Balanced Scorecard: um estudo de caso em uma microempresa prestadora de serviços contábeis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Samine Dayse Lopes de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41337
Resumo: O presente trabalho aborda uma análise a respeito do uso da ferramenta de gestão em uma microempresa prestadora de serviços contábeis e tem por objetivo evidenciar o alinhamento de suas estratégias sob a ótica do Balanced Scorecard. O mercado está cada vez mais competitivo e imprevisível, aumentando a cada dia a necessidade de um gerenciamento para lidar com as tomadas de decisões cada vez mais rápidas e difíceis, o BSC revela-se dentro do cenário econômico em constantes mutações. A análise do presente estudo correspondeu à verificação do alinhamento das quatro perspectivas do sistema de gestão da estratégia Balanced Scorecard, em que para obter os elementos necessários foram feitas pesquisas de natureza bibliográfica e exploratória com o intuito de obter as informações necessárias para os cálculos dos indicadores através da técnica da coleta de dados, entrevista semiestruturada realizada com os gestores com intuito de colher informações sobre a história da empresa e suas estratégias em longo prazo e a utilização de questionários com os colaboradores, objetivando avaliar o grau de satisfação em relação ao trabalho. A escolha dos indicadores de desempenho teve por critérios as características da empresa e suas estratégias em longo prazo, porém, considerou ainda a oportunidade e disponibilidade das informações nos últimos três anos. Desse modo para a perspectiva financeira foi apresentada a variação de faturamento da empresa, como também o cálculo do indicador lucro por colaborador a fim de medir a sua rentabilidade, já para perspectiva clientes foi possível a análise de crescimento dos clientes, a evolução no que diz respeito a captação, perdas e retenção e cálculo do lucro líquido por cliente, para a perspectiva processos internos foi observado o grau de satisfação do cliente a um sistema gerenciador de suporte à cliente de solicitações de serviço realiza dos através da web, por fim foi realizado uma entrevista através de um questionário que evidenciou o grau de satisfação dos colaboradores da empresa com o objetivo de traçar estratégias. O BSC se diferencia dos outros modelos de gestão por agregar todos os modelos de controle financeiro e não financeiro, permitindo que o gestor os visualize na forma de indicadores de desempenho. Para que os indicadores tenham uma contribuição significativa no controle da empresa é necessário entender as estratégias futuras da empresa, ter objetivos claros para que se possam definir metas que devem ser alcançadas. O resultado do estudo permitiu evidenciar o alinhamento das estratégias, demonstrou-se à percepção dos gestores da microempresa prestadora de serviços contábeis a importância da utilização das ferramentas gerenciais para orientar, acompanhar e monitorar a evolução das ações estratégicas independente do tamanho da empresa. Por fim, o Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão útil para a tomada de decisão por parte dos gestores da microempresa.
id UFRN_98b3d61bfbd9edc6c18e87e1db4bfeda
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/41337
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Sousa, Samine Dayse Lopes deVieira, Edzana Roberta Ferreira da CunhaOliveira, Ridalvo Medeiros Alves deSteppan, Adriana Isabel Backes2017-05-26T13:43:22Z2021-10-01T12:59:01Z2017-05-26T13:43:22Z2021-10-01T12:59:01Z20162010015258SOUSA, Samine Dayse Lopes de. Balanced Scorecard: um estudo de caso em uma microempresa prestadora de serviços contábeis. 2016. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41337Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilCiências ContábeisFerramentas de gestãoBalanced ScorecardIndicadoresBalanced Scorecard: um estudo de caso em uma microempresa prestadora de serviços contábeisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO presente trabalho aborda uma análise a respeito do uso da ferramenta de gestão em uma microempresa prestadora de serviços contábeis e tem por objetivo evidenciar o alinhamento de suas estratégias sob a ótica do Balanced Scorecard. O mercado está cada vez mais competitivo e imprevisível, aumentando a cada dia a necessidade de um gerenciamento para lidar com as tomadas de decisões cada vez mais rápidas e difíceis, o BSC revela-se dentro do cenário econômico em constantes mutações. A análise do presente estudo correspondeu à verificação do alinhamento das quatro perspectivas do sistema de gestão da estratégia Balanced Scorecard, em que para obter os elementos necessários foram feitas pesquisas de natureza bibliográfica e exploratória com o intuito de obter as informações necessárias para os cálculos dos indicadores através da técnica da coleta de dados, entrevista semiestruturada realizada com os gestores com intuito de colher informações sobre a história da empresa e suas estratégias em longo prazo e a utilização de questionários com os colaboradores, objetivando avaliar o grau de satisfação em relação ao trabalho. A escolha dos indicadores de desempenho teve por critérios as características da empresa e suas estratégias em longo prazo, porém, considerou ainda a oportunidade e disponibilidade das informações nos últimos três anos. Desse modo para a perspectiva financeira foi apresentada a variação de faturamento da empresa, como também o cálculo do indicador lucro por colaborador a fim de medir a sua rentabilidade, já para perspectiva clientes foi possível a análise de crescimento dos clientes, a evolução no que diz respeito a captação, perdas e retenção e cálculo do lucro líquido por cliente, para a perspectiva processos internos foi observado o grau de satisfação do cliente a um sistema gerenciador de suporte à cliente de solicitações de serviço realiza dos através da web, por fim foi realizado uma entrevista através de um questionário que evidenciou o grau de satisfação dos colaboradores da empresa com o objetivo de traçar estratégias. O BSC se diferencia dos outros modelos de gestão por agregar todos os modelos de controle financeiro e não financeiro, permitindo que o gestor os visualize na forma de indicadores de desempenho. Para que os indicadores tenham uma contribuição significativa no controle da empresa é necessário entender as estratégias futuras da empresa, ter objetivos claros para que se possam definir metas que devem ser alcançadas. O resultado do estudo permitiu evidenciar o alinhamento das estratégias, demonstrou-se à percepção dos gestores da microempresa prestadora de serviços contábeis a importância da utilização das ferramentas gerenciais para orientar, acompanhar e monitorar a evolução das ações estratégicas independente do tamanho da empresa. Por fim, o Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão útil para a tomada de decisão por parte dos gestores da microempresa.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTSamineDLS_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain108705https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/41337/1/SamineDLS_Monografia.pdf.txt22b4284d03c1bc2f672a7cb7b676b833MD51ORIGINALSamineDLS_Monografia.pdfCiências Contábeisapplication/pdf2082743https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/41337/2/SamineDLS_Monografia.pdf6e83cf6aef71c4277d6627cb55042a09MD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/41337/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53123456789/413372021-10-01 09:59:01.476oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-10-01T12:59:01Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv Balanced Scorecard: um estudo de caso em uma microempresa prestadora de serviços contábeis
title Balanced Scorecard: um estudo de caso em uma microempresa prestadora de serviços contábeis
spellingShingle Balanced Scorecard: um estudo de caso em uma microempresa prestadora de serviços contábeis
Sousa, Samine Dayse Lopes de
Ferramentas de gestão
Balanced Scorecard
Indicadores
title_short Balanced Scorecard: um estudo de caso em uma microempresa prestadora de serviços contábeis
title_full Balanced Scorecard: um estudo de caso em uma microempresa prestadora de serviços contábeis
title_fullStr Balanced Scorecard: um estudo de caso em uma microempresa prestadora de serviços contábeis
title_full_unstemmed Balanced Scorecard: um estudo de caso em uma microempresa prestadora de serviços contábeis
title_sort Balanced Scorecard: um estudo de caso em uma microempresa prestadora de serviços contábeis
author Sousa, Samine Dayse Lopes de
author_facet Sousa, Samine Dayse Lopes de
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Vieira, Edzana Roberta Ferreira da Cunha
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Ridalvo Medeiros Alves de
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Samine Dayse Lopes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Steppan, Adriana Isabel Backes
contributor_str_mv Steppan, Adriana Isabel Backes
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Ferramentas de gestão
Balanced Scorecard
Indicadores
topic Ferramentas de gestão
Balanced Scorecard
Indicadores
description O presente trabalho aborda uma análise a respeito do uso da ferramenta de gestão em uma microempresa prestadora de serviços contábeis e tem por objetivo evidenciar o alinhamento de suas estratégias sob a ótica do Balanced Scorecard. O mercado está cada vez mais competitivo e imprevisível, aumentando a cada dia a necessidade de um gerenciamento para lidar com as tomadas de decisões cada vez mais rápidas e difíceis, o BSC revela-se dentro do cenário econômico em constantes mutações. A análise do presente estudo correspondeu à verificação do alinhamento das quatro perspectivas do sistema de gestão da estratégia Balanced Scorecard, em que para obter os elementos necessários foram feitas pesquisas de natureza bibliográfica e exploratória com o intuito de obter as informações necessárias para os cálculos dos indicadores através da técnica da coleta de dados, entrevista semiestruturada realizada com os gestores com intuito de colher informações sobre a história da empresa e suas estratégias em longo prazo e a utilização de questionários com os colaboradores, objetivando avaliar o grau de satisfação em relação ao trabalho. A escolha dos indicadores de desempenho teve por critérios as características da empresa e suas estratégias em longo prazo, porém, considerou ainda a oportunidade e disponibilidade das informações nos últimos três anos. Desse modo para a perspectiva financeira foi apresentada a variação de faturamento da empresa, como também o cálculo do indicador lucro por colaborador a fim de medir a sua rentabilidade, já para perspectiva clientes foi possível a análise de crescimento dos clientes, a evolução no que diz respeito a captação, perdas e retenção e cálculo do lucro líquido por cliente, para a perspectiva processos internos foi observado o grau de satisfação do cliente a um sistema gerenciador de suporte à cliente de solicitações de serviço realiza dos através da web, por fim foi realizado uma entrevista através de um questionário que evidenciou o grau de satisfação dos colaboradores da empresa com o objetivo de traçar estratégias. O BSC se diferencia dos outros modelos de gestão por agregar todos os modelos de controle financeiro e não financeiro, permitindo que o gestor os visualize na forma de indicadores de desempenho. Para que os indicadores tenham uma contribuição significativa no controle da empresa é necessário entender as estratégias futuras da empresa, ter objetivos claros para que se possam definir metas que devem ser alcançadas. O resultado do estudo permitiu evidenciar o alinhamento das estratégias, demonstrou-se à percepção dos gestores da microempresa prestadora de serviços contábeis a importância da utilização das ferramentas gerenciais para orientar, acompanhar e monitorar a evolução das ações estratégicas independente do tamanho da empresa. Por fim, o Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão útil para a tomada de decisão por parte dos gestores da microempresa.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-26T13:43:22Z
2021-10-01T12:59:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-05-26T13:43:22Z
2021-10-01T12:59:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 2010015258
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUSA, Samine Dayse Lopes de. Balanced Scorecard: um estudo de caso em uma microempresa prestadora de serviços contábeis. 2016. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41337
identifier_str_mv 2010015258
SOUSA, Samine Dayse Lopes de. Balanced Scorecard: um estudo de caso em uma microempresa prestadora de serviços contábeis. 2016. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/41337/1/SamineDLS_Monografia.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/41337/2/SamineDLS_Monografia.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/41337/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 22b4284d03c1bc2f672a7cb7b676b833
6e83cf6aef71c4277d6627cb55042a09
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117513757065216