Desenvolvimento e avaliação de um sistema de controle de temperatura para aplicação em ensaios de tração de amostras de aços avançados de alta resistência em temperaturas criogênicas
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56327 |
Resumo: | Aços Avançados de Alta Resistência (AHSS – Advanced High Strength Steels) são amplamente utilizados na fabricação de peças do corpo de automóveis, a qual envolve operações de corte por puncionamento e estampagem de alta produtividade. A combinação de alta resistência mecânica e plasticidade dos AHSS é promovida por sua microestrutura, composta por uma matriz ferrítica de alta ductilidade e um segundo constituinte de alta dureza disperso na matriz ferrítica. Esse segundo constituinte pode ser martensita, bainita ou uma mistura de ambos, dependendo da classe do aço. Dentre os AHSS, destacam-se os aços Dual Phase (DP), Complex Phase (CP) e Transformation Induced Plasticity (TRIP). Devido à existência do segundo constituinte de alta dureza, é muito comum a ocorrência de trincas nucleadas em bordas de corte na operação de puncionamento, as quais provocam defeitos durante o processo de estampagem. Uma possível solução para mitigar esse problema está sendo estudada no Laboratório de Manufatura da UFRN e tem como hipótese a redução do encruamento das bordas de corte e suas implicações, através do puncionamento auxiliado por nitrogênio líquido. Nesse contexto, o conhecimento das temperaturas de transição dúctil-frágil desses AHSS é de grande importância. Assim, este trabalho possui como principal objetivo desenvolver e avaliar um sistema de controle de temperatura para aplicação em ensaios de tração de amostras de aços avançados de alta resistência em temperaturas criogênicas, com o propósito de determinar as temperaturas de transição dúctil-frágil dos AHSS que estão sendo estudados na UFRN. Para isso, desenvolveu-se uma bancada onde foi posicionado um corpo de prova subsize de um AHSS usado para ensaios de tração. Três bicos de descarga de nitrogênio líquido (LN2) foram posicionados no meio do corpo de prova para resfriamento em diferentes temperaturas sub-zero. A liberação da passagem de LN2 para os bicos foi realizada por uma válvula solenóide gerenciada por um sistema de controle composto por um microcontrolador e um firmware que controlará o atuador do sistema para que a temperatura do corpo de prova fique em torno do valor de referência escolhido em cada teste, Setpoint. A medição da temperatura do corpo de prova foi realizada com um termopar tipo K colado na amostra. Os resultados mostraram que mesmo empregando um sistema de controle simples, sistema ON/OFF, foi viável realizar o controle de temperatura do corpo de prova, embora tenham sido observadas variações em torno do valor de referência. No entanto, o teste proporcionou dados indicativos de que há margem para aprimoramento e refinamento do sistema, apontando para possíveis melhorias que podem ser implementadas no futuro. |
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Neves, Ana Beatriz MarinhoDias, Samaherni MoraisAraujo, Marcio Valerio deMelo, Anderson Clayton Alves de2023-12-20T11:38:07Z2023-12-20T11:38:07Z2023-12-12NEVES, Ana Beatriz Marinho. Desenvolvimento e avaliação de um sistema de controle de temperatura para aplicação em ensaios de tração de amostras de aços avançados de alta resistência em temperaturas criogênicas. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Departamento de Engenharia da Computação e Automação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56327Aços Avançados de Alta Resistência (AHSS – Advanced High Strength Steels) são amplamente utilizados na fabricação de peças do corpo de automóveis, a qual envolve operações de corte por puncionamento e estampagem de alta produtividade. A combinação de alta resistência mecânica e plasticidade dos AHSS é promovida por sua microestrutura, composta por uma matriz ferrítica de alta ductilidade e um segundo constituinte de alta dureza disperso na matriz ferrítica. Esse segundo constituinte pode ser martensita, bainita ou uma mistura de ambos, dependendo da classe do aço. Dentre os AHSS, destacam-se os aços Dual Phase (DP), Complex Phase (CP) e Transformation Induced Plasticity (TRIP). Devido à existência do segundo constituinte de alta dureza, é muito comum a ocorrência de trincas nucleadas em bordas de corte na operação de puncionamento, as quais provocam defeitos durante o processo de estampagem. Uma possível solução para mitigar esse problema está sendo estudada no Laboratório de Manufatura da UFRN e tem como hipótese a redução do encruamento das bordas de corte e suas implicações, através do puncionamento auxiliado por nitrogênio líquido. Nesse contexto, o conhecimento das temperaturas de transição dúctil-frágil desses AHSS é de grande importância. Assim, este trabalho possui como principal objetivo desenvolver e avaliar um sistema de controle de temperatura para aplicação em ensaios de tração de amostras de aços avançados de alta resistência em temperaturas criogênicas, com o propósito de determinar as temperaturas de transição dúctil-frágil dos AHSS que estão sendo estudados na UFRN. Para isso, desenvolveu-se uma bancada onde foi posicionado um corpo de prova subsize de um AHSS usado para ensaios de tração. Três bicos de descarga de nitrogênio líquido (LN2) foram posicionados no meio do corpo de prova para resfriamento em diferentes temperaturas sub-zero. A liberação da passagem de LN2 para os bicos foi realizada por uma válvula solenóide gerenciada por um sistema de controle composto por um microcontrolador e um firmware que controlará o atuador do sistema para que a temperatura do corpo de prova fique em torno do valor de referência escolhido em cada teste, Setpoint. A medição da temperatura do corpo de prova foi realizada com um termopar tipo K colado na amostra. Os resultados mostraram que mesmo empregando um sistema de controle simples, sistema ON/OFF, foi viável realizar o controle de temperatura do corpo de prova, embora tenham sido observadas variações em torno do valor de referência. No entanto, o teste proporcionou dados indicativos de que há margem para aprimoramento e refinamento do sistema, apontando para possíveis melhorias que podem ser implementadas no futuro.Advanced High Strength Steels (AHSS) are widely used in the manufacturing of automotive body parts, involving high-productivity cutting and stamping operations. The combination of high mechanical strength and plasticity in AHSS is promoted by its microstructure, consisting of a highly ductile ferritic matrix and a second phase of high hardness dispersed in the ferritic matrix. This second phase can be martensite, bainite, or a mixture of both, depending on the steel class. Among AHSS, Dual Phase (DP), Complex Phase (CP), and Transformation Induced Plasticity (TRIP) steels stand out. Due to the presence of the second phase of high hardness, the occurrence of cracks initiated at cutting edges during the punching operation is common, leading to defects during the stamping process. A possible solution to mitigate this problem is being studied at the UFRN Manufacturing Laboratory, hypothesizing the reduction of work hardening at the cutting edges and its implications through nitrogen-assisted punching. In this context, knowledge of the ductile-to-brittle transition temperatures of these AHSS is of great importance. Thus, this work aims to develop and evaluate a temperature control system for use in tensile tests of high-strength advanced steels at cryogenic temperatures, with the purpose of determining the ductile-to-brittle transition temperatures of the AHSS under study at UFRN. To achieve this, a test bench was developed, where a subsize specimen of an AHSS used for tensile tests was positioned. Three liquid nitrogen (LN2) discharge nozzles were placed in the middle of the specimen for cooling at different sub-zero temperatures. The release of LN2 flow to the nozzles was controlled by a solenoid valve managed by a control system composed of a microcontroller and firmware that controls the actuator of the system to maintain the specimen temperature around the chosen reference value in each test, the Setpoint. The temperature of the specimen was measured using a type K thermocouple attached to the sample. The results showed that, even employing a simple ON/OFF control system, it was feasible to control the specimen temperature, although variations around the reference value were observed. However, the test provided indicative data that there is room for improvement and refinement of the system, suggesting possible enhancements that can be implemented in the future.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAços Avançados de Alta ResistênciaTemperatura de Transição Dúctil- FrágilSistema de Controle de TemperaturaResfriamento em Diferentes Temperaturas Sub-ZeroDesenvolvimento e avaliação de um sistema de controle de temperatura para aplicação em ensaios de tração de amostras de aços avançados de alta resistência em temperaturas criogênicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTCC_ficha_Ana_Beatriz_Marinho.pdfTCC_ficha_Ana_Beatriz_Marinho.pdfapplication/pdf4987871https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56327/1/TCC_ficha_Ana_Beatriz_Marinho.pdf137ca5ebad9c255a9502fbfa2ffce5deMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56327/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52123456789/563272023-12-20 08:38:07.949oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-20T11:38:07Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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