O hiperdesempenho e o design de si: uma análise do coaching executivo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27793 |
Resumo: | Na contemporaneidade, transbordam os imperativos de uma estética do hiperdesempenho, sedimentada pela globalização, neoliberalismo e o consumo. Trata-se de uma cultura explicitada nas palavras de ordem, do tipo “faça você mesmo”. O indivíduo parece refém da lógica do sujeito bem-sucedido, isto é, somente os mais competentes e bem capacitados conseguem encontrar um lugar num mercado exigente de adequação contínua, reatualização e competências emocionais. Nesse contexto, esta pesquisa compreende as semióticas implicadas no fenômeno atual coaching executivo. Analisamos no campo empírico, as séries de vídeos de treinamentos do master coach Paulo Vieira, veiculados no YouTube. Por meio desse material buscamos entender também como o coaching produz o design de si e a estética do hiperdesempenho, sob a ótica dos autores Maurizio Lazzarato com o sujeito individuado/empresário de si, o capitalismo expressivo e a produção de mundos; Gilles Lipovestky, com suas premissas da estetização do mundo e o ethos da leveza; Byung-Chul Han com a sociedade do desempenho, projeto livre de autocoação e a psicopolítica. Com efeito, o coaching executivo age como um operador estético e, portanto, um vetor de subjetivação, se alimentando de esquemas centrados nos potencias do indivíduo, traçando um conjunto de práticas de si, que formam uma cartilha de modos de vida, ou seja, instaurando uma “coachingnização” da vida. |
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Almeida, Luzia Cristina LopesFrança, Fagner Torres deSouza, João Paulo Bandeira deDantas, Alexsandro Galeno Araújo2019-10-07T20:40:53Z2019-10-07T20:40:53Z2018-11-30ALMEIDA, Luzia Cristina Lopes. O hiperdesempenho e o design de si: uma análise do coaching executivo. 2018. 122f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27793Na contemporaneidade, transbordam os imperativos de uma estética do hiperdesempenho, sedimentada pela globalização, neoliberalismo e o consumo. Trata-se de uma cultura explicitada nas palavras de ordem, do tipo “faça você mesmo”. O indivíduo parece refém da lógica do sujeito bem-sucedido, isto é, somente os mais competentes e bem capacitados conseguem encontrar um lugar num mercado exigente de adequação contínua, reatualização e competências emocionais. Nesse contexto, esta pesquisa compreende as semióticas implicadas no fenômeno atual coaching executivo. Analisamos no campo empírico, as séries de vídeos de treinamentos do master coach Paulo Vieira, veiculados no YouTube. Por meio desse material buscamos entender também como o coaching produz o design de si e a estética do hiperdesempenho, sob a ótica dos autores Maurizio Lazzarato com o sujeito individuado/empresário de si, o capitalismo expressivo e a produção de mundos; Gilles Lipovestky, com suas premissas da estetização do mundo e o ethos da leveza; Byung-Chul Han com a sociedade do desempenho, projeto livre de autocoação e a psicopolítica. Com efeito, o coaching executivo age como um operador estético e, portanto, um vetor de subjetivação, se alimentando de esquemas centrados nos potencias do indivíduo, traçando um conjunto de práticas de si, que formam uma cartilha de modos de vida, ou seja, instaurando uma “coachingnização” da vida.In contemporary times the imperatives of an aesthetic of hyper performance sedimented by globalization, neoliberalism and consumption, overflow. It is a culture made explicit in the “doit-yourself” slogans. The individual seems to be hostage to the logic of the successful subject, that is, only the most competent and well-trained can find a place in a demanding market of adequacy continuous, re-updating and emotional skills. In this context, this research comprises the semiotics implied in the current phenomenon executive coaching. We analyze in the empirical field the series of training videos of the master coach Paulo Vieira, transmitted on Youtube. Throughing this material we seek to also understand how coaching produces the selfdesign and the aesthetics of hyperperformance from the perspective of the authors Maurizio Lazzarato with the individuated subject/entrepreneur of the self, expressive capitalism and the production of worlds; Gilles Lipovestky, with his premises of the aestheticization of the world and the ethos of lightness; Byung-Chul Han with the performance society, free project of selfcoercion and psychopolitics. In fact, executive coaching acts as an aesthetic operator and, therefore, a vector of subjectivation, feeding on schemes centered on the powers of the individual, tracing a set of self practices that form a way of life, that is, by introducing the coaching of life.CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISHiperdesempenhoCoaching executivoDesign de siEmpresário de siCoachingnizaçãoO hiperdesempenho e o design de si: uma análise do coaching executivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTHiperdesempenhodesignsi_Almeida_2018.pdf.txtHiperdesempenhodesignsi_Almeida_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain323548https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27793/2/Hiperdesempenhodesignsi_Almeida_2018.pdf.txtfb6f70dde57db63d1bd952b5e69e863dMD52THUMBNAILHiperdesempenhodesignsi_Almeida_2018.pdf.jpgHiperdesempenhodesignsi_Almeida_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2021https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27793/3/Hiperdesempenhodesignsi_Almeida_2018.pdf.jpgca0238297a4a0f6b7f107f462c95f11aMD53ORIGINALHiperdesempenhodesignsi_Almeida_2018.pdfapplication/pdf1618682https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27793/1/Hiperdesempenhodesignsi_Almeida_2018.pdffd7d6e5852c5d80d320bb9580d2013e2MD51123456789/277932019-10-13 02:23:23.177oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27793Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-10-13T05:23:23Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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