Lugares de vida a vida, a vida nos espaços: Oswaldo Lamartine de Faria e a perspectiva da experiência (1940-1970)
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28155 |
Resumo: | O escritor Norte-Rio-Grandense Oswaldo Lamartine de Faria tem sido reconhecido, tanto entre seus pares quanto dentro dos estudos acadêmicos como um sujeito cuja vida e a produção intelectual foram dedicadas ao Seridó. Nesta pesquisa, além de discutir a origem e a importância desta ligação investigamos outras relações espaciais e suas respectivas relevâncias na trajetória de vida do autor e para a sua carreira intelectual. Entre esses outros espaços destacamos as cidades Natal e Rio de Janeiro e as propriedades rurais Lagoa Nova e Acauã. Nossas fontes foram os livros Sertões do Seridó (1980); Ferro de Ribeiras do Rio Grande do Norte (1984); Notas de Carregação (2001) todos de autoria de Lamartine, além das publicações Em Alpendres d’ Acauã: Uma conversa com Oswaldo Lamartine (2001) organizado por Natércia Campos e De Cascudo para Oswaldo (2005). Contamos ainda com, quatro cartas trocadas entre Lamartine e Ramiro Monteiro Dantas do ano de 1994. Os conceitos ‘experiência’ e ‘topofilia’, conforme Yi –Fu Tuan foram utilizados para entender a ligação entre o autor e os diversos espaços analisados, assim como as várias abordagens do conceito de ‘paisagem’ de Gaston Bachelard, Yi- Fu Tuan e Simon Schama. Estas, nos possibilitaram colocar a hipótese de que as diversas experiências espaciais de Lamartine impactaram direta e indiretamente a descrição das paisagens e espaços em seus textos. Este estudo foi conduzido baseando-se na metodologia da análise do discurso de Michel Pechêux e Eni – Orlandi, e seus postulados são utilizados para pensar aspectos como o contexto imediato e amplo de Lamartine, a construção de um discurso sobre o homem e sua relação com os espaços. Como resultado dessa investigação compreendemos que foi por meio da experimentação da figura política e o contato como legado de seu pai, Juvenal Lamartine e de todos os eventos que cercaram a sua família que Oswaldo Lamartine começa a criar uma grande afeição pelo Seridó por ser sua terra de origem e, é neste ponto que se fincam as raízes de uma identidade seridoense. Além disso notamos que de fato existem experiências espaciais de diversos níveis em Lamartine variando entre a apreciação visual, a necessidade do contato físico que permeiam a construção do pertencimento e afeição ao Seridó. Cada espaço que ele ocupou teve sua importância para a construção de sua personalidade e de sua obra. Vemos que o grande catalizador de sua escrita é a saudade, não apenas de um espaço, mas de todo um modo de vida baseado em uma ligação forte entre homem e natureza. E por fim, a paisagem em seus textos é uma junção entre imaginação, experiência e conhecimento adquirido em uma tradição do olhar regional, construída desde o início do século XX no Nordeste. |
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Silva, Maria Samara daOliveira, Iranilson Buriti deSantos, Magno Francisco de JesusPeixoto, Renato Amado2019-12-06T20:09:16Z2019-12-06T20:09:16Z2019-08-27SILVA, Maria Samara da. Lugares de vida a vida, a vida nos espaços: Oswaldo Lamartine de Faria e a perspectiva da experiência (1940-1970). 2019. 114f. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28155O escritor Norte-Rio-Grandense Oswaldo Lamartine de Faria tem sido reconhecido, tanto entre seus pares quanto dentro dos estudos acadêmicos como um sujeito cuja vida e a produção intelectual foram dedicadas ao Seridó. Nesta pesquisa, além de discutir a origem e a importância desta ligação investigamos outras relações espaciais e suas respectivas relevâncias na trajetória de vida do autor e para a sua carreira intelectual. Entre esses outros espaços destacamos as cidades Natal e Rio de Janeiro e as propriedades rurais Lagoa Nova e Acauã. Nossas fontes foram os livros Sertões do Seridó (1980); Ferro de Ribeiras do Rio Grande do Norte (1984); Notas de Carregação (2001) todos de autoria de Lamartine, além das publicações Em Alpendres d’ Acauã: Uma conversa com Oswaldo Lamartine (2001) organizado por Natércia Campos e De Cascudo para Oswaldo (2005). Contamos ainda com, quatro cartas trocadas entre Lamartine e Ramiro Monteiro Dantas do ano de 1994. Os conceitos ‘experiência’ e ‘topofilia’, conforme Yi –Fu Tuan foram utilizados para entender a ligação entre o autor e os diversos espaços analisados, assim como as várias abordagens do conceito de ‘paisagem’ de Gaston Bachelard, Yi- Fu Tuan e Simon Schama. Estas, nos possibilitaram colocar a hipótese de que as diversas experiências espaciais de Lamartine impactaram direta e indiretamente a descrição das paisagens e espaços em seus textos. Este estudo foi conduzido baseando-se na metodologia da análise do discurso de Michel Pechêux e Eni – Orlandi, e seus postulados são utilizados para pensar aspectos como o contexto imediato e amplo de Lamartine, a construção de um discurso sobre o homem e sua relação com os espaços. Como resultado dessa investigação compreendemos que foi por meio da experimentação da figura política e o contato como legado de seu pai, Juvenal Lamartine e de todos os eventos que cercaram a sua família que Oswaldo Lamartine começa a criar uma grande afeição pelo Seridó por ser sua terra de origem e, é neste ponto que se fincam as raízes de uma identidade seridoense. Além disso notamos que de fato existem experiências espaciais de diversos níveis em Lamartine variando entre a apreciação visual, a necessidade do contato físico que permeiam a construção do pertencimento e afeição ao Seridó. Cada espaço que ele ocupou teve sua importância para a construção de sua personalidade e de sua obra. Vemos que o grande catalizador de sua escrita é a saudade, não apenas de um espaço, mas de todo um modo de vida baseado em uma ligação forte entre homem e natureza. E por fim, a paisagem em seus textos é uma junção entre imaginação, experiência e conhecimento adquirido em uma tradição do olhar regional, construída desde o início do século XX no Nordeste.The potiguar's writer Oswaldo Lamartine de Faria have been recognized, by his pairs and researchers as an important source for the history of the seridó's region. On this research besides the investigation of this connection other special relations and this consequences on the life of the author and his intellectual life have been researched. Besides other spaces we highlighted the cities of Natal, Rio de Janeiro and the farms of Lagoa Nova e Acauã. Our sources were the books Encouramento e Arreios do Vaqueiro do Seridó (1969); Sertões do Seridó (1980); Ferro de Ribeiras do Rio Grande do Norte (1984); Notas de Carregação (2001) all written by Lamartine, and the books organized by Natércia Campos, Em Alpendres d’ Acauã: Uma conversa com Oswaldo Lamartine (2001) e De Cascudo para Oswaldo (2005), besides four fragments of letters from 1994. The concepts ‘experience’ and ‘topophilia’, as defined by Yi-fu Tuan have been applied to understand the connection between the author and the many spaces analyzed, and the many approaches of the concept of ‘landscape’ of Gaston Bachelard, Yi-Fu Tuan and Simon Schama. With that it was possible to deduce the hypothesis that the many spatial experiences of Lamartine have direct and indirect impact on the description of landscapes and spaces on the books of Lamartine. This study have been conducted using the discourse methodology of Michael Pecheux and Eni Orlandi and it's thesis have been used in order to analyze the immediate context of Lamartine, the construction of a discourse about a man and his relation with spaces. As a result of the investigation we have comprehended that by the means of experimentation of the political figure and the contact the legacy of his father, Juvenal Lamartine and all the tragic events of his family that Oswaldo Lamartine start to create his affection for the Seridó region, and based on that the definition of a Sedidoense identity. Besides that it's possible to point out the fact that spatial experiences on many levels exists on the work of Lamartine, those point to a necessity of physical contact and visual appreciation in order to define his affection for the Seridó. Every space that has been occupied had it's own importance to the construction of it's personality and his work. It's possible to visualize that he is driven by the feeling of missing, not only the space, but the lifestyle based on a connection between human and nature. The landscape on the texts is the fusion between imagination, experience and the knowledge acquired of tradition, built upon since the 20th century of the Northwestern region of Brazil.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAOswaldo Lamartine de FariaSeridóRio Grande do NorteTopofiliaLugares de vida a vida, a vida nos espaços: Oswaldo Lamartine de Faria e a perspectiva da experiência (1940-1970)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTLugaresvidavida_Silva_2019.pdf.txtLugaresvidavida_Silva_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain303888https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28155/2/Lugaresvidavida_Silva_2019.pdf.txt3910eb43c8f9bbf2b76ca70dc781f5d6MD52THUMBNAILLugaresvidavida_Silva_2019.pdf.jpgLugaresvidavida_Silva_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1270https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28155/3/Lugaresvidavida_Silva_2019.pdf.jpg3dfb19fbe2d290a6fdd67ba39d4b5f70MD53ORIGINALLugaresvidavida_Silva_2019.pdfapplication/pdf1107938https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28155/1/Lugaresvidavida_Silva_2019.pdfc2c60a8b18a0fe023b2760068d355748MD51123456789/281552019-12-08 02:27:22.845oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28155Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-12-08T05:27:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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O escritor Norte-Rio-Grandense Oswaldo Lamartine de Faria tem sido reconhecido, tanto entre seus pares quanto dentro dos estudos acadêmicos como um sujeito cuja vida e a produção intelectual foram dedicadas ao Seridó. Nesta pesquisa, além de discutir a origem e a importância desta ligação investigamos outras relações espaciais e suas respectivas relevâncias na trajetória de vida do autor e para a sua carreira intelectual. Entre esses outros espaços destacamos as cidades Natal e Rio de Janeiro e as propriedades rurais Lagoa Nova e Acauã. Nossas fontes foram os livros Sertões do Seridó (1980); Ferro de Ribeiras do Rio Grande do Norte (1984); Notas de Carregação (2001) todos de autoria de Lamartine, além das publicações Em Alpendres d’ Acauã: Uma conversa com Oswaldo Lamartine (2001) organizado por Natércia Campos e De Cascudo para Oswaldo (2005). Contamos ainda com, quatro cartas trocadas entre Lamartine e Ramiro Monteiro Dantas do ano de 1994. Os conceitos ‘experiência’ e ‘topofilia’, conforme Yi –Fu Tuan foram utilizados para entender a ligação entre o autor e os diversos espaços analisados, assim como as várias abordagens do conceito de ‘paisagem’ de Gaston Bachelard, Yi- Fu Tuan e Simon Schama. Estas, nos possibilitaram colocar a hipótese de que as diversas experiências espaciais de Lamartine impactaram direta e indiretamente a descrição das paisagens e espaços em seus textos. Este estudo foi conduzido baseando-se na metodologia da análise do discurso de Michel Pechêux e Eni – Orlandi, e seus postulados são utilizados para pensar aspectos como o contexto imediato e amplo de Lamartine, a construção de um discurso sobre o homem e sua relação com os espaços. Como resultado dessa investigação compreendemos que foi por meio da experimentação da figura política e o contato como legado de seu pai, Juvenal Lamartine e de todos os eventos que cercaram a sua família que Oswaldo Lamartine começa a criar uma grande afeição pelo Seridó por ser sua terra de origem e, é neste ponto que se fincam as raízes de uma identidade seridoense. Além disso notamos que de fato existem experiências espaciais de diversos níveis em Lamartine variando entre a apreciação visual, a necessidade do contato físico que permeiam a construção do pertencimento e afeição ao Seridó. Cada espaço que ele ocupou teve sua importância para a construção de sua personalidade e de sua obra. Vemos que o grande catalizador de sua escrita é a saudade, não apenas de um espaço, mas de todo um modo de vida baseado em uma ligação forte entre homem e natureza. E por fim, a paisagem em seus textos é uma junção entre imaginação, experiência e conhecimento adquirido em uma tradição do olhar regional, construída desde o início do século XX no Nordeste. |
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