Entre intenções e resultados: a implementação de políticas educacionais para o retorno às aulas presenciais durante a pandemia da covid-19 em Natal - RN
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57220 |
Resumo: | A presente dissertação dialoga com os estudos sobre implementação de políticas públicas sob a perspectiva do contexto da implementação de políticas educacionais, com especial ênfase nas diretrizes estabelecidas pela Secretaria de Municipal de Educação (SME) para o retorno às aulas presenciais nas escolas municipais de Natal/RN durante a pandemia da covid-19. Os estudos sobre implementação consideram que os processos relacionais e de interação entre os atores e o contexto de implementação necessariamente influenciam o processo de execução de políticas públicas (Arretche, 2001; Leite e D’Ascenzi, 2013; Oliveira e Abrucio, 2018; Gomes, 2019; Lotta, 2019; Oliveira, et. al., 2022) afetando, desse modo, o resultado da política. Tendo em vista o ineditismo e desafios postos pela pandemia do novo coronavírus, esta dissertação tem como delimitação de pesquisa a educação brasileira, compreendendo a situação que envolve implementar políticas em contexto emergencial (Oliveira et. al., 2021; Lucas et. al., 2021; Jaccoud et. al., 2021). Dessa maneira, o principal objetivo deste estudo é identificar como as orientações e diretrizes definidas no plano de formulação pela SME/Natal foram implementadas na prática pelas escolas de sua rede de ensino; seguido por outros três objetivos específicos que se concentram em i) caracterizar as diretrizes do plano de formulação da Secretaria Municipal de Educação de Natal/RN para o retorno às aulas das escolas municipais durante a pandemia; ii) analisar como os profissionais das unidades de ensino em estudo enxergam, interpretam e implementam as diretrizes; iii) identificar os gargalos de implementação dessas diretrizes. Metodologicamente, optou-se por um trabalho de campo em duas escolas municipais localizadas em espaços urbanos diferentes: uma na região central e outra em uma região periférica da cidade. Esta escolha empírica está ancorada em estudos da área que identificam que a localização espacial de equipamentos públicos, como as escolas, afeta o tipo de serviço público a que os cidadãos têm acesso. O campo de pesquisa empírico revelou situações já vistas na literatura (Gomes e Melo, 2021), a qual observa que, em nível local, a rede municipal de ensino de Natal apresenta padrões de desigualdades socioeconômicas e espaciais claras entre a escola central e a periférica que afetam não apenas as condições de ensino, como também os resultados educacionais. A pesquisa também corrobora que a pandemia afetou de modo mais intenso estudantes das regiões mais pobres e periféricas da cidade, aumentando, portanto, o nível de exclusão e desigualdades educacionais. Dessa forma, esta dissertação aponta que diretrizes e normas uniformes e homogêneas, emitidas por órgãos centrais da administração pública, são implementadas de maneiras diferentes nas escolas de uma mesma rede de ensino, pois os agentes implementadores adaptam tais normas aos seus contextos e realidades particulares. Não considerar o contexto, no momento da formulação de diretrizes gerais, acaba por reproduzir as desigualdades existentes na sociedade e até mesmo aumentá-las, como se observa no caso desta pesquisa sobre os efeitos da pandemia. |
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Oliveira, Flávia Freire dehttp://lattes.cnpq.br/7822929853809758http://lattes.cnpq.br/4344381187418239Sumiya, Lilia Asucahttps://orcid.org/0000-0002-6938-8731http://lattes.cnpq.br/0678147138094480Oliveira, Breynner Ricardo deGomes, Sandra Cristina2024-01-08T19:17:59Z2024-01-08T19:17:59Z2023-09-20OLIVEIRA, Flávia Freire de. Entre intenções e resultados: a implementação de políticas educacionais para o retorno às aulas presenciais durante a pandemia da covid-19 em Natal - RN. Orientadora: Dra. Sandra Cristina Gomes. 2023. 109f. Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57220A presente dissertação dialoga com os estudos sobre implementação de políticas públicas sob a perspectiva do contexto da implementação de políticas educacionais, com especial ênfase nas diretrizes estabelecidas pela Secretaria de Municipal de Educação (SME) para o retorno às aulas presenciais nas escolas municipais de Natal/RN durante a pandemia da covid-19. Os estudos sobre implementação consideram que os processos relacionais e de interação entre os atores e o contexto de implementação necessariamente influenciam o processo de execução de políticas públicas (Arretche, 2001; Leite e D’Ascenzi, 2013; Oliveira e Abrucio, 2018; Gomes, 2019; Lotta, 2019; Oliveira, et. al., 2022) afetando, desse modo, o resultado da política. Tendo em vista o ineditismo e desafios postos pela pandemia do novo coronavírus, esta dissertação tem como delimitação de pesquisa a educação brasileira, compreendendo a situação que envolve implementar políticas em contexto emergencial (Oliveira et. al., 2021; Lucas et. al., 2021; Jaccoud et. al., 2021). Dessa maneira, o principal objetivo deste estudo é identificar como as orientações e diretrizes definidas no plano de formulação pela SME/Natal foram implementadas na prática pelas escolas de sua rede de ensino; seguido por outros três objetivos específicos que se concentram em i) caracterizar as diretrizes do plano de formulação da Secretaria Municipal de Educação de Natal/RN para o retorno às aulas das escolas municipais durante a pandemia; ii) analisar como os profissionais das unidades de ensino em estudo enxergam, interpretam e implementam as diretrizes; iii) identificar os gargalos de implementação dessas diretrizes. Metodologicamente, optou-se por um trabalho de campo em duas escolas municipais localizadas em espaços urbanos diferentes: uma na região central e outra em uma região periférica da cidade. Esta escolha empírica está ancorada em estudos da área que identificam que a localização espacial de equipamentos públicos, como as escolas, afeta o tipo de serviço público a que os cidadãos têm acesso. O campo de pesquisa empírico revelou situações já vistas na literatura (Gomes e Melo, 2021), a qual observa que, em nível local, a rede municipal de ensino de Natal apresenta padrões de desigualdades socioeconômicas e espaciais claras entre a escola central e a periférica que afetam não apenas as condições de ensino, como também os resultados educacionais. A pesquisa também corrobora que a pandemia afetou de modo mais intenso estudantes das regiões mais pobres e periféricas da cidade, aumentando, portanto, o nível de exclusão e desigualdades educacionais. Dessa forma, esta dissertação aponta que diretrizes e normas uniformes e homogêneas, emitidas por órgãos centrais da administração pública, são implementadas de maneiras diferentes nas escolas de uma mesma rede de ensino, pois os agentes implementadores adaptam tais normas aos seus contextos e realidades particulares. Não considerar o contexto, no momento da formulação de diretrizes gerais, acaba por reproduzir as desigualdades existentes na sociedade e até mesmo aumentá-las, como se observa no caso desta pesquisa sobre os efeitos da pandemia.The present dissertation dialogues with studies on the implementation of public policies from the perspective of the context of the implementation of educational policies, with special emphasis on the guidelines established by the Municipal Department of Education (SME) for the return to face-to-face classes in municipal schools in Natal/ RN during the covid-19 pandemic. Studies on implementation consider that the relational and interaction processes between the actors and the implementation context necessarily influence the process of implementing public policies (Arretche, 2001; Leite and D'Ascenzi, 2013; Oliveira and Abrucio, 2018; Gomes, 2019; Lotta, 2019; Oliveira, et. al., 2022) thus affecting the outcome of the policy. In view of the originality and challenges posed by the new coronavirus pandemic, this dissertation has as research delimitation the Brazilian education, understanding the situation that involves implementing policies in an emergency context (Oliveira et. al., 2021; Lucas et. al., 2021; Jaccoud et al., 2021). Thus, the main objective of this study is to identify how the orientations and guidelines defined in the formulation plan by the SME/Natal were implemented in practice by the schools in its teaching network; followed by three other specific objectives that focus on i) characterize the guidelines of the formulation plan of the Natal/RN Municipal Education Department for the return to classes in municipal schools during the pandemic; ii) analyze how professionals from the teaching units under study see, interpret and implement the guidelines; iii) identify bottlenecks in implementing these guidelines. Methodologically, we opted for fieldwork in two municipal schools located in different urban spaces: one in the central region and the other in a peripheral region of the city. This empirical choice is anchored in studies in the area that identify that the spatial location of public facilities, such as schools, affects the type of public service that citizens have access to. The empirical research field revealed situations already seen in the literature (Gomes and Melo, 2021), which observes that, at the local level, the municipal education network of Natal presents clear patterns of socioeconomic and spatial inequalities between the central and peripheral schools which affect not only teaching conditions, but also educational results. The research also corroborates that the pandemic has more intensely affected students from the poorest and most peripheral regions of the city, thus increasing the level of exclusion and educational inequalities. Thus, this dissertation points out that uniform and homogeneous guidelines and norms, issued by central public administration bodies, are implemented in different ways in schools of the same teaching network, as the implementing agents adapt such norms to their particular contexts and realities. Not considering the context, when formulating general guidelines, ends up reproducing existing inequalities in society and even increasing them, as observed in the case of this research on the effects of the pandemic.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS URBANOS E REGIONAISUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANASImplementação de políticas públicasContextos de implementaçãoAgentes implementadoresEducaçãoPandemia da covid-19Entre intenções e resultados: a implementação de políticas educacionais para o retorno às aulas presenciais durante a pandemia da covid-19 em Natal - RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEntreintencoesresultados_Oliveira_2023.pdfapplication/pdf1079405https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57220/1/Entreintencoesresultados_Oliveira_2023.pdfef1dbac69a88e253908744b00bc11345MD51123456789/572202024-01-08 16:18:48.439oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57220Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-01-08T19:18:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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