Ações de comercialização através das redes sociais na pandemia da Covid19: um estudo em empresas no ramo de vestuário de Extremoz/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Breno Raphael Nascimento de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44541
Resumo: Em virtude da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), muitas empresas tiveram que fechar as portas e suspender seu funcionamento para cumprir os decretos municipais e estaduais, com a finalidade de evitar com que o vírus se propague com maior facilidade, aumentando assim a ocupação dos leitos hospitalares. Logo, muitas empresas viram nas redes sociais uma forma de dar continuidade às suas atividades, e diminuir os prejuízos causados por essa crise mundial. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo analisar as adequações e adaptações das ações de comercialização nas redes sociais de micro-empresas no segmento de vestuário nas redes sociais durante a pandemia. Para isso, realizou-se um estudo de caso múltiplo, aplicando um roteiro de entrevista semi estruturado, com uma abordagem qualitativa de análise, com empresários de três micro empresas no ramo de vestuário, localizadas na região comercial da cidade de Extremoz, no Rio Grande do Norte. Após a realização da entrevista, e com a análise dos dados, constatou-se que esse processo da adaptação ocorreu de maneira emergencial, de modo que as empresas não tiveram a oportunidade de traçar estratégias e criar um planejamento prévio. Por fim, essas lojas consideraram importante a adesão das redes sociais como ferramenta de vendas e de conexão com seus clientes e pretendem continuar utilizando-as e se adaptando às mudanças do mercado.
id UFRN_733ec42dd5c5ac0089a985064de8ac46
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/44541
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Araújo, Breno Raphael Nascimento deAraújo, Maria Valéria deAlves, Rebeka Coelho de AlmeidaBrito, Max Leandro de AraújoAraújo, Maria Valéria de2021-10-14T13:41:36Z2021-10-14T13:41:36Z2021-09-09ARAÚJO, Breno Raphael Nascimento de. Ações de comercialização através das redes sociais na pandemia da Covid19: um estudo em empresas no ramo de vestuário de Extremoz/RN. 2021. 39f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44541Em virtude da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), muitas empresas tiveram que fechar as portas e suspender seu funcionamento para cumprir os decretos municipais e estaduais, com a finalidade de evitar com que o vírus se propague com maior facilidade, aumentando assim a ocupação dos leitos hospitalares. Logo, muitas empresas viram nas redes sociais uma forma de dar continuidade às suas atividades, e diminuir os prejuízos causados por essa crise mundial. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo analisar as adequações e adaptações das ações de comercialização nas redes sociais de micro-empresas no segmento de vestuário nas redes sociais durante a pandemia. Para isso, realizou-se um estudo de caso múltiplo, aplicando um roteiro de entrevista semi estruturado, com uma abordagem qualitativa de análise, com empresários de três micro empresas no ramo de vestuário, localizadas na região comercial da cidade de Extremoz, no Rio Grande do Norte. Após a realização da entrevista, e com a análise dos dados, constatou-se que esse processo da adaptação ocorreu de maneira emergencial, de modo que as empresas não tiveram a oportunidade de traçar estratégias e criar um planejamento prévio. Por fim, essas lojas consideraram importante a adesão das redes sociais como ferramenta de vendas e de conexão com seus clientes e pretendem continuar utilizando-as e se adaptando às mudanças do mercado.Due to the New Coronavirus pandemic (Covid-19), many companies had to close their doors and suspend their operation to comply with municipal and state decrees, in order to prevent the virus from spreading more easily, thus increasing the occupation of hospital beds. So many companies saw social networks as a way to continue their activities, and reduce the damage caused by this global crisis. Thus, the present work had as objective to understand the marketing actions on social networks of micro-companies in the clothing segment on social networks during the pandemic. For this, a multiple case study was carried out, using a semi-structured script, using a qualitative approach, with three micro companies in the clothing industry, located in the commercial region of the city of Extremoz, in Rio Grande do Norte. After conducting the interview, and with data analysis, it was found that this adaptation process took place in an emergency, so that companies did not have the opportunity to draw strategies and create a prior planning. Finally, these stores considered it important to join social networks as a sales and connection tool with their customers and intend to continue using them and adapting to market changes.Universidade Federal do Rio Grande do NorteAdministraçãoUFRNBrasilDepartamento de Ciências AdministrativasAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessComercializaçãoRedes sociaisMicroempresaVestuárioCovid-19Marketing digitalCommercializationSocial networksMicroenterprisesClothingDigital marketingAções de comercialização através das redes sociais na pandemia da Covid19: um estudo em empresas no ramo de vestuário de Extremoz/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44541/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53ORIGINALAcoesComercializacao_Araujo_2021.pdfAcoesComercializacao_Araujo_2021.pdfapplication/pdf364241https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44541/1/AcoesComercializacao_Araujo_2021.pdfab986d92eb71f11669163a5db7c3bb58MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44541/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52123456789/445412023-06-23 14:43:19.855oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-23T17:43:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ações de comercialização através das redes sociais na pandemia da Covid19: um estudo em empresas no ramo de vestuário de Extremoz/RN
title Ações de comercialização através das redes sociais na pandemia da Covid19: um estudo em empresas no ramo de vestuário de Extremoz/RN
spellingShingle Ações de comercialização através das redes sociais na pandemia da Covid19: um estudo em empresas no ramo de vestuário de Extremoz/RN
Araújo, Breno Raphael Nascimento de
Comercialização
Redes sociais
Microempresa
Vestuário
Covid-19
Marketing digital
Commercialization
Social networks
Microenterprises
Clothing
Digital marketing
title_short Ações de comercialização através das redes sociais na pandemia da Covid19: um estudo em empresas no ramo de vestuário de Extremoz/RN
title_full Ações de comercialização através das redes sociais na pandemia da Covid19: um estudo em empresas no ramo de vestuário de Extremoz/RN
title_fullStr Ações de comercialização através das redes sociais na pandemia da Covid19: um estudo em empresas no ramo de vestuário de Extremoz/RN
title_full_unstemmed Ações de comercialização através das redes sociais na pandemia da Covid19: um estudo em empresas no ramo de vestuário de Extremoz/RN
title_sort Ações de comercialização através das redes sociais na pandemia da Covid19: um estudo em empresas no ramo de vestuário de Extremoz/RN
author Araújo, Breno Raphael Nascimento de
author_facet Araújo, Breno Raphael Nascimento de
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Araújo, Maria Valéria de
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Alves, Rebeka Coelho de Almeida
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Brito, Max Leandro de Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Breno Raphael Nascimento de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Maria Valéria de
contributor_str_mv Araújo, Maria Valéria de
dc.subject.por.fl_str_mv Comercialização
Redes sociais
Microempresa
Vestuário
Covid-19
Marketing digital
Commercialization
Social networks
Microenterprises
Clothing
Digital marketing
topic Comercialização
Redes sociais
Microempresa
Vestuário
Covid-19
Marketing digital
Commercialization
Social networks
Microenterprises
Clothing
Digital marketing
description Em virtude da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), muitas empresas tiveram que fechar as portas e suspender seu funcionamento para cumprir os decretos municipais e estaduais, com a finalidade de evitar com que o vírus se propague com maior facilidade, aumentando assim a ocupação dos leitos hospitalares. Logo, muitas empresas viram nas redes sociais uma forma de dar continuidade às suas atividades, e diminuir os prejuízos causados por essa crise mundial. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo analisar as adequações e adaptações das ações de comercialização nas redes sociais de micro-empresas no segmento de vestuário nas redes sociais durante a pandemia. Para isso, realizou-se um estudo de caso múltiplo, aplicando um roteiro de entrevista semi estruturado, com uma abordagem qualitativa de análise, com empresários de três micro empresas no ramo de vestuário, localizadas na região comercial da cidade de Extremoz, no Rio Grande do Norte. Após a realização da entrevista, e com a análise dos dados, constatou-se que esse processo da adaptação ocorreu de maneira emergencial, de modo que as empresas não tiveram a oportunidade de traçar estratégias e criar um planejamento prévio. Por fim, essas lojas consideraram importante a adesão das redes sociais como ferramenta de vendas e de conexão com seus clientes e pretendem continuar utilizando-as e se adaptando às mudanças do mercado.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-14T13:41:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-14T13:41:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-09-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, Breno Raphael Nascimento de. Ações de comercialização através das redes sociais na pandemia da Covid19: um estudo em empresas no ramo de vestuário de Extremoz/RN. 2021. 39f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44541
identifier_str_mv ARAÚJO, Breno Raphael Nascimento de. Ações de comercialização através das redes sociais na pandemia da Covid19: um estudo em empresas no ramo de vestuário de Extremoz/RN. 2021. 39f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Administrativas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44541/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44541/1/AcoesComercializacao_Araujo_2021.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44541/2/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
ab986d92eb71f11669163a5db7c3bb58
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117836311625728