Balanced Scorecard: um estudo de caso em uma microempresa prestadora de serviços contábeis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41337 |
Resumo: | O presente trabalho aborda uma análise a respeito do uso da ferramenta de gestão em uma microempresa prestadora de serviços contábeis e tem por objetivo evidenciar o alinhamento de suas estratégias sob a ótica do Balanced Scorecard. O mercado está cada vez mais competitivo e imprevisível, aumentando a cada dia a necessidade de um gerenciamento para lidar com as tomadas de decisões cada vez mais rápidas e difíceis, o BSC revela-se dentro do cenário econômico em constantes mutações. A análise do presente estudo correspondeu à verificação do alinhamento das quatro perspectivas do sistema de gestão da estratégia Balanced Scorecard, em que para obter os elementos necessários foram feitas pesquisas de natureza bibliográfica e exploratória com o intuito de obter as informações necessárias para os cálculos dos indicadores através da técnica da coleta de dados, entrevista semiestruturada realizada com os gestores com intuito de colher informações sobre a história da empresa e suas estratégias em longo prazo e a utilização de questionários com os colaboradores, objetivando avaliar o grau de satisfação em relação ao trabalho. A escolha dos indicadores de desempenho teve por critérios as características da empresa e suas estratégias em longo prazo, porém, considerou ainda a oportunidade e disponibilidade das informações nos últimos três anos. Desse modo para a perspectiva financeira foi apresentada a variação de faturamento da empresa, como também o cálculo do indicador lucro por colaborador a fim de medir a sua rentabilidade, já para perspectiva clientes foi possível a análise de crescimento dos clientes, a evolução no que diz respeito a captação, perdas e retenção e cálculo do lucro líquido por cliente, para a perspectiva processos internos foi observado o grau de satisfação do cliente a um sistema gerenciador de suporte à cliente de solicitações de serviço realiza dos através da web, por fim foi realizado uma entrevista através de um questionário que evidenciou o grau de satisfação dos colaboradores da empresa com o objetivo de traçar estratégias. O BSC se diferencia dos outros modelos de gestão por agregar todos os modelos de controle financeiro e não financeiro, permitindo que o gestor os visualize na forma de indicadores de desempenho. Para que os indicadores tenham uma contribuição significativa no controle da empresa é necessário entender as estratégias futuras da empresa, ter objetivos claros para que se possam definir metas que devem ser alcançadas. O resultado do estudo permitiu evidenciar o alinhamento das estratégias, demonstrou-se à percepção dos gestores da microempresa prestadora de serviços contábeis a importância da utilização das ferramentas gerenciais para orientar, acompanhar e monitorar a evolução das ações estratégicas independente do tamanho da empresa. Por fim, o Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão útil para a tomada de decisão por parte dos gestores da microempresa. |
id |
UFRN_98b3d61bfbd9edc6c18e87e1db4bfeda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/41337 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Sousa, Samine Dayse Lopes deVieira, Edzana Roberta Ferreira da CunhaOliveira, Ridalvo Medeiros Alves deSteppan, Adriana Isabel Backes2017-05-26T13:43:22Z2021-10-01T12:59:01Z2017-05-26T13:43:22Z2021-10-01T12:59:01Z20162010015258SOUSA, Samine Dayse Lopes de. Balanced Scorecard: um estudo de caso em uma microempresa prestadora de serviços contábeis. 2016. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41337Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilCiências ContábeisFerramentas de gestãoBalanced ScorecardIndicadoresBalanced Scorecard: um estudo de caso em uma microempresa prestadora de serviços contábeisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO presente trabalho aborda uma análise a respeito do uso da ferramenta de gestão em uma microempresa prestadora de serviços contábeis e tem por objetivo evidenciar o alinhamento de suas estratégias sob a ótica do Balanced Scorecard. O mercado está cada vez mais competitivo e imprevisível, aumentando a cada dia a necessidade de um gerenciamento para lidar com as tomadas de decisões cada vez mais rápidas e difíceis, o BSC revela-se dentro do cenário econômico em constantes mutações. A análise do presente estudo correspondeu à verificação do alinhamento das quatro perspectivas do sistema de gestão da estratégia Balanced Scorecard, em que para obter os elementos necessários foram feitas pesquisas de natureza bibliográfica e exploratória com o intuito de obter as informações necessárias para os cálculos dos indicadores através da técnica da coleta de dados, entrevista semiestruturada realizada com os gestores com intuito de colher informações sobre a história da empresa e suas estratégias em longo prazo e a utilização de questionários com os colaboradores, objetivando avaliar o grau de satisfação em relação ao trabalho. A escolha dos indicadores de desempenho teve por critérios as características da empresa e suas estratégias em longo prazo, porém, considerou ainda a oportunidade e disponibilidade das informações nos últimos três anos. Desse modo para a perspectiva financeira foi apresentada a variação de faturamento da empresa, como também o cálculo do indicador lucro por colaborador a fim de medir a sua rentabilidade, já para perspectiva clientes foi possível a análise de crescimento dos clientes, a evolução no que diz respeito a captação, perdas e retenção e cálculo do lucro líquido por cliente, para a perspectiva processos internos foi observado o grau de satisfação do cliente a um sistema gerenciador de suporte à cliente de solicitações de serviço realiza dos através da web, por fim foi realizado uma entrevista através de um questionário que evidenciou o grau de satisfação dos colaboradores da empresa com o objetivo de traçar estratégias. O BSC se diferencia dos outros modelos de gestão por agregar todos os modelos de controle financeiro e não financeiro, permitindo que o gestor os visualize na forma de indicadores de desempenho. Para que os indicadores tenham uma contribuição significativa no controle da empresa é necessário entender as estratégias futuras da empresa, ter objetivos claros para que se possam definir metas que devem ser alcançadas. O resultado do estudo permitiu evidenciar o alinhamento das estratégias, demonstrou-se à percepção dos gestores da microempresa prestadora de serviços contábeis a importância da utilização das ferramentas gerenciais para orientar, acompanhar e monitorar a evolução das ações estratégicas independente do tamanho da empresa. Por fim, o Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão útil para a tomada de decisão por parte dos gestores da microempresa.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTSamineDLS_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain108705https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/41337/1/SamineDLS_Monografia.pdf.txt22b4284d03c1bc2f672a7cb7b676b833MD51ORIGINALSamineDLS_Monografia.pdfCiências Contábeisapplication/pdf2082743https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/41337/2/SamineDLS_Monografia.pdf6e83cf6aef71c4277d6627cb55042a09MD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/41337/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53123456789/413372021-10-01 09:59:01.476oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-10-01T12:59:01Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pr_BR.fl_str_mv |
Balanced Scorecard: um estudo de caso em uma microempresa prestadora de serviços contábeis |
title |
Balanced Scorecard: um estudo de caso em uma microempresa prestadora de serviços contábeis |
spellingShingle |
Balanced Scorecard: um estudo de caso em uma microempresa prestadora de serviços contábeis Sousa, Samine Dayse Lopes de Ferramentas de gestão Balanced Scorecard Indicadores |
title_short |
Balanced Scorecard: um estudo de caso em uma microempresa prestadora de serviços contábeis |
title_full |
Balanced Scorecard: um estudo de caso em uma microempresa prestadora de serviços contábeis |
title_fullStr |
Balanced Scorecard: um estudo de caso em uma microempresa prestadora de serviços contábeis |
title_full_unstemmed |
Balanced Scorecard: um estudo de caso em uma microempresa prestadora de serviços contábeis |
title_sort |
Balanced Scorecard: um estudo de caso em uma microempresa prestadora de serviços contábeis |
author |
Sousa, Samine Dayse Lopes de |
author_facet |
Sousa, Samine Dayse Lopes de |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Vieira, Edzana Roberta Ferreira da Cunha |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Oliveira, Ridalvo Medeiros Alves de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Samine Dayse Lopes de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Steppan, Adriana Isabel Backes |
contributor_str_mv |
Steppan, Adriana Isabel Backes |
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv |
Ferramentas de gestão Balanced Scorecard Indicadores |
topic |
Ferramentas de gestão Balanced Scorecard Indicadores |
description |
O presente trabalho aborda uma análise a respeito do uso da ferramenta de gestão em uma microempresa prestadora de serviços contábeis e tem por objetivo evidenciar o alinhamento de suas estratégias sob a ótica do Balanced Scorecard. O mercado está cada vez mais competitivo e imprevisível, aumentando a cada dia a necessidade de um gerenciamento para lidar com as tomadas de decisões cada vez mais rápidas e difíceis, o BSC revela-se dentro do cenário econômico em constantes mutações. A análise do presente estudo correspondeu à verificação do alinhamento das quatro perspectivas do sistema de gestão da estratégia Balanced Scorecard, em que para obter os elementos necessários foram feitas pesquisas de natureza bibliográfica e exploratória com o intuito de obter as informações necessárias para os cálculos dos indicadores através da técnica da coleta de dados, entrevista semiestruturada realizada com os gestores com intuito de colher informações sobre a história da empresa e suas estratégias em longo prazo e a utilização de questionários com os colaboradores, objetivando avaliar o grau de satisfação em relação ao trabalho. A escolha dos indicadores de desempenho teve por critérios as características da empresa e suas estratégias em longo prazo, porém, considerou ainda a oportunidade e disponibilidade das informações nos últimos três anos. Desse modo para a perspectiva financeira foi apresentada a variação de faturamento da empresa, como também o cálculo do indicador lucro por colaborador a fim de medir a sua rentabilidade, já para perspectiva clientes foi possível a análise de crescimento dos clientes, a evolução no que diz respeito a captação, perdas e retenção e cálculo do lucro líquido por cliente, para a perspectiva processos internos foi observado o grau de satisfação do cliente a um sistema gerenciador de suporte à cliente de solicitações de serviço realiza dos através da web, por fim foi realizado uma entrevista através de um questionário que evidenciou o grau de satisfação dos colaboradores da empresa com o objetivo de traçar estratégias. O BSC se diferencia dos outros modelos de gestão por agregar todos os modelos de controle financeiro e não financeiro, permitindo que o gestor os visualize na forma de indicadores de desempenho. Para que os indicadores tenham uma contribuição significativa no controle da empresa é necessário entender as estratégias futuras da empresa, ter objetivos claros para que se possam definir metas que devem ser alcançadas. O resultado do estudo permitiu evidenciar o alinhamento das estratégias, demonstrou-se à percepção dos gestores da microempresa prestadora de serviços contábeis a importância da utilização das ferramentas gerenciais para orientar, acompanhar e monitorar a evolução das ações estratégicas independente do tamanho da empresa. Por fim, o Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão útil para a tomada de decisão por parte dos gestores da microempresa. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-26T13:43:22Z 2021-10-01T12:59:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-05-26T13:43:22Z 2021-10-01T12:59:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv |
2010015258 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUSA, Samine Dayse Lopes de. Balanced Scorecard: um estudo de caso em uma microempresa prestadora de serviços contábeis. 2016. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41337 |
identifier_str_mv |
2010015258 SOUSA, Samine Dayse Lopes de. Balanced Scorecard: um estudo de caso em uma microempresa prestadora de serviços contábeis. 2016. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ciências Contábeis |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/41337/1/SamineDLS_Monografia.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/41337/2/SamineDLS_Monografia.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/41337/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
22b4284d03c1bc2f672a7cb7b676b833 6e83cf6aef71c4277d6627cb55042a09 a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117513757065216 |