Uma experiência em jogo: S3M NOM3, ideação de um jogo digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47084 |
Resumo: | A depressão é uma condição psicológica que apresenta variantes de acordo com as situações vivenciadas por um indivíduo e com o ambiente que ele está inserido, cada caso apresenta as suas particularidades e sua forma de sentí-la. Somente quando se tem um contato é que se pode compreender a intensidade e a seriedade do que é sentido. Tendo isso em mente, este projeto propõe expressar, por meio da ideação de jogo digital, o que uma pessoa sentiu durante o seu momento de maior vulnerabilidade, pois, dessa forma, o jogador, enquanto inserido no jogo, participa da história e interage com a trama através de escolhas e movimentos. |
id |
UFRN_639f2085ce112073e53e8943ce5e906f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47084 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Assis, Pablo Daniel deBessa, Olavo Fonte MagalhãesBastos, Helena Rugaihttp://lattes.cnpq.br/0138635150609180Silva, Bruno Santana dahttp://lattes.cnpq.br/7239490390098173Bessa, Olavo Fonte Magalhães2022-05-04T17:30:20Z2022-05-04T17:30:20Z2022-02-22ASSIS, Pablo Daniel de. Uma experiência em jogo : S3M NOM3, ideação de um jogo digital. Orientador: Olavo Fonte Magalhães Bessa. 2022. 134 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Departamento de Design, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47084A depressão é uma condição psicológica que apresenta variantes de acordo com as situações vivenciadas por um indivíduo e com o ambiente que ele está inserido, cada caso apresenta as suas particularidades e sua forma de sentí-la. Somente quando se tem um contato é que se pode compreender a intensidade e a seriedade do que é sentido. Tendo isso em mente, este projeto propõe expressar, por meio da ideação de jogo digital, o que uma pessoa sentiu durante o seu momento de maior vulnerabilidade, pois, dessa forma, o jogador, enquanto inserido no jogo, participa da história e interage com a trama através de escolhas e movimentos.Depression is a psychological condition that varies according to individual happening experiences as well it is conditioned by the environment in which the person is embedded. Each case presents particularities and its own way to feel it. Only when someone keeps in touch with it, s/he will be able to understand the intensity and seriousness of that feeling. Considering such situations, this undergraduate thesis proposes to express a person's feelings about depression in a digital game. In this way, the player participates in the story and interacts with the plot through choices and movements within the game.Universidade Federal do Rio Grande do NorteGraduação em DesignUFRNBrasilDepartamento de DesignDesign de jogosGame designJogo digital,Fatores subjetivos da depressão.Uma experiência em jogo: S3M NOM3, ideação de um jogo digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47084/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47084/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53ORIGINALExperienciaJogo_Assis_2022.pdfExperienciaJogo_Assis_2022.pdfTCC - mUMA EXPERIÊNCIA EM JOGO: S3M NOM3, IDEAÇÃO DE UM JOGO DIGITAL - Pablo Daniel Design 2022application/pdf10802568https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47084/1/ExperienciaJogo_Assis_2022.pdf868c9adfc2d43ec4410fa19cbcc24e53MD51123456789/470842023-02-24 19:24:43.301oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47084Tk9OLUVYQ0xVU0lWRSBESVNUUklCVVRJT04gTElDRU5TRQoKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIGRlbGl2ZXJpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBNci4gKGF1dGhvciBvciBjb3B5cmlnaHQgaG9sZGVyKToKCgphKSBHcmFudHMgdGhlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIFJpbyBHcmFuZGUgZG8gTm9ydGUgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgb2YKcmVwcm9kdWNlLCBjb252ZXJ0IChhcyBkZWZpbmVkIGJlbG93KSwgY29tbXVuaWNhdGUgYW5kIC8gb3IKZGlzdHJpYnV0ZSB0aGUgZGVsaXZlcmVkIGRvY3VtZW50IChpbmNsdWRpbmcgYWJzdHJhY3QgLyBhYnN0cmFjdCkgaW4KZGlnaXRhbCBvciBwcmludGVkIGZvcm1hdCBhbmQgaW4gYW55IG1lZGl1bS4KCmIpIERlY2xhcmVzIHRoYXQgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBpdHMgb3JpZ2luYWwgd29yaywgYW5kIHRoYXQKeW91IGhhdmUgdGhlIHJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSByaWdodHMgY29udGFpbmVkIGluIHRoaXMgbGljZW5zZS4gRGVjbGFyZXMKdGhhdCB0aGUgZGVsaXZlcnkgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50IGRvZXMgbm90IGluZnJpbmdlLCBhcyBmYXIgYXMgaXQgaXMKdGhlIHJpZ2h0cyBvZiBhbnkgb3RoZXIgcGVyc29uIG9yIGVudGl0eS4KCmMpIElmIHRoZSBkb2N1bWVudCBkZWxpdmVyZWQgY29udGFpbnMgbWF0ZXJpYWwgd2hpY2ggZG9lcyBub3QKcmlnaHRzLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBvYnRhaW5lZCBhdXRob3JpemF0aW9uIGZyb20gdGhlIGhvbGRlciBvZiB0aGUKY29weXJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdCB0aGlzIG1hdGVyaWFsIHdob3NlIHJpZ2h0cyBhcmUgb2YKdGhpcmQgcGFydGllcyBpcyBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZpZWQgYW5kIHJlY29nbml6ZWQgaW4gdGhlIHRleHQgb3IKY29udGVudCBvZiB0aGUgZG9jdW1lbnQgZGVsaXZlcmVkLgoKSWYgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBiYXNlZCBvbiBmdW5kZWQgb3Igc3VwcG9ydGVkIHdvcmsKYnkgYW5vdGhlciBpbnN0aXR1dGlvbiBvdGhlciB0aGFuIHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBmdWxmaWxsZWQgYW55IG9ibGlnYXRpb25zIHJlcXVpcmVkIGJ5IHRoZSByZXNwZWN0aXZlIGFncmVlbWVudCBvciBhZ3JlZW1lbnQuCgpUaGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZG8gUmlvIEdyYW5kZSBkbyBOb3J0ZSB3aWxsIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZnkgaXRzIG5hbWUgKHMpIGFzIHRoZSBhdXRob3IgKHMpIG9yIGhvbGRlciAocykgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50J3MgcmlnaHRzCmRlbGl2ZXJlZCwgYW5kIHdpbGwgbm90IG1ha2UgYW55IGNoYW5nZXMsIG90aGVyIHRoYW4gdGhvc2UgcGVybWl0dGVkIGJ5CnRoaXMgbGljZW5zZQo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-02-24T22:24:43Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma experiência em jogo: S3M NOM3, ideação de um jogo digital |
title |
Uma experiência em jogo: S3M NOM3, ideação de um jogo digital |
spellingShingle |
Uma experiência em jogo: S3M NOM3, ideação de um jogo digital Assis, Pablo Daniel de Design de jogos Game design Jogo digital, Fatores subjetivos da depressão. |
title_short |
Uma experiência em jogo: S3M NOM3, ideação de um jogo digital |
title_full |
Uma experiência em jogo: S3M NOM3, ideação de um jogo digital |
title_fullStr |
Uma experiência em jogo: S3M NOM3, ideação de um jogo digital |
title_full_unstemmed |
Uma experiência em jogo: S3M NOM3, ideação de um jogo digital |
title_sort |
Uma experiência em jogo: S3M NOM3, ideação de um jogo digital |
author |
Assis, Pablo Daniel de |
author_facet |
Assis, Pablo Daniel de |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Bessa, Olavo Fonte Magalhães |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Bastos, Helena Rugai |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0138635150609180 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Silva, Bruno Santana da |
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7239490390098173 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis, Pablo Daniel de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bessa, Olavo Fonte Magalhães |
contributor_str_mv |
Bessa, Olavo Fonte Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design de jogos Game design Jogo digital, Fatores subjetivos da depressão. |
topic |
Design de jogos Game design Jogo digital, Fatores subjetivos da depressão. |
description |
A depressão é uma condição psicológica que apresenta variantes de acordo com as situações vivenciadas por um indivíduo e com o ambiente que ele está inserido, cada caso apresenta as suas particularidades e sua forma de sentí-la. Somente quando se tem um contato é que se pode compreender a intensidade e a seriedade do que é sentido. Tendo isso em mente, este projeto propõe expressar, por meio da ideação de jogo digital, o que uma pessoa sentiu durante o seu momento de maior vulnerabilidade, pois, dessa forma, o jogador, enquanto inserido no jogo, participa da história e interage com a trama através de escolhas e movimentos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-04T17:30:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-04T17:30:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-02-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ASSIS, Pablo Daniel de. Uma experiência em jogo : S3M NOM3, ideação de um jogo digital. Orientador: Olavo Fonte Magalhães Bessa. 2022. 134 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Departamento de Design, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47084 |
identifier_str_mv |
ASSIS, Pablo Daniel de. Uma experiência em jogo : S3M NOM3, ideação de um jogo digital. Orientador: Olavo Fonte Magalhães Bessa. 2022. 134 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Departamento de Design, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Design |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Design |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47084/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47084/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47084/1/ExperienciaJogo_Assis_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 868c9adfc2d43ec4410fa19cbcc24e53 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117679786491904 |