Protagonismo feminino indígena e a retomada das práticas educativas e resistências do Povo Cariri de Poço de Dantas - Umari

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piancó, Ana Roberta Duarte
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57387
Resumo: Esta tese tem por objetivo problematizar o protagonismo feminino indígena no movimento de retomada de ações educativas do povo Cariri que contribuiu para fortalecer a construção de um movimento de vida coletivo na Aldeia Poço Dantas – Umari, na cidade de Crato – CE. Acredito que o movimento indígena representa um símbolo de resistência e de luta pelo direto à autonomia, no qual a obstinação dos povos originários passa pela apropriação do conhecimento, território e autoidentificação. Optei por fazer uma escrita da história do povo Cariri, voltada ao tempo presente, a partir dos pressupostos de Reinando Lohn (2019), ao refletir sobre uma história questionada pelo presente e suas interações com a luta política de resistência. Metodologicamente, utilizo uma abordagem qualitativa a partir da História Oral como fonte histórica e método, me detendo na história oral temática, entre os anos de 2007 e 2020. Fiz o cruzamento de fontes históricas, proposta e sistematizada por Paul Thompson (2002), que consiste em cruzar informações presentes nas narrativas orais com outras fontes, escritas, iconográficas, mapas, vídeos e documentários. A partir dessa perspectiva, produzi o que Meihy e Holanda (2017) conceituam como História Oral Híbrida. O recorte temporal tem início, no ano de 1997, com o despertar da autoidentidade Cariri a partir da chegada de Rosi Kariri na Comunidade Poço Dantas e finda no ano de 2020, com a criação do Movimento Retomada Cariri, visando a construção de um movimento coletivo e sonho de implantação de uma escola indígena. Dialoguei com as seguintes categorias: protagonismo feminino indígena, a partir de Silva (2021) e Paiva (2018), práticas educativas indígenas, a partir de Araújo (2018) e educação indígena, através de Munduruku (2012) e Kambeba (2020); Identidade por meio de Munduruku (2009, 2012), identidade cultural a partir de Hall (2020), território a partir de Krenak (1989), memória por meio de Halbwachs (2013) e Ecléa Bosi (2023), etnogênese indígena, a partir de Palitot (2010) e resistência através dos escritos de Krenak (2021) e Foucault (1998). Essa pesquisa foi desenvolvida no campo da Educação, e no interior do Grupo de Pesquisa Observatório das Heterotopias. Conclui-se pela confirmação da hipótese de que as práticas educativas ressignificadas pelo movimento de retomada Cariri são um dos principais meios de resistência do povo Cariri em prol do projeto de vida coletivo.
id UFRN_9952cb2573247c9902082ed35c43289d
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57387
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Piancó, Ana Roberta Duartehttp://lattes.cnpq.br/9829822060447409http://lattes.cnpq.br/5548182860228173Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiroshttps://orcid.org/0000-0001-8998-2343http://lattes.cnpq.br/2481333551162411Oliveira, Francisca Clara Paula deFelipe, Marcos AurelioFlorêncio, Thiago de Abreu e LimaSilva, Vânia Cristina daSoares Júnior, Azemar dos Santos2024-01-23T16:54:41Z2024-01-23T16:54:41Z2023-09-22PIANCÓ, Ana Roberta Duarte. Protagonismo feminino indígena e a retomada das práticas educativas e resistências do Povo Cariri de Poço de Dantas - Umari. Orientador: Dr. Azemar dos Santos Soares Júnior. 2023. 269f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57387Esta tese tem por objetivo problematizar o protagonismo feminino indígena no movimento de retomada de ações educativas do povo Cariri que contribuiu para fortalecer a construção de um movimento de vida coletivo na Aldeia Poço Dantas – Umari, na cidade de Crato – CE. Acredito que o movimento indígena representa um símbolo de resistência e de luta pelo direto à autonomia, no qual a obstinação dos povos originários passa pela apropriação do conhecimento, território e autoidentificação. Optei por fazer uma escrita da história do povo Cariri, voltada ao tempo presente, a partir dos pressupostos de Reinando Lohn (2019), ao refletir sobre uma história questionada pelo presente e suas interações com a luta política de resistência. Metodologicamente, utilizo uma abordagem qualitativa a partir da História Oral como fonte histórica e método, me detendo na história oral temática, entre os anos de 2007 e 2020. Fiz o cruzamento de fontes históricas, proposta e sistematizada por Paul Thompson (2002), que consiste em cruzar informações presentes nas narrativas orais com outras fontes, escritas, iconográficas, mapas, vídeos e documentários. A partir dessa perspectiva, produzi o que Meihy e Holanda (2017) conceituam como História Oral Híbrida. O recorte temporal tem início, no ano de 1997, com o despertar da autoidentidade Cariri a partir da chegada de Rosi Kariri na Comunidade Poço Dantas e finda no ano de 2020, com a criação do Movimento Retomada Cariri, visando a construção de um movimento coletivo e sonho de implantação de uma escola indígena. Dialoguei com as seguintes categorias: protagonismo feminino indígena, a partir de Silva (2021) e Paiva (2018), práticas educativas indígenas, a partir de Araújo (2018) e educação indígena, através de Munduruku (2012) e Kambeba (2020); Identidade por meio de Munduruku (2009, 2012), identidade cultural a partir de Hall (2020), território a partir de Krenak (1989), memória por meio de Halbwachs (2013) e Ecléa Bosi (2023), etnogênese indígena, a partir de Palitot (2010) e resistência através dos escritos de Krenak (2021) e Foucault (1998). Essa pesquisa foi desenvolvida no campo da Educação, e no interior do Grupo de Pesquisa Observatório das Heterotopias. Conclui-se pela confirmação da hipótese de que as práticas educativas ressignificadas pelo movimento de retomada Cariri são um dos principais meios de resistência do povo Cariri em prol do projeto de vida coletivo.This thesis to problematize the indigenous female protagonism resumption movement of educational activities of the Cariri people, which contributed to strengthen the construction of a collective life movement in Aldeia Poço Dantas - Umari, in the city of Crato, Ceará. I believe that the indigenous movement represents a symbol of resistance and struggle for the right to autonomy, in which the obstinacy of the original peoples involves the appropriation of knowledge, territory and self-identification. I chose to write a history of the Cariri people, focused on the present time, based on the assumptions of Reinando Lohn (2019), when reflecting on a history questioned by the present and its interactions with the political struggle of resistance. Methodologically, I use a qualitative approach based on Oral History as a historical source and method, focusing on Thematic Oral History, as it focuses on the lives of the interviewees between 2007 and 2020. I cross-referenced historical sources, as proposed and systematized by Paul Thompson (2002), which consists in cross-referencing information present in oral narratives with other sources, written, iconographic, maps, videos and documentaries. From this perspective, I produced what Meihy and Holanda (2017) conceptualize as Hybrid Oral History. The time frame begins in 1997, with the awakening of the Cariri self-identity from the arrival of Rosi Kariri in the Poço Dantas Community, and ends in 2020, with the creation of the Retomada Cariri Movement, which aims the construction of a collective movement and dreams of setting up an indigenous school. I dialogued with the following categories: indigenous female protagonism, from Silva (2021) and Paiva (2018), indigenous educational practices, from Araújo (2018) and indigenous education, through Munduruku (2012) and Kambeba (2020); Identity through Munduruku (2009, 2012), cultural identity through Hall (2020), territory through Krenak (1989), memory through Halbwachs (2013) and Ecléa Bosi (2023), indigenous ethnogenesis through Palitot (2010) and resistance through the writings of Krenak (2021) the Foucault (1998). This research was developed in the field of Education, and within the Research Group Observatório das Heterotopias. It concludes by confirming the hypothesis that the educational practices resignified by the Cariri resumption movement are one of the main means of resistance of the Cariri people in favor of the collective life project.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPráticas educativasProtagonismo feminino indígenaCaririResistênciaProtagonismo feminino indígena e a retomada das práticas educativas e resistências do Povo Cariri de Poço de Dantas - Umariinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALProtagonismofemininoindigena_Pianco_2023.pdfapplication/pdf3406375https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57387/1/Protagonismofemininoindigena_Pianco_2023.pdf5897481924b47c610dc1c0394897e48fMD51123456789/573872024-01-23 13:55:24.175oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57387Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-01-23T16:55:24Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Protagonismo feminino indígena e a retomada das práticas educativas e resistências do Povo Cariri de Poço de Dantas - Umari
title Protagonismo feminino indígena e a retomada das práticas educativas e resistências do Povo Cariri de Poço de Dantas - Umari
spellingShingle Protagonismo feminino indígena e a retomada das práticas educativas e resistências do Povo Cariri de Poço de Dantas - Umari
Piancó, Ana Roberta Duarte
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Práticas educativas
Protagonismo feminino indígena
Cariri
Resistência
title_short Protagonismo feminino indígena e a retomada das práticas educativas e resistências do Povo Cariri de Poço de Dantas - Umari
title_full Protagonismo feminino indígena e a retomada das práticas educativas e resistências do Povo Cariri de Poço de Dantas - Umari
title_fullStr Protagonismo feminino indígena e a retomada das práticas educativas e resistências do Povo Cariri de Poço de Dantas - Umari
title_full_unstemmed Protagonismo feminino indígena e a retomada das práticas educativas e resistências do Povo Cariri de Poço de Dantas - Umari
title_sort Protagonismo feminino indígena e a retomada das práticas educativas e resistências do Povo Cariri de Poço de Dantas - Umari
author Piancó, Ana Roberta Duarte
author_facet Piancó, Ana Roberta Duarte
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9829822060447409
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5548182860228173
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Oliveira, Francisca Clara Paula de
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Felipe, Marcos Aurelio
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Florêncio, Thiago de Abreu e Lima
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Silva, Vânia Cristina da
dc.contributor.author.fl_str_mv Piancó, Ana Roberta Duarte
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-8998-2343
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2481333551162411
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares Júnior, Azemar dos Santos
contributor_str_mv Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros
Soares Júnior, Azemar dos Santos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Práticas educativas
Protagonismo feminino indígena
Cariri
Resistência
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas educativas
Protagonismo feminino indígena
Cariri
Resistência
description Esta tese tem por objetivo problematizar o protagonismo feminino indígena no movimento de retomada de ações educativas do povo Cariri que contribuiu para fortalecer a construção de um movimento de vida coletivo na Aldeia Poço Dantas – Umari, na cidade de Crato – CE. Acredito que o movimento indígena representa um símbolo de resistência e de luta pelo direto à autonomia, no qual a obstinação dos povos originários passa pela apropriação do conhecimento, território e autoidentificação. Optei por fazer uma escrita da história do povo Cariri, voltada ao tempo presente, a partir dos pressupostos de Reinando Lohn (2019), ao refletir sobre uma história questionada pelo presente e suas interações com a luta política de resistência. Metodologicamente, utilizo uma abordagem qualitativa a partir da História Oral como fonte histórica e método, me detendo na história oral temática, entre os anos de 2007 e 2020. Fiz o cruzamento de fontes históricas, proposta e sistematizada por Paul Thompson (2002), que consiste em cruzar informações presentes nas narrativas orais com outras fontes, escritas, iconográficas, mapas, vídeos e documentários. A partir dessa perspectiva, produzi o que Meihy e Holanda (2017) conceituam como História Oral Híbrida. O recorte temporal tem início, no ano de 1997, com o despertar da autoidentidade Cariri a partir da chegada de Rosi Kariri na Comunidade Poço Dantas e finda no ano de 2020, com a criação do Movimento Retomada Cariri, visando a construção de um movimento coletivo e sonho de implantação de uma escola indígena. Dialoguei com as seguintes categorias: protagonismo feminino indígena, a partir de Silva (2021) e Paiva (2018), práticas educativas indígenas, a partir de Araújo (2018) e educação indígena, através de Munduruku (2012) e Kambeba (2020); Identidade por meio de Munduruku (2009, 2012), identidade cultural a partir de Hall (2020), território a partir de Krenak (1989), memória por meio de Halbwachs (2013) e Ecléa Bosi (2023), etnogênese indígena, a partir de Palitot (2010) e resistência através dos escritos de Krenak (2021) e Foucault (1998). Essa pesquisa foi desenvolvida no campo da Educação, e no interior do Grupo de Pesquisa Observatório das Heterotopias. Conclui-se pela confirmação da hipótese de que as práticas educativas ressignificadas pelo movimento de retomada Cariri são um dos principais meios de resistência do povo Cariri em prol do projeto de vida coletivo.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-09-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-23T16:54:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-23T16:54:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PIANCÓ, Ana Roberta Duarte. Protagonismo feminino indígena e a retomada das práticas educativas e resistências do Povo Cariri de Poço de Dantas - Umari. Orientador: Dr. Azemar dos Santos Soares Júnior. 2023. 269f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57387
identifier_str_mv PIANCÓ, Ana Roberta Duarte. Protagonismo feminino indígena e a retomada das práticas educativas e resistências do Povo Cariri de Poço de Dantas - Umari. Orientador: Dr. Azemar dos Santos Soares Júnior. 2023. 269f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57387/1/Protagonismofemininoindigena_Pianco_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5897481924b47c610dc1c0394897e48f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117911012179968