Dispositivos de mediação biográfica: a formação de jovens na educação profissional
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29331 |
Resumo: | A pesquisa (auto)biográfica é um campo de estudos que apresenta especificidades epistemológicas inerentes à utilização e à valorização de materiais biográficos. Nesse contexto, o quadro de escuta desenvolvido por Cunha (2014) se caracteriza como um dispositivo de mediação biográfica, possibilitando tanto a escuta orientada quanto a observação das operações mentais desencadeadas pela história do outro. A aplicação do quadro de escuta evidenciou a necessidade de uma análise mais aprofundada sobre as potencialidades metodológicas e pedagógicas desse dispositivo. Nessa perspectiva, o objetivo geral da pesquisa foi investigar o potencial pedagógico e metodológico do quadro de escuta em grupos reflexivos de mediação biográfica. A fundamentação teórica se baseou, especialmente, nos estudos de Delory-Momberger (2008; 2012; 2014), Josso (2010a; 2010b) e Passeggi (2008; 2010; 2011) sobre ateliês biográficos, projetos de vida, pesquisa-formação e grupos reflexivos. O processo metodológico foi materializado por meio do Laboratório de Aprendizagem e Qualidade de Vida – LAQVi, que consistiu em um curso de formação para 06 (seis) estudantes concluintes do Curso Técnico Integrado em Informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Ipanguaçu. No LAQVi, os dados qualitativos foram gerados por meio da construção de quadros de escuta, projetos de vida, quadros hermenêuticos e sínteses reflexivas compostos e/ou elaborados pelos participantes. As análises foram realizadas a partir da reconstituição do percurso de um dos participantes, cujos quadros de escuta são apresentados integralmente e problematizados com os projetos de vida, com os quadros hermenêuticos e com as sínteses reflexivas em comparação com as produções dos outros cinco participantes, subsidiando a tese de que o quadro de escuta é um dispositivo de mediação biográfica que contribui para a compreensão de si e para a constituição de projetos de vir-a-ser. Os resultados demonstram que o quadro de escuta oportuniza a elaboração e a ampliação de referenciais, a unificação e a integração de construções provisórias de si e dos próprios interesses de conhecimento e, por conseguinte, dos projetos de vida, possibilitando a reflexão e a evolução do pensamento sobre si, o outro e o mundo. Por fim, o quadro de escuta demonstra ser promissor em diferentes contextos da educação formal e da pesquisa científica em campos diversos. |
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Cunha, Luciana Medeiros daMachado, Alexsandro dos SantosFurlanetto, Ecleide CunicoSouza, Francisco das Chagas SilvaSilva, Rosália de Fátima eBarbosa, Tatyana Mabel NobreBarbosa Júnior, Walter PinheiroPasseggi, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari2020-06-23T17:31:20Z2020-06-23T17:31:20Z2019-12-17CUNHA, Luciana Medeiros da. Dispositivos de mediação biográfica: a formação de jovens na educação profissional. 2019. 197f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29331A pesquisa (auto)biográfica é um campo de estudos que apresenta especificidades epistemológicas inerentes à utilização e à valorização de materiais biográficos. Nesse contexto, o quadro de escuta desenvolvido por Cunha (2014) se caracteriza como um dispositivo de mediação biográfica, possibilitando tanto a escuta orientada quanto a observação das operações mentais desencadeadas pela história do outro. A aplicação do quadro de escuta evidenciou a necessidade de uma análise mais aprofundada sobre as potencialidades metodológicas e pedagógicas desse dispositivo. Nessa perspectiva, o objetivo geral da pesquisa foi investigar o potencial pedagógico e metodológico do quadro de escuta em grupos reflexivos de mediação biográfica. A fundamentação teórica se baseou, especialmente, nos estudos de Delory-Momberger (2008; 2012; 2014), Josso (2010a; 2010b) e Passeggi (2008; 2010; 2011) sobre ateliês biográficos, projetos de vida, pesquisa-formação e grupos reflexivos. O processo metodológico foi materializado por meio do Laboratório de Aprendizagem e Qualidade de Vida – LAQVi, que consistiu em um curso de formação para 06 (seis) estudantes concluintes do Curso Técnico Integrado em Informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Ipanguaçu. No LAQVi, os dados qualitativos foram gerados por meio da construção de quadros de escuta, projetos de vida, quadros hermenêuticos e sínteses reflexivas compostos e/ou elaborados pelos participantes. As análises foram realizadas a partir da reconstituição do percurso de um dos participantes, cujos quadros de escuta são apresentados integralmente e problematizados com os projetos de vida, com os quadros hermenêuticos e com as sínteses reflexivas em comparação com as produções dos outros cinco participantes, subsidiando a tese de que o quadro de escuta é um dispositivo de mediação biográfica que contribui para a compreensão de si e para a constituição de projetos de vir-a-ser. Os resultados demonstram que o quadro de escuta oportuniza a elaboração e a ampliação de referenciais, a unificação e a integração de construções provisórias de si e dos próprios interesses de conhecimento e, por conseguinte, dos projetos de vida, possibilitando a reflexão e a evolução do pensamento sobre si, o outro e o mundo. Por fim, o quadro de escuta demonstra ser promissor em diferentes contextos da educação formal e da pesquisa científica em campos diversos.The (auto)biographical research is a field of study that presents epistemological specificities inherent to the use and valorization of biographical materials. In this regard, the listening context developed by Cunha (2014) is characterized as a biographic mediation device that enables both guided listening and observation of mental operations triggered by narrative of peers. The application of the listening context highlighted the need for a more thorough analysis of the methodological and pedagogical potential of this device. From this perspective, the aim of this research was to investigate the pedagogical and methodological potential of the listening context in reflection groups of biographic mediation. The theoretical framework was based especially on the studies by Delory-Momberger (2008; 2012; 2014), Josso (2010a; 2010b) and Passeggi (2008; 2010; 2011) on biographic workshops, life projects, research training and reflection groups. The methodological process was materialized through the Laboratory of Learning and Quality of Life – LLQLi, which consisted of a training course for 06 (six) students from the Secondary Integrated Technological Education Course in Informatics at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte – Campus Ipanguaçu. In LLQLi, qualitative data were obtained through the construction of listening contexts, life projects, hermeneutic frameworks and reflection syntheses composed and/or elaborated by the participants. The analyses were performed from the reconstruction of the path of one of the participants whose listening contexts are fully presented and problematized with the life projects, with the hermeneutic frameworks and with the reflection syntheses in comparison with the productions of the other five participants, which supported the thesis that the listening context is a biographic mediation device that contributes to the understanding of oneself and to the construction of future projects. The results show that the listening context enables the elaboration and expansion of references, the unification and integration of provisional constructions of oneself and one's own interests of knowledge and, consequently, of life projects, which allows the reflection and evolution of the thought about oneself, the other and the world. Ultimately, the listening context appears to be promising in different contexts of formal education and scientific research in different fields.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODispositivos de mediação biográficaQuadro de escutaFormação de jovensEducação profissionalDispositivos de mediação biográfica: a formação de jovens na educação profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTDispositivosmediacaobiografica_Cunha_2019.pdf.txtDispositivosmediacaobiografica_Cunha_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain398788https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29331/2/Dispositivosmediacaobiografica_Cunha_2019.pdf.txtb96037f614a4a7858a5022dba526ac6aMD52THUMBNAILDispositivosmediacaobiografica_Cunha_2019.pdf.jpgDispositivosmediacaobiografica_Cunha_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1301https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29331/3/Dispositivosmediacaobiografica_Cunha_2019.pdf.jpgb4d9793a18a71d7838f3e18a1d589043MD53ORIGINALDispositivosmediacaobiografica_Cunha_2019.pdfapplication/pdf5862846https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29331/1/Dispositivosmediacaobiografica_Cunha_2019.pdf62d154a728cdd693accb7596ab7351b3MD51123456789/293312020-06-28 04:41:25.415oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29331Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-06-28T07:41:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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A pesquisa (auto)biográfica é um campo de estudos que apresenta especificidades epistemológicas inerentes à utilização e à valorização de materiais biográficos. Nesse contexto, o quadro de escuta desenvolvido por Cunha (2014) se caracteriza como um dispositivo de mediação biográfica, possibilitando tanto a escuta orientada quanto a observação das operações mentais desencadeadas pela história do outro. A aplicação do quadro de escuta evidenciou a necessidade de uma análise mais aprofundada sobre as potencialidades metodológicas e pedagógicas desse dispositivo. Nessa perspectiva, o objetivo geral da pesquisa foi investigar o potencial pedagógico e metodológico do quadro de escuta em grupos reflexivos de mediação biográfica. A fundamentação teórica se baseou, especialmente, nos estudos de Delory-Momberger (2008; 2012; 2014), Josso (2010a; 2010b) e Passeggi (2008; 2010; 2011) sobre ateliês biográficos, projetos de vida, pesquisa-formação e grupos reflexivos. O processo metodológico foi materializado por meio do Laboratório de Aprendizagem e Qualidade de Vida – LAQVi, que consistiu em um curso de formação para 06 (seis) estudantes concluintes do Curso Técnico Integrado em Informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Ipanguaçu. No LAQVi, os dados qualitativos foram gerados por meio da construção de quadros de escuta, projetos de vida, quadros hermenêuticos e sínteses reflexivas compostos e/ou elaborados pelos participantes. As análises foram realizadas a partir da reconstituição do percurso de um dos participantes, cujos quadros de escuta são apresentados integralmente e problematizados com os projetos de vida, com os quadros hermenêuticos e com as sínteses reflexivas em comparação com as produções dos outros cinco participantes, subsidiando a tese de que o quadro de escuta é um dispositivo de mediação biográfica que contribui para a compreensão de si e para a constituição de projetos de vir-a-ser. Os resultados demonstram que o quadro de escuta oportuniza a elaboração e a ampliação de referenciais, a unificação e a integração de construções provisórias de si e dos próprios interesses de conhecimento e, por conseguinte, dos projetos de vida, possibilitando a reflexão e a evolução do pensamento sobre si, o outro e o mundo. Por fim, o quadro de escuta demonstra ser promissor em diferentes contextos da educação formal e da pesquisa científica em campos diversos. |
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