Gestão estratégica de pessoas: proposta de um modelo de gestão estratégica de pessoas por competências para carreira de servidores técnico-administrativos em educação da UFRN
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Publication Date: | 2021 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFRN |
Download full: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33064 |
Summary: | A Gestão de Pessoas representa uma área desafiadora para os gestores públicos. Nos últimos anos, o cenário de instabilidade política no âmbito do Governo Federal e de crise fiscal, tem tornado sua gestão cada vez mais complexa. Este cenário tem levado as organizações públicas a buscarem alternativas gerenciais para aumentar sua capacidade de resposta às demandas da sociedade ao mesmo tempo em que têm sofrido com as restrições orçamentárias e a redução do quadro de servidores. Nesse sentido, com intuito de apresentar soluções gerenciais adequadas aos problemas identificados no diagnóstico deste projeto de intervenção, este trabalho tem como objetivo propor um alinhamento estratégico na Política de Gestão de Pessoas da UFRN, a partir da adoção de um modelo de gestão estratégica de pessoas por competências para a Carreira de Técnico-Administrativos em Educação, utilizando-se a metodologia de Design Science Research (DSR). Essa proposta está fundamentada no diagnóstico da situação problema, elaborado a partir da realização de uma pesquisa caracterizada como aplicada, descritiva e qualitativa, que se utilizou do estudo de caso com estratégia, por meio do procedimento documental e bibliográfico. Para sua condução, foram seguidas as seguintes etapas do DSR: escolha do problema de campo a ser resolvido; revisão sistemática; sínteses da pesquisa; proposições de design; teste para desenvolvimento. A utilização desse método proporcionou uma conexão mais próxima entre pesquisador e o ambiente pesquisado, favorecendo a construção de um modelo alinhado às particularidades da instituição. Além disso, possibilitou a construção de um artefato, a partir de um conhecimento generalizável a uma classe de problemas, permitindo que o conhecimento gerado para solução dos problemas trabalhados neste projeto, possa ser reaplicado na solução dos demais problemas dessa classe. Outrossim, o modelo proposto neste trabalho poderá ser replicado para outras instituições públicas, em especial às Instituições Federais de Ensino Superior, observadas as peculiaridades de cada instituição. Espera-se que a proposta, quando implementada pela UFRN, possa representar uma inovação administrativa no direcionamento dos processos de Gestão de Pessoas, como: Planejamento da Força de Trabalho; Desenvolvimento de Pessoas; Avaliação de Desempenho; Provisão dos Cargos, dentre outros. |
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Oliveira, Felipe Bezerra Lopes Lisboa deCosta, Maria Teresa PiresD'Anjour, Miler FrancoAlves Filho, Antônio2021-08-09T17:29:26Z2021-08-09T17:29:26Z2021-05-31OLIVEIRA, Felipe Bezerra Lopes Lisboa de. Gestão estratégica de pessoas: proposta de um modelo de gestão estratégica de pessoas por competências para carreira de servidores técnico-administrativos em educação da UFRN. 2021. 160f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33064A Gestão de Pessoas representa uma área desafiadora para os gestores públicos. Nos últimos anos, o cenário de instabilidade política no âmbito do Governo Federal e de crise fiscal, tem tornado sua gestão cada vez mais complexa. Este cenário tem levado as organizações públicas a buscarem alternativas gerenciais para aumentar sua capacidade de resposta às demandas da sociedade ao mesmo tempo em que têm sofrido com as restrições orçamentárias e a redução do quadro de servidores. Nesse sentido, com intuito de apresentar soluções gerenciais adequadas aos problemas identificados no diagnóstico deste projeto de intervenção, este trabalho tem como objetivo propor um alinhamento estratégico na Política de Gestão de Pessoas da UFRN, a partir da adoção de um modelo de gestão estratégica de pessoas por competências para a Carreira de Técnico-Administrativos em Educação, utilizando-se a metodologia de Design Science Research (DSR). Essa proposta está fundamentada no diagnóstico da situação problema, elaborado a partir da realização de uma pesquisa caracterizada como aplicada, descritiva e qualitativa, que se utilizou do estudo de caso com estratégia, por meio do procedimento documental e bibliográfico. Para sua condução, foram seguidas as seguintes etapas do DSR: escolha do problema de campo a ser resolvido; revisão sistemática; sínteses da pesquisa; proposições de design; teste para desenvolvimento. A utilização desse método proporcionou uma conexão mais próxima entre pesquisador e o ambiente pesquisado, favorecendo a construção de um modelo alinhado às particularidades da instituição. Além disso, possibilitou a construção de um artefato, a partir de um conhecimento generalizável a uma classe de problemas, permitindo que o conhecimento gerado para solução dos problemas trabalhados neste projeto, possa ser reaplicado na solução dos demais problemas dessa classe. Outrossim, o modelo proposto neste trabalho poderá ser replicado para outras instituições públicas, em especial às Instituições Federais de Ensino Superior, observadas as peculiaridades de cada instituição. Espera-se que a proposta, quando implementada pela UFRN, possa representar uma inovação administrativa no direcionamento dos processos de Gestão de Pessoas, como: Planejamento da Força de Trabalho; Desenvolvimento de Pessoas; Avaliação de Desempenho; Provisão dos Cargos, dentre outros.People Management represents a challenging area for public managers. In recent years, the scenario of political instability within the scope of the Federal Government and the fiscal crisis, has made its management increasingly complex. This scenario has led public organizations to seek managerial alternatives to increase their capacity to respond to the demands of society at the same time that they have suffered from budgetary restrictions and the reduction of the staff. In this sense, in order to present appropriate management solutions to the problems identified in the diagnosis of this intervention project, this work aims to propose a strategic alignment in the UFRN People Management Policy, based on the adoption of a strategic people management model for competences for the Technical-Administrative Career in Education, using the methodology of Design Science Research. This proposal is based on the diagnosis of the problem situation, elaborated from the realization of a research characterized as applied, descriptive and qualitative, which used the case study with strategy, through the documental and bibliographic procedure. For its conduction, the following DSR steps were followed: choosing the field problem to be solved; systematic review; research syntheses; design propositions; development test. The use of this method provided a closer connection between the researcher and the researched environment, favoring the construction of a model in line with the institution's particularities. In addition, it enabled the construction of an artifact, based on generalizable knowledge to a class of problems, allowing the knowledge generated to solve the problems worked on in this project, to be reapplied in the solution of the other problems of that class. Furthermore, the model proposed in this work may be replicated to other public institutions, in particular to Federal Institutions of Higher Education, observing the peculiarities of each institution. It is expected that the proposal, when implemented by UFRN, may represent an administrative innovation in directing People Management processes, such as: Workforce Planning; Developing people; Performance evaluation; Provision of Positions, among others.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICAUFRNBrasilGestão estratégica de pessoasGestão por competênciasAlinhamento estratégicoGestão de pessoas na administração públicaDesign Science ResearchGestão estratégica de pessoas: proposta de um modelo de gestão estratégica de pessoas por competências para carreira de servidores técnico-administrativos em educação da UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALGestaoestrategicapessoas_Oliveira_2021.pdfapplication/pdf1930126https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33064/1/Gestaoestrategicapessoas_Oliveira_2021.pdfcecd930360cbf245cc5736d1497c947bMD51123456789/330642021-08-09 14:30:48.655oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/33064Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-08-09T17:30:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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A Gestão de Pessoas representa uma área desafiadora para os gestores públicos. Nos últimos anos, o cenário de instabilidade política no âmbito do Governo Federal e de crise fiscal, tem tornado sua gestão cada vez mais complexa. Este cenário tem levado as organizações públicas a buscarem alternativas gerenciais para aumentar sua capacidade de resposta às demandas da sociedade ao mesmo tempo em que têm sofrido com as restrições orçamentárias e a redução do quadro de servidores. Nesse sentido, com intuito de apresentar soluções gerenciais adequadas aos problemas identificados no diagnóstico deste projeto de intervenção, este trabalho tem como objetivo propor um alinhamento estratégico na Política de Gestão de Pessoas da UFRN, a partir da adoção de um modelo de gestão estratégica de pessoas por competências para a Carreira de Técnico-Administrativos em Educação, utilizando-se a metodologia de Design Science Research (DSR). Essa proposta está fundamentada no diagnóstico da situação problema, elaborado a partir da realização de uma pesquisa caracterizada como aplicada, descritiva e qualitativa, que se utilizou do estudo de caso com estratégia, por meio do procedimento documental e bibliográfico. Para sua condução, foram seguidas as seguintes etapas do DSR: escolha do problema de campo a ser resolvido; revisão sistemática; sínteses da pesquisa; proposições de design; teste para desenvolvimento. A utilização desse método proporcionou uma conexão mais próxima entre pesquisador e o ambiente pesquisado, favorecendo a construção de um modelo alinhado às particularidades da instituição. Além disso, possibilitou a construção de um artefato, a partir de um conhecimento generalizável a uma classe de problemas, permitindo que o conhecimento gerado para solução dos problemas trabalhados neste projeto, possa ser reaplicado na solução dos demais problemas dessa classe. Outrossim, o modelo proposto neste trabalho poderá ser replicado para outras instituições públicas, em especial às Instituições Federais de Ensino Superior, observadas as peculiaridades de cada instituição. Espera-se que a proposta, quando implementada pela UFRN, possa representar uma inovação administrativa no direcionamento dos processos de Gestão de Pessoas, como: Planejamento da Força de Trabalho; Desenvolvimento de Pessoas; Avaliação de Desempenho; Provisão dos Cargos, dentre outros. |
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