Seguindo a receita: estudo no setor de docerias na cidade do Natal/RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50236 |
Resumo: | A competitividade do mercado, diante da alta quantidade de estabelecimentos, com comercialização de produtos similares, estimula um maior esforço para se diferenciar das empresas concorrentes, fortalecendo a imagem da marca perante o público. O presente estudo tem o objetivo de obter informações sobre o setor de docerias da cidade do Natal/RN, a partir de um questionário, como instrumento utilizado para viabilizar a pesquisa, enviado para empresas do segmento, com abordagem qualitativa, para verificar as ações vigentes e investimentos em comunicação, conhecer o perfil do consumidor, identificar o conhecimento de imagem de marca e descrever a presença digital das empresas. O embasamento teórico traz conceitos de comunicação, marketing, marcas e aspectos publicitários. A partir do questionário aplicado, não foi possível ter uma quantidade expressiva de respostas, como também foram verificados baixo investimento e estrutura em comunicação e marketing, sob a percepção das empresas e seu comportamento nas áreas. |
id |
UFRN_90efc929a7d1687ed82fd0cc7bb6e7ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50236 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Galvão, Mayrla Eneashttp://lattes.cnpq.br/1561837999899918Costa, José Zilmar Alves dahttp://lattes.cnpq.br/0498666096451204Arruda, Vanessa Stephanie de AzevedoCarratore, Luis Roberto Rossi Del Carratore2022-12-16T16:16:16Z2022-12-16T16:16:16Z2022-12-13GALVÃO, Mayrla Eneas. Seguindo a receita: estudo no setor de docerias na cidade do Natal/RN. 2022. 66f. Monografia (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50236A competitividade do mercado, diante da alta quantidade de estabelecimentos, com comercialização de produtos similares, estimula um maior esforço para se diferenciar das empresas concorrentes, fortalecendo a imagem da marca perante o público. O presente estudo tem o objetivo de obter informações sobre o setor de docerias da cidade do Natal/RN, a partir de um questionário, como instrumento utilizado para viabilizar a pesquisa, enviado para empresas do segmento, com abordagem qualitativa, para verificar as ações vigentes e investimentos em comunicação, conhecer o perfil do consumidor, identificar o conhecimento de imagem de marca e descrever a presença digital das empresas. O embasamento teórico traz conceitos de comunicação, marketing, marcas e aspectos publicitários. A partir do questionário aplicado, não foi possível ter uma quantidade expressiva de respostas, como também foram verificados baixo investimento e estrutura em comunicação e marketing, sob a percepção das empresas e seu comportamento nas áreas.The competitiveness of the market, given the high number of establishments selling similar products, encourages companies to make a greater effort to differentiate themselves from competing companies public. , strengthening the brand's image This study aims to obtain information about the sweets shop in front of the in the city of Natal/RN, from a questionnaire, as an instrument used to make the research viable, sent to companies in the segment, with a qualitative approach, to verify the current actions and communication investments , know the consumer profile, identify brand image awareness and describe the digital presence of companies. The theoretical basis brings concepts of communication, marketing, brands and advertising aspects. From the answers obtaine d, it was not possible to have a significant amount of answers, as it was also verified little investment and structure in communication and marketing, under the perception of companies and their behavior in sectors.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANASDoceriasComunicação empresarialPesquisa de mercadoNatal (Rio Grande do Norte)Sweets shopsBusiness communicationMarket researchSeguindo a receita: estudo no setor de docerias na cidade do Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50236/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50236/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53ORIGINALSeguindoReceitaEstudo_Galvao_2022.pdfSeguindoReceitaEstudo_Galvao_2022.pdfapplication/pdf956707https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50236/1/SeguindoReceitaEstudo_Galvao_2022.pdfee75592e31aff5ddb276d9f7c2fed2cdMD51123456789/502362023-01-12 16:12:41.371oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-12T19:12:41Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Seguindo a receita: estudo no setor de docerias na cidade do Natal/RN |
title |
Seguindo a receita: estudo no setor de docerias na cidade do Natal/RN |
spellingShingle |
Seguindo a receita: estudo no setor de docerias na cidade do Natal/RN Galvão, Mayrla Eneas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Docerias Comunicação empresarial Pesquisa de mercado Natal (Rio Grande do Norte) Sweets shops Business communication Market research |
title_short |
Seguindo a receita: estudo no setor de docerias na cidade do Natal/RN |
title_full |
Seguindo a receita: estudo no setor de docerias na cidade do Natal/RN |
title_fullStr |
Seguindo a receita: estudo no setor de docerias na cidade do Natal/RN |
title_full_unstemmed |
Seguindo a receita: estudo no setor de docerias na cidade do Natal/RN |
title_sort |
Seguindo a receita: estudo no setor de docerias na cidade do Natal/RN |
author |
Galvão, Mayrla Eneas |
author_facet |
Galvão, Mayrla Eneas |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1561837999899918 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Costa, José Zilmar Alves da |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0498666096451204 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Arruda, Vanessa Stephanie de Azevedo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galvão, Mayrla Eneas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carratore, Luis Roberto Rossi Del Carratore |
contributor_str_mv |
Carratore, Luis Roberto Rossi Del Carratore |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Docerias Comunicação empresarial Pesquisa de mercado Natal (Rio Grande do Norte) Sweets shops Business communication Market research |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docerias Comunicação empresarial Pesquisa de mercado Natal (Rio Grande do Norte) Sweets shops Business communication Market research |
description |
A competitividade do mercado, diante da alta quantidade de estabelecimentos, com comercialização de produtos similares, estimula um maior esforço para se diferenciar das empresas concorrentes, fortalecendo a imagem da marca perante o público. O presente estudo tem o objetivo de obter informações sobre o setor de docerias da cidade do Natal/RN, a partir de um questionário, como instrumento utilizado para viabilizar a pesquisa, enviado para empresas do segmento, com abordagem qualitativa, para verificar as ações vigentes e investimentos em comunicação, conhecer o perfil do consumidor, identificar o conhecimento de imagem de marca e descrever a presença digital das empresas. O embasamento teórico traz conceitos de comunicação, marketing, marcas e aspectos publicitários. A partir do questionário aplicado, não foi possível ter uma quantidade expressiva de respostas, como também foram verificados baixo investimento e estrutura em comunicação e marketing, sob a percepção das empresas e seu comportamento nas áreas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-16T16:16:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-16T16:16:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GALVÃO, Mayrla Eneas. Seguindo a receita: estudo no setor de docerias na cidade do Natal/RN. 2022. 66f. Monografia (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50236 |
identifier_str_mv |
GALVÃO, Mayrla Eneas. Seguindo a receita: estudo no setor de docerias na cidade do Natal/RN. 2022. 66f. Monografia (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50236 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50236/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50236/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50236/1/SeguindoReceitaEstudo_Galvao_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 ee75592e31aff5ddb276d9f7c2fed2cd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814833013051097088 |