Políticas públicas e reabilitação infantil: uma avaliação de efetividade do CRI/Natal (2015-2020)
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29441 |
Resumo: | O modelo sociológico de deficiência, surgido na década de 1960, substituiu a hegemonia do modelo biomédico e ressignificou o conceito de deficiência, na medida em que não mais a coloca como uma limitação presente apenas no indivíduo, mas como um produto de sua interação com as barreiras impostas pela própria sociedade. Esse modelo exige do Estado a responsabilidade de, através de políticas públicas, promover a eliminação das barreiras presentes na sociedade, a fim de viabilizar a plena inclusão social das pessoas com deficiência e consequentemente promover a melhoria de sua qualidade de vida. Ao ratificar a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência em 2007, o Brasil adota oficialmente o modelo sociológico de deficiência e compromete a não somente implementar políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência a partir desse modelo, como também revisar os marcos teóricos de políticas já implementadas, assim como garantir o seu bom funcionamento. Esta pesquisa realizou uma avaliação de efetividade do Centro de Reabilitação Infantil (CRI) da cidade de Natal/RN, na perspectiva de aferir se esta política tem de fato promovido autonomia e independência na vida das crianças com deficiência atendidas no local, a partir da constatação da expansão de suas capacidades. A metodologia adotada consistiu no método qualitativo, consubstanciado na realização de revisão bibliográfica acerca dos temas da deficiência, infância e avaliação de políticas públicas, além da realização de entrevistas semiestruturadas com gestores, profissionais e técnicos de saúde atuantes no CRI, e os responsáveis pelas crianças em tratamento no local. Utilizando-se dos indicadores de reabilitação e autonomia, a pesquisa constatou que, com relação aos serviços de reabilitação, o CRI/Natal alcançou efetividade em suas ações. |
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Esse modelo exige do Estado a responsabilidade de, através de políticas públicas, promover a eliminação das barreiras presentes na sociedade, a fim de viabilizar a plena inclusão social das pessoas com deficiência e consequentemente promover a melhoria de sua qualidade de vida. Ao ratificar a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência em 2007, o Brasil adota oficialmente o modelo sociológico de deficiência e compromete a não somente implementar políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência a partir desse modelo, como também revisar os marcos teóricos de políticas já implementadas, assim como garantir o seu bom funcionamento. Esta pesquisa realizou uma avaliação de efetividade do Centro de Reabilitação Infantil (CRI) da cidade de Natal/RN, na perspectiva de aferir se esta política tem de fato promovido autonomia e independência na vida das crianças com deficiência atendidas no local, a partir da constatação da expansão de suas capacidades. A metodologia adotada consistiu no método qualitativo, consubstanciado na realização de revisão bibliográfica acerca dos temas da deficiência, infância e avaliação de políticas públicas, além da realização de entrevistas semiestruturadas com gestores, profissionais e técnicos de saúde atuantes no CRI, e os responsáveis pelas crianças em tratamento no local. Utilizando-se dos indicadores de reabilitação e autonomia, a pesquisa constatou que, com relação aos serviços de reabilitação, o CRI/Natal alcançou efetividade em suas ações.The sociological model of disability emerged in the 1960s, replacing the hegemony of the biomedical model, and redefined the concept of disability, as it no longer places it as a limitation of the individual, but rather as a product of its interaction with the barriers imposed by society. As a direct implication of this model, the State takes on the responsibility of promoting, through public policies, the elimination of the barriers existing in society, in order to make possible their social inclusion and consequently to promote the improvement of their quality of life. By ratifying the Convention on the Rights of Persons with Disabilities in 2007, Brazil officially adopted the social mode of disability and committed to not only implement public policies towards people with disabilities based on this model, but also to review the theoretical frameworks of policies already implemented, and ensuring its proper functioning. This work aimed to evaluate the effectiveness of the Child Rehabilitation Center (CRI) in the city of Natal / RN, in order to assess whether this policy has in fact promoted autonomy and independence in children's lives, with a view to expanding their capabilities. The methodology consisted of the qualitative method, based on the bibliographic review on the themes of disability, childhood and evaluation of public policies, in addition to conducting semi-structured interviews with managers, professionals and health technicians working in the CRI, and those responsible for children undergoing treatment on site. Using indicators such as Rehabilitation according to the Convention and autonomy according to Amartya Sen, the research concludes that CRI/Natal has achieved effectiveness in its actions.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFRNBrasilCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISPessoas com deficiênciaAvaliação de políticas públicasReabilitação infantilPolíticas públicas e reabilitação infantil: uma avaliação de efetividade do CRI/Natal (2015-2020)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTPoliticaspublicasreabilitacao_Maia_2020.pdf.txtPoliticaspublicasreabilitacao_Maia_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain273589https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29441/2/Politicaspublicasreabilitacao_Maia_2020.pdf.txtd6ed6385345ac78bd87868b847280619MD52THUMBNAILPoliticaspublicasreabilitacao_Maia_2020.pdf.jpgPoliticaspublicasreabilitacao_Maia_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1264https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29441/3/Politicaspublicasreabilitacao_Maia_2020.pdf.jpgdf9078a495d4d293b5dd880eefe00c56MD53ORIGINALPoliticaspublicasreabilitacao_Maia_2020.pdfapplication/pdf1265442https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29441/1/Politicaspublicasreabilitacao_Maia_2020.pdf6f7238bf2d6c73ad6c4948da4d20e5eaMD51123456789/294412020-07-05 04:47:44.594oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29441Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-07-05T07:47:44Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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O modelo sociológico de deficiência, surgido na década de 1960, substituiu a hegemonia do modelo biomédico e ressignificou o conceito de deficiência, na medida em que não mais a coloca como uma limitação presente apenas no indivíduo, mas como um produto de sua interação com as barreiras impostas pela própria sociedade. Esse modelo exige do Estado a responsabilidade de, através de políticas públicas, promover a eliminação das barreiras presentes na sociedade, a fim de viabilizar a plena inclusão social das pessoas com deficiência e consequentemente promover a melhoria de sua qualidade de vida. Ao ratificar a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência em 2007, o Brasil adota oficialmente o modelo sociológico de deficiência e compromete a não somente implementar políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência a partir desse modelo, como também revisar os marcos teóricos de políticas já implementadas, assim como garantir o seu bom funcionamento. Esta pesquisa realizou uma avaliação de efetividade do Centro de Reabilitação Infantil (CRI) da cidade de Natal/RN, na perspectiva de aferir se esta política tem de fato promovido autonomia e independência na vida das crianças com deficiência atendidas no local, a partir da constatação da expansão de suas capacidades. A metodologia adotada consistiu no método qualitativo, consubstanciado na realização de revisão bibliográfica acerca dos temas da deficiência, infância e avaliação de políticas públicas, além da realização de entrevistas semiestruturadas com gestores, profissionais e técnicos de saúde atuantes no CRI, e os responsáveis pelas crianças em tratamento no local. Utilizando-se dos indicadores de reabilitação e autonomia, a pesquisa constatou que, com relação aos serviços de reabilitação, o CRI/Natal alcançou efetividade em suas ações. |
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