Seguindo a receita: estudo no setor de docerias na cidade do Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Mayrla Eneas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50236
Resumo: A competitividade do mercado, diante da alta quantidade de estabelecimentos, com comercialização de produtos similares, estimula um maior esforço para se diferenciar das empresas concorrentes, fortalecendo a imagem da marca perante o público. O presente estudo tem o objetivo de obter informações sobre o setor de docerias da cidade do Natal/RN, a partir de um questionário, como instrumento utilizado para viabilizar a pesquisa, enviado para empresas do segmento, com abordagem qualitativa, para verificar as ações vigentes e investimentos em comunicação, conhecer o perfil do consumidor, identificar o conhecimento de imagem de marca e descrever a presença digital das empresas. O embasamento teórico traz conceitos de comunicação, marketing, marcas e aspectos publicitários. A partir do questionário aplicado, não foi possível ter uma quantidade expressiva de respostas, como também foram verificados baixo investimento e estrutura em comunicação e marketing, sob a percepção das empresas e seu comportamento nas áreas.
id UFRN_90efc929a7d1687ed82fd0cc7bb6e7ce
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50236
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Galvão, Mayrla Eneashttp://lattes.cnpq.br/1561837999899918Costa, José Zilmar Alves dahttp://lattes.cnpq.br/0498666096451204Arruda, Vanessa Stephanie de AzevedoCarratore, Luis Roberto Rossi Del Carratore2022-12-16T16:16:16Z2022-12-16T16:16:16Z2022-12-13GALVÃO, Mayrla Eneas. Seguindo a receita: estudo no setor de docerias na cidade do Natal/RN. 2022. 66f. Monografia (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50236A competitividade do mercado, diante da alta quantidade de estabelecimentos, com comercialização de produtos similares, estimula um maior esforço para se diferenciar das empresas concorrentes, fortalecendo a imagem da marca perante o público. O presente estudo tem o objetivo de obter informações sobre o setor de docerias da cidade do Natal/RN, a partir de um questionário, como instrumento utilizado para viabilizar a pesquisa, enviado para empresas do segmento, com abordagem qualitativa, para verificar as ações vigentes e investimentos em comunicação, conhecer o perfil do consumidor, identificar o conhecimento de imagem de marca e descrever a presença digital das empresas. O embasamento teórico traz conceitos de comunicação, marketing, marcas e aspectos publicitários. A partir do questionário aplicado, não foi possível ter uma quantidade expressiva de respostas, como também foram verificados baixo investimento e estrutura em comunicação e marketing, sob a percepção das empresas e seu comportamento nas áreas.The competitiveness of the market, given the high number of establishments selling similar products, encourages companies to make a greater effort to differentiate themselves from competing companies public. , strengthening the brand's image This study aims to obtain information about the sweets shop in front of the in the city of Natal/RN, from a questionnaire, as an instrument used to make the research viable, sent to companies in the segment, with a qualitative approach, to verify the current actions and communication investments , know the consumer profile, identify brand image awareness and describe the digital presence of companies. The theoretical basis brings concepts of communication, marketing, brands and advertising aspects. From the answers obtaine d, it was not possible to have a significant amount of answers, as it was also verified little investment and structure in communication and marketing, under the perception of companies and their behavior in sectors.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANASDoceriasComunicação empresarialPesquisa de mercadoNatal (Rio Grande do Norte)Sweets shopsBusiness communicationMarket researchSeguindo a receita: estudo no setor de docerias na cidade do Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50236/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50236/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53ORIGINALSeguindoReceitaEstudo_Galvao_2022.pdfSeguindoReceitaEstudo_Galvao_2022.pdfapplication/pdf956707https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50236/1/SeguindoReceitaEstudo_Galvao_2022.pdfee75592e31aff5ddb276d9f7c2fed2cdMD51123456789/502362023-01-12 16:12:41.371oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-12T19:12:41Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Seguindo a receita: estudo no setor de docerias na cidade do Natal/RN
title Seguindo a receita: estudo no setor de docerias na cidade do Natal/RN
spellingShingle Seguindo a receita: estudo no setor de docerias na cidade do Natal/RN
Galvão, Mayrla Eneas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Docerias
Comunicação empresarial
Pesquisa de mercado
Natal (Rio Grande do Norte)
Sweets shops
Business communication
Market research
title_short Seguindo a receita: estudo no setor de docerias na cidade do Natal/RN
title_full Seguindo a receita: estudo no setor de docerias na cidade do Natal/RN
title_fullStr Seguindo a receita: estudo no setor de docerias na cidade do Natal/RN
title_full_unstemmed Seguindo a receita: estudo no setor de docerias na cidade do Natal/RN
title_sort Seguindo a receita: estudo no setor de docerias na cidade do Natal/RN
author Galvão, Mayrla Eneas
author_facet Galvão, Mayrla Eneas
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1561837999899918
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Costa, José Zilmar Alves da
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0498666096451204
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Arruda, Vanessa Stephanie de Azevedo
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Mayrla Eneas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carratore, Luis Roberto Rossi Del Carratore
contributor_str_mv Carratore, Luis Roberto Rossi Del Carratore
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Docerias
Comunicação empresarial
Pesquisa de mercado
Natal (Rio Grande do Norte)
Sweets shops
Business communication
Market research
dc.subject.por.fl_str_mv Docerias
Comunicação empresarial
Pesquisa de mercado
Natal (Rio Grande do Norte)
Sweets shops
Business communication
Market research
description A competitividade do mercado, diante da alta quantidade de estabelecimentos, com comercialização de produtos similares, estimula um maior esforço para se diferenciar das empresas concorrentes, fortalecendo a imagem da marca perante o público. O presente estudo tem o objetivo de obter informações sobre o setor de docerias da cidade do Natal/RN, a partir de um questionário, como instrumento utilizado para viabilizar a pesquisa, enviado para empresas do segmento, com abordagem qualitativa, para verificar as ações vigentes e investimentos em comunicação, conhecer o perfil do consumidor, identificar o conhecimento de imagem de marca e descrever a presença digital das empresas. O embasamento teórico traz conceitos de comunicação, marketing, marcas e aspectos publicitários. A partir do questionário aplicado, não foi possível ter uma quantidade expressiva de respostas, como também foram verificados baixo investimento e estrutura em comunicação e marketing, sob a percepção das empresas e seu comportamento nas áreas.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-16T16:16:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-16T16:16:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GALVÃO, Mayrla Eneas. Seguindo a receita: estudo no setor de docerias na cidade do Natal/RN. 2022. 66f. Monografia (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50236
identifier_str_mv GALVÃO, Mayrla Eneas. Seguindo a receita: estudo no setor de docerias na cidade do Natal/RN. 2022. 66f. Monografia (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50236/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50236/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50236/1/SeguindoReceitaEstudo_Galvao_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
ee75592e31aff5ddb276d9f7c2fed2cd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833013051097088