Consumo, logo sou visto: relação entre marcas inseridas nas músicas de rap/trap e a periferia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Caik Fernando de Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48664
Resumo: Resumo: o presente trabalho busca compreender as relações entre consumo, marcas e músicas de rap/trap por parte de jovens da periferia. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória e qualitativa, com um grupo de jovens entre 15 e 24 anos, de baixa renda e residentes em bairros periféricos de Natal/RN. Para alicerçar a realização deste trabalho, autores como Corniani (2002), Oliveira (2011) e Teperman (2015) foram utilizados para a discussão sobre o movimento cultural Hip Hop e seus gêneros musicais: rap e trap. Somado a isso, as postulações de Bauman (2008), Bourdieu (2008), Facina (2013) e Vicente (2015) foram empregadas para subsidiar a análise dos dados coletados. Ao final da pesquisa, foi possível identificar que o consumo das marcas é motivado por questões sociais, como forma de inserção e aceitação na sociedade. Também é possível identificar que as marcas inseridas nas músicas de rap/trap, no cenário atual, propõem o consumo como uma forma de superação, de maneira que “a favela vence”.
id UFRN_a9396e8604d995082e1e2e236bdebf43
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48664
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Nunes, Caik Fernando de SouzaDal Pian, Luiz FernandoAssunção, RaquelChacel, Marcela Costa da Cunha2022-07-25T13:09:51Z2022-07-25T13:09:51Z2022-07-13NUNES, Caik Fernando de Souza. Consumo, logo sou visto: relação entre marcas inseridas nas músicas de rap/trap e a periferia. 19f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Publicidade e Propaganda – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48664Resumo: o presente trabalho busca compreender as relações entre consumo, marcas e músicas de rap/trap por parte de jovens da periferia. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória e qualitativa, com um grupo de jovens entre 15 e 24 anos, de baixa renda e residentes em bairros periféricos de Natal/RN. Para alicerçar a realização deste trabalho, autores como Corniani (2002), Oliveira (2011) e Teperman (2015) foram utilizados para a discussão sobre o movimento cultural Hip Hop e seus gêneros musicais: rap e trap. Somado a isso, as postulações de Bauman (2008), Bourdieu (2008), Facina (2013) e Vicente (2015) foram empregadas para subsidiar a análise dos dados coletados. Ao final da pesquisa, foi possível identificar que o consumo das marcas é motivado por questões sociais, como forma de inserção e aceitação na sociedade. Também é possível identificar que as marcas inseridas nas músicas de rap/trap, no cenário atual, propõem o consumo como uma forma de superação, de maneira que “a favela vence”.Abstract: The present work seeks to understand the relationships between consumption, brands and rap/trap music by young people from the periferia. Therefore, an exploratory and qualitative research was carried out, with a group of young people between 15 and 24 years old, low-income and living in peripheral neighborhoods of Natal/RN. To support this work, authors such as Corniani (2002), Oliveira (2011) and Teperman (2015) were used to discuss the Hip Hop cultural movement and its musical genres: rap and trap. In addition, the postulations of Bauman (2008), Bourdieu (2008), Facina (2013) and Vicente (2015) were used to support the analysis of the data collected. At the end of the research, it was possible to identify that the consumption of brands is motivated by social issues, as a form of insertion and acceptance in society. It is also possible to identify that the brands inserted in rap/trap songs, in the current scenario, propose consumption as a way of overcoming, so that “the favela wins”.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação Socialconsumo; rap/trap; marcas; periferia; pesquisa qualitativaconsumption; rap/trap; brands; periferia; qualitative research.Consumo, logo sou visto: relação entre marcas inseridas nas músicas de rap/trap e a periferiaConsumption, therefore I am seen: relationship between commercial brands and rap music/costume the peripheryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALArtigo Caik - versão final com ficha catalográfica.pdfArtigo Caik - versão final com ficha catalográfica.pdfapplication/pdf359712https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48664/3/Artigo%20Caik%20-%20vers%c3%a3o%20final%20com%20ficha%20catalogr%c3%a1fica.pdfffe4bc489600513005bc0023e53388cfMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48664/4/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD54123456789/486642022-07-25 10:09:52.751oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-07-25T13:09:52Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Consumo, logo sou visto: relação entre marcas inseridas nas músicas de rap/trap e a periferia
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Consumption, therefore I am seen: relationship between commercial brands and rap music/costume the periphery
title Consumo, logo sou visto: relação entre marcas inseridas nas músicas de rap/trap e a periferia
spellingShingle Consumo, logo sou visto: relação entre marcas inseridas nas músicas de rap/trap e a periferia
Nunes, Caik Fernando de Souza
consumo; rap/trap; marcas; periferia; pesquisa qualitativa
consumption; rap/trap; brands; periferia; qualitative research.
title_short Consumo, logo sou visto: relação entre marcas inseridas nas músicas de rap/trap e a periferia
title_full Consumo, logo sou visto: relação entre marcas inseridas nas músicas de rap/trap e a periferia
title_fullStr Consumo, logo sou visto: relação entre marcas inseridas nas músicas de rap/trap e a periferia
title_full_unstemmed Consumo, logo sou visto: relação entre marcas inseridas nas músicas de rap/trap e a periferia
title_sort Consumo, logo sou visto: relação entre marcas inseridas nas músicas de rap/trap e a periferia
author Nunes, Caik Fernando de Souza
author_facet Nunes, Caik Fernando de Souza
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Dal Pian, Luiz Fernando
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Assunção, Raquel
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Caik Fernando de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chacel, Marcela Costa da Cunha
contributor_str_mv Chacel, Marcela Costa da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv consumo; rap/trap; marcas; periferia; pesquisa qualitativa
consumption; rap/trap; brands; periferia; qualitative research.
topic consumo; rap/trap; marcas; periferia; pesquisa qualitativa
consumption; rap/trap; brands; periferia; qualitative research.
description Resumo: o presente trabalho busca compreender as relações entre consumo, marcas e músicas de rap/trap por parte de jovens da periferia. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória e qualitativa, com um grupo de jovens entre 15 e 24 anos, de baixa renda e residentes em bairros periféricos de Natal/RN. Para alicerçar a realização deste trabalho, autores como Corniani (2002), Oliveira (2011) e Teperman (2015) foram utilizados para a discussão sobre o movimento cultural Hip Hop e seus gêneros musicais: rap e trap. Somado a isso, as postulações de Bauman (2008), Bourdieu (2008), Facina (2013) e Vicente (2015) foram empregadas para subsidiar a análise dos dados coletados. Ao final da pesquisa, foi possível identificar que o consumo das marcas é motivado por questões sociais, como forma de inserção e aceitação na sociedade. Também é possível identificar que as marcas inseridas nas músicas de rap/trap, no cenário atual, propõem o consumo como uma forma de superação, de maneira que “a favela vence”.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-25T13:09:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-25T13:09:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NUNES, Caik Fernando de Souza. Consumo, logo sou visto: relação entre marcas inseridas nas músicas de rap/trap e a periferia. 19f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Publicidade e Propaganda – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48664
identifier_str_mv NUNES, Caik Fernando de Souza. Consumo, logo sou visto: relação entre marcas inseridas nas músicas de rap/trap e a periferia. 19f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Publicidade e Propaganda – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48664/3/Artigo%20Caik%20-%20vers%c3%a3o%20final%20com%20ficha%20catalogr%c3%a1fica.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48664/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ffe4bc489600513005bc0023e53388cf
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117736139063296