Adequação para a comercialização de produtos nas redes sociais em tempos de pandemia: um estudo em empresas de vestuário de Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Jardel Soares
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35300
Resumo: Em virtude da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), muitas empresas tiveram que fechar as portas e suspender seu funcionamento para cumprir os decretos municipais, com a finalidade de evitar com que o vírus se propague com maior facilidade. Assim muitas empresas viram nas redes sociais uma forma de dar continuidade às suas atividades, e diminuir os prejuízos causados pela pandemia. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo compreender o processo de adequação/adaptação de micro-empresas no segmento de vestuário nas redes sociais durante a fase mais restrita da pandemia da Covid-19. Para isso, realizou-se um estudo de caso exploratório, utilizando um roteiro semi estruturado, por meio de uma abordagem qualitativa, com duas micro empresas no ramo de vestuário, localizadas na Zona Norte de Natal/RN. Após a realização da entrevista, e com a análise dos dados, constatou-se que esse processo da adaptação ocorreu de maneira emergencial, de modo que as empresas não tiveram a oportunidade de se planejar, fazendo com que as estratégias utilizadas fossem as mais simples possíveis. Por fim, essas lojas consideraram importante a adesão das redes sociais como ferramenta de vendas e pretendem continuar utilizando-as e se adaptando às mudanças do mercado.
id UFRN_7c6bbf3f5c2ed989ff61c3154d44025f
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35300
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Dias, Jardel SoaresAraújo, Maria Valéria Pereira deGuardia, Mabel Simone de Araújo BezerraBrito, Max Leandro de AraújoAraújo, Maria Valéria Pereira de2021-08-24T20:10:17Z2021-09-20T15:05:32Z2021-08-24T20:10:17Z2021-09-20T15:05:32Z2021-04-2620170061418DIAS, Jardel Soares. Adequação para a comercialização de produtos nas redes sociais em tempos de pandemia: um estudo em empresas de vestuário de Natal/RN. 2021. 31 f. Monografia (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35300Em virtude da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), muitas empresas tiveram que fechar as portas e suspender seu funcionamento para cumprir os decretos municipais, com a finalidade de evitar com que o vírus se propague com maior facilidade. Assim muitas empresas viram nas redes sociais uma forma de dar continuidade às suas atividades, e diminuir os prejuízos causados pela pandemia. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo compreender o processo de adequação/adaptação de micro-empresas no segmento de vestuário nas redes sociais durante a fase mais restrita da pandemia da Covid-19. Para isso, realizou-se um estudo de caso exploratório, utilizando um roteiro semi estruturado, por meio de uma abordagem qualitativa, com duas micro empresas no ramo de vestuário, localizadas na Zona Norte de Natal/RN. Após a realização da entrevista, e com a análise dos dados, constatou-se que esse processo da adaptação ocorreu de maneira emergencial, de modo que as empresas não tiveram a oportunidade de se planejar, fazendo com que as estratégias utilizadas fossem as mais simples possíveis. Por fim, essas lojas consideraram importante a adesão das redes sociais como ferramenta de vendas e pretendem continuar utilizando-as e se adaptando às mudanças do mercado.Due to the New Coronavirus pandemic (Covid-19), many companies had to close their doors and suspend its operation to comply with municipal decrees, in order to prevent the virus from spreading more easily. So many companies saw on social networks a way to continue their activities, and reduce the damage caused by the pandemic. Thus, the present work aims to understand the process of adaptation / adaptation of micro-companies in the clothing segment on social networks during the most restricted phase of the Covid-19 pandemic. For this, an exploratory case study was carried out, using a semi-structured script, using a qualitative approach, with two micro companies in the clothing industry, located in the North Zone of Natal/RN. After the interview, and with the data analysis, it was found that this adaptation process occurred in an emergency way, so that companies did not have the opportunity to plan, making the strategies used as simple as possible. Finally, these stores considered the adherence of social networks as a sales tool important and intend to continue using them and adapting to market changes.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCovid-19MicroempresasVestuárioComercializaçãoRedes sociaisAdequação para a comercialização de produtos nas redes sociais em tempos de pandemia: um estudo em empresas de vestuário de Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAdequacaoParaAComercializacaoDeProdutos_Dias_2021.pdfapplication/pdf872794https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35300/1/AdequacaoParaAComercializacaoDeProdutos_Dias_2021.pdf1499afe4b759bf315d55b89f78bb21ebMD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35300/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35300/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53123456789/353002021-09-20 12:05:32.981oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:05:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Adequação para a comercialização de produtos nas redes sociais em tempos de pandemia: um estudo em empresas de vestuário de Natal/RN
title Adequação para a comercialização de produtos nas redes sociais em tempos de pandemia: um estudo em empresas de vestuário de Natal/RN
spellingShingle Adequação para a comercialização de produtos nas redes sociais em tempos de pandemia: um estudo em empresas de vestuário de Natal/RN
Dias, Jardel Soares
Covid-19
Microempresas
Vestuário
Comercialização
Redes sociais
title_short Adequação para a comercialização de produtos nas redes sociais em tempos de pandemia: um estudo em empresas de vestuário de Natal/RN
title_full Adequação para a comercialização de produtos nas redes sociais em tempos de pandemia: um estudo em empresas de vestuário de Natal/RN
title_fullStr Adequação para a comercialização de produtos nas redes sociais em tempos de pandemia: um estudo em empresas de vestuário de Natal/RN
title_full_unstemmed Adequação para a comercialização de produtos nas redes sociais em tempos de pandemia: um estudo em empresas de vestuário de Natal/RN
title_sort Adequação para a comercialização de produtos nas redes sociais em tempos de pandemia: um estudo em empresas de vestuário de Natal/RN
author Dias, Jardel Soares
author_facet Dias, Jardel Soares
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Araújo, Maria Valéria Pereira de
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Brito, Max Leandro de Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Jardel Soares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Maria Valéria Pereira de
contributor_str_mv Araújo, Maria Valéria Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Covid-19
Microempresas
Vestuário
Comercialização
Redes sociais
topic Covid-19
Microempresas
Vestuário
Comercialização
Redes sociais
description Em virtude da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), muitas empresas tiveram que fechar as portas e suspender seu funcionamento para cumprir os decretos municipais, com a finalidade de evitar com que o vírus se propague com maior facilidade. Assim muitas empresas viram nas redes sociais uma forma de dar continuidade às suas atividades, e diminuir os prejuízos causados pela pandemia. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo compreender o processo de adequação/adaptação de micro-empresas no segmento de vestuário nas redes sociais durante a fase mais restrita da pandemia da Covid-19. Para isso, realizou-se um estudo de caso exploratório, utilizando um roteiro semi estruturado, por meio de uma abordagem qualitativa, com duas micro empresas no ramo de vestuário, localizadas na Zona Norte de Natal/RN. Após a realização da entrevista, e com a análise dos dados, constatou-se que esse processo da adaptação ocorreu de maneira emergencial, de modo que as empresas não tiveram a oportunidade de se planejar, fazendo com que as estratégias utilizadas fossem as mais simples possíveis. Por fim, essas lojas consideraram importante a adesão das redes sociais como ferramenta de vendas e pretendem continuar utilizando-as e se adaptando às mudanças do mercado.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-24T20:10:17Z
2021-09-20T15:05:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-24T20:10:17Z
2021-09-20T15:05:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 20170061418
dc.identifier.citation.fl_str_mv DIAS, Jardel Soares. Adequação para a comercialização de produtos nas redes sociais em tempos de pandemia: um estudo em empresas de vestuário de Natal/RN. 2021. 31 f. Monografia (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35300
identifier_str_mv 20170061418
DIAS, Jardel Soares. Adequação para a comercialização de produtos nas redes sociais em tempos de pandemia: um estudo em empresas de vestuário de Natal/RN. 2021. 31 f. Monografia (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35300/1/AdequacaoParaAComercializacaoDeProdutos_Dias_2021.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35300/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35300/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1499afe4b759bf315d55b89f78bb21eb
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117876548632576