A contrarreforma do ensino médio no Rio Grande do Norte e as implicações para o ensino de história (2017-2021)
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48536 |
Resumo: | As discussões presentes neste trabalho evidenciam que o Ensino Médio sempre foi uma questão polêmica para a educação brasileira, marcado pela descontinuidade das políticas curriculares norteadas por questões sociais, políticas e econômicas. Considerando esse cenário, a partir de 2016, observamos as propostas de modificação desse segmento de ensino através da Lei n°13.415/2017 do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essas mudanças afetam diretamente os componentes curriculares entre os quais evidenciamos, o ensino de História, revelando, entre outros fatores, um contexto de desvalorização profissional e fragmentação do ensino público brasileiro. Com base nesses processos, e inscrito no âmbito dos estudos sócio históricos e filosóficos, este trabalho de pesquisa ganha corpo, tendo como objetivo geral: compreender a contrarreforma do Ensino Médio no Rio Grande do Norte e as implicações para o ensino de História e, como objetivos específicos: compreender o período de reformas do Ensino Médio no Brasil e no Rio Grande do Norte; analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tendo em vista o contexto de sua produção, a sua concepção curricular e as mudanças para o ensino de História no Ensino Médio; analisar a Lei nº 13.415/2017 (Lei do Novo Ensino Médio), como se deu sua implantação no Rio Grande do Norte, analisar o Documento Curricular do estado do Rio Grande do Norte para o Ensino Médio (2018) e o Referencial Curricular para o Ensino Médio Potiguar (2021) tendo em vista as mudanças propostas para Ensino Médio e para o ensino de História. Para desencadear o processo investigativo, assumimos os princípios metodológicos da pesquisa qualitativa, com ênfase na pesquisa bibliográfica, na análise documental e na entrevista semiestruturada, à luz de Triviños (1987). Para pensarmos as mudanças curriculares propostas para o Ensino Médio tanto pela BNCC (2018) como pela Lei do Novo Ensino Médio (2017), apoiamo-nos nos pressupostos da teoria crítica do currículo de Apple (1982), na ideia de Educação Integral de Cavaliere (2010) e na concepção de ensino de História de Bittencourt (2009). As análises empreendidas demonstram que as propostas presentes na BNCC (2018) e na Lei do Novo Ensino Médio foram impostas a educação do país gerando um retrocesso as políticas dos anos de 1990, a uma concepção tradicional de ensino e a fragmentação do ensino público brasileiro ao propor uma formação pautada em um conjunto detalhado de competências e habilidades, desqualificando a formação geral do sujeito. A versão final da BNCC reflete os interesses dos empresários da educação para o Ensino Médio, por isso, a Base, a Reforma do Ensino Médio e as alterações na legislação educacional estão interligadas entre si e diretamente vinculados às políticas neoliberais que apresentam uma visão de um ensino de História conteudista, eurocêntrica, positivista, linear e diluída na área das Ciências Humanas e Sociais se afastando, por exemplo, de discussões sobre diversidade. No Rio Grande do Norte observamos a publicação de forma aligeirado do Referencial Curricular para o Ensino Médio Potiguar em 2021, que amparado na BNCC refletem e repetem as discussões presentes na Base proporcionando poucas alterações ao documento. |
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Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48536As discussões presentes neste trabalho evidenciam que o Ensino Médio sempre foi uma questão polêmica para a educação brasileira, marcado pela descontinuidade das políticas curriculares norteadas por questões sociais, políticas e econômicas. Considerando esse cenário, a partir de 2016, observamos as propostas de modificação desse segmento de ensino através da Lei n°13.415/2017 do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essas mudanças afetam diretamente os componentes curriculares entre os quais evidenciamos, o ensino de História, revelando, entre outros fatores, um contexto de desvalorização profissional e fragmentação do ensino público brasileiro. Com base nesses processos, e inscrito no âmbito dos estudos sócio históricos e filosóficos, este trabalho de pesquisa ganha corpo, tendo como objetivo geral: compreender a contrarreforma do Ensino Médio no Rio Grande do Norte e as implicações para o ensino de História e, como objetivos específicos: compreender o período de reformas do Ensino Médio no Brasil e no Rio Grande do Norte; analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tendo em vista o contexto de sua produção, a sua concepção curricular e as mudanças para o ensino de História no Ensino Médio; analisar a Lei nº 13.415/2017 (Lei do Novo Ensino Médio), como se deu sua implantação no Rio Grande do Norte, analisar o Documento Curricular do estado do Rio Grande do Norte para o Ensino Médio (2018) e o Referencial Curricular para o Ensino Médio Potiguar (2021) tendo em vista as mudanças propostas para Ensino Médio e para o ensino de História. Para desencadear o processo investigativo, assumimos os princípios metodológicos da pesquisa qualitativa, com ênfase na pesquisa bibliográfica, na análise documental e na entrevista semiestruturada, à luz de Triviños (1987). Para pensarmos as mudanças curriculares propostas para o Ensino Médio tanto pela BNCC (2018) como pela Lei do Novo Ensino Médio (2017), apoiamo-nos nos pressupostos da teoria crítica do currículo de Apple (1982), na ideia de Educação Integral de Cavaliere (2010) e na concepção de ensino de História de Bittencourt (2009). As análises empreendidas demonstram que as propostas presentes na BNCC (2018) e na Lei do Novo Ensino Médio foram impostas a educação do país gerando um retrocesso as políticas dos anos de 1990, a uma concepção tradicional de ensino e a fragmentação do ensino público brasileiro ao propor uma formação pautada em um conjunto detalhado de competências e habilidades, desqualificando a formação geral do sujeito. A versão final da BNCC reflete os interesses dos empresários da educação para o Ensino Médio, por isso, a Base, a Reforma do Ensino Médio e as alterações na legislação educacional estão interligadas entre si e diretamente vinculados às políticas neoliberais que apresentam uma visão de um ensino de História conteudista, eurocêntrica, positivista, linear e diluída na área das Ciências Humanas e Sociais se afastando, por exemplo, de discussões sobre diversidade. No Rio Grande do Norte observamos a publicação de forma aligeirado do Referencial Curricular para o Ensino Médio Potiguar em 2021, que amparado na BNCC refletem e repetem as discussões presentes na Base proporcionando poucas alterações ao documento.Las discusiones presentes en este trabajo muestran que la Enseñanza Media siempre ha sido un tema controvertido para la educación brasileña, marcada por la discontinuidad de las políticas curriculares guiadas por cuestiones sociales, políticas y económicas. En este escenario, a partir de 2016, observamos las propuestas de modificación de este segmento educativo a través de la Ley n°13.415/2017 de la Nueva Escuela Secundaria y la Base Común Curricular Nacional (BNCC). Estos cambios afectan directamente los componentes curriculares, entre los que destacamos la enseñanza de la Historia, revelando, entre otros factores, un contexto de desvalorización profesional y fragmentación de la educación pública brasileña. Con base en esos procesos, e inscrito en el ámbito de los estudios sociohistóricos y filosóficos, toma forma este trabajo de investigación, con el como objetivo general comprender la contrarreforma de la enseñanza secundaria en Rio Grande do Norte y las implicaciones para la enseñanza de la Historia y como objetivos específicos: comprender el período de las reformas de la enseñanza secundaria en Brasil y Rio Grande do Norte; analizar la Base Común Curricular Nacional (BNCC) a la luz del contexto de su producción, su concepción curricular y los cambios para la enseñanza de la Historia en la Enseñanza Media; analizar la Ley nº 13.415/2017 (Nueva Ley de la Enseñanza Media) y cómo fue implementada en Rio Grande do Norte y analizar el Documento Curricular del estado de Rio Grande do Norte para la Enseñanza Media (2018) y la Referencia Curricular de Educación Médio Potiguar (2021) ante los cambios propuestos para la Enseñanza Media y para la enseñanza de la Historia. Para desencadenar el proceso investigativo, asumimos los principios metodológicos de la investigación cualitativa, con énfasis en la investigación bibliográfica, el análisis documental y las entrevistas semiestructuradas, a la luz de Triviños (1987). Para pensar los cambios curriculares propuestos para la Enseñanza Media tanto por la BNCC (2018) como por la Lei do Novo Ensino Médio (2017), nos apoyamos en los presupuestos de la teoría crítica del currículo de Apple (1982), en la idea de Educación Integral de Cavaliere (2010) y en la concepción de enseñanza de la historia de Bittencourt (2009). Los análisis realizados demuestran que las propuestas presentes en el BNCC (2018) y en la Nueva Ley de Enseñanza Media se impusieron a la educación del país, generando un retroceso a las políticas de la década de 1990, a una concepción tradicional de la enseñanza y a la fragmentación de la enseñanza brasileña. la educación pública a la de proponer una formación basada en un conjunto detallado de destrezas y habilidades, descalificando la formación general del sujeto. La versión final de la BNCC refleja los intereses de los empresarios de la educación media, por lo que la Base, la Reforma de la Enseñanza Media y los cambios en la legislación educativa están interconectados y vinculados directamente a las políticas neoliberales que presentan una visión de una enseñanza de contenidos, eurocéntrica, positivista, lineal. y diluyó la Historia en el área de Humanidades y Ciencias Sociales, alejándose, por ejemplo, de las discusiones sobre la diversidad. En Rio Grande do Norte, observamos la publicación de la Referencia Curricular de la Escuela Secundaria Potiguar en 2021, que, con el apoyo de la BNCC, refleja y repite las discusiones presentes en la Base, aportando pocas modificaciones al documento.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilEnsino médioBase nacional comum curricularLei nº 13.415/2017Contrarreforma do ensino médioEnsino de históriaCurrículoA contrarreforma do ensino médio no Rio Grande do Norte e as implicações para o ensino de história (2017-2021)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALcontrarreformaensinomedio_Castro_2022.pdfapplication/pdf3247788https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48536/1/contrarreformaensinomedio_Castro_2022.pdf7b6a146b83bbfa93f12b09ae6334e417MD51123456789/485362022-07-15 21:03:02.091oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48536Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-07-16T00:03:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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