Ações de comercialização através das redes sociais na pandemia da Covid19: um estudo em empresas no ramo de vestuário de Extremoz/RN
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44541 |
Resumo: | Em virtude da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), muitas empresas tiveram que fechar as portas e suspender seu funcionamento para cumprir os decretos municipais e estaduais, com a finalidade de evitar com que o vírus se propague com maior facilidade, aumentando assim a ocupação dos leitos hospitalares. Logo, muitas empresas viram nas redes sociais uma forma de dar continuidade às suas atividades, e diminuir os prejuízos causados por essa crise mundial. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo analisar as adequações e adaptações das ações de comercialização nas redes sociais de micro-empresas no segmento de vestuário nas redes sociais durante a pandemia. Para isso, realizou-se um estudo de caso múltiplo, aplicando um roteiro de entrevista semi estruturado, com uma abordagem qualitativa de análise, com empresários de três micro empresas no ramo de vestuário, localizadas na região comercial da cidade de Extremoz, no Rio Grande do Norte. Após a realização da entrevista, e com a análise dos dados, constatou-se que esse processo da adaptação ocorreu de maneira emergencial, de modo que as empresas não tiveram a oportunidade de traçar estratégias e criar um planejamento prévio. Por fim, essas lojas consideraram importante a adesão das redes sociais como ferramenta de vendas e de conexão com seus clientes e pretendem continuar utilizando-as e se adaptando às mudanças do mercado. |
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Araújo, Breno Raphael Nascimento deAraújo, Maria Valéria deAlves, Rebeka Coelho de AlmeidaBrito, Max Leandro de AraújoAraújo, Maria Valéria de2021-10-14T13:41:36Z2021-10-14T13:41:36Z2021-09-09ARAÚJO, Breno Raphael Nascimento de. Ações de comercialização através das redes sociais na pandemia da Covid19: um estudo em empresas no ramo de vestuário de Extremoz/RN. 2021. 39f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44541Em virtude da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), muitas empresas tiveram que fechar as portas e suspender seu funcionamento para cumprir os decretos municipais e estaduais, com a finalidade de evitar com que o vírus se propague com maior facilidade, aumentando assim a ocupação dos leitos hospitalares. Logo, muitas empresas viram nas redes sociais uma forma de dar continuidade às suas atividades, e diminuir os prejuízos causados por essa crise mundial. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo analisar as adequações e adaptações das ações de comercialização nas redes sociais de micro-empresas no segmento de vestuário nas redes sociais durante a pandemia. Para isso, realizou-se um estudo de caso múltiplo, aplicando um roteiro de entrevista semi estruturado, com uma abordagem qualitativa de análise, com empresários de três micro empresas no ramo de vestuário, localizadas na região comercial da cidade de Extremoz, no Rio Grande do Norte. Após a realização da entrevista, e com a análise dos dados, constatou-se que esse processo da adaptação ocorreu de maneira emergencial, de modo que as empresas não tiveram a oportunidade de traçar estratégias e criar um planejamento prévio. Por fim, essas lojas consideraram importante a adesão das redes sociais como ferramenta de vendas e de conexão com seus clientes e pretendem continuar utilizando-as e se adaptando às mudanças do mercado.Due to the New Coronavirus pandemic (Covid-19), many companies had to close their doors and suspend their operation to comply with municipal and state decrees, in order to prevent the virus from spreading more easily, thus increasing the occupation of hospital beds. So many companies saw social networks as a way to continue their activities, and reduce the damage caused by this global crisis. Thus, the present work had as objective to understand the marketing actions on social networks of micro-companies in the clothing segment on social networks during the pandemic. For this, a multiple case study was carried out, using a semi-structured script, using a qualitative approach, with three micro companies in the clothing industry, located in the commercial region of the city of Extremoz, in Rio Grande do Norte. After conducting the interview, and with data analysis, it was found that this adaptation process took place in an emergency, so that companies did not have the opportunity to draw strategies and create a prior planning. Finally, these stores considered it important to join social networks as a sales and connection tool with their customers and intend to continue using them and adapting to market changes.Universidade Federal do Rio Grande do NorteAdministraçãoUFRNBrasilDepartamento de Ciências AdministrativasAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessComercializaçãoRedes sociaisMicroempresaVestuárioCovid-19Marketing digitalCommercializationSocial networksMicroenterprisesClothingDigital marketingAções de comercialização através das redes sociais na pandemia da Covid19: um estudo em empresas no ramo de vestuário de Extremoz/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44541/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53ORIGINALAcoesComercializacao_Araujo_2021.pdfAcoesComercializacao_Araujo_2021.pdfapplication/pdf364241https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44541/1/AcoesComercializacao_Araujo_2021.pdfab986d92eb71f11669163a5db7c3bb58MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44541/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52123456789/445412023-06-23 14:43:19.855oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-23T17:43:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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