Protagonismo feminino indígena e a retomada das práticas educativas e resistências do Povo Cariri de Poço de Dantas - Umari
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57387 |
Resumo: | Esta tese tem por objetivo problematizar o protagonismo feminino indígena no movimento de retomada de ações educativas do povo Cariri que contribuiu para fortalecer a construção de um movimento de vida coletivo na Aldeia Poço Dantas – Umari, na cidade de Crato – CE. Acredito que o movimento indígena representa um símbolo de resistência e de luta pelo direto à autonomia, no qual a obstinação dos povos originários passa pela apropriação do conhecimento, território e autoidentificação. Optei por fazer uma escrita da história do povo Cariri, voltada ao tempo presente, a partir dos pressupostos de Reinando Lohn (2019), ao refletir sobre uma história questionada pelo presente e suas interações com a luta política de resistência. Metodologicamente, utilizo uma abordagem qualitativa a partir da História Oral como fonte histórica e método, me detendo na história oral temática, entre os anos de 2007 e 2020. Fiz o cruzamento de fontes históricas, proposta e sistematizada por Paul Thompson (2002), que consiste em cruzar informações presentes nas narrativas orais com outras fontes, escritas, iconográficas, mapas, vídeos e documentários. A partir dessa perspectiva, produzi o que Meihy e Holanda (2017) conceituam como História Oral Híbrida. O recorte temporal tem início, no ano de 1997, com o despertar da autoidentidade Cariri a partir da chegada de Rosi Kariri na Comunidade Poço Dantas e finda no ano de 2020, com a criação do Movimento Retomada Cariri, visando a construção de um movimento coletivo e sonho de implantação de uma escola indígena. Dialoguei com as seguintes categorias: protagonismo feminino indígena, a partir de Silva (2021) e Paiva (2018), práticas educativas indígenas, a partir de Araújo (2018) e educação indígena, através de Munduruku (2012) e Kambeba (2020); Identidade por meio de Munduruku (2009, 2012), identidade cultural a partir de Hall (2020), território a partir de Krenak (1989), memória por meio de Halbwachs (2013) e Ecléa Bosi (2023), etnogênese indígena, a partir de Palitot (2010) e resistência através dos escritos de Krenak (2021) e Foucault (1998). Essa pesquisa foi desenvolvida no campo da Educação, e no interior do Grupo de Pesquisa Observatório das Heterotopias. Conclui-se pela confirmação da hipótese de que as práticas educativas ressignificadas pelo movimento de retomada Cariri são um dos principais meios de resistência do povo Cariri em prol do projeto de vida coletivo. |
id |
UFRN_9952cb2573247c9902082ed35c43289d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57387 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Piancó, Ana Roberta Duartehttp://lattes.cnpq.br/9829822060447409http://lattes.cnpq.br/5548182860228173Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiroshttps://orcid.org/0000-0001-8998-2343http://lattes.cnpq.br/2481333551162411Oliveira, Francisca Clara Paula deFelipe, Marcos AurelioFlorêncio, Thiago de Abreu e LimaSilva, Vânia Cristina daSoares Júnior, Azemar dos Santos2024-01-23T16:54:41Z2024-01-23T16:54:41Z2023-09-22PIANCÓ, Ana Roberta Duarte. Protagonismo feminino indígena e a retomada das práticas educativas e resistências do Povo Cariri de Poço de Dantas - Umari. Orientador: Dr. Azemar dos Santos Soares Júnior. 2023. 269f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57387Esta tese tem por objetivo problematizar o protagonismo feminino indígena no movimento de retomada de ações educativas do povo Cariri que contribuiu para fortalecer a construção de um movimento de vida coletivo na Aldeia Poço Dantas – Umari, na cidade de Crato – CE. Acredito que o movimento indígena representa um símbolo de resistência e de luta pelo direto à autonomia, no qual a obstinação dos povos originários passa pela apropriação do conhecimento, território e autoidentificação. Optei por fazer uma escrita da história do povo Cariri, voltada ao tempo presente, a partir dos pressupostos de Reinando Lohn (2019), ao refletir sobre uma história questionada pelo presente e suas interações com a luta política de resistência. Metodologicamente, utilizo uma abordagem qualitativa a partir da História Oral como fonte histórica e método, me detendo na história oral temática, entre os anos de 2007 e 2020. Fiz o cruzamento de fontes históricas, proposta e sistematizada por Paul Thompson (2002), que consiste em cruzar informações presentes nas narrativas orais com outras fontes, escritas, iconográficas, mapas, vídeos e documentários. A partir dessa perspectiva, produzi o que Meihy e Holanda (2017) conceituam como História Oral Híbrida. O recorte temporal tem início, no ano de 1997, com o despertar da autoidentidade Cariri a partir da chegada de Rosi Kariri na Comunidade Poço Dantas e finda no ano de 2020, com a criação do Movimento Retomada Cariri, visando a construção de um movimento coletivo e sonho de implantação de uma escola indígena. Dialoguei com as seguintes categorias: protagonismo feminino indígena, a partir de Silva (2021) e Paiva (2018), práticas educativas indígenas, a partir de Araújo (2018) e educação indígena, através de Munduruku (2012) e Kambeba (2020); Identidade por meio de Munduruku (2009, 2012), identidade cultural a partir de Hall (2020), território a partir de Krenak (1989), memória por meio de Halbwachs (2013) e Ecléa Bosi (2023), etnogênese indígena, a partir de Palitot (2010) e resistência através dos escritos de Krenak (2021) e Foucault (1998). Essa pesquisa foi desenvolvida no campo da Educação, e no interior do Grupo de Pesquisa Observatório das Heterotopias. Conclui-se pela confirmação da hipótese de que as práticas educativas ressignificadas pelo movimento de retomada Cariri são um dos principais meios de resistência do povo Cariri em prol do projeto de vida coletivo.This thesis to problematize the indigenous female protagonism resumption movement of educational activities of the Cariri people, which contributed to strengthen the construction of a collective life movement in Aldeia Poço Dantas - Umari, in the city of Crato, Ceará. I believe that the indigenous movement represents a symbol of resistance and struggle for the right to autonomy, in which the obstinacy of the original peoples involves the appropriation of knowledge, territory and self-identification. I chose to write a history of the Cariri people, focused on the present time, based on the assumptions of Reinando Lohn (2019), when reflecting on a history questioned by the present and its interactions with the political struggle of resistance. Methodologically, I use a qualitative approach based on Oral History as a historical source and method, focusing on Thematic Oral History, as it focuses on the lives of the interviewees between 2007 and 2020. I cross-referenced historical sources, as proposed and systematized by Paul Thompson (2002), which consists in cross-referencing information present in oral narratives with other sources, written, iconographic, maps, videos and documentaries. From this perspective, I produced what Meihy and Holanda (2017) conceptualize as Hybrid Oral History. The time frame begins in 1997, with the awakening of the Cariri self-identity from the arrival of Rosi Kariri in the Poço Dantas Community, and ends in 2020, with the creation of the Retomada Cariri Movement, which aims the construction of a collective movement and dreams of setting up an indigenous school. I dialogued with the following categories: indigenous female protagonism, from Silva (2021) and Paiva (2018), indigenous educational practices, from Araújo (2018) and indigenous education, through Munduruku (2012) and Kambeba (2020); Identity through Munduruku (2009, 2012), cultural identity through Hall (2020), territory through Krenak (1989), memory through Halbwachs (2013) and Ecléa Bosi (2023), indigenous ethnogenesis through Palitot (2010) and resistance through the writings of Krenak (2021) the Foucault (1998). This research was developed in the field of Education, and within the Research Group Observatório das Heterotopias. It concludes by confirming the hypothesis that the educational practices resignified by the Cariri resumption movement are one of the main means of resistance of the Cariri people in favor of the collective life project.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPráticas educativasProtagonismo feminino indígenaCaririResistênciaProtagonismo feminino indígena e a retomada das práticas educativas e resistências do Povo Cariri de Poço de Dantas - Umariinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALProtagonismofemininoindigena_Pianco_2023.pdfapplication/pdf3406375https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57387/1/Protagonismofemininoindigena_Pianco_2023.pdf5897481924b47c610dc1c0394897e48fMD51123456789/573872024-01-23 13:55:24.175oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57387Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-01-23T16:55:24Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Protagonismo feminino indígena e a retomada das práticas educativas e resistências do Povo Cariri de Poço de Dantas - Umari |
title |
Protagonismo feminino indígena e a retomada das práticas educativas e resistências do Povo Cariri de Poço de Dantas - Umari |
spellingShingle |
Protagonismo feminino indígena e a retomada das práticas educativas e resistências do Povo Cariri de Poço de Dantas - Umari Piancó, Ana Roberta Duarte CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Práticas educativas Protagonismo feminino indígena Cariri Resistência |
title_short |
Protagonismo feminino indígena e a retomada das práticas educativas e resistências do Povo Cariri de Poço de Dantas - Umari |
title_full |
Protagonismo feminino indígena e a retomada das práticas educativas e resistências do Povo Cariri de Poço de Dantas - Umari |
title_fullStr |
Protagonismo feminino indígena e a retomada das práticas educativas e resistências do Povo Cariri de Poço de Dantas - Umari |
title_full_unstemmed |
Protagonismo feminino indígena e a retomada das práticas educativas e resistências do Povo Cariri de Poço de Dantas - Umari |
title_sort |
Protagonismo feminino indígena e a retomada das práticas educativas e resistências do Povo Cariri de Poço de Dantas - Umari |
author |
Piancó, Ana Roberta Duarte |
author_facet |
Piancó, Ana Roberta Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9829822060447409 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5548182860228173 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Oliveira, Francisca Clara Paula de |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Felipe, Marcos Aurelio |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Florêncio, Thiago de Abreu e Lima |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Silva, Vânia Cristina da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piancó, Ana Roberta Duarte |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-8998-2343 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2481333551162411 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Soares Júnior, Azemar dos Santos |
contributor_str_mv |
Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros Soares Júnior, Azemar dos Santos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Práticas educativas Protagonismo feminino indígena Cariri Resistência |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas educativas Protagonismo feminino indígena Cariri Resistência |
description |
Esta tese tem por objetivo problematizar o protagonismo feminino indígena no movimento de retomada de ações educativas do povo Cariri que contribuiu para fortalecer a construção de um movimento de vida coletivo na Aldeia Poço Dantas – Umari, na cidade de Crato – CE. Acredito que o movimento indígena representa um símbolo de resistência e de luta pelo direto à autonomia, no qual a obstinação dos povos originários passa pela apropriação do conhecimento, território e autoidentificação. Optei por fazer uma escrita da história do povo Cariri, voltada ao tempo presente, a partir dos pressupostos de Reinando Lohn (2019), ao refletir sobre uma história questionada pelo presente e suas interações com a luta política de resistência. Metodologicamente, utilizo uma abordagem qualitativa a partir da História Oral como fonte histórica e método, me detendo na história oral temática, entre os anos de 2007 e 2020. Fiz o cruzamento de fontes históricas, proposta e sistematizada por Paul Thompson (2002), que consiste em cruzar informações presentes nas narrativas orais com outras fontes, escritas, iconográficas, mapas, vídeos e documentários. A partir dessa perspectiva, produzi o que Meihy e Holanda (2017) conceituam como História Oral Híbrida. O recorte temporal tem início, no ano de 1997, com o despertar da autoidentidade Cariri a partir da chegada de Rosi Kariri na Comunidade Poço Dantas e finda no ano de 2020, com a criação do Movimento Retomada Cariri, visando a construção de um movimento coletivo e sonho de implantação de uma escola indígena. Dialoguei com as seguintes categorias: protagonismo feminino indígena, a partir de Silva (2021) e Paiva (2018), práticas educativas indígenas, a partir de Araújo (2018) e educação indígena, através de Munduruku (2012) e Kambeba (2020); Identidade por meio de Munduruku (2009, 2012), identidade cultural a partir de Hall (2020), território a partir de Krenak (1989), memória por meio de Halbwachs (2013) e Ecléa Bosi (2023), etnogênese indígena, a partir de Palitot (2010) e resistência através dos escritos de Krenak (2021) e Foucault (1998). Essa pesquisa foi desenvolvida no campo da Educação, e no interior do Grupo de Pesquisa Observatório das Heterotopias. Conclui-se pela confirmação da hipótese de que as práticas educativas ressignificadas pelo movimento de retomada Cariri são um dos principais meios de resistência do povo Cariri em prol do projeto de vida coletivo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-09-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-23T16:54:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-01-23T16:54:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PIANCÓ, Ana Roberta Duarte. Protagonismo feminino indígena e a retomada das práticas educativas e resistências do Povo Cariri de Poço de Dantas - Umari. Orientador: Dr. Azemar dos Santos Soares Júnior. 2023. 269f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57387 |
identifier_str_mv |
PIANCÓ, Ana Roberta Duarte. Protagonismo feminino indígena e a retomada das práticas educativas e resistências do Povo Cariri de Poço de Dantas - Umari. Orientador: Dr. Azemar dos Santos Soares Júnior. 2023. 269f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57387 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57387/1/Protagonismofemininoindigena_Pianco_2023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5897481924b47c610dc1c0394897e48f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117911012179968 |