O mundo inteiro é um palco: a apropriação do meio urbano como cenário teatral
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36757 |
Resumo: | Diante da transformação da cidade em setores de valores comerciais diferentes, é possível notar um distanciamento entre usuários e o meio urbano onde se inserem, tornando certas frações da cidade espaços pobres em memória e pouco quistos para a comunidade que o cerca. Todavia, há uma série de tensões que resistem sobre micro espaços da urbe contemporânea, são interferências artísticas, arquitetônicas, políticas, festividades e de finalidades diversas que, tem em sua prática a intrínseca característica de romper com a lógica do cotidiano. O teatro que acontece na rua de forma secular, pode ser considerado um potencial disseminador de novas narrativas urbanas, sua capacidade subversiva ameniza tensões, desperta novos olhares, fomenta o desenvolvimento de uma nova imagem da cidade. Isto posto, este trabalho apresenta aspectos dos espaços livres públicos e suas possibilidades de apropriação como cenário de espetáculos teatrais, tendo como objetivo propor um equipamento portátil para a realização de espetáculos ao ar livre que fomente a apropriação dos espaços livres públicos. A pesquisa se deu inicialmente com o subsídio teórico de autores como André Carreira (2019), Kevin Lynch (1980), Marc Augé (2012) e Michel de Certeau (1998). Posteriormente, partindo dos conceitos de lugar, cotidiano, imagem da cidade e teatro de invasão, trabalhados por estes autores, foi realizada uma aproximação entre a realidade do centro urbano de Natal/RN e a prática do teatro de rua a partir das declarações obtidas em entrevistas online com atores e diretores potiguares e de outras regiões do Brasil, de modo a subsidiar o projeto de um equipamento modular de arquitetura portátil, concebido como suporte físico para as diversas atividades teatrais e intervenções espontâneas que ocorrem em espaços públicos urbanos. Por fim, ressalta-se a articulação social e as intervenções espontâneas como instrumentos fundamentais para a ressignificação dos espaços livres públicos da cidade e da aproximação e reconhecimento entre usuários e ambiente. |
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Azevedo, Letícia NunesOliveira, Lorena Gomes Torres deAtaíde, Ruth Maria Da CostaFarias, Hélio Takashi Maciel de2021-09-09T03:01:51Z2021-09-20T19:48:18Z2021-09-09T03:01:51Z2021-09-20T19:48:18Z2021-04-272016038601AZEVEDO, Letícia Nunes. O mundo inteiro é um palco: a apropriação do meio urbano como cenário teatral. 2021. 189f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo), Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36757Diante da transformação da cidade em setores de valores comerciais diferentes, é possível notar um distanciamento entre usuários e o meio urbano onde se inserem, tornando certas frações da cidade espaços pobres em memória e pouco quistos para a comunidade que o cerca. Todavia, há uma série de tensões que resistem sobre micro espaços da urbe contemporânea, são interferências artísticas, arquitetônicas, políticas, festividades e de finalidades diversas que, tem em sua prática a intrínseca característica de romper com a lógica do cotidiano. O teatro que acontece na rua de forma secular, pode ser considerado um potencial disseminador de novas narrativas urbanas, sua capacidade subversiva ameniza tensões, desperta novos olhares, fomenta o desenvolvimento de uma nova imagem da cidade. Isto posto, este trabalho apresenta aspectos dos espaços livres públicos e suas possibilidades de apropriação como cenário de espetáculos teatrais, tendo como objetivo propor um equipamento portátil para a realização de espetáculos ao ar livre que fomente a apropriação dos espaços livres públicos. A pesquisa se deu inicialmente com o subsídio teórico de autores como André Carreira (2019), Kevin Lynch (1980), Marc Augé (2012) e Michel de Certeau (1998). Posteriormente, partindo dos conceitos de lugar, cotidiano, imagem da cidade e teatro de invasão, trabalhados por estes autores, foi realizada uma aproximação entre a realidade do centro urbano de Natal/RN e a prática do teatro de rua a partir das declarações obtidas em entrevistas online com atores e diretores potiguares e de outras regiões do Brasil, de modo a subsidiar o projeto de um equipamento modular de arquitetura portátil, concebido como suporte físico para as diversas atividades teatrais e intervenções espontâneas que ocorrem em espaços públicos urbanos. Por fim, ressalta-se a articulação social e as intervenções espontâneas como instrumentos fundamentais para a ressignificação dos espaços livres públicos da cidade e da aproximação e reconhecimento entre usuários e ambiente.In view of the transformation of the city into sectors of differente commercial values, it is notable the distance betweent users and the urban spaces in wich they operate, making certains fractions of the city into places with poor space memory and unnappealing to the surrounding community. However, there are a series of tensions resisting in micro spaces in the contemporary city, they are artistic, architectura and political interferences, as long festivities and more others different purposes that have in their practice the intrisic characteristic of breaking the everyday life logic. The theater that takes place on the street in a secular way, can be considered a potential disseminator of new urban narratives, its subversive capacity eases tensions, awakens new perspectives, fosters the development of a new image of the city. That said, this work presents aspects of public free spaces and their possibilities of appropriation as a stage for theatrical shows, with the objective of proposing a portable equipment for the realization of outdoor shows that promotes the appropriation of public free spaces. The research initially took place with the theoretical support of authors such as André Carreira (2019), Kevin Lynch (1980), Marc Augé (2012) and Michel de Certeau (1998). Subsequently, starting from the concepts of place, daily life, image of the city and invasion theater, worked on by these authors, an approximation was made between the reality of the urban center of Natal / RN and the practice of street theater based on the statements obtained in online interviews with actors and directors from Rio Grande do Norte and other regions of Brazil, in order to subsidize the design of a modular equipment with portable architecture, designed as physical support for the various theatrical activities and spontaneous interventions that take place in urban public spaces. Finally, social articulation and spontaneous interventions are highlighted as fundamental instruments for the redefinition of public free spaces in the city and for the approximation and recognition between users and the environment.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilArquitetura e UrbanismoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessImagem da cidade - MonografiaPaisagem urbana - MonografiaTeatro de rua - MonografiaArquitetura efêmera - MonografiaEstrutura portátil - MonografiaO mundo inteiro é um palco: a apropriação do meio urbano como cenário teatralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMundoInteiroPalco_Azevedo_2021.pdfapplication/pdf17609126https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/36757/1/MundoInteiroPalco_Azevedo_2021.pdf29deed59639cf0ac6cfcf1e4e84e100aMD51LETÍCIA AZEVEDO_CADERNO DE PRANCHAS_2020.2.pdfapplication/pdf31109932https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/36757/2/LET%c3%8dCIA%20AZEVEDO_CADERNO%20DE%20PRANCHAS_2020.2.pdfce9b8093a0bceef0a4186c6cda258078MD52BANNER_LETÍCIA AZEVEDO.pngimage/png42124749https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/36757/3/BANNER_LET%c3%8dCIA%20AZEVEDO.png6f777827bfe964fbd36aec6c86b2dd88MD53CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/36757/4/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD54LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/36757/5/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD55123456789/367572021-10-18 16:29:35.51oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-10-18T19:29:35Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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