Da subjetividade do direito à educação à objetividade do dever do Estado de promovê-la: construção histórico-constitucional brasileira nas primeiras etapas da educação básica com enfoque na municipalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Kalina Silva Gonçalves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55136
Resumo: Este estudo, de caráter dialético, aplicado, teórico-prático, qualitativo e descritivo-exploratório, enfrenta a questão da subjetividade do direito à educação, enquanto direito público a ser ofertado pelo Estado, embasado no princípio objetivo de consecução de deveres dos entes públicos encartados na Constituição Federal de 1988, em especial, os municípios, demonstrando assim sua relevância. A pesquisa tem como objetivo central realizar uma retrospectiva histórico-constitucional e infraconstitucional do direito à educação no ordenamento jurídico brasileiro, além de demonstrar como o direito objeto de estudo se consolida num Estado prestacional, sob a égide econômica neoliberal, cujo garantismo constitucional visa a efetividade das normas estabelecidas para assegurar o bem-estar social, cabendo aos entes públicos propiciarem políticas públicas eficientes que se traduzam na concretização do direito à educação. Sob o manto do federalismo brasileiro, que dá ao município autonomia político-administrativa e destina-lhe competências, as etapas da educação infantil e ensino fundamental são conferidas à municipalidade, que deve promover quatorze anos de ensino regular, em especial, a modalidade creche, destinada às crianças de zero a três anos, que passa a ser definida como obrigatória, embora a obrigatoriedade não esteja expressa no texto constitucional, a partir de julgado do Supremo Tribunal Federal. Pois bem, quando o direito à educação não for garantido pelo Estado, cabe ao cidadão a busca de sua efetivação na seara jurisdicional, sendo a judicialização das políticas públicas educacionais a culminância desta pesquisa
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Dissertação (Mestrado em Direito) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55136Este estudo, de caráter dialético, aplicado, teórico-prático, qualitativo e descritivo-exploratório, enfrenta a questão da subjetividade do direito à educação, enquanto direito público a ser ofertado pelo Estado, embasado no princípio objetivo de consecução de deveres dos entes públicos encartados na Constituição Federal de 1988, em especial, os municípios, demonstrando assim sua relevância. A pesquisa tem como objetivo central realizar uma retrospectiva histórico-constitucional e infraconstitucional do direito à educação no ordenamento jurídico brasileiro, além de demonstrar como o direito objeto de estudo se consolida num Estado prestacional, sob a égide econômica neoliberal, cujo garantismo constitucional visa a efetividade das normas estabelecidas para assegurar o bem-estar social, cabendo aos entes públicos propiciarem políticas públicas eficientes que se traduzam na concretização do direito à educação. Sob o manto do federalismo brasileiro, que dá ao município autonomia político-administrativa e destina-lhe competências, as etapas da educação infantil e ensino fundamental são conferidas à municipalidade, que deve promover quatorze anos de ensino regular, em especial, a modalidade creche, destinada às crianças de zero a três anos, que passa a ser definida como obrigatória, embora a obrigatoriedade não esteja expressa no texto constitucional, a partir de julgado do Supremo Tribunal Federal. Pois bem, quando o direito à educação não for garantido pelo Estado, cabe ao cidadão a busca de sua efetivação na seara jurisdicional, sendo a judicialização das políticas públicas educacionais a culminância desta pesquisaThis study, of a dialectical, applied, theoretical-practical, qualitative and descriptive-exploratory nature, tackles the issue of the subjectivity of the right to education, as a public right to be offered by the state, based on the objective principle of fulfilment of the duties of public entities contained in the Federal Constitution of 1988, especially municipalities, thus demonstrating its relevance. The main aim of the research is to carry out a historical-constitutional and infraconstitutional retrospective of the right to education in the Brazilian legal system, as well as demonstrating how the right under study is consolidated in a welfare state, under the neoliberal economic aegis, whose constitutional guarantee aims to ensure the effectiveness of the rules established to ensure social welfare, and it is up to public entities to provide efficient public policies that translate into the realisation of the right to education. Under the cloak of Brazilian federalism, which gives the municipality political-administrative autonomy and allocates competences to it, the stages of early childhood education and primary education are conferred on the municipality, which must promote fourteen years of regular education, in particular, the nursery modality, aimed at children from zero to three years old, which is now defined as compulsory, although compulsory is not expressed in the constitutional text, based on a judgement by the Federal Supreme Court. Well then, when the right to education is not guaranteed by the state, it is up to the citizen to seek its realisation in the courts, with the judicialisation of public educational policies being the culmination of this researchUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-graduação em DireitoUFRNBrasildireito à educaçãosubjetividadedever do Estadomunicípiosprincípio objetivopolíticas públicasDa subjetividade do direito à educação à objetividade do dever do Estado de promovê-la: construção histórico-constitucional brasileira nas primeiras etapas da educação básica com enfoque na municipalidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSubjetividadeDireitoEducacao_Cabral_2023.pdfapplication/pdf2033511https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55136/1/SubjetividadeDireitoEducacao_Cabral_2023.pdffe2c51fbfd8a3f97a5189667f80be35aMD51123456789/551362023-11-03 16:25:49.093oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55136Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-11-03T19:25:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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