Um Framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Tainá Jesus
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19596
Resumo: Os jogos digitais vêm sendo utilizados como ferramenta de auxilio à transmissão de conhecimento, permitindo difundir o conteúdo mais rapidamente. Utilizar essa estratégia para disseminar o desenvolvimento do raciocínio lógico para crianças do nível básico pode ser a engrenagem motivadora que ajuda no processo de aprendizagem para qualquer área. Pensando nisso, diversos jogos podem ser criados e disponibilizados para o uso do professor e aluno, porém, a complexidade de construção desses jogos torna-se um percalço que inviabiliza, muitas das vezes, sua construção. Neste contexto, este artigo apresenta um framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programação, apresentando a concepção, desenvolvimento através da integração do ambiente visual de programação Blockly com cenários criados em HTML5.
id UFRN_a72c792ebcdc979ca907eb00e052ef59
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19596
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Medeiros, Tainá Jesushttp://lattes.cnpq.br/8003160556193878http://lattes.cnpq.br/9520477461031645Campos, André Maurício Cunhahttp://lattes.cnpq.br/7154508093406987Santos, André Luís de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/0084300900034108Miranda, Leonardo Cunha dehttp://lattes.cnpq.br/9064196799520278Aranha, Eduardo Henrique da Silva2016-01-15T19:04:19Z2016-01-15T19:04:19Z2014-08-29MEDEIROS, Tainá Jesus. Um Framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programação. 2014. 80f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19596Os jogos digitais vêm sendo utilizados como ferramenta de auxilio à transmissão de conhecimento, permitindo difundir o conteúdo mais rapidamente. Utilizar essa estratégia para disseminar o desenvolvimento do raciocínio lógico para crianças do nível básico pode ser a engrenagem motivadora que ajuda no processo de aprendizagem para qualquer área. Pensando nisso, diversos jogos podem ser criados e disponibilizados para o uso do professor e aluno, porém, a complexidade de construção desses jogos torna-se um percalço que inviabiliza, muitas das vezes, sua construção. Neste contexto, este artigo apresenta um framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programação, apresentando a concepção, desenvolvimento através da integração do ambiente visual de programação Blockly com cenários criados em HTML5.Digital games have been used as aiding tool for transmission of knowledge, allowing faster dissemination of content. Using this strategy of disseminating logical reasoning development for basic school children can be the motivating gear that helps in the learning process for any area. In this context, many games can be created and provided for the use of teacher and student. However, the complexity of construction of these games becomes a obstacle which can, often, prevent their construction. Thus, this paper presents a framework for creating games, which teach programming logic, presenting from their conception to their integration with the visual programming environment (Blockly) and scenarios created in HTML5.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOJogos digitaisEnsino de programaçãoFrameworkUm Framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programaçãoA Framework for creating games aimed at teaching logic programminginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTainaJesusMedeiros_DISSERT.pdfTainaJesusMedeiros_DISSERT.pdfapplication/pdf2102000https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19596/1/TainaJesusMedeiros_DISSERT.pdfbd80984c8a256834f769cfb75d4f02f8MD51TEXTTainaJesusMedeiros_DISSERT.pdf.txtTainaJesusMedeiros_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain106510https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19596/6/TainaJesusMedeiros_DISSERT.pdf.txtc28d873c09c632c4d676ce5354ebad71MD56THUMBNAILTainaJesusMedeiros_DISSERT.pdf.jpgTainaJesusMedeiros_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3313https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19596/7/TainaJesusMedeiros_DISSERT.pdf.jpgff06af164db4a9a6764318030560bbe6MD57123456789/195962017-11-02 03:57:02.879oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19596Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T06:57:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um Framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programação
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv A Framework for creating games aimed at teaching logic programming
title Um Framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programação
spellingShingle Um Framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programação
Medeiros, Tainá Jesus
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Jogos digitais
Ensino de programação
Framework
title_short Um Framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programação
title_full Um Framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programação
title_fullStr Um Framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programação
title_full_unstemmed Um Framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programação
title_sort Um Framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programação
author Medeiros, Tainá Jesus
author_facet Medeiros, Tainá Jesus
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8003160556193878
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9520477461031645
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Campos, André Maurício Cunha
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7154508093406987
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Santos, André Luís de Medeiros
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0084300900034108
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Miranda, Leonardo Cunha de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9064196799520278
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Tainá Jesus
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aranha, Eduardo Henrique da Silva
contributor_str_mv Aranha, Eduardo Henrique da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Jogos digitais
Ensino de programação
Framework
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos digitais
Ensino de programação
Framework
description Os jogos digitais vêm sendo utilizados como ferramenta de auxilio à transmissão de conhecimento, permitindo difundir o conteúdo mais rapidamente. Utilizar essa estratégia para disseminar o desenvolvimento do raciocínio lógico para crianças do nível básico pode ser a engrenagem motivadora que ajuda no processo de aprendizagem para qualquer área. Pensando nisso, diversos jogos podem ser criados e disponibilizados para o uso do professor e aluno, porém, a complexidade de construção desses jogos torna-se um percalço que inviabiliza, muitas das vezes, sua construção. Neste contexto, este artigo apresenta um framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programação, apresentando a concepção, desenvolvimento através da integração do ambiente visual de programação Blockly com cenários criados em HTML5.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-15T19:04:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-01-15T19:04:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MEDEIROS, Tainá Jesus. Um Framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programação. 2014. 80f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19596
identifier_str_mv MEDEIROS, Tainá Jesus. Um Framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programação. 2014. 80f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19596/1/TainaJesusMedeiros_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19596/6/TainaJesusMedeiros_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19596/7/TainaJesusMedeiros_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bd80984c8a256834f769cfb75d4f02f8
c28d873c09c632c4d676ce5354ebad71
ff06af164db4a9a6764318030560bbe6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117724294348800