Fluxo informacional dos planos de ação trienal: um estudo de caso dos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais e aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32179 |
Resumo: | O Plano de Ação Trienal dos Cursos de Graduação (PATCG), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi aprovado no final de 2017 por meio da Resolução nº181/2017- CONSEPE, contemplando a política de melhoria da qualidade dos cursos de Graduação e de PósGraduação estabelecida noPlano deDesenvolvimento Institucional(PDI) desta instituição. A partir dessa aprovação, todos os cursos de graduação da referida universidade, ficaram responsáveis em construir o PATCG com o propósito de desenvolver estratégias para enfrentar as fragilidades apresentadas e orientar ações de melhorias dos indicadores, que são gerados e divulgados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A referida pesquisa apontou, como objetivo geral, analisar o atual fluxo informacional na construção do PATCG presente nos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da UFRN, propondo possíveis melhorias neste fluxo. Trata-se de uma pesquisa aplicada, comabordagem qualitativa e classificada como descritiva. Os sujeitos do estudo foram os coordenadores dos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da UFRN, por serem os responsáveis em produzir o PATCG. A coleta de dados foi realizada a partir de uma entrevista semiestruturada com esses coordenadores, por meio de uma investigação censitária, em que foram destacados os pontos exitosos e as barreiras enfrentadas pelos sujeitos da pesquisa na elaboração do PATCG, com a intenção de fortalecer as propostas exitosas e sugerir estratégias de enfrentamento das barreiras apresentadas com a recomendação de um modelo de fluxo informacional a partir das vivências, expectativas e experiências dos própriossujeitos. Para a análise dos dados, foi realizada a técnica análise de conteúdo. A pesquisa confirmou a existência de um fluxo informacional, com algumas etapas desarticuladas e despadronizadas, tornando-se obstáculos para a produção dos planos. Os resultados da pesquisa aguçaram para a necessidade de melhoramentos no fluxo de informação, de ordem institucional, por estar contribuindo com a política de melhoria dos cursos de graduação da UFRN; ornanizacional, por ofertar uma proposta de aprimoramento do fluxo informacional presente na construção do PATCG; e humana, por se dispor a cooperar com os envolvidos no processo de construção dos planos, sendo indicadas propostas para o fortalecimento desse fluxo, baseadas no Modelo de Choo (2003). Almeja-se que as sugestões de aperfeiçoamento, aqui apresentadas, possam contribuir para a concretização de ações que reverberem num fluxo de informação padronizado, colaborando, de forma significativa, com a política de melhoria contínua dos cursos de graduação proposta pela UFRN, além de impulsionar a otimização da gestão da informação, contribuindo com novas práticas de aquisição, organização, armazenamento, distribuição e uso de informações. |
id |
UFRN_66b8fea8f384a9ec8fc7e44c47209c63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32179 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Dias, Verônica Carvalho e Silvahttp://lattes.cnpq.br/3834444250606399Barbosa Neto, Pedro Alveshttp://lattes.cnpq.br/7672865939553870Silva Filho, Roosevelt Bezerra daMartins, Daniel de Araújo2021-04-12T23:07:03Z2021-04-12T23:07:03Z2021-02-03DIAS, Verônica Carvalho e Silva. Fluxo informacional dos planos de ação trienal: um estudo de caso dos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais e aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2021. 193f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32179O Plano de Ação Trienal dos Cursos de Graduação (PATCG), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi aprovado no final de 2017 por meio da Resolução nº181/2017- CONSEPE, contemplando a política de melhoria da qualidade dos cursos de Graduação e de PósGraduação estabelecida noPlano deDesenvolvimento Institucional(PDI) desta instituição. A partir dessa aprovação, todos os cursos de graduação da referida universidade, ficaram responsáveis em construir o PATCG com o propósito de desenvolver estratégias para enfrentar as fragilidades apresentadas e orientar ações de melhorias dos indicadores, que são gerados e divulgados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A referida pesquisa apontou, como objetivo geral, analisar o atual fluxo informacional na construção do PATCG presente nos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da UFRN, propondo possíveis melhorias neste fluxo. Trata-se de uma pesquisa aplicada, comabordagem qualitativa e classificada como descritiva. Os sujeitos do estudo foram os coordenadores dos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da UFRN, por serem os responsáveis em produzir o PATCG. A coleta de dados foi realizada a partir de uma entrevista semiestruturada com esses coordenadores, por meio de uma investigação censitária, em que foram destacados os pontos exitosos e as barreiras enfrentadas pelos sujeitos da pesquisa na elaboração do PATCG, com a intenção de fortalecer as propostas exitosas e sugerir estratégias de enfrentamento das barreiras apresentadas com a recomendação de um modelo de fluxo informacional a partir das vivências, expectativas e experiências dos própriossujeitos. Para a análise dos dados, foi realizada a técnica análise de conteúdo. A pesquisa confirmou a existência de um fluxo informacional, com algumas etapas desarticuladas e despadronizadas, tornando-se obstáculos para a produção dos planos. Os resultados da pesquisa aguçaram para a necessidade de melhoramentos no fluxo de informação, de ordem institucional, por estar contribuindo com a política de melhoria dos cursos de graduação da UFRN; ornanizacional, por ofertar uma proposta de aprimoramento do fluxo informacional presente na construção do PATCG; e humana, por se dispor a cooperar com os envolvidos no processo de construção dos planos, sendo indicadas propostas para o fortalecimento desse fluxo, baseadas no Modelo de Choo (2003). Almeja-se que as sugestões de aperfeiçoamento, aqui apresentadas, possam contribuir para a concretização de ações que reverberem num fluxo de informação padronizado, colaborando, de forma significativa, com a política de melhoria contínua dos cursos de graduação proposta pela UFRN, além de impulsionar a otimização da gestão da informação, contribuindo com novas práticas de aquisição, organização, armazenamento, distribuição e uso de informações.The Triennial Action Plan for Undergraduate Courses (PATCG), from the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), was approved at the end of 2017 through Resolution nr. 181/2017- CONSEPE, contemplating the policy of improving the quality of Undergraduate and Graduation Courses Program established in the Institutional Development Plan (PDI) of this institution. After this approval, all undergraduate courses at the university were responsible for building the PATCG in order to develop strategies to face the weaknesses presented and guide actions to improve the indicators, which are generated and disseminated by the National Evaluation System of the Higher Education (SINAES). This research aimed, as a general objective, to analyze the current information flow in the construction of PATCG present in undergraduate courses at the Center for Social and Applied Sciences at UFRN, proposing possible improvements in this flow. It is an applied research, with a qualitative approach and classified as descriptive. The study subjects were the coordinators of the undergraduate courses at the Center for Social and Applied Sciences at UFRN, as they are responsible for producing the PATCG. Data collection was carried out through a semi-structured interview with these coordinators through a census investigation in which the successful points and barriers faced by the research subjects in the preparation of the PATCG were highlighted, with the intention of strengthening the successful proposals and suggest strategies for coping with the barriers presented with the recommendation of a model of information flow from the experiences, expectations and experiences of the subjects themselves. For data analysis, the content analysis technique was performed. The research confirmed the existence of an information flow with some disjointed and non-standardized steps, becoming obstacles of the plans production. The research results sharpened the need for improvements in the flow of information, of an institutional nature, as it is contributing to the policy of improving UFRN’s undergraduate courses; ornanizational for offering a proposal to improve the information flow present in the construction of PATCG; and human, for being willing to cooperate with those involved in the process of building the plans, with proposals for strengthening this flow, based on the Model of Choo (2003). It is hoped that the suggestions for improvement, presented here, can contribute to the implementation of actions that reverberate in a standardized information flow, collaborating, in a significant way, with the policy of continuous improvement of undergraduate courses proposed by UFRN, in addition to boosting the optimization of information management, contributing to new practices for the acquisition, organization, storage, distribution and use of information.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTOUFRNBrasilGestão da informaçãoPlanejamento estratégicoFluxos de informaçãoPATCGModelo processual de administração da informaçãoFluxo informacional dos planos de ação trienal: um estudo de caso dos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais e aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTFluxoinformacionalplanos_Dias_2021.pdf.txtFluxoinformacionalplanos_Dias_2021.pdf.txtExtracted texttext/plain479074https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32179/2/Fluxoinformacionalplanos_Dias_2021.pdf.txtd98dfaef1b99d2f248f8d338bdb4bdc5MD52THUMBNAILFluxoinformacionalplanos_Dias_2021.pdf.jpgFluxoinformacionalplanos_Dias_2021.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1327https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32179/3/Fluxoinformacionalplanos_Dias_2021.pdf.jpg7b2d65bbc710769ae356dc97acd2eec5MD53ORIGINALFluxoinformacionalplanos_Dias_2021.pdfapplication/pdf2722980https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32179/1/Fluxoinformacionalplanos_Dias_2021.pdf7c6fc5d0cca8cc63a09b4883f1c2f89bMD51123456789/321792021-04-18 06:06:41.388oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32179Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-04-18T09:06:41Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fluxo informacional dos planos de ação trienal: um estudo de caso dos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais e aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
title |
Fluxo informacional dos planos de ação trienal: um estudo de caso dos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais e aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
spellingShingle |
Fluxo informacional dos planos de ação trienal: um estudo de caso dos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais e aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Dias, Verônica Carvalho e Silva Gestão da informação Planejamento estratégico Fluxos de informação PATCG Modelo processual de administração da informação |
title_short |
Fluxo informacional dos planos de ação trienal: um estudo de caso dos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais e aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
title_full |
Fluxo informacional dos planos de ação trienal: um estudo de caso dos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais e aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
title_fullStr |
Fluxo informacional dos planos de ação trienal: um estudo de caso dos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais e aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
title_full_unstemmed |
Fluxo informacional dos planos de ação trienal: um estudo de caso dos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais e aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
title_sort |
Fluxo informacional dos planos de ação trienal: um estudo de caso dos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais e aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
author |
Dias, Verônica Carvalho e Silva |
author_facet |
Dias, Verônica Carvalho e Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3834444250606399 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Barbosa Neto, Pedro Alves |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7672865939553870 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Silva Filho, Roosevelt Bezerra da |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Verônica Carvalho e Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Martins, Daniel de Araújo |
contributor_str_mv |
Martins, Daniel de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão da informação Planejamento estratégico Fluxos de informação PATCG Modelo processual de administração da informação |
topic |
Gestão da informação Planejamento estratégico Fluxos de informação PATCG Modelo processual de administração da informação |
description |
O Plano de Ação Trienal dos Cursos de Graduação (PATCG), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi aprovado no final de 2017 por meio da Resolução nº181/2017- CONSEPE, contemplando a política de melhoria da qualidade dos cursos de Graduação e de PósGraduação estabelecida noPlano deDesenvolvimento Institucional(PDI) desta instituição. A partir dessa aprovação, todos os cursos de graduação da referida universidade, ficaram responsáveis em construir o PATCG com o propósito de desenvolver estratégias para enfrentar as fragilidades apresentadas e orientar ações de melhorias dos indicadores, que são gerados e divulgados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A referida pesquisa apontou, como objetivo geral, analisar o atual fluxo informacional na construção do PATCG presente nos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da UFRN, propondo possíveis melhorias neste fluxo. Trata-se de uma pesquisa aplicada, comabordagem qualitativa e classificada como descritiva. Os sujeitos do estudo foram os coordenadores dos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da UFRN, por serem os responsáveis em produzir o PATCG. A coleta de dados foi realizada a partir de uma entrevista semiestruturada com esses coordenadores, por meio de uma investigação censitária, em que foram destacados os pontos exitosos e as barreiras enfrentadas pelos sujeitos da pesquisa na elaboração do PATCG, com a intenção de fortalecer as propostas exitosas e sugerir estratégias de enfrentamento das barreiras apresentadas com a recomendação de um modelo de fluxo informacional a partir das vivências, expectativas e experiências dos própriossujeitos. Para a análise dos dados, foi realizada a técnica análise de conteúdo. A pesquisa confirmou a existência de um fluxo informacional, com algumas etapas desarticuladas e despadronizadas, tornando-se obstáculos para a produção dos planos. Os resultados da pesquisa aguçaram para a necessidade de melhoramentos no fluxo de informação, de ordem institucional, por estar contribuindo com a política de melhoria dos cursos de graduação da UFRN; ornanizacional, por ofertar uma proposta de aprimoramento do fluxo informacional presente na construção do PATCG; e humana, por se dispor a cooperar com os envolvidos no processo de construção dos planos, sendo indicadas propostas para o fortalecimento desse fluxo, baseadas no Modelo de Choo (2003). Almeja-se que as sugestões de aperfeiçoamento, aqui apresentadas, possam contribuir para a concretização de ações que reverberem num fluxo de informação padronizado, colaborando, de forma significativa, com a política de melhoria contínua dos cursos de graduação proposta pela UFRN, além de impulsionar a otimização da gestão da informação, contribuindo com novas práticas de aquisição, organização, armazenamento, distribuição e uso de informações. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-12T23:07:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-04-12T23:07:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-02-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DIAS, Verônica Carvalho e Silva. Fluxo informacional dos planos de ação trienal: um estudo de caso dos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais e aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2021. 193f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32179 |
identifier_str_mv |
DIAS, Verônica Carvalho e Silva. Fluxo informacional dos planos de ação trienal: um estudo de caso dos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais e aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2021. 193f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32179 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32179/2/Fluxoinformacionalplanos_Dias_2021.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32179/3/Fluxoinformacionalplanos_Dias_2021.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32179/1/Fluxoinformacionalplanos_Dias_2021.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d98dfaef1b99d2f248f8d338bdb4bdc5 7b2d65bbc710769ae356dc97acd2eec5 7c6fc5d0cca8cc63a09b4883f1c2f89b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117576876097536 |