Efeitos das intervenções psicomotoras no desenvolvimento psicomotor e afetivo/social de crianças com necessidades especiais: uma revisão sistemática com metanálise
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53117 |
Resumo: | Introdução: O desenvolvimento de crianças com necessidades especiais (CNE), pode ser afetado por uma condição transitória ou permanente que interfira no seu desenvolvimento normal. Dependendo da sua deficiência/limitação, os sintomas podem ser desde circunstanciais, imperceptíveis até níveis mais comprometedores, dificultando a aquisição de habilidades motoras, linguísticas e sociais, causando um impacto significativo no seu progresso do desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social. Porém, ser uma criança com necessidades especiais permanentes ou transitórias não determina seu processo de desenvolvimento. É possível fomentar seu desenvolvimento com estímulos e um ambiente adequado. Para isso, estratégias de intervenção são potencialmente determinantes. Um programa de intervenção psicomotora (PIP), concebe a possibilidade de atuar no desenvolvimento psicomotor e no desenvolvimento afetivo/social de uma criança e de sua necessidade específica a fim de evoluir/compensar suas deficiências. Objetivo: Sintetizar as evidências sobre os efeitos das intervenções psicomotoras (IP), quais são os benefícios e as possibilidades de implementação em prol do desenvolvimento psicomotor e afetivo/social de crianças com necessidade especial (CNE). Métodos: Este estudo é uma revisão sistemática e metanálise que foi reportada de acordo com as diretrizes Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Os estudos incluídos foram os ensaios clínicos randomizados (ECR) publicados de janeiro de 1970 até abril de 2021 nas seguintes bases de dados: PubMed; MEDLINE (OVID), EMBASE, LILACS e Cochrane Central Register of Controlled Trials (CENTRAL), SCOPUS, Web of Science, Redalyc e Science Direct, BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), Google Scholar e Periódicos da Capes. Os critérios de elegibilidade do estudo foram previamente estabelecidos de acordo com o modelo PICO. A ferramenta Cochrane Risk of Bias 2 (ROB2) foi utilizada para avaliar o risco de viés. Já a metanálise foi realizada no Review Manager 5.4.1 (RevMan® 5.4.1). Resultados: Foram incluídos 47 estudos, com amostras entre 06 e 450 participantes, realizados em diferenciados contextos, diferentes abordagens de Intervenções Psicomotoras (IP) e com crianças com variadas deficiências, transtornos ou limitações. O sexo prevalente dos participantes dos estudos foi masculino (64,8%). Os resultados mostraram que crianças com alguma deficiência correm maior risco de inúmeros distúrbios físicos e psicossociais em comparação a crianças com desenvolvimento normal precisando de intervenções terapêuticas a fim de auxiliar em seu desenvolvimento. A metanálise realizada com 15 estudos mostrou os efeitos das diferentes abordagens de intervenções psicomotoras (IP) sobre os desfechos psicomotores e afetivo/social em crianças com necessidades especiais (CNE). Nos estudos com intervenções psicomotoras (IP) com abordagem TECNOLÓGICA, dentre as variáveis, a destreza manual (P=0.32) e equilíbrio (P=0.70) mostraram uma tendência de favorecimento ao grupo intervenção quando comparado ao grupo controle, mas sem diferenças estatísticas significativas. Semelhantes resultados foram encontrados nas intervenções psicomotoras (IP) com abordagem SENSORIAL que promoveram mudanças favoráveis na integração visomotora (P=0.01) e na integração sensorial (P=0.27), mas sem significância estatística. A variável funções cognitivas (P=0.003), alcançou escores mais significativos para a abordagem SENSORIAL. Por fim, as intervenções psicomotoras (IP) com abordagem PRÁTICAS CORPORAIS promoveram mudanças significativas na responsividade social (P<0.00001) indicando melhorias no desenvolvimento afetivo/social. Conclusão: Os resultados sugerem os benefícios das intervenções psicomotoras (IP) no desenvolvimento de resultados psicomotores e afetivos/sociais em crianças com necessidades especiais (CNE), especificamente, nas funções cognitivas e na responsividade social, as quais apresentaram melhores resultados. Número de registro PROSPERO: CRD42021249292. |
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Rodrigues, Mônica Giordana Francieli Blauhttps://orcid.org/0000-0001-5704-9209http://lattes.cnpq.br/1275683450218738Surdi, Aguinaldo Césarhttps://orcid.org/0000-0002-7809-7266http://lattes.cnpq.br/2452504102904189Silva, André Ribeiro daCosta, Eduardo CaldasAlmeida, Hélio Franklin Rodrigues deBarros, Jonatas de França2023-07-06T21:01:02Z2023-07-06T21:01:02Z2022-08-29RODRIGUES, Mônica Giordana Francieli Blau. Efeitos das intervenções psicomotoras no desenvolvimento psicomotor e afetivo/social de crianças com necessidades especiais: uma revisão sistemática com metanálise. Orientador: Jônatas de França Barros. 2022. 171f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53117Introdução: O desenvolvimento de crianças com necessidades especiais (CNE), pode ser afetado por uma condição transitória ou permanente que interfira no seu desenvolvimento normal. Dependendo da sua deficiência/limitação, os sintomas podem ser desde circunstanciais, imperceptíveis até níveis mais comprometedores, dificultando a aquisição de habilidades motoras, linguísticas e sociais, causando um impacto significativo no seu progresso do desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social. Porém, ser uma criança com necessidades especiais permanentes ou transitórias não determina seu processo de desenvolvimento. É possível fomentar seu desenvolvimento com estímulos e um ambiente adequado. Para isso, estratégias de intervenção são potencialmente determinantes. Um programa de intervenção psicomotora (PIP), concebe a possibilidade de atuar no desenvolvimento psicomotor e no desenvolvimento afetivo/social de uma criança e de sua necessidade específica a fim de evoluir/compensar suas deficiências. Objetivo: Sintetizar as evidências sobre os efeitos das intervenções psicomotoras (IP), quais são os benefícios e as possibilidades de implementação em prol do desenvolvimento psicomotor e afetivo/social de crianças com necessidade especial (CNE). Métodos: Este estudo é uma revisão sistemática e metanálise que foi reportada de acordo com as diretrizes Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Os estudos incluídos foram os ensaios clínicos randomizados (ECR) publicados de janeiro de 1970 até abril de 2021 nas seguintes bases de dados: PubMed; MEDLINE (OVID), EMBASE, LILACS e Cochrane Central Register of Controlled Trials (CENTRAL), SCOPUS, Web of Science, Redalyc e Science Direct, BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), Google Scholar e Periódicos da Capes. Os critérios de elegibilidade do estudo foram previamente estabelecidos de acordo com o modelo PICO. A ferramenta Cochrane Risk of Bias 2 (ROB2) foi utilizada para avaliar o risco de viés. Já a metanálise foi realizada no Review Manager 5.4.1 (RevMan® 5.4.1). Resultados: Foram incluídos 47 estudos, com amostras entre 06 e 450 participantes, realizados em diferenciados contextos, diferentes abordagens de Intervenções Psicomotoras (IP) e com crianças com variadas deficiências, transtornos ou limitações. O sexo prevalente dos participantes dos estudos foi masculino (64,8%). Os resultados mostraram que crianças com alguma deficiência correm maior risco de inúmeros distúrbios físicos e psicossociais em comparação a crianças com desenvolvimento normal precisando de intervenções terapêuticas a fim de auxiliar em seu desenvolvimento. A metanálise realizada com 15 estudos mostrou os efeitos das diferentes abordagens de intervenções psicomotoras (IP) sobre os desfechos psicomotores e afetivo/social em crianças com necessidades especiais (CNE). Nos estudos com intervenções psicomotoras (IP) com abordagem TECNOLÓGICA, dentre as variáveis, a destreza manual (P=0.32) e equilíbrio (P=0.70) mostraram uma tendência de favorecimento ao grupo intervenção quando comparado ao grupo controle, mas sem diferenças estatísticas significativas. Semelhantes resultados foram encontrados nas intervenções psicomotoras (IP) com abordagem SENSORIAL que promoveram mudanças favoráveis na integração visomotora (P=0.01) e na integração sensorial (P=0.27), mas sem significância estatística. A variável funções cognitivas (P=0.003), alcançou escores mais significativos para a abordagem SENSORIAL. Por fim, as intervenções psicomotoras (IP) com abordagem PRÁTICAS CORPORAIS promoveram mudanças significativas na responsividade social (P<0.00001) indicando melhorias no desenvolvimento afetivo/social. Conclusão: Os resultados sugerem os benefícios das intervenções psicomotoras (IP) no desenvolvimento de resultados psicomotores e afetivos/sociais em crianças com necessidades especiais (CNE), especificamente, nas funções cognitivas e na responsividade social, as quais apresentaram melhores resultados. Número de registro PROSPERO: CRD42021249292.Introduction: The development of children with special needs (CSN) can be affected by a transient or permanent condition that interferes with their normal development. Depending on their disability/disorder, symptoms can vary from circumstantial, imperceptible to more compromising levels, hindering the acquisition of motor, linguistic and social skills, significantly affecting the progress of their physical, intellectual, emotional, and social development. However, being a child with special needs does not determine their developmental process. It is possible to encourage their development with stimuli and a suitable environment. For this, intervention strategies are potentially decisive. A psychomotor intervention program (PIP) conceives the possibility of working on the psychomotor development and affective/social development of a child and his/her specific needs to evolve/compensate for his/her deficiencies. Objective: To synthesize the available scientific evidence on the effects of psychomotor interventions (PI), their benefits and implementation possibilities for the psychomotor and affective/social development of children with special needs (CSN). Methods: This study is a systematic review and meta-analysis that was reported according to the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) guidelines. The methodological course of construction consisted of randomized controlled trials (RCTs) published from January 1970 to April 2021 in the following databases: PubMed; MEDLINE (OVID), EMBASE, LILACS and Cochrane Central Register of Controlled Trials (CENTRAL), SCOPUS, Web of Science, Redalyc and ScienceDirect, BVS (Virtual Health Library), Google Scholar and Capes Periodicals. The study eligibility criteria were previously established according to the PICO model. The Cochrane Risk of Bias 2 (ROB2) tool was also used to assess the risk of bias. The meta-analysis was performed in Review Manager 5.4.1 (RevMan® 5.4.1). Results: 47 scientific studies were included, with a sample between 06 and 450 participants, carried out in different contexts, different approaches of Psychomotor Interventions (PI) and with children with different disabilities, disorders. The sex of study participants indicated a male prevalence (64.8%). The results showed that children with disabilities are at greater risk of numerous physical and psychosocial disorders compared to children with normal development, requiring therapeutic interventions to assist in their development. A meta-analysis of 15 scientific studies showed the effects of different approaches to psychomotor interventions (PI) on psychomotor and affective/social outcomes in children with special needs (CSN). In the analysis of the results of psychomotor interventions (PI) with a TECHNOLOGICAL approach, among the variables, manual dexterity (P=0.32) and balance (P=0.70) tended to favor the intervention group when compared to the control group, but without significant statistical differences. Similar results were found in psychomotor interventions (PI) with a SENSORY approach that promoted favorable changes in visual-motor integration (P=0.01) and sensory integration (P=0.27), but without statistical significance. The variable cognitive functions (P=0.003) reached more significant scores for the SENSORY approach. Finally, psychomotor interventions (PI) with a BODY PRACTICE approach promoted significant changes in social responsiveness (P<0.00001) indicating improvements in affective/social development. Conclusion: The results suggest the benefits of psychomotor interventions (PI) in the development of psychomotor and affective/social outcomes in children with special needs (CSN), specifically, in cognitive functions and social responsiveness, which showed better results. PROSPERO registration number: CRD42021249292.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICADesenvolvimento psicomotorIntervenção psicomotoraCrianças com necessidades especiaisDesenvolvimento afetivo/socialEfeitos das intervenções psicomotoras no desenvolvimento psicomotor e afetivo/social de crianças com necessidades especiais: uma revisão sistemática com metanáliseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEfeitosintervencoespsicomotoras_Rodrigues_2022.pdfapplication/pdf7084486https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53117/1/Efeitosintervencoespsicomotoras_Rodrigues_2022.pdf0344dfda1a8b374cf6a5c6971ec285d2MD51123456789/531172023-07-06 18:01:43.978oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/53117Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-07-06T21:01:43Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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