do ensino público brasileiro ao propor uma formação pautada em um conjunto detalhado de competências e habilidades, desqualificando a formação geral do sujeito. A versão final da BNCC reflete os interesses dos empresários da educação para o Ensino Médio, por isso, a Base, a Reforma do Ensino Médio e as alterações na legislação educacional estão interligadas entre si e diretamente vinculados às políticas neoliberais que apresentam uma visão de um ensino de História conteudista, eurocêntrica, positivista, linear e diluída na área das Ciências Humanas e Sociais se afastando, por exemplo, de discussões sobre diversidade. No Rio Grande do Norte observamos a publicação de forma aligeirado do Referencial Curricular para o Ensino Médio Potiguar em 2021, que amparado na BNCC refletem e repetem as discussões presentes na Base proporcionando poucas alterações ao documento.Las discusiones presentes en este trabajo muestran que la Enseñanza Media siempre ha sido un tema controvertido para la educación brasileña, marcada por la discontinuidad de las políticas curriculares guiadas por cuestiones sociales, políticas y económicas. En este escenario, a partir de 2016, observamos las propuestas de modificación de este segmento educativo a través de la Ley n°13.415/2017 de la Nueva Escuela Secundaria y la Base Común Curricular Nacional (BNCC). Estos cambios afectan directamente los componentes curriculares, entre los que destacamos la enseñanza de la Historia, revelando, entre otros factores, un contexto de desvalorización profesional y fragmentación de la educación pública brasileña. Con base en esos procesos, e inscrito en el ámbito de los estudios sociohistóricos y filosóficos, toma forma este trabajo de investigación, con el como objetivo general comprender la contrarreforma de la enseñanza secundaria en Rio Grande do Norte y las implicaciones para la enseñanza de la Historia y como objetivos específicos: comprender el período de las reformas de la enseñanza secundaria en Brasil y Rio Grande do Norte; analizar la Base Común Curricular Nacional (BNCC) a la luz del contexto de su producción, su concepción curricular y los cambios para la enseñanza de la Historia en la Enseñanza Media; analizar la Ley nº 13.415/2017 (Nueva Ley de la Enseñanza Media) y cómo fue implementada en Rio Grande do Norte y analizar el Documento Curricular del estado de Rio Grande do Norte para la Enseñanza Media (2018) y la Referencia Curricular de Educación Médio Potiguar (2021) ante los cambios propuestos para la Enseñanza Media y para la enseñanza de la Historia. Para desencadenar el proceso investigativo, asumimos los principios metodológicos de la investigación cualitativa, con énfasis en la investigación bibliográfica, el análisis documental y las entrevistas semiestructuradas, a la luz de Triviños (1987). Para pensar los cambios curriculares propuestos para la Enseñanza Media tanto por la BNCC (2018) como por la Lei do Novo Ensino Médio (2017), nos apoyamos en los presupuestos de la teoría crítica del currículo de Apple (1982), en la idea de Educación Integral de Cavaliere (2010) y en la concepción de enseñanza de la historia de Bittencourt (2009). Los análisis realizados demuestran que las propuestas presentes en el BNCC (2018) y en la Nueva Ley de Enseñanza Media se impusieron a la educación del país, generando un retroceso a las políticas de la década de 1990, a una concepción tradicional de la enseñanza y a la fragmentación de la enseñanza brasileña. la educación pública a la de proponer una formación basada en un conjunto detallado de destrezas y habilidades, descalificando la formación general del sujeto. La versión final de la BNCC refleja los intereses de los empresarios de la educación media, por lo que la Base, la Reforma de la Enseñanza Media y los cambios en la legislación educativa están interconectados y vinculados directamente a las políticas neoliberales que presentan una visión de una enseñanza de contenidos, eurocéntrica, positivista, lineal. y diluyó la Historia en el área de Humanidades y Ciencias Sociales, alejándose, por ejemplo, de las discusiones sobre la diversidad. En Rio Grande do Norte, observamos la publicación de la Referencia Curricular de la Escuela Secundaria Potiguar en 2021, que, con el apoyo de la BNCC, refleja y repite las discusiones presentes en la Base, aportando pocas modificaciones al documento.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilEnsino médioBase nacional comum curricularLei nº 13.415/2017Contrarreforma do ensino médioEnsino de históriaCurrículoA contrarreforma do ensino médio no Rio Grande do Norte e as implicações para o ensino de história (2017-2021)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALcontrarreformaensinomedio_Castro_2022.pdfapplication/pdf3247788https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48536/1/contrarreformaensinomedio_Castro_2022.pdf7b6a146b83bbfa93f12b09ae6334e417MD51123456789/485362022-07-15 21:03:02.091oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48536Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-07-16T00:03:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A contrarreforma do ensino médio no Rio Grande do Norte e as implicações para o ensino de história (2017-2021)
title A contrarreforma do ensino médio no Rio Grande do Norte e as implicações para o ensino de história (2017-2021)
spellingShingle A contrarreforma do ensino médio no Rio Grande do Norte e as implicações para o ensino de história (2017-2021)
Castro, Débora Quézia Brito da Cunha
Ensino médio
Base nacional comum curricular
Lei nº 13.415/2017
Contrarreforma do ensino médio
Ensino de história
Currículo
title_short A contrarreforma do ensino médio no Rio Grande do Norte e as implicações para o ensino de história (2017-2021)
title_full A contrarreforma do ensino médio no Rio Grande do Norte e as implicações para o ensino de história (2017-2021)
title_fullStr A contrarreforma do ensino médio no Rio Grande do Norte e as implicações para o ensino de história (2017-2021)
title_full_unstemmed A contrarreforma do ensino médio no Rio Grande do Norte e as implicações para o ensino de história (2017-2021)
title_sort A contrarreforma do ensino médio no Rio Grande do Norte e as implicações para o ensino de história (2017-2021)
author Castro, Débora Quézia Brito da Cunha
author_facet Castro, Débora Quézia Brito da Cunha
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0447711506848306
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-3456-0025
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6943286950201331
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-8998-2343
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2481333551162411
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Torres, Cícero Magerbio Gomes
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Moura, Dante Henrique
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Silva, Marcos
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Cavalcante, Maria da Paz
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Medeiros Neta, Olivia Morais de
dc.contributor.referees6Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7542482401254815
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4217-2914
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Débora Quézia Brito da Cunha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Azevedo, Crislane Barbosa de
contributor_str_mv Azevedo, Crislane Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Base nacional comum curricular
Lei nº 13.415/2017
Contrarreforma do ensino médio
Ensino de história
Currículo
topic Ensino médio
Base nacional comum curricular
Lei nº 13.415/2017
Contrarreforma do ensino médio
Ensino de história
Currículo
description As discussões presentes neste trabalho evidenciam que o Ensino Médio sempre foi uma questão polêmica para a educação brasileira, marcado pela descontinuidade das políticas curriculares norteadas por questões sociais, políticas e econômicas. Considerando esse cenário, a partir de 2016, observamos as propostas de modificação desse segmento de ensino através da Lei n°13.415/2017 do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essas mudanças afetam diretamente os componentes curriculares entre os quais evidenciamos, o ensino de História, revelando, entre outros fatores, um contexto de desvalorização profissional e fragmentação do ensino público brasileiro. Com base nesses processos, e inscrito no âmbito dos estudos sócio históricos e filosóficos, este trabalho de pesquisa ganha corpo, tendo como objetivo geral: compreender a contrarreforma do Ensino Médio no Rio Grande do Norte e as implicações para o ensino de História e, como objetivos específicos: compreender o período de reformas do Ensino Médio no Brasil e no Rio Grande do Norte; analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tendo em vista o contexto de sua produção, a sua concepção curricular e as mudanças para o ensino de História no Ensino Médio; analisar a Lei nº 13.415/2017 (Lei do Novo Ensino Médio), como se deu sua implantação no Rio Grande do Norte, analisar o Documento Curricular do estado do Rio Grande do Norte para o Ensino Médio (2018) e o Referencial Curricular para o Ensino Médio Potiguar (2021) tendo em vista as mudanças propostas para Ensino Médio e para o ensino de História. Para desencadear o processo investigativo, assumimos os princípios metodológicos da pesquisa qualitativa, com ênfase na pesquisa bibliográfica, na análise documental e na entrevista semiestruturada, à luz de Triviños (1987). Para pensarmos as mudanças curriculares propostas para o Ensino Médio tanto pela BNCC (2018) como pela Lei do Novo Ensino Médio (2017), apoiamo-nos nos pressupostos da teoria crítica do currículo de Apple (1982), na ideia de Educação Integral de Cavaliere (2010) e na concepção de ensino de História de Bittencourt (2009). As análises empreendidas demonstram que as propostas presentes na BNCC (2018) e na Lei do Novo Ensino Médio foram impostas a educação do país gerando um retrocesso as políticas dos anos de 1990, a uma concepção tradicional de ensino e a fragmentação do ensino público brasileiro ao propor uma formação pautada em um conjunto detalhado de competências e habilidades, desqualificando a formação geral do sujeito. A versão final da BNCC reflete os interesses dos empresários da educação para o Ensino Médio, por isso, a Base, a Reforma do Ensino Médio e as alterações na legislação educacional estão interligadas entre si e diretamente vinculados às políticas neoliberais que apresentam uma visão de um ensino de História conteudista, eurocêntrica, positivista, linear e diluída na área das Ciências Humanas e Sociais se afastando, por exemplo, de discussões sobre diversidade. No Rio Grande do Norte observamos a publicação de forma aligeirado do Referencial Curricular para o Ensino Médio Potiguar em 2021, que amparado na BNCC refletem e repetem as discussões presentes na Base proporcionando poucas alterações ao documento.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-16T00:02:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-16T00:02:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CASTRO, Débora Quézia Brito da Cunha. A contrarreforma do ensino médio no Rio Grande do Norte e as implicações para o ensino de história (2017-2021). 2022. 263f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48536
identifier_str_mv CASTRO, Débora Quézia Brito da Cunha. A contrarreforma do ensino médio no Rio Grande do Norte e as implicações para o ensino de história (2017-2021). 2022. 263f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48536/1/contrarreformaensinomedio_Castro_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7b6a146b83bbfa93f12b09ae6334e417
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117672988573696